citação:Árbitro suspenso protesta em frente à sede da Federação lusa
Lisboa, 28 Nov (Lusa) - O árbitro Luís Leão Rodrigues (foto) protestou nesta terça-feira em frente à sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) contra a suspensão de quatro meses de que foi alvo após ter denunciado suposto tráfico de influências envolvendo classificações de juízes.
"Não pactuo com estas coisas. Já em 2000 tinha alertado para situações como esta e nunca ninguém mostrou interesse, já que sou um árbitro regional e para os outros não tinha valor", afirma Rodrigues, dirigindo críticas ao presidente da FPF, Gilberto Madaíl, e ao Conselho Disciplinar e de Justiça do futebol luso.
"Eu denunciei que as promoções dos juízes eram feitas não segundo o mérito, mas por influências, e por isso fui punido", acrescenta o árbitro, que possui 16 anos de carreira.
Denúncias
Rodrigues afirma que foi suspenso por "não pactuar com o sistema" e por ter dado uma entrevista a um jornal expondo a situação. Depois, em 28 de outubro, quando falou com a emissora TVI, foi, igualmente, alvo de um processo por parte da FPF.
O árbitro suspenso explica que tem em seu poder imagens que mostram o pai de um árbitro, que pertence ao Conselho de Arbitragem da região de Aveiro (noroeste), falando com os observadores que estavam avaliando seu filho com o intuito de melhorar a nota dele.
"O que é certo é que aconteceu aquilo que eu temia. O árbitro em questão ficou em primeiro (no ranking) e eu desci de divisão", declarou.
O juiz, que trajava o uniforme oficial da arbitragem portuguesa, com uma tarja preta escondendo o símbolo da FPF, sente-se revoltado por suas denúncias não terem sido levadas a sério e por terem lhe custado promoção na carreira.
"Podia ter ido mais longe, mas por ter feito as denúncias...", argumenta, considerando que o mundo do esporte precisa de pessoas novas, para que a situação melhore.
Felipão
Rodrigues criticou ainda o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, da seleção lusa, reiterando que Felipão devia "treinar e não dar moral ao presidente da FPF", Gilberto Madaíl, que não escapou do protesto.
"Madaíl, estás cansado. Larga o cargo. Estamos fartos de ti", dizia um de seus cartazes.