grandes viagens

os motores estao feitos para andar no seu regime maximo, o que acontece é que desgastas todos os demais componentes...gastas mais oleo e só isso já é mau para o motor...mas se nao for intensivo nao vejo problema...

a 200km/h só vou nas 5400rpm e ainda tenho 1800rpm para fazer...

grandes viagens

boas há algum cuidado a ter com o motor 1.5 d do saxo , numa viagem grande? ir ás 4000rpm, irá fazer mal ao motor? é k ás 4000rpm so vou a 150km\h

Se tiverem o carro com a manutenção em dia, e se ñ tiver problemas de maior, penso q ñ te deves preocupar, agr já sabes q qdo mais andares a altas rotações, mais desgaste as peças sofrem.

Mas respondendo a tua pergunta mais directamente. Não, mal ñ faz.

nao rebenta, ta descansado. no meu antigo uno turbo-diesel, cheguei a fazer várias vezes porto-albufeira, em que ia 90% do tempo entre as 4500-4900rpm e não estourou, cheguei a fazer porto-madrid entre as 4000-4500 e tambem não estourou. ficou nas minhas mãos quase ate aos 300 000kms.

nao é bem um repost, antes a minha duvida era se altas rotaçoes danificavam o motor, agora é saber quais os cuidados a ter , antes e durante as grandes viagens[;)]

Isso de mais problemáticos são os carros com turbo.

Lá tens de te preocupar com o arrefecimento e tudo mais.
Nos normais é dar gaz e está a andar [:)] [:)]

verificar o normal.

Nivel de oleo, nivel do anti-congelante, filtro do ar, nivel do oleo dos travoes, lampadas, esguichos.... por aí fora. :D

Voltar
Superior