GPL - Que grande berbicacho...

Já avisei o instalador. Tenho consulta marcada para as 14h, com prioridade máxima [:D] [:cool:]

Bem, comecei a pensar que era um injector que tinha dado a sua alma ao criador.
Porém, depois de colocar um novo, chegou-se à conclusão que foi algo mais "simples".
Uma das fichas e respectivo cabo estavam partidos. Foi trocar o cabo, colocar nova ficha :)

No diagnóstico à centralina, deu avaria no injector à esquerda.
Foto com ele retirado.
apopu.jpg

Agora não encontro o local onde li, mas há algo acerca de uma lei comunitário da CE que impede até cerca de 2020 que o preço do GPL suba para valores da gasolina diesel devido a ser uma energia mais limpa, não sei se isso ainda está activo ou não.

De qualquer maneira, sendo real, é óbvio que inventarão um imposto qualquer pro GPL, IPO mais cara, etc etc a fim de xularem o pessoal.

Não acredito que seja já, mas havendo um boom de carros a GPL vai acontecer o mesmo aconteceu com o diesel, começou a haver muitos e toca a subir o preço do diesel...

Agora não encontro o local onde li, mas há algo acerca de uma lei comunitário da CE que impede até cerca de 2020 que o preço do GPL suba para valores da gasolina diesel devido a ser uma energia mais limpa, não sei se isso ainda está activo ou não.

De qualquer maneira, sendo real, é óbvio que inventarão um imposto qualquer pro GPL, IPO mais cara, etc etc a fim de xularem o pessoal.

Não acredito que seja já, mas havendo um boom de carros a GPL vai acontecer o mesmo aconteceu com o diesel, começou a haver muitos e toca a subir o preço do diesel...

Ipo mais cara?

Era o que mais faltava. Assim também teria de haver preços diferentes para diesel e os carros a gpl até fazem a inspecção a gasolina.

Interessante era que, caso se dê a alteração de legislação, se começassem a disponibilizar alguns modelos a GPL de origem, como acontece noutros mercados.

"Muitos" é relativo. Actualmente a fatia de mercado do GPL é insignificante e mesmo que passe para dez vezes mais continua a não ser nada comparado com o mercado italiano por exemplo, onde mesmo com tanto consumo têm GPL barato.

O Diesel é um problema diferente porque a procura nos últimos anos ultrapassou largamente a oferta daí o aumento dos preços (a Galp até tem que comprar gasóleo já refinado para além do petróleo enquanto não faz a remodelação das refinarias para extrair mais gasóleo por barril). O GPL não sofre disto.

Há muitos anos que há gente que, mais numa de botar abaixo que outra coisa, está sempre a defender que o GPL não vai ser sempre barato, que se começar a ser comum os preços disparam, que o estado vai introduzir impostos novos e sei lá mais o quê, mas o que se viu nos últimos dez anos foi o aumento do preço do GPL ter sido muito tímido face ao aumento da gasolina e do gasóleo e a tendência é para a diferença aumentar cada vez mais.

O GPL é uma aposta segura pelo menos a médio prazo.

Última edição:
Interessante era que, caso se dê a alteração de legislação, se começassem a disponibilizar alguns modelos a GPL de origem, como acontece noutros mercados.

Se o mercado assim o justificar (o que não acho que vá acontecer), acredita que aparecem.

A Dacia, a Alfa, a Renault e muitas outras marcas vendem carros a GPL de "fabrica" nos outros mercados, bastava começarem a apostar no nosso também.

Labaredas !

Parece-vos que caso as leis restritivas em relação a carros convertidos a GPL se flexibilizem, como aparenta vir a acontecer, que o GPL vai aumentar de preço ou não ?

O GPL vai aumentar pelo menos o IVA, é o unico gás que mantém IVA reduzido de 6%, deve ter sido lapso, pois aumentaram para 23% o gás de cidade e mantiveram o dos automoveis em 6% !!!

O GPL vai aumentar pelo menos o IVA, é o unico gás que mantém IVA reduzido de 6%, deve ter sido lapso, pois aumentaram para 23% o gás de cidade e mantiveram o dos automoveis em 6% !!!

Acho que estás enganado, o GPL sempre teve IVA a 23%, tal como o gás propano e butano residencial. O Gás natural é que tinha IVA reduzido e agora passou para a taxa máxima.

Exacto, sempre paguei IVA máximo no GPL (e até no gás de botija o que é ridículo, quem usa gás natural canalizado paga taxa reduzida porque água quente é um bem de primeira necessidade mas para quem tem botija é um luxo).

O que o GPL paga bem menos é ISP por imposição da UE.

Ipo mais cara?

Era o que mais faltava. Assim também teria de haver preços diferentes para diesel e os carros a gpl até fazem a inspecção a gasolina.
Suposições que tou a fazer... Imaginemos que os sistemas GPL têm de ser inspeccionados tambem na IPO (até acho muito bem por motivos de segurança), que é que os inspectores percebem de sistemas GPL? Nada... aliás o carro tem que ir a trabalhar a gasolina e a unica coisa que vêm é se tem distico e o nº de série do depósito confere com o que está no DUA, se começam a fazer inspecção têm que ter formação, formação dada pelos centro que por sua vez o utilizador irá pagar com IPO mais cara... A ipo dos pesados não é mais cara?

Nos meus recibos de abastecimento tem lá 23% de IVA no GPL...

Era completamente a favor de inspecção ao sistema GPL...se também fizessem inspecção aos sistemas de gasóleo e gasolina. Fugas em diversos pontos de combustível e vapores, estado da mistura em carga, estado do catalisador, filtro de partículas, etc. Se calhar metade dos Diesel que circulam na estrada ficavam lá...

O facto da maioria do pessoal nos IPOs ser incompetente não significa que não se deve inspeccionar estas coisas todas. Significa que precisamos de mão de obra mais qualificada.

Era completamente a favor de inspecção ao sistema GPL...se também fizessem inspecção aos sistemas de gasóleo e gasolina. Fugas em diversos pontos de combustível e vapores, estado da mistura em carga, estado do catalisador, filtro de partículas, etc. Se calhar metade dos Diesel que circulam na estrada ficavam lá...

O facto da maioria do pessoal nos IPOs ser incompetente não significa que não se deve inspeccionar estas coisas todas. Significa que precisamos de mão de obra mais qualificada.

Sou desta opinião. Se é para ser exigente tem de ser com todos.

O problema seria mesmo o custo de uma ipo a disparar e isso também não pode ser.

Penso que fazia-se tudo numa hora e uma hora de trabalho numa oficina qualquer anda na casa dos 40€, não me parece um aumento muito significativo face à diferença abismal em qualidade de serviço.

Voltar
Superior