[Sociedade] Idade Para Namorar

NaoInteressa

New member
Com que idade é que se devia começar a namorar? Qual a idade mínima aceitável para o começar a fazer?

É um tema que tenho vindo a pensar ao longo do tempo, mas não vos faço estas perguntas só porque sim. Trata-se de uma situação de pessoas próximas, ao que parece o pai proibiu o filho de 12 anos de namorar com uma miúda de 16 anos. As professoras da escola já avisaram pai e inclusivamente poderão ser expulsos, isto aconteceu na Inglaterra (tenho ideia que em Portugal é tudo mais à balda, não?).

De facto para nós adultos não só a discrepância de idades assustada como também o facto de poderem fazer coisas que não devem, e mesmo bem falado e explicado acho que não se pode confiar muito no miúdo para não fazer "asneiras", ele é muito mentiroso. Mas até que certa forma é saudável proibir um filho de namorar? Será deontológico?

Os meus pais nunca me proibiram de nada, mas também nunca me mostraram curiosidade para lhes apresentar um namorado. Ao contrário de outras pessoas que conheço, que quando os filhos arranjam um/a namorado/a ficam todos orgulhosos e contam a meio mundo. Acho piroso.

Como vêem este tipo de situações?

Última edição:
Quando tinha 16 anos namorei com uma miúda de 20 e gostei muito! [:D]

Acho que não há uma resposta universal para essa pergunta, se pensares que em certas culturas a idade para casar é aos 12 anos...

E uma coisa é namorar a sério (tipicamente acontece por volta dos 16/17 anos em diante), outra é mandar bilhetinhos dizer "eu adoro-te" e beijinhos às escondidas.

Depende dos pais. Mas alguém devia informá-los que antes dos 21 só estão a perder tempo e recursos que podiam ser aplicados em coisas que um dia vão pagar as contas, como estudar.

Depende dos pais. Mas alguém devia informá-los que antes dos 21 só estão a perder tempo e recursos que podiam ser aplicados em coisas que um dia vão pagar as contas, como estudar.

Concordo imenso com isto, mas também entendo que para algumas pessoas a curiosidade e tentação se sobreponha a tudo isso. Também existem casos em que se consegue fazer tudo (namorar e estudar) e com sucesso...

Concordo imenso com isto, mas também entendo que para algumas pessoas a curiosidade e tentação se sobreponha a tudo isso. Também existem casos em que se consegue fazer tudo (namorar e estudar) e com sucesso...

Miúdas de 15 anos que faltam à escola porque "acabaram com o namorado" e "estão muito em baixo". [:D] Eu se dissesse isto à minha mãe na altura, ela dava uma grande gargalhada e "em 5 minutos lá em baixo que vou tirar o carro". [;)]

E não fará parte da adolescência?

Da adolescência, do crescimento, da experiência de vida... Enfim. Afinal, não podia discordar mais da HoldOn, que diz que estudar paga as contas [:)]A meu ver o que paga as contas é saber como funciona o mundo à nossa volta, e embora os livros e os estudos possam ajudar, não nos dão o essencial...

Última edição:

Isso é para os nerds.. pessoas normais tem tempo para estudar, namorar e fazer desporto, que na minha opinião são 3 vectores importantes para o crescimento de um adolescente.

Isso é para os nerds.. pessoas normais tem tempo para estudar, namorar e fazer desporto, que na minha opinião são 3 vectores importantes para o crescimento de um adolescente.

Namorar, fazer desporto e estudar... Para mim esta é talvez a ordem "receita" para os adolescentes. Sem os primeiros, nenhum estudo vai trazer frutos, nem hoje, nem amanhã, nem depois... Hormonas aos saltos, energia acumulada, e depois querem que estudem? Impossível! [:D]

... isto admitindo, claro, que se respeita a "dose diária recomendada" de cada um dos três ingredientes...

"No meu tempo" não era preciso proibir porque a ideia de namorar aos 12 era trocar uns cuspes :sh)

Lá para os 14, 15 começa a coisa a tornar-se séria, e aí mais do que proibir é importante informar, para prevenir doenças e gravidez indesejada.

Agora uma escola expulsar dois adolescentes por namorarem, mas que raio é que eles têm a ver com isso?

(falo com conhecimento de causa, uma vez que tenho muitos alunos adolescentes, aos quais dou aulas individuais ainda por cima de uma área artística... e tenho vindo a aprender bastante sobre eles)

Da adolescência, do crescimento, da experiência de vida... Enfim. Afinal, não podia discordar mais da HoldOn, que diz que estudar paga as contas [:)]A meu ver o que paga as contas é saber como funciona o mundo à nossa volta, e embora os livros e os estudos possam ajudar, não nos dão o essencial...

*Do [;)]

Sim, não existe país nenhum do mundo onde maior qualificação não equivala a maior empregabilidade, por mais voltas que queiram dar e por mais que em Portugal "ter a 4ºclasse e saber a tabuada já é muito bom". [;)]

(...)

Agora uma escola expulsar dois adolescentes por namorarem, mas que raio é que eles têm a ver com isso?

Também não entendo. Mas isto acontecendo na Inglaterra não me admira, eles são o país Europeu (ou pelo menos foram durante muitos anos) com mais casos de gravidez na adolescência. Se esta medida sempre foi aplicada começo a entender o porquê de tais números... [:D]

A escola tem direito a impôr as suas regras. Se a manifestação desse namoro ocorre dentro das fronteiras do recinto, contra as regras e eles insistem em quebrá-las, são convidados a sair.

É perfeitamente legítimo.

Voltar
Superior