Grau académico

Acho engraçada esta necessidade portuguesa de títulos...

Trabalho numa empresa onde o director além de licenciado, doutorado 2 vezes, com um milhão de coisas no CV, podre de rico, está a tirar café de manhã nas suas calças de ganga coçadas, ténis brancos e camisa por fora, eu chego, ele pergunta-me se eu quero um... e a minha resposta é "sure John... btw, i want to talk to yuo about...".

Esta falta de formalismos bacocos favorece a comunicação de uma tal maneira, que se vocês imaginassem, não voltavam a chamar ninguém por Eng, doutor, senhor, ou raio a quatro dentro da vossa empresa. Estamos todos numa empresa para o mesmo, não há necessidade de complicar e criar paredes virtuais!

XI Power, peço desculpa mas tinha percebido mal.
Não faço a minima de onde veio a abreviatura, mas tal como muitos aqui, também não exigo que me chamem Dr. Alias, prefiro tar num meio onde se tratem por tu do que andar com essas formalidades.Agora se tiver numa reunião ou com um grupo de malta que se trate por Dr ou Eng, ai sim também quero que me chamem de Dr, porque foi o grau que obtive.

Há anos tive uma conversa deste tipo com um amigo meu que tava a tirar engenharia e ele vira se para mim e diz "eu quando acabar o curso sou eng e tu vais ser um simples licenciado".Como é obvio fui aos arames.

Se quiserem deixar de chamar de Dr aos Gestores, também o terão de fazer aos economistas advogados e médicos.

Isto é a minha opinião.

Acho também muito engraçada esta necessidade de titulos...

Eu costumo dizer, ninguém me baptizou com esse nome!

Já agora... para a palhaçada ser maior... pelo que me disseram é assim...

Dr. é para licenciados, e Doutor, para doutorados! lol Isto é que é! :S

O que é certo é que a nivel empresarial contam-se pelos dedos as que são limpas neste aspecto.

Onde trabalho, temos cartões de ID e só os Doutorados é que tem no cartão DR.... mas nem por isso os tratamos por Doutor.
Nota: Talvez por isso na RTL tratassem o gajito por Doutor... talvez o seja mesmo! ;)

O Director geral tem no cartão o nome dele e não tem nenhum titulo, apesar de ser muitas vezes tratado por eng.

Há quem seja tratado pelo titulo, mas são poucos, senão à minha volta só precisava de saber dois nomes... o doutor e o engenheiro.

Faz-me lembrar os namorados que se tratam por amor ou amorzinho... tenho duvidas que saibam os nomes um do outro! lol

Por fim, trato muitos por engenheiro e doutor, especialmente na banca! Mas não faço questão, e até nem gosto, mas como não quero estragar nada, lá lhes faço o favor, a mim não me custa nada! Se me quiserem tratar a mim, força... mas depois de um pouco de confiança lá peço para me tratarem pelo nome! Diga-se que quem me trata pelo titulo geralmente são amigos na galhofa...

É isso que me faz confusão. Dá ideia que antes os cursos não eram intensos.

Acredito que em biologia isto se tenha passado mas não generalizes.

De qq forma daqui a 10 anos ng se lembra disto [:D]

Numero de aulas por dia..

Repara de 4 para 3 anos tens o mesmo numero de cadeiras no curso..
Nas antigas licenciaturas existia sempre um dia livre ( ou era uma manhã e uma tarde espalhados pela semana ou era mesmo um dia sem aulas) agora não há dias sem aulas...

Aumentou o numero de cadeiras por semestre e por consequência o numero de aulas...

TODAS as aulas tem presenças OBRIGATÓRIAS, antes o pessoal só ia ás teóricas se estivesse para ai virado...

O regime de avaliação foi também mudado...

È neste sentido que considero mais intenso...[;)]

Pois não, uma licenciatura de Bolonha não é igual a um bacharel antigo e nem pode ser, até porque a licenciatura de Bolonha tem menos cadeiras e menos créditos (ECS).

Vais me dizer a onde!!!!
Por algum motivo os bachereis se querem a licenciatura de bolonha TEM que fazer mais creditos/cadeiras

O que interessa é o número de anos, ou temos um curso de 3 anos ou temos de 5, etc.

O que interessa é a formação que se recebe, . O alvará e a competência não são equivalentes entre bacharéis e licenciados

Agora chamar-lhe bacharelato, licenciatura de Bolonha, ou bananas é a mesma coisa.

Não não é. são graus académicos legítimos diferentes em tudo.

Títulos são títulos, e o que conta são os anos de "esforço"
Títulos são títulos, o que interessa é a competência associada a cada titulo. O numero de anos não interessa.

Respondi a bold na citação.

De qualquer maneira quem diz isto não sou eu, são os regulamentos de licenciaturas que estabelecem os graus e respectivas competências profissionais, o que pensas ser ou não, não afecta os reais factos...

Um antigo bacharel não tem as competências de um novo licenciado de Bolonha apesar da mesma duração temporal em anos.

Última edição:
Para mim, o mais engraçado desta situação é que, quando pergunto o nome a um determinado cliente e na resposta vem: Dr. xxxxx.

Fico loco com curiosidade de ver o B. I. para ver o que lá vem escrito [;)]

Um abraço, by Filas

Uma coisa é o titulo/grau académico e as competências a ele associado, outra é o uso do titulo no dia a dia...

Pessoalmente acho ridículo em situações não profissionais /académicas fazer o uso do titulo..

O titulo é atribuido e para ser usado em contexto adequado, academicamente e se se justificar profissionalmente ..

O uso desadequado do titulo ( que é o mesmo que dizer, quase sempre em todas as situações do dia a dia) é um sinal um pouco saloio e mesquinho, e característica pouco abonatória para a pessoa..

Uma coisa é ter orgulho no seu grau, baseado no seu mérito e esforço para ser obtido, outra é vaidade e exibição do mesmo..

Uma coisa é o titulo/grau académico e as competências a ele associado, outra é o uso do titulo no dia a dia...

Pessoalmente acho ridículo em situações não profissionais /académicas fazer o uso do titulo..

O titulo é atribuido e para ser usado em contexto adequado, academicamente e se se justificar profissionalmente ..

O uso desadequado do titulo ( que é o mesmo que dizer, quase sempre em todas as situações do dia a dia) é um sinal um pouco saloio e mesquinho, e característica pouco abonatória para a pessoa..

Uma coisa é ter orgulho no seu grau, baseado no seu mérito e esforço para ser obtido, outra é vaidade e exibição do mesmo..

Agr sim foi tudo dito.
Concordo e subscrevoapr:)

Numero de aulas por dia..

Repara de 4 para 3 anos tens o mesmo numero de cadeiras no curso..
Nas antigas licenciaturas existia sempre um dia livre ( ou era uma manhã e uma tarde espalhados pela semana ou era mesmo um dia sem aulas) agora não há dias sem aulas...

Aumentou o numero de cadeiras por semestre e por consequência o numero de aulas...

TODAS as aulas tem presenças OBRIGATÓRIAS, antes o pessoal só ia ás teóricas se estivesse para ai virado...

O regime de avaliação foi também mudado...

È neste sentido que considero mais intenso...[;)]

Ai era???:confused:
Espera lá que fui enganada!! È que tinha aulas de segunda a sexta e alguns anos até ao sabado!!!
Acho que devias pensar se não seria o teu curso que não era "intenso"!![;)]

E para que conste: dependendo dos cursos vais "obrigado" ás prácticas e não ás teóricas.

Já agora os antigos Bachareis têm de fazer umas cadeiritas a mais para justificar o balurdio que pagam por uma certidão de equivalência a Bolonha. Se analisares os cursos a única diferença foram as mudanças de nome das cadeiras, pois o resto é igual!!!

Última edição:
Espera lá que fui enganada!! È que tinha aulas de segunda a sexta e alguns anos até ao sabado!!!

E para que conste: dependendo dos cursos vais "obrigado" ás prácticas e não ás teóricas.

Já agora os antigos Bachareis têm de fazer umas cadeiritas a mais para justificar o balurdio que pagam por uma certidão de equivalência a Bolonha. Se analisares os cursos a única diferença foram as mudanças de nome das cadeiras, pois o resto é igual!!!

Só se for no teu politécnico, agora dão licenciaturas.

Era politica da minha universidade ( não dava bacharelados), publica , aplicável a TODOS os cursos nela leccionados, engenharias incluidas, portanto a intensidade era igual para todos[;)]. havia sempre o equivalente a um dia por semana sem aulas, reservado para apresentação de trabalhos, reuniões com os professores, saidas de campo, etc...

Quanto ás habilitações,Não sou eu que o digo!
As habilitações e competências entre bacharéis antigos e licenciados novos ,apesar dos 3 anos de duração, são DIFERENTES!!!

Última edição:
Isso está tudo banalizado.
Doutores só devia ser quem tira doutoramento ou os médicos (por força da profissão).

Não te preocupes se te chamarem mestre quando fizeres o mestrado, até parece que ficas mais que doutor. Mestre Ricardo à recepção sff... wow [:D]

Para acrescentar...

O regime de licenciaturas do estado, que abrange todas as universidade publicas, determina entre outros critérios, o numero de horas lectivas semanais INDEPENDENTEMENTE da universidade.

AS universidades tinham a autonomia para distribuição dessas horas lectivas, por isso não me venham dizer que tinham mais ou menos aulas porque TODOS tinham ao mesmo numero de aulas!![;)]

Respondi a bold na citação.

De qualquer maneira quem diz isto não sou eu, são os regulamentos de licenciaturas que estabelecem os graus e respectivas competências profissionais, o que pensas ser ou não, não afecta os reais factos...

Um antigo bacharel não tem as competências de um novo licenciado de Bolonha apesar da mesma duração temporal em anos.

Aconteceu com colegas meus e em universidades/politecnicos que tenham bachareis com 6 cadeiras por semestre e a nova licenciatura de bolonha tem 5, é só fazeres as contas.

Quanto ao resto nem vale a pena discutir [8b]

Gosto de falar com pessoas que tenham uma mente aberta e apesar de não concordarem, aceitem as opiniões dos outros, pessoas com ideias pré-formadas e infundadas não adianta falar.

Out

Nem mais, eu também nunca tive dias livres, tive por vezes uma tarde livre, mas o resto da semana era bem "carregada" com aulas.

E não sei como é que dão em 3 anos o mesmo que 4, e com 5 cadeiras por semestre em vez de 6. [:)]

Aconteceu com colegas meus e em universidades/politecnicos que tenham bachareis com 6 cadeiras por semestre e a nova licenciatura de bolonha tem 5, é só fazeres as contas.

Quanto ao resto nem vale a pena discutir [8b]

Gosto de falar com pessoas que tenham uma mente aberta e apesar de não concordarem, aceitem as opiniões dos outros, pessoas com ideias pré-formadas e infundadas não adianta falar.

Out

Mas quais opiniões???
Quando se trata realmente de opiniões, concordando ou não, respeito...

Isto não é uma questão de opinião, é uma questão de FACTOS!!!
E quanto a isso nada há a fazer...

As habilitações/competências de um bacharel e de um licenciado por Bolonha são diferentes...

O que conta não é a duração do curso!
O que conta é o plano curricular, o conteúdo curricular, e o reconhecimento do mesmo pelas ordens, se aplicável...

Vai ler os editais, o diário da republica, o regime de licenciaturas da tua instituição, e os critérios de admissão á ordem, caso seja aplicável ao teu curso...

Nem mais, eu também nunca tive dias livres, tive por vezes uma tarde livre, mas o resto da semana era bem "carregada" com aulas.

E não sei como é que dão em 3 anos o mesmo que 4, e com 5 cadeiras por semestre em vez de 6. [:)]

Quem te ouvir dizer isso ainda pensa que os bacharéis tem mais habilitações que os licenciados[;)]...

O regime de licenciaturas do estado, que abrange todas as universidade publicas, determina entre outros critérios, o numero de horas lectivas semanais INDEPENDENTEMENTE da universidade.

As universidades tinham a autonomia para distribuição dessas horas lectivas, por isso não me venham dizer que tinham mais ou menos aulas porque TODOS as licenciaturas tinham o mesmo numero de aulas, quanto aos bacharelatos admito que tivesse um regime semelhante!!

Quem te ouvir dizer isso ainda pensa que os bacharéis tem mais habilitações que os licenciados[;)]...

As universidades tinham a autonomia para distribuição dessas horas lectivas, por isso não me venham dizer que tinham mais ou menos aulas porque TODOS as licenciaturas tinham o mesmo numero de aulas, quanto aos bacharelatos admito que tivesse um regime semelhante!!
Tens a certeza disso?

Cheguei a ter 32 horas de aulas semanais (minimo 28)... não sei qual é o maximo, mas variava de ano para ano...

Voltar
Superior