Golf 4 - comportamento

O Golf IV pode não ser perfeito, e garantidamente não o é.. Tem defeitos que a marca foi limando nas seguintes gerações.. Mas de um modo geral é um óptimo automóvel.. É sólido e bem construído.. Há muito exagero por parte de muita gente cá no fórum.. Estão sempre a falar do rubber touch.. Pá, é verdade.. Mas isso é um defeito menor.. Um pano MF e um APC, toca a esfregar e aquilo sai tudo.. Fica o plástico liso, sem nada.. Não é isso que vai fazer com que um carro seja logo um lixo.. Também se falou no forro das portas descolar, assim como o forro do tejadilho.. Quanto ao forro das portas, depende.. Há Golfs que sim, descolam, outros que não.. Não há regra para isso.. Depende das condições a que o carro foi sujeito ao longo dos anos.. Humidades, sol, etc.. Há milhares de carros em que esse problema não acontece.. No que toca ao forro do tejadilho, isso sim é um problema mais usual de todos os carros do grupo daquela geração.. Mas no fundo, isto são problemas completamente simples e relativamente baratos de resolver, além de que não são um exclusivo do Golf IV nem dos VAG em geral.. Acontece a milhões de outros carros de outras marcas.. O problema do switch das portas, isso sim.. É uma realidade.. Mas algo também de resolução simples e barata.. Se todos os problemas fossem esses.. Agora algo que alguém referiu e que discordo completamente é dos bancos deformarem.. O quê? Se todos os carros tivessem bancos tão resistentes e firmes como os VAG naquela altura, era uma maravilha.. Quando se vêm carros com os bancos deformados ou rotos, ou seja o que for, é porque o carro já tem uma porrada de kms em cima que mais vale nem pensar nisso.. O pessoal vê o carros à venda com 200000 e tais.. Para esquecer.. VAG s são provavelmente os carros mais martelados na quilometragem que existem.. TDI generalizou-se de tal forma naqueles tempos, que umas coisas conduziram a outras.. Generalizou-se o fanatismo pelo grupo, generalizou-se as importações, generalizou-se a inflação dos preços no mercado de usados, generalizou-se o acesso a ferramentas baratas, fáceis de trabalhar, e acessíveis até para o mais leigo, ferramentas essas que permitem martelar a quilometragem.. Até no tunning dos motores a coisa se generalizou.. A procura foi e continua a ser tanta, que quem produz e fabrica os componentes continua a disponibiliza-los.. Os preços desses componentes por consequência tornou-se na generalidade barato.. Ou seja, entrou-se de tal forma num ciclo vicioso de generalização que ainda nos dias de hoje esta realidade está mais que presente..

Não sei. Comenta o que quiseres.
Já trouxeste à discussão o Golf do I ao V, o Fiesta, o Ibiza, a BMW, um Ferrari... Sei lá o que mais.
Mas se os outros trazem outros carros à discussão... Ah e tal que assim não pode ser.

Mas vá... Eu queria destacar no video, o facto do 205, não chegar para um Golf II.
Como andaram aí a dizer que bastava o 205 para limpar o IV, e afinal não chega para o II. [:D]

Ah, ok, não estava a perceber. Na sequência da discussão, como se falava do IV e puseste vídeo do golf II não estava a perceber.

O golf II GTI é por muitos considerado o melhor GTI da VW enquanto outros preferem o I. De qualquer forma, diz muito dos méritos sobretudo do chassis do Golf II e por isso vídeo não é uma verdadeira surpresa.

Última edição:
Até fui eu que meti o video.

Não tanto com o intuito de comparar especificamente o Golf II com o 205 GTi mas principalmente porque se fala não só neste tópico mas é assunto mais que debatido que os carros franceses nessa época eram reis e senhores a nível de comportamento perante a concorrência.

Não me vou pronunciar especialmente sobre esse assunto, mas é curioso ver que o 205 GTi (existe um video mais completo e aparentemente é o 1.9, acho que de 120cv), fica atrás de alguma concorrência, especialmente de alguns japoneses que curiosamente têm a fama de mau comportamento.

Claro que existem vários factores e um video é apenas um video mas não deixa de ser curioso.

Gostos não se discutem, obviamente, mas acho que isto é um profundo exagero. Considero até, que na geração em que se inseriu (e eu vivi esse tempo mesmo na altura em que ligava muito a carros), o Golf IV era o carro que "todos" queriam. Acredito que o "factor tdi" tenha tido uma grande influência neste aspecto, mas o carro em si era um produto que a larga maioria das pessoas gostava. Mais tarde apareceu a questão do rubber touch, fechaduras, vidros eléctricos, entre outros provavelmente. Agora fala-se de dinâmica fraca. Enfim, podemos falar de tudo, mas na época era um carro de sucesso e isso foi bem visível nas vendas.

Quanto à mecânica do 1.6 ser fraca, só posso discordar redondamente.
Pra mim, um carro que bebe 1l de oelo a cada 1000km nao pode ser grande coisa... mas isso sou eu a falar.

Até fui eu que meti o video.

Não tanto com o intuito de comparar especificamente o Golf II com o 205 GTi mas principalmente porque se fala não só neste tópico mas é assunto mais que debatido que os carros franceses nessa época eram reis e senhores a nível de comportamento perante a concorrência.

Não me vou pronunciar especialmente sobre esse assunto, mas é curioso ver que o 205 GTi (existe um video mais completo e aparentemente é o 1.9, acho que de 120cv), fica atrás de alguma concorrência, especialmente de alguns japoneses que curiosamente têm a fama de mau comportamento.

Claro que existem vários factores e um video é apenas um video mas não deixa de ser curioso.
O pessoal vai dizer que isso é treta blabla os videos do Best Motoring são tendenciosos etc etc.

Bom resultado do Pulsar e acho que o concorrente dele o 323 (nunca conduzi) ainda era melhor a nível dinâmico, pelo menos nas versões de topo GTI-R (Pulsar) e GTR (323) o Nissan levava a melhor a nível de motor e o Mazda no comportamento.

Falando em experiência pessoal coloco o meu primeiro carro, um japonês (323F) em excelente plano no que toca a dinâmica.
Fiz imensos kms de serra nele e mesmo com a falta de juízo dos 18 anos foi carro que nunca me atraiçoou, ágil e acima de tudo muito previsível de reacções, pela noite fora e com estrada desimpedida e feito parvo chegava a entrar tão depressa em curva que o carro fazia o apex e saia da curva a derrapar nas 4 rodas em simultâneo atingindo o limite de aderência dos pneus.:sh)

Nessa época tinha outros carros para conduzir, franceses por acaso e nunca escolhi nenhum em prol do 323F para essas aventuras...

Pra mim, um carro que bebe 1l de oelo a cada 1000km nao pode ser grande coisa... mas isso sou eu a falar.

Isso é mais característico dos VP do que dos PD.. Os meus ( e ainda bem.. ) não gastam uma gota de óleo entre cada mudança de óleo..
Mas ainda assim, é isso que faz dos TDI maus motores? É uma característica menos boa.. Verdade.. Mas ainda assim.. Conheço quem tenha medido a compressão dos cilindros em VPs com mais de 500000 kms, e a mesma estava quase que igual a um motor novo.. Por isso.. Já dá para veres até que ponto isso não significa nada.. Aliás.. Os que consomem tipicamente mais óleo ( VPs.. ) curiosamente das vezes que conduzi, neste caso o VP110 deu-me sempre a sensação de ainda conseguirem ser mais disponíveis a baixas rotações que os PD.. Os PD acordam ali já perto das 1900 RPM.. Aí sim o motor dá tudo o que tem para dar em termos de binário.. Mas os VP não.. Ali perto das 1200 RPM mexem-se mesmo extremamente bem.. Talvez isto se deva ao facto dos VP terem uma taxa de compressão mais elevada.. Isto aliado ao facto das caixas dos VP110 serem por norma super curtas.. Temos motor extremamente difícil de bater no que toca a agradabilidade de condução a baixas rotações..
Por isso.. Estar a falar por falar, isso não..

Essa do GTI TDI já me deu muito gozo [:)]

Quantos a dizer que aquilo era um GTI a serio , depois ligavam o motor e ... aquele matracar do tdi inconfundivel e mesmo assim a dizerem que aquilo era um GTI e todos babados [:p]

E primeiro que lhes fizesse acreditar que aquilo era apenas uma versao de equipamento vai lá vai ...

Em relaçao ao GTI de facto foi o pior gti feito , aquilo devia de ser conhecido apenas pela sigla 1.8 T como nos Audis . Visualmente nada demais se evidenciava como um GTI .

Isso é o 1.4 e só quando os segmentos estão nas couves.

Os 1.4 e 1.6 eram fracos em relação à concorrência, principalmente Japonesa, tanto a nível de fiabilidade como a nível de desempenho.

Em termos globais o Golf IV era um carro bastante bom, mas pelo preço que custava, eram uns bons milhares de Euros mais caro do que a concorrência, tinha obrigação disso mesmo.

Última edição:
Os 1.4 e 1.6 eram fracos em relação à concorrência, principalmente Japonesa, tanto a nível de fiabilidade como a nível de desempenho.

Com o 1.6 de 8v que tive no III, no IV e no A3 não foi essa a minha experiência. Pelo contrário nos três casos com perto de 100.000kms em cada não ocorreu o menor dos problemas.

O Golf IV é um caso curioso, parece que passou de bestial a besta.
Foi o Golf mais desejado e a geração que maior superioridade e distinção teve relativamente à concorrência aquando do seu lançamento, subiu imenso a parada. Era caro, mais caro que os outros, mas o povo pagava alegremente essa diferença porque era cool ter um Golf com as 3 letrinhas mágicas na bagageira que andava muito e não gastava nada. [:D]

O pessoal critica o desenho sem sal mas essa é uma das razões para o sucesso do carro, nenhum outro carro do segmento dava uma sensação de solidez, segurança e qualidade como o Golf IV, conseguindo ainda hoje ter um desenho bastante digno, não dando aquela sensação de carro velho e podre como alguns do seu tempo.
Peca pelo uso abusivo do rubbertouch (mal que outros que se lhe seguiram também sofrem) e de outras falhas ao nível da fiabilidade que afecta outros carros do Grupo VW mas que não sei porque não se fala.

Tudo dito! [:cool:]

Com o 1.6 de 8v que tive no III, no IV e no A3 não foi essa a minha experiência. Pelo contrário nos três casos com perto de 100.000kms em cada não ocorreu o menor dos problemas.

Por vezes fala-se das coisas com muita ligeireza[;)]

Eu também fiz muitos kms com o 1.6 e nada a assinalar, a não serem maleitas da idade, comuns a qualquer outro motor/carro.

Também conheço bem os japoneses, no geral mais pontudos e económicos nas suas versões com mais cv´s.

No geral o 1.6 é um motor que alinha na bitola dos restantes se não nos fixarmos nos números da ficha técnica... O 1.4, apenas convivi com um de perto e de facto consumia algum oleo, mas sempre rodou bem graças à sua caixa curtíssima.

Cump.

Para mim também não, entenda-se, só não gosto de generalizações. Se o 1.4 teve essa fama (merecida, diga-se), já o 1.6 apenas se ouvem alguns casos pontuais, e o ditado diz que uma andorinha não faz a primavera.

Em termos globais o Golf IV era um carro bastante bom, mas pelo preço que custava, eram uns bons milhares de Euros mais caro do que a concorrência, tinha obrigação disso mesmo.

Consigo concordar contigo na questão da fiabilidade em relação aos japoneses, simplesmente porque estes, foram uma referência neste aspecto, nesta altura (agora não faço ideia). Mas isso não quer dizer que o 1.6 fosse mau a nível de fiabilidade. A minha opinião é a de que foram muito bons nesse aspecto. Quanto ao desempenho, e para o que havia na época, não vejo como fossem pior do que a concorrência. Certamente que havia motores mais performantes como o 1.6 da Alfa Romeo, p.e., ou o vti da Honda, mas 1.6 com 101 cv (8v) era um motor muito redondo na sua utilização. Tinha umas baixas muito aceitáveis para um carro a gasolina, acordando mais a sério a partir das 3500 rpms, e facilmente se colocava nos 160/170 se isso fosse o pretendido. Daqui até aos 190/200 já tinha mais resistência, mas em plano chegava a passar de 200 de ponteiro.

Consigo concordar contigo na questão da fiabilidade em relação aos japoneses, simplesmente porque estes, foram uma referência neste aspecto, nesta altura (agora não faço ideia). Mas isso não quer dizer que o 1.6 fosse mau a nível de fiabilidade. A minha opinião é a de que foram muito bons nesse aspecto. Quanto ao desempenho, e para o que havia na época, não vejo como fossem pior do que a concorrência. Certamente que havia motores mais performantes como o 1.6 da Alfa Romeo, p.e., ou o vti da Honda, mas 1.6 com 101 cv (8v) era um motor muito redondo na sua utilização. Tinha umas baixas muito aceitáveis para um carro a gasolina, acordando mais a sério a partir das 3500 rpms, e facilmente se colocava nos 160/170 se isso fosse o pretendido. Daqui até aos 190/200 já tinha mais resistência, mas em plano chegava a passar de 200 de ponteiro.

Em muito devido a ser um 8v e como tal ser melhor em baixas ... e em altas já sofrer um pouco .

Mas sempre é muito melhor que o mau 1.4 em todos os aspectos

Em Março de 1975 (já lá vão 40 anos e 9 meses) foi apresentado o 1º golf GTI com 1,6 e 110 cv para apenas 810 kg.

Se 20 e tal anos depois os 1,6 só tinham 100 cv foi apenas por opção da marca. Aliás na geração III havia um 1,6 com 75 cv

Voltar
Superior