[Sociedade] Idade Para Namorar

Proibir de namorar é estupido, principalmente com a desculpa que agora é tempo é de estudar. Não é a estudar que se adquire capacidades sociais, por exemplo.

Faz-me lembrar uma certa pessoa, que era/é a melhor do curso da universidade onde anda, mas ninguém consegue trabalhar com essa pessoa, porque apetências sociais e de trabalho de equipa é 0.

Todos nós passamos por fases estúpidas onde só fazemos *****, e o que os país têm de fazer é aconselhar, "abrir os olhos aos filhos", controlar quanto baste, etc. Agora proibir?! Proibir é o mais fácil e o que dá menos trabalho aos país, e ainda uma boa desculpa para dizer: "Eu proibi, ele/a é que não fez o que eu mandei".

*Do [;)]

Sim, não existe país nenhum do mundo onde maior qualificação não equivala a maior empregabilidade, por mais voltas que queiram dar e por mais que em Portugal "ter a 4ºclasse e saber a tabuada já é muito bom". [;)]

Peço desculpa, pelo comentário acima sobre as miúdas fiquei a pensar que eras do sexo feminino :) Desculpa!

Tens toda a razão, mas eu não estou a atacar esse facto... Estou sim a atacar o mito de que "estudar mais" leva a "ter mais qualificação", quando claramente apenas uma pessoa equilibrada (como sugeri na "receita" acima) o consegue.

Quanto ao ter a 4ª classe e tal... É outra história. Estou a falar a nível absoluto, em vários países :)

Depende dos pais. Mas alguém devia informá-los que antes dos 21 só estão a perder tempo e recursos que podiam ser aplicados em coisas que um dia vão pagar as contas, como estudar.

Depois quando adultos vão querem fazer as parvoíces que não fizeram enquanto teenagers e depois a coisa corre mal.

*Do [;)]

Sim, não existe país nenhum do mundo onde maior qualificação não equivala a maior empregabilidade, por mais voltas que queiram dar e por mais que em Portugal "ter a 4ºclasse e saber a tabuada já é muito bom". [;)]

Ou seja, tu não conseguirias tirar o 9º ano ou o 12º se namorasses [:D][:D]

Eu sei que já me vão acusar de ser pseudo-isto, pseudo-aquilo, de não saber o que é ter filhos (o que é verdade porque não tenho), etc etc etc... Mas proibir seja o que for nunca é uma medida que provoque equilíbrio. É como dar uma grande patada num sempre-em-pé: ele vai cair mesmo, e aí não vai mais voltar ao seu equilíbrio.

Diziam-me o mesmo antes de dar aulas. "Aquilo que te ensinam na faculdade não serve para nada, isso é gente que nunca deu aulas na vida e quer-nos ensinar como é"... Não podia discordar mais [:D]

A escola tem direito a impôr as suas regras. Se a manifestação desse namoro ocorre dentro das fronteiras do recinto, contra as regras e eles insistem em quebrá-las, são convidados a sair.

É perfeitamente legítimo.
Falamos de uma escola privada ou pública? É que se for pública e paga com o dinheiro dos meus impostos, era só o que faltava [:D] Podia ter um filho adolescente larilas a namorar com um muçulmano preto quarentão, que não era por isso que lhes reservava o direito de lhe negar a educação, metia a direcção da escola toda em tribunal em dois tempos.

Vou falar da minha experiência pessoal.

Eu posso dizer que tive uma ponta final de adolescência muito rica em experiências.

E talvez aquela que sobressaiu mais. Foi a minha primeira relação. E se fora uma relação!

A típica relação de adolescente. Louca, ingénua, apaixonada, sem amanhã.

E como acabou? Acabou mal! Pessimamente mal... Fiquei tão magoado que após a última conversa que tivemos, apaguei-a completamente da minha vida e nunca mais lhe dirigi qualquer palavra. Embora nos meses seguintes ainda sentisse algum carinho.

Logicamente que paixões loucas de adolescente, devido à energia impregnada na relação, são altamente consumidoras do nosso tempo e ser. Sendo eu um muito bom aluno no Básico e bom no Secundário, naquele ano passei de bom quase a medíocre. No entanto, no ano seguinte com base na experiência anterior revelei-me outra vez um bom aluno. Inclusive numa das minhas disciplinas favoritas, terminei-a com 19 valores.

Se alguma vez me trouxe arrependimento. NUNCA! Já que foi mais uma das experiências da minha vida que construíram os alicerces para ser a pessoa que sou hoje.

Com que idade é que se devia começar a namorar? Qual a idade mínima aceitável para o começar a fazer?

Aceitável é com a puberdade, 11-12-13-14 vá.
Isto Namorar, tipo Namoriscar.

Namorar com sexo, no mínimo já só na adolescência (menos de 14 muito dificilmente), quando estiverem preparados, principalmente as meninas, pois no rapaz é sempre mais físico.
Referi que antes dos 14 muito dificilmente mas a idade mínima que julgo indicada para relações com relações sexuais em Europeus... apontaria para muito próximo já da maioridade, antes é complexo mentalmente.

Pois tem, a uma ex-colega de trabalho a consequência de a mãe ter proibido a irmã de namorar com 16 anos foi um salto da Ponte Luiz I para o rio Douro.
Só fez bem, pelo menos evitou a criação de uma possível futura família com um elemento gravemente desequilibrado. O problema não foi a proibição, mas sim a incapacidade da jovem menor de lidar com a situação.

Deixem os miúdos viver, caraças. Uma das primeiras perguntas a fazer a um jovem que procura o primeiro emprego deveria ser: "Ouve lá meu rapaz, andaste a "esgalhar o pessegueiro" e a sujar a roupa da cama que tanto trabalho deu para lavar, ou fizeste-te à vida para ver o que é bom?"[:D]

E vou mais longe. Todos os miúdos de 17/18/19 anos deveriam ter a oportunidade de "privar" com uma mulher de 30, solteira ou divorciada e bonitona. Ou por outra, aconselho-os a fazer por isso. Na primeira semana o andamento é capaz de abalar um pouco, mas depois tudo são vantagens e não querem outra coisa. Durante uns meses...[:D]

[:cool:]

Falamos de uma escola privada ou pública? É que se for pública e paga com o dinheiro dos meus impostos, era só o que faltava [:D] Podia ter um filho adolescente larilas a namorar com um muçulmano preto quarentão, que não era por isso que lhes reservava o direito de lhe negar a educação, metia a direcção da escola toda em tribunal em dois tempos.
Tretas, num espaço publico e há regras e regulamentos a serem respeitados, ainda para mais dentro de uma escola.

Dass, ou vai ou racha...[:)]

Não és nada meigo.[:D]

Só fez bem, pelo menos evitou a criação de uma possível futura família com um elemento gravemente desequilibrado. O problema não foi a proibição, mas sim a incapacidade da jovem menor de lidar com a situação.

:sh)

espera... a morte de alguém é aceitável, admissível, ou pelas tuas palavras, "de bem", sob algum ponto de vista válido concebível pela mente humana? :sh) meu... desculpa, mas vou tentar esquecer-me que tu vives no mesmo mundo que eu... :sh)

:sh)

espera... a morte de alguém é aceitável, admissível, ou pelas tuas palavras, "de bem", sob algum ponto de vista válido concebível pela mente humana? :sh) meu... desculpa, mas vou tentar esquecer-me que tu vives no mesmo mundo que eu... :sh)

Havia um Austríaco com mania que era Alemão que tinha umas ideias parecidas...:sh)

Voltar
Superior