Futuro Citroen 2CV (?)

Eu sei que a fábrica da Madrid estava à rasca para um novo modelo...mas produzir um modelo destas premissas aí?

Já me faz confusão terem decidido produzir o 301/C-Elysee em Vigo.

Depois a PSA admira-se de ter níveis de rentabilidade miseráveis.

O 301/C-Elysee têm os mercados emergentes como alvo, e como a Renault demonstrou com os Dacia, nesses mercados, curiosamente, não é propriamente necessário um preço acessivel, pelo que a margem de rentabilidade chega a rivalizar com a de alguns produtos premium.

Se a Dacia tornou-se num poço de rentabilidade, que nem a marca Renault, Nissan conseguem almejar, seria de esperar que outros construtores se tentem colar a essa estratégia.

Poderão ser percebidos como low-cost na Europa, com preço correspondente.
Mas em outros mercados, o preço base é bastante superior, como na América do Sul, onde vendem estes produtos a preço de ouro.

Se a Citroen com este sucessor conceptual do 2CV conseguir puxar dos mesmos argumentos, poderá tornar-se uma verdadeira mina de ouro para a marca.

Faz sentido.
Mas a aposta que eu vejo, ainda recentemente com a aposta em novas tecnologias para o C3 II e a nova Picasso, diria que essa politica ainda não está em marcha pelo que será de esperar que eles apliquem essa politica a médio/longo prazo, e visto assim, o 301 até poderia ter lugar no "nosso" mercado.

Já agora:

citroen-c4-picasso-1.jpg

2013-Citroen-C3-facelift-1.jpg

Última edição:
O 2CV é uma marca muito forte. É um dos automóveis mais míticos e importantes no séc XX e por isso acho que é um desperdício gastar o nome num modelo low cost.

Até concordo que a PSA crie um modelo low cost com as premissas do 2CV original mas não concordo que lhe coloque o mesmo nome.

É verdade que o Beetle foi um fracasso mas a FIAT demonstrou o contrário.

A FIAT demonstrou como a marca 500 garante tanta rentabilidade devido ao aproveitamento genial do conceito premium. Tudo depende da essência do produto.

Penso que o DS2 deveria ser o novo 2CV.

Baseado no Revolt seria um sucesso.

[br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)]

Estás a ver a coisa de um ponto de vista europeu.
E a Europa é uma trampa de momento. Mercado continua a cair, margens reduzidas a nada...
A PSA, tal como ela tinha definido antes, tentará não estar tão dependente deste continente e irá procurar outros mercados.

Apesar deste modelo estar a ser anunciado como sucessor do 2CV, acho que não devemos levar a coisa tão literalmente.
A Citroen disse que não faria retro e a questão da sucessão seria mais do ponto de vista conceptual e não formal.
E do ponto de vista conceptual implica simplificação e minimalismo.
No que toca à forma, e se eles mantiverem a referência C-Cactus, até teremos um modelo que de 2CV não terá mesmo nenhum traço.
E isso até é bom.

De momento, ainda nem se sabe o nome, mas dúvido que seja 2CV

A Dacia tem 1/2 dos custos laborais na Roménia e 1/4 em Marrocos do que a AutoEuropa tem em Portugal. A comparação com Espanha ainda é pior.

A PSA andar a produzir modelos cujo baixo custo de produção é um dos principais objectivos, em Espanha, para espalhar fundamentalemnte pelo Euromed não faz grande sentido a não ser ter que manter fábricas abertas ou com determinado nível de produção por "outras" razões, nomeadamente políticas.

Na América do Sul vende-se produção local, há uma rentabilidade muito própria...

Faz sentido.
Mas a aposta que eu vejo, ainda recentemente com a aposta em novas tecnologias para o C3 II e a nova Picasso, diria que essa politica ainda não está em marcha pelo que será de esperar que eles apliquem essa politica a médio/longo prazo, e visto assim, o 301 até poderia ter lugar no "nosso" mercado.

322211233721_.JPG

322211233943_.JPG

3222112341172_.JPG

Aparentemente, marcha-trás num novo 2cv.

Esta semana vi um Dacia Spring ao vivo. Fez-me lembrar o 2cv em porte, não era difícil chapar-lhe a silhueta.

Havia de vender alguma coisa, mas parece que não se querem dar ao trabalho - ficam a apodrecer a fazer cópias em triplicado ou quadruplicado de originais meh ...

Voltar
Superior