Golf VII

Completando um pouco a informação acerca desta base
VW-MQB-2.jpg

6a00d8341c4fbe53ef0168e67ff341970c-800wi

Permite esticar, encolher, alargar, com muitas possibilidades de variar as dimensões do veículo e fazer rápidas adaptações.
O Up e derivados já recorrem a módulos desta plataforma, apesar de, se não estou em erro, também misturar componentes com o actual Polo, que ainda recorre à PQ25.
Mas a partir desta base veremos tudo, desde segmento B como o Polo, até ao D, como o Passat e até carros maiores como o Superb.
Só o que se poupa na partilha dos sistemas eléctricos, electrónicos, transmissões, AC até às estruturas base dos bancos deverá ser colossal.

Outra das vantagens está no posicionamento dos motores. Pela primeira vez, tanto o motor a gasolina como o gasóleo partilham os mesmos pontos de apoio e inclinação.
E como apenas haverá duas famílias base, o EA211 para os gasolina e o EA288 para os diesel, permitirá ao grupo reduzir as variações de motores e caixa em quase 90%.
Mas como vemos na imagem acima, não faltarão variantes motrizes. Os motores de combustão interna também foram "infectados" com o virus da modularidade, pelo que haverá diferentes capacidades e sistemas de alimentação.
Toda esta optimização permitirá pela primeira vez na VW, que numa mesma linha de produção possam ser produzidos modelos de diferentes marcas. Podemos ter a sair da mesma linha um VW Polo e um Skoda Superb.

Ainda relativo aos motores, tal como já tinha acontecido na plataforma MLB para motores longitudinais, estes encontram-se em posição mais recuada do que é normal num FWD com motor transversal.
Esperemos que aproveitem essa caracteristica, que permite uma melhor distribuição de pesos, para "apimentar" a dinâmica, e não fazer como a Audi, que nunca soube aproveitar o potencial desta evolução para não assustar os seus clientes.

Outra vantagem desta plataforma e dos motores que a acompanham é que permitirá aos modelos que a usem perder alguns quilinhos no processo. Espera-se que o novo Golf pese menos 60-70kg que o actual.
Mas seja qual fôr o modelo que recorrer a esta base e motores, é de prever, no minimo, 40kg a menos relativamente ao modelo que vem substituir. Não é muito, mas é um passo no sentido certo. A médio prazo é de esperar que o aluminio substitua o aço em alguns componentes da plataforma, potenciando ainda mais a dieta.

A VW espera reduções na linha de produção na casa dos 20% e 30% menos horas na fase de concepção dedicada à engenharia de um novo modelo.
Quem estiver à espera que esta redução de custos se manifeste nos preços ao consumidor, acho que é melhor esperar sentado[:D]
Como todos os construtores e com a crescente complexidade dos automóveis, o objectivo das sinergias, modularidades e outras tácticas para redução de custos é mesmo favorecer a rentabilidade por modelo.

A VW fica bastante bem preparada para lidar com todo o planeta. Prevê-se que desta plataforma saiam até 60 modelos diferentes. E dado a estratégia de criar produtos especificos por regiões (por exemplo, ver Passat americano e europeu), o objectivo de chegar a número um, fica mais fácil. A poupança de tempo e custos permite responder de forma mais eficaz às necessidades de cada mercado.

Ficamos um passo mais próximo da utopia Lego[:D]

AS pessoas compram pela marca e nao pelo produto em si, mas atenção que o golf é um bom produto isso nao ponho em causa, mas ja chateia ser sempre igual. Mas lá está continua a verder.
As linhas dos meganes, ou dos focus se tivessem o simbolo vw no capo de certeza que arrasavam com o golf.

Não concordo. Há clientes mais conservadores, que valorizam mais a evolução que a revolução, que preferem a descrição a extravagancia etc. Eu sou uma dessas pessoas, acho o golf actual um dos melhores do seu segmento. Não entendo quem diz que a última inovação em termos de design do golf foi no Golf 4... Quando a nível estético, o golf 4 pouco evoluiu em relação ao 3.
-Golf 1 evolui para golf 2
-Golf 3 evolui para golf 4
-Golf 5 evolui para golf 6

Inovadores a nível estético, rompendo ligeiramente com o passado, foram só o golf 1,3 e 5. Os outros são simples evoluções, que eu gosto.

Última edição:
Tirando o Golf III que teve uma mudança mais "radical" e que lhe valeu o Prémio Europeu Carro do Ano.

De resto é restyling, um atrás de outros.

Mas não é por isso que deixa de ser um carro com linhas bem actuais.

Calma aí que numa mesma linha de produção serem produzidos modelos de marcas diferentes já acontece [:D]

Até ali em Palmela ehehe

Se era em tom de ironia, foi entendido. Alhambra e Sharan são efectivamente modelos de marcas distintas[:D]
Deveria ter definido melhor a coisa, pois a novidade é mesmo conseguir produzir numa única linha coisas tão díspares como um carro de segmento B e um MPV full-size como um Sharan.

A VW espera reduções na linha de produção na casa dos 20% e 30% menos horas na fase de concepção dedicada à engenharia de um novo modelo.
Quem estiver à espera que esta redução de custos se manifeste nos preços ao consumidor, acho que é melhor esperar sentado[:D]

O investimento em I&D também é cada vez maior.

Se era em tom de ironia, foi entendido. Alhambra e Sharan são efectivamente modelos de marcas distintas[:D]
Deveria ter definido melhor a coisa, pois a novidade é mesmo conseguir produzir numa única linha coisas tão díspares como um carro de segmento B e um MPV full-size como um Sharan.

E anda um post por aí que refere que não é só o símbolo que distingue as duas. [;)]

Eu sou daqueles que espera que a VW não estrague o Golf que sempre conheci e pude identificar como sendo... Um Golf.

A linha de cintura é parecida sim, mas no Golf, já há desde o mk1, basta estar atento.

Então porque que a mesma não aparece no Golf IV e V e so começa a ser perceptivel no Golf VI....? E de notar que nos I,II.III essa linha de cintura é apenas um "vinco" ou "risco" (não sei o termo certo aplicar) , e como disse atrás depois desapareceu no IV, e voltou no VI de uma forma tenue!
E só lhe foi dado esta forma muito mais pronunciada agora no VII !
Portanto lendo o histório dos 6 modelos não se trata de evolução gradual da marca de geração em geração foi mais uma opcção em que usaram e depois abdicaram e agora voltam usar ....

isto claro olhando para os modelos de forma directa e objectiva , e sem o olho clinico de um designer ou arquitecto....[;)]

Última edição:
Não leves a mal mas o Kia C'eed à semelhança da maioria dos produtos da marca..vão é "buscar ideias" a outras marcas não é ao contrário como indicas.

A Ford em particular até devia receber royalties por certos modelos vendidos.

O "empréstimo" do Kinetic Design da mesma foi tão canastrão que chega a ser assustador.

Pois mas lembram-se das saídas de ar do Opel Astra e o seu desenho , agora olhem para as do Ceed actual ,quem inspirou quem? O picanto não é um modelo no geral bem conseguido e diferenciado da restante concorrencia? o Sportage que segue o desenho do Sorento tem algo comparavel ao mesmo no seu segmento? o Soul tem algo comparável na concorrencia ? todos estes modelo e mais recentes da Kia são copias de algum em especifico ? Penso que não , agora se vão buscar ideias a outros , eu pergunto mas isso não é o que todos fazem actualmente . e quando surge uma boa ideia e o publico adere positivamente e num mercado auto que mal elabora pode levar a muitos e muitos milhões de prejuízo , penso que o risco por parte das marcas tende a ser minimo nesta variante .

No entanto e apesar de gostar do aspecto geral do novo Ceed não deixa de desiludir pois tem ali muita coisa de outros modelos . Mas neste caso em especifico que enunciei em cima noutro post a evidencia pela foto fala por si... já agora lembram-se das saidas de ar da consola central do Astra ? Agora vejam as do Ceed actual e digam-me quem inspirou quem ...

No entanto peço desculpa pois sei que cometi uma heresia dizendo que as marcas europeias podem "copiar" asiaticas!! Neste caso em particular a VW!

Não sejas assim, o Cee´d foi desenhado na Alemanha, por isso é mais que natural que tenha inspiração no modelo que mais vende lá, não achas?! Ou Será que estou a ser herege?!

Os tais pormenores que referiste (e neste momento o Golf é o VI e não o V).

Vamos por partes , o Ceed saiu quando estava em comercialização o Golf V certo , logo o VI e VII apesar de meros facelift , os detalhes que fiz notar serão naturalmente mais influenciados por terceiros , e não algo que o Golf inventou.....[;)]!

Já agora a pós uma breve pesquisa p Astra da anterior geração esse sim deve ter sido a inspiração do Ceed nessa linha de cintura ....

Última edição:
Vamos por partes , o Ceed saiu quando estava em comercialização o Golf V certo , logo o VI e VII apesar de meros facelift , os detalhes que fiz notar serão naturalmente mais influenciados por terceiros , e não algo que o Golf inventou.....[;)]!

Já agora a pós uma breve pesquisa p Astra da anterior geração esse sim deve ter sido a inspiração do Ceed nessa linha de cintura ....

Como é que sabes se o VII é um mero restyling... Se nem o viste?

E o VI é mais que um mero restyling. [;)]

Já agora, as linhas de cintura:

Vw_golf_1_v_sst.jpg

1.jpg

golf.jpg

213047200a8877626759l.jpg

269793.jpg

5VWGolffirstpictures.jpg

Nota-se uma evolução dessa linha que esteve quase sempre presente, estanto mais dissimulada no mk4 e mk5.

[;)]
Como é que sabes se o VII é um mero restyling... Se nem o viste?

E o VI é mais que um mero restyling. [;)]

Já agora, as linhas de cintura:

Nota-se uma evolução dessa linha que esteve quase sempre presente, estanto mais dissimulada no mk4 e mk5.

Exacto foi o que disse[;)] .

Os meros facelift refiro-me a evolução natural de um golf(muito timida) em termos de design!

O Scirocco ou o Eos são consideravelmente díspares de um Sharan...

Voltar
Superior