Google Chrome Operating System

O HTML5 veio para nos livrarmos do flash e silverlight.

Ambos são muito maus, e toda a gente os detesta!

Se não fosse a facilidade do ActionScript no Flash, face ao JS com DOM, e há uns anos atrás, a rapidez do Flash vs JS nos browsers desse tempo, o Flash não tornaria tão trivial como é hoje...

Lembra-te que usar Flash e Silverlight é como vender a alma ao diabo, a partir daí, já sabes que vais incapacitar quem usa algo menos standart, ou quem se quer ver livre de software proprietário.

Há quem diga que base de instalação do Flash é de 90%. E vai perguntar a um web designer a bela trampa que é manter a compatibilidade entre o IE6 e as versões mais recentes dos browsers só a usar html+css+javascript. Até arrancam cabelos! [:D]

As coisas que eu faço normalmente têm compatibilidade com firefox 3 e IE7 e às vezes já é um pau...

Novidades da Google, ontem anunciaram o SO, hoje começam a anunciar os primeiros parceiros, indiciando que já existe um trabalho de bastidores a ser desenvolvido há bastante tempo:

Acer, Asus and HP have all signed on, suggesting they're looking to make Chrome netbooks.
By Nicole Kobie, 9 Jul 2009 at 08:42

Acer, Asus and HP are among the tech firms Google has said it has partnered with to bring out devices using its Chrome operating system.

Announcing the OS yesterday, Google said the first version of Chrome would be for netbooks. Google promised devices would hit shelves by the second quarter of next year, as hardware makers had already signed on to the project.

Aside from netbook-makers Acer, Asus and HP, Google said it is already working with Freescale, Lenovo, Qualcomm, Texas Instruments and Toshiba - as well as software maker Adobe, which is currently developing a line of online office applications.

The post suggested there may be more firms that have partnered up to use Chrome, but one notable absence commentators have highlighted is Dell.

"The Google Chrome OS team is currently working with a number of technology companies to design and build devices that deliver an extraordinary end user experience," said a post on the Chrome blog by vice president of product management Sundar Pichai and engineering director Linus Upson - find out why Google may be focusing on netbooks here.

The post also noted that any software engineers wanting to work for Google developing the Chrome OS should keep an eye on their job listings.

Click here to find out if Chrome will be bad for Linux.

Google reveals Chrome hardware partners | IT PRO

Há quem diga que base de instalação do Flash é de 90%. E vai perguntar a um web designer a bela trampa que é manter a compatibilidade entre o IE6 e as versões mais recentes dos browsers só a usar html+css+javascript. Até arrancam cabelos! [:D]

As coisas que eu faço normalmente têm compatibilidade com firefox 3 e IE7 e às vezes já é um pau...

90% Deve ser nos PCs... não há Flash no browser dos Nokias, nem no iPhone, nem no Android, nem na maior parte dos telems! Não vem instalado com o Windows, e no Ubuntu, é preciso instala-lo (e deixar de ser 100% free).

Sim, eu tenho essa ideia das incompatibilidades entre browsers, mas isso é tudo culpa da microsoft, TODA! Com o seu canhão: IE.

Se existissem apenas os motores OSS, seria muito mais fácil!

Uma prova do interesse que o Chrome SO está a provocar...

CapturaEcra-EDI%C3%87%C3%83O%20IMPRESSA%20-%20Mozilla%20Firefox.png

Não é facil para um sistema Linux fazer a primeira página de um jornal generalista em Portugal.. [;)]

acho que o pessoal anda distraído e não conhece muita coisa, e acha que este google os (mais um linux) é algo que está sozinho contra o windows...

a própria intel iniciou o desenvolvimento de um sistema operativo baseado em linux, actualmente na versão Moblin v2.0 beta

Aqui a questão é que a própria Intel já veio anunciar oficialmente que tem trabalhado com a Google neste Chrome OS que foi agora anunciado, portanto aparentemente o know-how da Intel com o Moblin está a ser partilhado e aplicado em conjunto com a Google no Chrome OS.
TG Daily - Intel collaborated with Google on Chrome OS
Fazendo um quote desta notícia:
The statement is likely to throw Microsoft into total panic. Intel and Microsoft were always "friends", but some have speculated they've always been enemies.
A minha reacção a isto é semelhante à do Steve Jobs nas keynotes: "Boom!" [:D]

Cumprimentos

90% Deve ser nos PCs... não há Flash no browser dos Nokias, nem no iPhone, nem no Android, nem na maior parte dos telems! Não vem instalado com o Windows, e no Ubuntu, é preciso instala-lo (e deixar de ser 100% free).

Sim, eu tenho essa ideia das incompatibilidades entre browsers, mas isso é tudo culpa da microsoft, TODA! Com o seu canhão: IE.

Nem toda. Havia umas coisa que funcionavam em IE e Firefox e em Chrome e Safari não funcionavam.

A culpa de haver incompatibilidades é de não haver uma coisa simples chamada standards. Caso existissem, os browsers so tinham de seguir isso.

O que aconteceu é que o IE (até ao 6) seguiu o seu próprio standard (apesar de haver algumas orientações). Após o nascimento da concorrencia (FF e Opera) é que passou a seguir outro caminho, sendo actualmente o IE8 aquele que mais orientações segue.

O problema está, que ao fim destes anos todos ainda não existe normas fixas e uma delas é o ACID3 que anda aos anos para estar concluida.

Em relação ao SO da google já se fala aos anos e que ia ser um grande sucesso e bla bla bla. Ao fim deste tempo ainda não vi nada. Mesmo as recentes noticias, não mostraram nada (tirando um wallpaper). Ele que venha cá para fora e depois falamos.

Mas se realmente for muito bom, pode ser este o passo fundamental para uma distribuição Linux concorrer com o Windows. Muita gente fala, mas ainda não existe uma versão Linux que consiga concorrer verdadeiramente com o Windows.

Só mais uma nota, o FF vai sofrer muito. Não me parece que a google continue a patrocinar o FF quando agora vai ter um browser próprio.

Mundano, não quero ser chato, mas apesar de OS querer dizer Operating System, faz-me lá um favorzinho, ajuda a minha OCD que está a entrar em parafuso e muda o título para Google Chrome OS, que é o nome "comercial" do mesmo, a marca em causa. Da mesma maneira que não chamamos por exemplo Macintosh Operating System 10 ao Mac OSX :)

Felizmente o IE8 já acompanha os restantes browsers.

Ainda agora estive para aí meia hora a resolver um problema de uma margem de 10px que era lido em todos os browsers, menos no IE7 e IE6 [8b]

Deu trabalho, mas está no sitio! lol

Pessoalmente não gosto de páginas totalmente em flash... mas concordo que manter a compatibilidade dos browsers, quando se aplica muito javascript, é um terror... isso é! [8b]

Nem toda. Havia umas coisa que funcionavam em IE e Firefox e em Chrome e Safari não funcionavam.

Mas passaram a funcionar... assim como havia muita coisa que no Webkit já funciona há muito, e no Gecko e Trident ainda não existem... Acid3 [:cool:]

A culpa de haver incompatibilidades é de não haver uma coisa simples chamada standards. Caso existissem, os browsers so tinham de seguir isso.

O que aconteceu é que o IE (até ao 6) seguiu o seu próprio standard (apesar de haver algumas orientações). Após o nascimento da concorrencia (FF e Opera) é que passou a seguir outro caminho, sendo actualmente o IE8 aquele que mais orientações segue.

O problema está, que ao fim destes anos todos ainda não existe normas fixas e uma delas é o ACID3 que anda aos anos para estar concluida.

Em relação ao SO da google já se fala aos anos e que ia ser um grande sucesso e bla bla bla. Ao fim deste tempo ainda não vi nada. Mesmo as recentes noticias, não mostraram nada (tirando um wallpaper). Ele que venha cá para fora e depois falamos.

Mas se realmente for muito bom, pode ser este o passo fundamental para uma distribuição Linux concorrer com o Windows. Muita gente fala, mas ainda não existe uma versão Linux que consiga concorrer verdadeiramente com o Windows.

Só mais uma nota, o FF vai sofrer muito. Não me parece que a google continue a patrocinar o FF quando agora vai ter um browser próprio.

É assim, o IE não seguia standarts nenhuns, a MSFT preocupava-se era em primeiro compatibilizar o IE com o que já havia, depois, estava-se literalmente a c*gar para tudo o que era standarts, e decidia tudo a seu favor, o que interessava mesmo era fazer invenções que não estão nos standarts, e tudo o que pudesse ser ambíguo, tinha de ser diferente dos outros browsers...

Felizmente houve e ainda há quem não desse ouvidos á MSFT!

O Acid3 é um teste do Web Standarts Project. Nada mais...

Quanto ao Google OS, não quero saber dele para nada, e mais as aplicações no browser, algumas cenas como o facebook (e as coisas dele), o imeem, essas coisas, são bem-vindas e tal... mas não me agrada.

Antigamente, era tudo centralizado no mainframe central, e toda a gente tinha um terminal e não executava nada na sua unidade (nem sequer tinha um computador), agora que temos a possibilidade de correr tudo e mais alguma coisa, vamos voltar aos tempos de antigamente...

Outra coisa, é assim, eu cá em casa, acho que o portátil de 13" é suficientemente portátil, para levar para qualquer lado, também, não vejo a necessiadade de um netbook, agora, um SO que faz com o portátil não seja nada mais que um browser? Pelo amor de Deus, se eu quiser consultar só a net na minha cama, ou na cozinha, ou num sítio qualquer que percise da net, acho que não usaria um netbook, só se não me valesse a pena em comprar um portátil normal, uso o iPod Touch ou um PDA, ou qq smartphone... isso sim, faz sentido para mim, agora mais uns €€€ só para ver sites?

Eu por exemplo, não dispenso os meus RSS, que os posso ler tanto no meu portátil, como no meu PC, como no iPod, e marca-os todos quando so leio e só preciso de os ler mais que uma vez, não preciso do Google Reader, tem o NewsGator que é um serviço que me faz isso...

Porque é que dizes que o Firefox é pesado?

Porque demora cerca de 20/30 segundos a abrir a primeira página. Depois disso comporta-se normalmente e a velocidade mais do que aceitável. O problema são aqueles primeiros tempos em que estás a desesperar que a página abra.

que queres que te diga? nunca vi um firefox a "demorar 20 a 30 segundos a abrir o primeiro site". para mim isso é uma situação anómala.
se tu queres achar que isso é normal, e transversal a todos os utilizadores, estás à vontade, mas não é. vai chatear o gestor da tua empresa, porque isso tem um problema muito grave.

ah, mas os meus comentários são uma porcaria, eu não percebo nada disto [:D]

Porque demora cerca de 20/30 segundos a abrir a primeira página. Depois disso comporta-se normalmente e a velocidade mais do que aceitável. O problema são aqueles primeiros tempos em que estás a desesperar que a página abra.

Epá, olha que o meu não tem, nem nunca teve sequer, esse comportamento, felizmente. Senão saltava logo fora ...

O meu funcionava tal e qual...uma pasmaceira para abrir, depois normal.

À conta disso, instalei o Chrome...bastante mais rápido. Apenas tenho saudades do Adblock...

Voltar
Superior