Help - processador aquece demasiado

Muito sinceramente, não li os posts todos, nem sei se alguém já falou nisto... mas... já viste se por acaso tens massa térmica entre o dissipador e o processador? Se não tiver, ou esta estiver danificada, o dissipador não faz o trabalho como deve ser... se for só massa, fica-te bem mais barato![;)]

Já agora, o meu Prescott 3.0 nao passa dos 50ºC, nem a puxar no verão.

Mesmo assim preciso de uma coisa melhorzinha.....

É que com programas aque metem o CPU a 100 % durante 40 min, tem mesmo que ser alguma coisa melhor que a sucata de origem.........que faz um barulho do caraças para aquilo que (não) arrefece..

Programa para ver a temp tenho o SpeedFan.

RojerAHélice, compraste um cooler e mais uma ventoinha ? para quê ?

O Cooler é bom ? é só tirar o antigo e meter esse ou é preciso desmontar a mother ?? não é pois nao?

O Cooler é bom ? é só tirar o antigo e meter esse ou é preciso desmontar a mother ?? não é pois nao?

Os coolers mais pesados (normalmente em cobre) necessitam de um backplate (ou seja, é necessário tirar a board para por o backplate por tras) por causa do peso. A board pode é já ter um suporte (as ultimas boards já costumam ter) que consiga suportar o peso destes sem esse backplate. Normalmente há um limite para o peso dos coolers.

Foi esse programa que saquei da net. Dá para controlar a velocidade da ventoinha. Eu tenho sempre aquilo nos 100%. Nem altero.

Mudar isso é facil. Aquilo tem 4 patas. Tens que rodas para as desbloquear e depois é só puxar. Desligas a ficha e limpas a massa termica que fica em cima do CPU. Depois pegas no novo, metes as patas, fixa-las bem (tens que empurrar bem a parte de baixo para as fixar, depois é só rodar a parte de plastico para as trancar) e ligas a ventoinha. Fica logo a bombar.

Comprei a fonte de alimentação porque a minha era de 350W e fazia muito barulho(tinha uma ventoinha 80mm da parte de fora da fonte). Esta tem 520W e uma ventoinha de 140mm na parte de dentro do PC.

A ventoinha acabei por comprar porque era barata e tinha espaço. Não faz barulho e meti-a na parte de tras a tirar o ar. o dissipador ficou a tirar o ar para tras e a ventoinha ajuda mais um bocado.

Conclusão: o PC ficou muito mais silencioso. As temperaturas do CPU andam nos 38ºC.

Eu altero a velocidade da ventoinha no speedfan mas aquilo não altera nada... só altera os numeros porque a velocidade dela está sempre automática. :sh)

Há bocado desmontei o cooler, e é como dizes, solta-se a alavanca verde, e desencaixa-se as 4 patas.
Para terem uma ideia, aquele autocolante que está em cima do CPU a dizer Pentium IV , colou-se ao cooler tal não foi as temperaturas atingidas...

A ver se trato de comprar o cooler.

Depois também queria meter uma fonte mais forte, um cooler para a ram, um cooler para o disco.... mas... sem $tr€ss

Há aí um sitio qualquer em que eu me perdi [:D]

Aquilo que tu compraste a 20 euros chama-se cooler né ? que traz uma espécie de radiador com uma ventoinha em cima, ou seja é como o de origem, mas é mais eficaz, certo?

Há aí um sitio qualquer em que eu me perdi [:D]

Aquilo que tu compraste a 20 euros chama-se cooler né ? que traz uma espécie de radiador com uma ventoinha em cima, ou seja é como o de origem, mas é mais eficaz, certo?

Eu chamo-lhe dissipador do CPU. É um cooler de CPU. Foi o que custou 20€.

Tem mais alhetas que o de origem, é maior, tem o cobre a passar pelo meio das alhetas e a ventoinha é maior. Tem tudo para refrigerar mais e fazer menos barulho.

Fixe.

como disseste ventoinha, pensei que fosse a ventoinha do cooler que se tivesse ke comprar á parte.

Ok ja captei. É só comprar isso e montar. FIXE.

já agora compraste em que chip7 ?

Na de Coimbra no Forum.

O que comprei a parte foi uma ventoinha de 80mm que se liga a motherbord. Assim ajuda a tirar mais um bocado de ar lá de dentro.

É que o dissipador do CPU refrigera o CPU, mas o ar anda sempre a circular lá dentro.

Assim com a ventoinha de 80mm dá para tirar o ar do interior da caixa.

Eu tenciono nunca mais tapar totalmente a caixa. A parede lateral nunca mais a meto.

Sendo assim, essa ventoinha é ineficaz, dado que a parede já lá não está... ou nao?

Para resolveres o problema das temperaturas altas compras um cooler jeitoso, já nem digo desses de 50€ para cima, o meu custou cerca de 20€, tenho o meu processador com overclock e consegue temperaturas muito boas.

Muito importante e que algumas pessoas esquecem é a massa térmica, essa massa se for de boa qualidade dá para descer uns valentes graus à temperatura do processador.

Não sei que caixa tens, mas na maior parte das vezes tirar as tampas laterais não é a melhor opção porque assim não há um fluxo de ar como deve ser, no caso de a tua caixa ter ventoinhas para esse mesmo efeito, o de gerar fluxos de ar, entrar ar fresco pela frente e sair o quente por trás, tirando as tampas inutiliza quase essas ventoinhas, mas claro que tudo isto depende do tipo de caixa.

Eu tirei a tamla pateral da caixa e agora a temperatura desceu muito. Está muito melhor.

Já agora, onde está a massa térmica ? já desmontei o meu cooler mas ainda não a vi...

Eu tirei a tamla pateral da caixa e agora a temperatura desceu muito. Está muito melhor.

Já agora, onde está a massa térmica ? já desmontei o meu cooler mas ainda não a vi...
Isso não tem uma bosta preta entre o CPU e o dissipador?
Normalmente os intel é dessa côr!
Se não tem e se está apenas metal/metal, então aí está o motivo do CPU quente!

eh pa, compra um tuniq tower 120... com ele tenho temperaturas de 25 graus em idle no meu core 2duo e6400... tem a melhor relação qualidade/preço do mercado... precisas de ter a certeza que tens espaço pois ele é muito grande
http://www.f13pc.pt/loja/detalhes.php?id=1575

TUNIQ_TOWER_1202.jpg

tens aqui uma foto do bicho montado...
dscf2994800x600rj3.jpg

depois há este, o melhor que existe em termos de refrigeração a ar, mas custa quase 60 euros e não trás ventoinha de origem, ou seja, o nunca fica em menos de 70 euros..
http://www.f13pc.pt/loja/detalhes.php?id=1981

Sim claro, eu também disse que depende muito das caixas, há caixas que funcionam melhor todas tapadas com as ventoinhas por causa do fluxo de ar que gera, se na tua constataste que melhorou sem as tampas laterais, deixa estar assim. :)

Se desmontaste o dissipador e viste que não tem massa térmica, como já disse o J.Garcia, o problema de aquecimento deriva disso.

Voltar
Superior