grandes viagens

rafasantos

New member
boas. os motores " gostam" mais de rotaçoes altas ou rotaçoes baixas.
por exemplo fazer uma viagem de 200km sempre nas 4000rpm, o motor gosta ou sofre?

Última edição:
O desgaste deve ser menor com menores rotações embora isso não seja linear.
Uma rotação demasiado baixa pode também não ser bom para o motor.
Mas 4000 rpm também me parece um bocado alto demais para um motor diesel (penso que seja o caso)
Nesse caso parece-me que iria sofrer mais do que gostar... embora de vez em quando também faça bem umas aceleradelas para queimar o carvão[:D]

Última edição:
boas. os motores " gostam" mais de rotaçoes altas ou rotaçoes baixas.
por exemplo fazer uma viagem de 200km sempre nas 4000rpm, o motor gosta ou sofre?

Os motores não apreciam os extremos, principalmente os extremos baixos, em que são obrigados a puxar pelo carro sem estarem a produzir potência suficiente para o fazer ...excepto a descer.
Nos extremos elevados não acontece isso, mas todo o material está sujeito a lidar com a maior potência que ele próprio produz, maior aquecimento, mais atrito, mais desgaste.

4000rpms para um zagolinas é um regime perfeitamente 'normal' e médio embora uma rotação mais próxima das 3000, seja menos desgastante.
No Diesel, 4000 já é uma rotação de extremo.

Michael

Varia de motor para motor, mas de qualquer maneira, 4000RPM em AE não se pode considerar muito, pode prejudicar um pouco os consumos, mas não vai fazer mal nenhum ao motor, isto falando em motores a gasolina obviamente.

Além de que, é preferível andar em AE a rotações supostamente mais altas, do que andar em cidade por exemplo, o desgaste do motor é muito maior ao andar em cidade a rotações supostamente mais baixas.

eu tenho um saxo 1.5 diesel. ontem fiz 100km sempre a 150 ia a 4000rpm. mas se fosse a 130 ia as 3000rpm. já agora o carro entra no redline ás 5000rpm

foi exactamente o k se passou, já agora porque nao batem certo? e se for as 2500rpm ia aos 100

150/4 = 37.5 Km/h por 1000 rpm
130/3 = 43.3 Km/h por 1000 rpm
100/2.5 = 40 Km/h por 1000 rpm

Para uma mudança, a relação velocidade/rotação é uma relação linear.
A não ser que a tua 5a velocidade seja uma CVT.... [;)]
Portanto se a 100 Km/h vais a 2500 rpm a 200 vais às 5000 e aos 150 às 3750...

Em relação à pergunta inicial o manual do meu carro diz para, em viagem, não ultrapassar 75% da rotação máxima para melhor economia e menor esforço. Eu concordo, parece-me uma boa "regra de polegar" (rule of thumb).

Última edição:
assim contas à merceeiro, se às 4000 vais a 150 às 3000 vais a 112
a 2500 a 90 e poucos

acho que fiz bem as contas

Em relação à pergunta inicial o manual do meu carro diz para, em viagem, não ultrapassar 75% da rotação máxima para melhor economia e menor esforço. Eu concordo, parece-me uma boa "regra de polegar" (rule of thumb).[/quote]
ou seja nao dvo passar as 4000rpm

Eu só não ando sempre nas 5000-6000 por causa dos consumos... porque se gastasse o mesmo passava a vida nessas rotações, o gozo é muito grande [;)]

200 km é ir ali beber uma bica.

Agora 600 km num dia... às 4 mil ele sofre (a gasolina está a mais de 1.5€/l) mas eu gosto porque é menos tempo de massacre para as costas e chego primeiro aos vários destinos durante todo o dia.

Às 3 mil sofro eu e ele gosta mais, mas como quem manda sou eu e não ele, resolvemos de "comum acordo" andar sempre entre as 3.500 e as 5.500 consoante as circunstâncias (carros nas vizinhanças, pontes, etc. etc. e posição do ponteiro da gasolina).

A diesel é reduzir isso tudo para 2/3 porque o gaisoil ainda tá barato e aquilo não gasta quase népias.

voçes estao certos... mas e as perdas de potencia, inercia, patinagem etc....

A patinagem numa caixa manual só se a embraiagem estiver gasta.
A potência e inércia não influenciam a rotação a uma determinada velocidade; podem sim reduzir a força e o andamento fazendo com que seja mais difícil andar a uma certa velocidade.

Já agora será que a rotação numa determinada mudança é mesmo linear?
Digo isto porque por exemplo no meu carro em 6ª a 120 vou exactamente as 2000 rpm enquanto que a 130 vou exactamente a 2200 rpm. Até aqui tudo bem (a diferença é de apenas 50 rpm) mas a velocidades mais alta já se nota um pouco mais a diferença entre o valor teórico e o real (poderá ser o erro de velocímetro?)

Última edição:
A patinagem numa caixa manual só se a embraiagem estiver gasta.
A potência e inércia não influenciam a rotação a uma determinada velocidade; podem sim reduzir a força e o andamento fazendo com que seja mais difícil andar a uma certa velocidade.

Já agora será que a rotação numa determinada mudança é mesmo linear?
Digo isto porque por exemplo no meu carro em 6ª a 120 vou exactamente as 2000 rpm enquanto que a 130 vou exactamente a 2200 rpm. Até aqui tudo bem (a diferença é de apenas 50 rpm) mas a velocidades mais alta já se nota um pouco mais a diferença entre o valor teórico e o real (poderá ser o erro de velocímetro?)

Pode e em princípio é.Erro de velocímetro aliado a erro de taquímetro.

entao nao devo fazer grandes viagens ás 4000rpm... o ideal será 3000~3500rpm

Até podes fazê-las nas 6000 (se for a gasolina) ...mas se fizeres muitas viagens dessas por ano, acabas com a carteira, acabas multado e ainda desgastas o motor mais depressa, tipicamente aumentando o consumo de óleo.
[;)]
Michael

Voltar
Superior