GPL - Que grande berbicacho...

Suposições que tou a fazer... Imaginemos que os sistemas GPL têm de ser inspeccionados tambem na IPO (até acho muito bem por motivos de segurança), que é que os inspectores percebem de sistemas GPL? Nada... aliás o carro tem que ir a trabalhar a gasolina e a unica coisa que vêm é se tem distico e o nº de série do depósito confere com o que está no DUA, se começam a fazer inspecção têm que ter formação, formação dada pelos centro que por sua vez o utilizador irá pagar com IPO mais cara... A ipo dos pesados não é mais cara?

Não comprendo porque a inspecção a veiculos a GPL seria mais cara, inspeccionar um OTTO ou um Diesel é o mesmo preço, a formação faz parte das atribuições que os Inspectores têm de ter, só se eventualmente exigisse mais equipamentos e a inspecção demora-se mais tempo é que poderia haver alguma justificação para o preço superior.

Quanto a isto: "Fugas em diversos pontos de combustível e vapores, estado da mistura em carga, estado do catalisador, filtro de partículas, etc. Se calhar metade dos Diesel que circulam na estrada ficavam lá..." são afirmações baratas para causar polemica diesel/GPL e sem qualquer fundamento tecnico.

Inspeccionar um catalizador ou filtro de particulas que são orgãos fechados e que não podem ser desmontados do veiculo é impossivel aos Inspectores.

O fumo que sai dos escapes dos veiculos já é analisado nas IPO[;)].

Quanto a fugas e vapores em Diesel nem me pronuncio, quando na mesma frase se defende o GPL, é de uma total incoerência.

Não tem fundamento técnico ir verificar os motores Diesel com repros do ManelGT que andam com mistura rica a pintar tudo de preto? Queres fundamento técnico? Ao relanti ou a manter o motor às 2000rpm desengatado a mistura vai ser sempre pobre e vai passar sempre, já que num Diesel a riqueza da mistura é controlada directamente pelo acelerador. Só em carga é que se vê quem tem o carro em condições e quem anda a ***** fumo.

Catalisador e filtro de partículas é mais numa de verificar se eles estão lá. Sim porque já fui a muitas inspecções e nunca vi ninguém à procura dele. O fumo que sai dos escapes da forma como os testes são feitos não dá para tirar grandes conclusões. Mais fundamentos técnicos? Eu apareço lá com um carro frio, o catalisador não está a fazer nada e o carro passa na mesma. Se lá aparecesse sem catalisador as emissões eram as mesmas e pelos vistos passava. Com Diesel ainda os engano mais facilmente porque com ou sem catalisador as emissões de monóxido (que é o que vão medir) serão sempre baixas.

Última edição:
Não tem fundamento técnico ir verificar os motores Diesel com repros do ManelGT que andam com mistura rica a pintar tudo de preto? Queres fundamento técnico? Ao relanti ou a manter o motor às 2000rpm desengatado a mistura vai ser sempre pobre e vai passar sempre, já que num Diesel a riqueza da mistura é controlada directamente pelo acelerador. Só em carga é que se vê quem tem o carro em condições e quem anda a ***** fumo.

Não sei onde vais fazer as Inspecções, mas todos os Centros de Inspecção que conheço, os diesel quando do teste aos gases tem de se acelerar a fundo e depois tirar o pé, e fazer pelo menos duas vezes.

Todos os testes aos gases sem fazer dessa forma só se for com a respectiva nota no cinzeiro e o examinador a fechar os olhos.

Em Coimbra existem 3 Centros de Inspecção, nenhum diesel com repros do ManelGT faz cá inspecção, vão a outros Centros de Inspecção mais longe, conveniências...

Conheço quem tenha um veiculo sem condições para IPO telefona a um amigo Inspector em Pombal ele leva a viatura e trás a folha verde, é só pagar a Inspecção, e ter gasolina no deposito para o Inspector ir e vir e não gastar da dele[:D]. Agora tens que ver que essas situações são a excepção e não a regra, e que um dia podem correr mal.

De todas as vezes que fui a inspecções (algumas com carros a gasóleo) nunca vi ninguém a levar o motor a mais do que umas 2-3000rpm a rotação mais ou menos constante. Nada que sequer se assemelhe a acelerar a fundo.

Se calhar tive sempre sorte, mas estou mais inclinado para acreditar que os que fazem isso são uma raridade.

De todas as vezes que fui a inspecções (algumas com carros a gasóleo) nunca vi ninguém a levar o motor a mais do que umas 2-3000rpm a rotação mais ou menos constante. Nada que sequer se assemelhe a acelerar a fundo.

Se calhar tive sempre sorte, mas estou mais inclinado para acreditar que os que fazem isso são uma raridade.

E 3000rpm no diesel convenhamos que já é qualquer coisa. No meu quando vou a inspeccção também puxam bem por ele....

3000rpm se fores na estrada com ele é qualquer coisa. Parado e desengatado não custa nada, o acelerador está a quê, um quarto?

E 3000 em Diesel não vejo muitos, isso já é mais com os Otto. A última vez que lá fui com um Diesel até foi com um motor igual ao teu e o teste foi feito lá para as 2000.

Aliás até é frequente ficar eu dentro do carro e acelero eu, e eles não estão com grandes preocupações quanto a isso. Da última vez que lá fui foi com um Otto e o teste foi feito para aí às 2100-2200...Eu não tinha nada a esconder mas se tivesse eles não davam por nada.

Última edição:
3000rpm se fores na estrada com ele é qualquer coisa. Parado e desengatado não custa nada, o acelerador está a quê, um quarto?

E 3000 em Diesel não vejo muitos, isso já é mais com os Otto. A última vez que lá fui com um Diesel até foi com um motor igual ao teu e o teste foi feito lá para as 2000.

Aliás até é frequente ficar eu dentro do carro e acelero eu, e eles não estão com grandes preocupações quanto a isso. Da última vez que lá fui foi com um Otto e o teste foi feito para aí às 2100-2200...Eu não tinha nada a esconder mas se tivesse eles não davam por nada.

Pois em todos os sitios a onde fui fazer IPO puxam bem por ele. Engatado ou desengatado é igual. agarra lá num desses diesel que xipado que deita fumarada e leva-o desengatado as 3000 que logo vês.

Pois em todos os sitios a onde fui fazer IPO puxam bem por ele. Engatado ou desengatado é igual. agarra lá num desses diesel que xipado que deita fumarada e leva-o desengatado as 3000 que logo vês.

Nao, nao é igual, podes ter um carro Diesel que as 2000rpm parado desengatado nao deita ponta de fumo, e em andamento se desmagares o acelerador as 2000rpm fumo e bem. Tu para levares um carro as 2000rpm nao precisas de acelerar a fundo, logo a mistura nao ira ser muito rica, em andamento a coisas ja muda de figura. So se acelerares mesmo a fundo desengatado ate ao corte é que podes dizer como esta o motor, mas como nenhum IPO faz isso... o teste dos gases de um Diesel (ou otto) de pouco vale para ver o estado real do motor e a sua poluiçao.

Quanto ao IPO, a ultima vez que o QQ foi la, 1700rpm bastou nem consegui chegar as 2000rpm porque o rapaz disse que chegava. Ja o Corsa (gasolina) 2500rpm. Digamos que nao representa bem a poluiçao que o carro faz.

Última edição:
Nao, nao é igual, podes ter um carro Diesel que as 2000rpm parado desengatado nao deita ponta de fumo, e em andamento se desmagares o acelerador as 2000rpm fumo e bem. Tu para levares um carro as 2000rpm nao precisas de acelerar a fundo, logo a mistura nao ira ser muito rica, em andamento a coisas ja muda de figura. So se acelerares mesmo a fundo desengatado ate ao corte é que podes dizer como esta o motor, mas como nenhum IPO faz isso... o teste dos gases de um Diesel (ou otto) de pouco vale para ver o estado real do motor e a sua poluiçao.

Quanto ao IPO, a ultima vez que o QQ foi la, 1700rpm bastou nem consegui chegar as 2000rpm porque o rapaz disse que estava com. Ja o Corsa (gasolina) 2500rpm. Digamos que nao representa bem a poluiçao que o carro faz.

Isso é prova que tens o carro desafinado. O meu com quase 300000km não tem problemas de fumo. Como disse, experimenta levar um carro xipado as 3000 mesmo desengatado e vês o resultado....

dci80, tens de ter noção de como funciona um motor diesel.
Tal como num otto, o acréscimo depende da carga (pedal do acelerador), e num diesel varia o débito de combustível e respectiva riqueza da mistura.
Como não tens perdas aerodinâmicas, e acelerar nos rolos requer menos potência do que em estrada, para o motor se manter às 2000 ou 3000 ou seja a que rotação for, vai precisar e menos carga do que em condições reais.

Ou seja, como num diesel a riqueza da mistura varia com a carga, num banco a carga vai ser bem menor para a mesma rotação, e por isso a riqueza bem menor, e consequentemente, menos fumo!

3000rpm num diesel está a mais de metade e mesmo num otto (falo nos meus exemplos) está a mais de 1/3 (só faz 8.000rpm), para o acelerador estar a 1/4 nas 3.000rpm o motor teria de chegar às 12.000rpm...

dci80, tens de ter noção de como funciona um motor diesel.
Tal como num otto, o acréscimo depende da carga (pedal do acelerador), e num diesel varia o débito de combustível e respectiva riqueza da mistura.
Como não tens perdas aerodinâmicas, e acelerar nos rolos requer menos potência do que em estrada, para o motor se manter às 2000 ou 3000 ou seja a que rotação for, vai precisar e menos carga do que em condições reais.

Ou seja, como num diesel a riqueza da mistura varia com a carga, num banco a carga vai ser bem menor para a mesma rotação, e por isso a riqueza bem menor, e consequentemente, menos fumo!

Eu nunca disse que fazia tanto fumo como em estrada. Disse sim que se o motor estiver chipado, 3000rpm mesmo desengatado dá para ver.

3000rpm num diesel está a mais de metade e mesmo num otto (falo nos meus exemplos) está a mais de 1/3 (só faz 8.000rpm), para o acelerador estar a 1/4 nas 3.000rpm o motor teria de chegar às 12.000rpm...
A coisa não é linear. A única coisa que o motor tem que vencer desengatado é basicamente o atrito interno que cresce de forma quadrática com a rotação.

No carro do meu pai (Otto 1.4 ainda com cabo de borboleta, ride by wire é outra história porque fica a cargo da electrónica) a 1/2 de curso de acelerador já o motor está a cortar nas 6500.

Última edição:
Eu nunca disse que fazia tanto fumo como em estrada. Disse sim que se o motor estiver chipado, 3000rpm mesmo desengatado dá para ver.
Depende de como está programado.

Se simplesmente fizerem uma adição de combustível no cálculo final independentemente das condições de funcionamento sim, aliás no limite até pode estar a fazer fumo ao relanti, depende da quantidade que somam.

Mas por outro lado se a mistura só estiver rica em cargas elevadas se calhar até consegues levar o motor ao corte sem ver grande fumo. Já em estrada esmagas o acelerador às 1500rpm e lá está a locomotiva...

Não sabes. A potência não depende só da rotação mas também da carga. Nos rolos a carga para manter o motor às 3000 rpm é bem inferior do que em estrada, logo dificilmente faz fumo. Basta estar uma entrada na programação da centralina para a mistura ser pobre abaixo dos 20% de carga e está o problema resolvido!

Um motor diesel chipado se acelerarem até 3000rpm e tirarem o pé de repente, todos mas todos os que tenham sido chipados, mesmo só enriquecendo a mistura nas rotações mais altas, vão fazer fumo, isto porque mesmo desengatado 3000 rpm já representa bastante em termos de rotação para os dieseis comuns.

Já num Otto, 3000rpm não é nada, só davam problemas à muitos anos atrás nas viaturas com carburador duplo, esses às vezes até ao ralenti acusavam.

Um motor diesel chipado se acelerarem até 3000rpm e tirarem o pé de repente, todos mas todos os que tenham sido chipados, mesmo só enriquecendo a mistura nas rotações mais altas, vão fazer fumo, isto porque mesmo desengatado 3000 rpm já representa bastante em termos de rotação para os dieseis comuns.

Já num Otto, 3000rpm não é nada, só davam problemas à muitos anos atrás nas viaturas com carburador duplo, esses às vezes até ao ralenti acusavam.

O que entendes por xipatado? Repro so? Ou todos artilhados ate aos dentes?

Tu podes pegar num carro de origem e mete-lo à fumar se tirares o escape, como podes ter um 320d de 177 com 210 sem deitar fumo. Depende da afinaçao que o carro teve. Ja vi carros reprogramados que nunca deitavam fumo ou mal se notava em carga, como ja vi carros a deitar fumo ao ralenti.

Agora, 3000rpm para um Diesel é muito, mas como ja explicaram, se a mistura for pobre pode bem nao fumar, mas as 3000rpm em andamento ja é outra historia logo ai pode fumar e bem.

Não interessa se 3000 rpm é muito ou pouco.
Se for a baixa carga e isso implicar mistura pobre dificilmente faz fumo.

Cada vez fico mais desiludido com isto...
Um amigo também comprou um carro FSI, e no local onde ia por o KIT disseram que teria que ser um de injeção liquida, mas que tem que por a gastar 2 litros de gasolina para arrefecer os injetores... Mas então colocar o kit de injeção liquida já não arrefece os injetores e não faz com que não se gaste nenhuma gasolina na circulação, usando 100% de GPL?

Voltar
Superior