Ideia

Concordo com o teu post até aqui. [:D]

Não pondo em causa as boas caracteristicas dos 190 D, não sejamos tão redutores. [:D]

Concordo em absoluto e mesmo sabendo que isto vai abrir uma guerra digo que um 190d com 500000km e 25 anos não é a minha ideia de fiabilidade!

É uma ideia interessante, faz é que se ande sempre com sucatas. Quanto a questão do seguro de danos próprios, se o carro valer menos de 5000€ nem as companhias aceitam fazer.

a ideia é boa para quem têm um orçamento reduzido,mas por esses valores são sempre carros com uns bons anos em cima e nunca se sabe o que se vai gastar em reparações durante um ano mesmo que aparentemente estejam em bom estado.
e há outra situação particular para quem trabalha em lisboa e utiliza diariamente o carro para ir trabalhar,é que anterior a 92 ou sem catalizador não pode entrar na maior parte da cidade. embora pelos 1000€ seja facil comprar um carro pós 92

É uma ideia interessante, faz é que se ande sempre com sucatas. Quanto a questão do seguro de danos próprios, se o carro valer menos de 5000€ nem as companhias aceitam fazer.

Além de nunca ter ouvido isto, há 2 carros na familia em que o valor segurado ronda os 3000€ e têm seguro contra todos. Não sei se se trata de uma politica de algumas seguradoras, ou se é apenas para novos seguros, já que estes que falo, já têm este seguro há largos anos.

Na minha opinião, um carro com este valor só para ir e vir do trabalho, a pouca distância de casa, a não ser que se consiga uma cereja sã no bolo podre; então já se podem fazer viagens maiores.

Mas vale sempre a pena arriscar por estes valores. Pode ser que se consiga algo de 'razoável'. "Quem não arrisca não petisca".

Se se avariar irremediavelmente, mesmo próximo da data da compra, sempre se pode vender para ferro-velho. Não se perde tudo; e pode-se ir à procura doutro...

O ser boa ou má ideia está muito dependente do aparecimento ou não de problemas.

É verdade que carros mais antigos se conseguem comprar baratos, têm manutenção mais barata, e podes encontrar peças usadas a preços mais convidativos, mas também derivado à própria idade podem dar mais problemas, o que pode levar a que no limite, tenhas que encostar o carro, assumindo a perda de todo o valor que deste por ele.

Se a ideia é ter um carro com a menor desvalorização anual possível, eu iria para algo a gasolina daqueles que andam à volta dos 3000 euros. consegues carros com 6 a 8 anos, poucos km, e escolhendo bem, em excelente estado. Uma vez comprado, manter o máximo de tempo possível.

Simulação Seguro Automóvel - Seguro Directo

por exemplo a seguro directo... não aceitam carros com mais de 20 anos... e liguei para lá a confirmar.

saudações

Nem preciso de ir ver, acredito no que dizes. Pensava é que devia ser obrigatório as seguradoras, segurarem todos os carros, independente da idade, até porque, se legalmente podem circular, terão que ter seguro.

Agora a pergunta fica: será que isto é legal? Será que a Deco sabe disto? Que isto não é transversal a todas as seguradoras, parece-me mais que óbvio. Já aqui se levantou a questão do seguro contra todos.......gostava de saber as particularidades das segurados em relação a isto.

Tenho um amigo na tranquilidade e assim que puder, vou falar-lhe nisto.

eu lembro-me que quando fui distribuidor de pizzas o BOSS contar que teve de recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal para ter um seguro para os trabalhadores.

um gajo de mota a entregar pizzas, onde a média de idades rondava os <18 anos. Ninguem queria segurar esta gente... e eu acabei por lhes dar razão... :sh):sh):sh)

saudações

eu lembro-me que quando fui distribuidor de pizzas o BOSS contar que teve de recorrer ao Instituto de Seguros de Portugal para ter um seguro para os trabalhadores.

um gajo de mota a entregar pizzas, onde a média de idades rondava os <18 anos. Ninguem queria segurar esta gente... e eu acabei por lhes dar razão... :sh):sh):sh)

saudações

A questão primordial é apenas uma:

Se é obrigatório por lei todos os veiculos (e o teu caso também espelha isto) terem seguro, podem as seguradoras recusar o mesmo com base na idade?

Se se querem precaver, aumentem o prémio do seguro.

Eu estou agora a lembrar-me de um caso que ocorreu mesmo à minha frente numa bomba de combustivel. Tinha havido muitas fugas na 1ª bomba que estava meio "escondida" dos olhares dos funcionários e decidiram colocar a mesma em pré-pagamento. O tipo que estava à minha frente na fila, pedia para desbloquearem a bomba porque queria atestar e o funcionário explicou-lhe o porquê e disse-lhe que não podia fazer isso. O tipo responde que o problema não é dele, que deviam ser da responsabilidade da bomba, assegurar que ninguém sai sem pagar, como por exemplo colocar umas camâras de vigilância. Pegou no carro e foi a outro lado.

Acredita que já vi exactamente a mesma coisa, mas com os motards. Dizia (e diz) na bomba "Motos em Pré-Pagamento" e o tipo da mota a passar-se porque queria atestar e a dizer basicamente a mesma coisa que o outro tinha dito. Não foi no mesmo dia, mas foi na mesma bomba.

Dai o I.S.P. designar uma para que seja feito um seguro, segundo me explicaram eles podem negar a fazer um seguro, mas se não tiveres no mercado quem te faça um seguro obrigatório por lei, alguma é obrigada a fazê-lo!

essa do pré-pagamento para as motas o meu irmão a caminho do Algarve numa qualquer área de serviço, pelo altifalante pediram pre pagamento, ele foi la dentro e começou a dizer que queria atestar e tal e que pagassem 100€ que ele não sabia quanto levava o deposito da mota e depois devolviam o resto, a rapariga lá dizia que não podia fazer e sugeriu que ele lá deixa-se um documento identificativo ao que ele respondeu que não lhe reconhecia autoridade nenhuma pa lhe entregar seja o que for... ela pediu o capacete ele olha para ela e diz que aquilo eram so malandros e que o capacete nem pensar... e rapariga insistia em que ele tinha de la deixar qq coisa para desbloquear a bomba.

eu estava a abastecer tranquilo o meu KA quando o vejo de la sair nos seguintes preparos: capacete na cabeça, blusão, cuecas e botas...

uma mega LOLADA naquela área de serviço enquanto ele explicava a mim e aos outros 15 marmanjos que vinham no grupo o que se tinha passado!!!

ÉPICO!!!

Última edição:
Dai o I.S.P. designar uma para que seja feito um seguro, segundo me explicaram eles podem negar a fazer um seguro, mas se não tiveres no mercado quem te faça um seguro obrigatório por lei, alguma é obrigada a fazê-lo!

essa do pré-pagamento para as motas o meu irmão a caminho do Algarve numa qualquer área de serviço, pelo altifalante pediram pre pagamento, ele foi la dentro e começou a dizer que queria atestar e tal e que pagassem 100€ que ele não sabia quanto levava o deposito da mota e depois devolviam o resto, a rapariga lá dizia que não podia fazer e sugeriu que ele lá deixa-se um documento identificativo ao que ele respondeu que não lhe reconhecia autoridade nenhuma pa lhe entregar seja o que for... ela pediu o capacete ele olha para ela e diz que aquilo eram so malandros e que o capacete nem pensar... e rapariga insistia em que ele tinha de la deixar qq coisa para desbloquear a bomba.

eu estava a abastecer tranquilo o meu KA quando o vejo de la sair nos seguintes preparos: capacete na cabeça, blusão, cuecas e botas...

uma mega LOLADA naquela área de serviço enquanto ele explicava a mim e aos outros 15 marmanjos que vinham no grupo o que se tinha passado!!!

ÉPICO!!!

Dessa não estava à espera[:D]

aquele gajo bate muita mal...

uma vez tambem por causa do pré-pagamento meteu 25€ de gasolina em moedas de 1c... e obrigou a caixa a contar... não arredou pé enquanto ela não contou aquela porra toda... disse que era para depois se falta-se 1 ou 2c não andarem a chamar a malta das motas de gatunos...

as vezes tenho medo de ir com ele seja onde for... mas o certo é que me rio sempre pa cacete!!!

Ideia formidavel que ja me assolou a mente N vezes.
Mas depois, a minha experiencia relembra-me que:
-procurar charutos em bom estado dá trabalho e exige tempo;
- basta um desses charutos ter uma avaria grave e la se vai a poupança, e a idade gtraz avarias que sao dificeis de prever;
- manter um carro a 100% ao contrario do que por aqui muitas vezes se diz não é só trocar o óleo. Basta uma mudança de correia ou um par de amortecedores ou ate umajunta homocinetica para lá e ir a teoria;

Deixo outrateoria, e porquenem toda a gente que compra carros novos é parva, que tal comprarem um carro novo e usarem-no durante 5 ou 7 anos, assumindo que nao fazem muitos kms, e perceberem que passaram 5 anos comuma manutenção basica e nem uma chatice!

Em Outubro veio cá para casa um Vectra A de 1992, tinha na altura 175k hoje já conta com mais de 205k e nunca deu problemas nenhuns, tirando o ter levado um radiador novo há cerca de dois meses. Comprámos o carro por 250€ negociaveis visto ter que levar um rolamento de uma das rodas + o botão dos 4 vidros electricos. O carro é conduzido quase por toda a familia (irmão, padrasto, por mim e pela "maria") e nem todos lhe dão um bom tratamento. O meu irmão o mês passado comprou outro igual por 400€ com 250k e até há data nenhuma avaria só por gota e andar. O vectra é o carro do dia-a-dia e tem uma 535d Touring F10 com 2 meses para o fim de semana.

Ideia formidavel que ja me assolou a mente N vezes.
Mas depois, a minha experiencia relembra-me que:
-procurar charutos em bom estado dá trabalho e exige tempo;
- basta um desses charutos ter uma avaria grave e la se vai a poupança, e a idade gtraz avarias que sao dificeis de prever;
- manter um carro a 100% ao contrario do que por aqui muitas vezes se diz não é só trocar o óleo. Basta uma mudança de correia ou um par de amortecedores ou ate umajunta homocinetica para lá e ir a teoria;

Deixo outrateoria, e porquenem toda a gente que compra carros novos é parva, que tal comprarem um carro novo e usarem-no durante 5 ou 7 anos, assumindo que nao fazem muitos kms, e perceberem que passaram 5 anos comuma manutenção basica e nem uma chatice!
Não será bem assim, não é? [;)]

Não será bem assim, não é? [;)]

Não é?
Tens neste momento opções para venda com 3, 5 e até 7 anos de garantia.
Estou aqui a pensar em alguns exemplos que só trocam a correia aos 5 anos ou 120000 kms, e até aos 5 anos apenas fazem uma revisão mais aprofundada, pelo que os custos serão os de revisões de trocas de fluidos.

Eu já tive a minha dose de "charutos", fizeram o seu trabalho e cada vez que vejo certos modelos a vender na rua só me apetece comprá-los, mas a verdade é que a teoria de "fugir à desvalorização" pode ficar cara em manutenção correctiva.

Voltar
Superior