Para ter um sinal minimamente bom é preciso ter pelo menos 5 satélites. Menos que isso e é muito impreciso. Se estivermos a falar em cartografia esqueçam. Precisam de ter um estação fixa para referenciar o vosso sinal e equipamento que custa balúrdios.
PS: A minha fonte é a minha namorada que tem formação superior nesta área.
O SIRF StarIII um é chip, a meu ver o melhor à venda no mercado para dispositivos portáteis sem antena exterior. O que o chip faz é pegar na informação dos satélites e fazer correcções para atingir um melhor resultado. Adicionalmente o que o software faz é aproximar a posição dada pelo GPS à rua mais próxima. Se acham que o vosso GPS é muito preciso, digo-vos que isso é uma ilusão criada em software[

] A maioria das vezes a posição indicada pelos satélites coloca-vos bem afastados da estrada (e depois aqui há sw melhores que os outros).
Quanto a demorar a arrancar, é porque inicialmente o aparelho precisa procurar os satélites, para depois saber bem "onde ir buscar" o sinal. Uma tecnologia que permite tempos menores (não me lembro do nome) permite que se descarregue da net um ficheiro com a localização exacta para os próximos dias dos satélites da zona, de forma que o arranque fica muito mais rápido.
Quanto ao GPS ser utilizado pelo INEM todos os argumentos utilizados que não existe precisão ou a cartografia não é exacta é tudo tretas!
A parte da precisão nem sequer tem discussão. É ponto assente!
Quanto à cartografia no sitio onde o INEM funciona a cartografia é mais que aceitável. E era capaz de servir mais para chegar ao local exacto do que servir para guiar a ambulância, isso fica obviamente a cargo do condutor de escolher os melhores caminhos.
Zonas remotas (existe INEM lá[8)]???), há que ter cabeça para pensar... porque é que nos haviamos de restringir ao software comercial??? Existem mapas muito mais detalhados na maioria das câmaras com cartografia actualizada, que podia ser usada para o efeito. Em vez de a venderem ao desbarato a empresas como a Navtec, etc... davam-lhe um uso muito melhor.
A solução até podia passar por o operador introduzir à mão a morada no seu PC e escolher a viatura e enviar directamente para o aparelho de GPS a morada. Mas é claro, é melhor gastar dinheiro a dar BMW e Audis para os porcos andarem a 200Km/h na AE a picar os outros[8]
PS: peço desculpa pela extensão do post