Fusão PSA / FIAT

Juntar o melhor de dois mundos.

Se fosse bem pensado podia dar bem, se nao podia dar asneira.

A FIAT beneficiava com as maiores vendas e maoires lucros a curto prazo vindos da PSA, assim como a sua capacidade fabril para criar motores a mais baixo custo, a PSA beneficiava da aproximaçao de tecnologias que lhe iriam custar muito dinheiro se as tivessem que desenvolver sozinhas e que ja existem no grupo Fiat, alem de evitarem a Bosch e melhorarem a Magneti .

Entao teriamos

Citroen e Lancia em conforto e requinte

Fiat generalista e um bocado de cada

Peugeot, Alfa em desportividade e condução

Maserati desportiva e Ferrari exotica

Ainda falta uma de luxo de topo...Panhard ?

Última edição:
Esta união se acontecer vai dar merd.a

A PSA nunca mais vê um tostão meu.

Nem todos nos podemos dar ao luxo de passar ao lado de um produto por implicância clubística.

Se só comprássemos com o coração, sem olhar ao €, o panorama era este:

mulheres até 35 anos - Mini, SLK, Z4, TT, Fiat500, 207CC etc
mulheres após 35 - SLK, Z4, TT, X3/X5, Q5/Q7

homens até aos 40 - 335d para a semana e gallardo spyder ao fim de semana
homens após os 40 - S320CDI pack AMG para a semana e SL65AMG para o fim de semana

[;)] (não vamos entrar em off-topic pois acredito que as escolhas da malta até sejam outras)

Última edição:
Completando o meu Post de ontem e lanço o desafio a todos para termos um panorama da globalidade dos dois grupos:

PSA - detida em 30% pela família Peugeot:
- Peugeot
- Citroen
- Faurecia (lider europeia de componentes auto)
- GEFCO - logistica

FIAT - Capital detido na maioria pela família Agnelli (a mais pedoresa de Itália, comprada à familia Kennedy)
- Fiat
- Alfa Romeo
- Lancia
- Fiat PowerTrain
- Magnetti Marelli
- Iveco
- Ferrari
- Mesaratti

Agora... preencham o que falta

Bah eu sou contra a fusão, preferia uma aliança estilo renault -nissan, uma fusão vai implicar o que? terem acesso a tecnologias comuns? Que motores ia ser utilizados a nova geração de mjet,tjet e multi-ar que vão chegar a partir de 2010? Poderem interferir no design e partilharem componentes estilisticos?

Acho que uma fusão é mt radical mas também acredito que a PSA tem medo de perder a identidade e até de ser de certa forma "comida" como foi a gigante GM quando fez o acordo com a FIAt,foi comida de cebolada [:D].

Que partilhem chassis já é mt bom, agora tecnologia e componentes não, por favor espero um dia não ver aquelas miniaturaas de manetes de piscas horriveis e aquela pata de urso para comandar o radio que a psa e renault utilizam nos carros Italianos.E não considero aos piscas dos italianos nada de mais,alias até me irrito com eles de certa forma,deviam era ser todos com os da Opel, não ficam no sitio vão e voltam tipo joystick.[:cool:][:)][:D][:p]

Podem muito bem levar uns tostões meus. E nem me importo que partilhem componentes do interior. Confesso que a única coisa que não me seduz nos Fiat é o design dos interiores, que me parece ter mudado pouco ao longo dos anos (nem me queixo dos plásticos duros, porque sei que são duráveis).

Não sei se falas com conhecimento de causa (i.e se eles já anunciaram alguma fusão) ou se é apenas wishful thinking mas via com bons olhos uma fusão entre estes construtores.

A Peugeot, Citroen e Fiat concorrem no mesmo segmento de mercado: carros baratos, acessíveis, maioritariamente para um público jovem.

O grupo PSA tem - a meu humilde ver - uma grande vantagem em relação aos Fiat que consiste no conforto. Quer queiramos quer não, os franceses sabem construir carros confortáveis, de boa qualidade de construção interior. Eu sei disso porque a maior parte dos carros que passaram lá em casa foram franceses (Renault 5, 19, Laguna, Peugeot 206 e Clio III) e a nível de conforto nada os bateu.

O grupo FIAT beneficia de uma restruturação recente que o relançou no mercado depois de muita gente ter vaticinado o seu desaparecimento. Neste momento os seus automóveis primam pela primeira linha de qualidade (apesar de nem toda a gente lhe reconhecer méritos) embora ainda não tenham batido os rivais germânicos. Em todo o caso, na perspectiva de uma pessoa que já conduziu tanto o VW Polo como o Grande Punto, considero o Grande Punto um carro superior (embora ainda considere o Golf e A3 superiores ao Bravo). Portanto, nos carros de segmento baixo a Fiat domina. Tem motores fiáveis, robustos, qualidade de construção e são carros feitos para durar. Apenas pecam por uma coisa: uma certa falta de qualidade dos materiais interiores (plásticos no tablier sobretudo) e a caixa de velocidades (que nunca consegui apreciar, parece-me pouco precisa).

Unindo a PSA e a FIAT teriamos certamente automóveis de segmento baixo de elevadíssima qualidade a um preço acessível.
E a PSA com o Grupo FIAT também ia receber umas boas indicações para os 60x e citroen C5/6 através da maseratti[br:)]... mas nem sei que pensar dessa noticia, por um lado acho que era uma boa fusão, por outro acho que faria mais sentido a FIAT se juntar a um grupo com fraca prestação no segmento baixo(mercedes, BMW, etc) e assim complementar a oferta dessa mesma marca.

E a PSA com o Grupo FIAT também ia receber umas boas indicações para os 60x e citroen C5/6 através da maseratti[br:)]... mas nem sei que pensar dessa noticia, por um lado acho que era uma boa fusão, por outro acho que faria mais sentido a FIAT se juntar a um grupo com fraca prestação no segmento baixo(mercedes, BMW, etc) e assim complementar a oferta dessa mesma marca.

Era mais lógico, mas apesar de tudo acho que uma aleança ou joint-venture seria preferível á fusão.

Ou então criarem uma sociedade comum em que os grupos PSA e Fiat teriam uma participação, um pouco como a Renault-Nissan

Última edição:
Os Multijet da FIAT são superiores aos HDI da PSA, desdo o 1.3 JTD até ao 2.4 JTD

Nos motores a gasolina, poderá beneficiar da tecnologia vinda da Ferrari e da propria FIAT, com a contribuição da Magneti Marelli

De facto, a oferta actual dos motores italianos em ambas as motorizações são mais alargadas na oferta na relação potência vs cilindrada, a qualidade e fiabilidade é bastante postiva em ambas as marcas.

Depois de confirmada a aliança estratégica global com a Chrysler, surgiram, esta quinta-feira, rumores de que a Fiat poderá avançar para a fusão com o Grupo PSA Peugeot/Citroen. Segundo o diário Italiano «La Repubblica», a família Agnelli, fundadora da marca, está a ponderar o aumento de capital em cerca de 2 mil milhões de euros, através da holding Exor, que detém 30% da Fiat e que também pertence à família Italiana. O objectivo é estabelecer uma participação significativa no grupo que pode ser formado entre as empresas.

Também o diário «Il Sole 24 Ore», na sua edição de hoje, avança que a Fiat está a tentar conseguir uma linha de crédito de cerca de 5 mil milhões de euros, o que seria suficiente para adquirir o grupo Francês. Caso se concretize, o grupo Chrysler-Fiat-PSA tornar-se-ia no terceiro maior construtor mundial de veículos, atrás apenas da Toyota e GM.

Recorde-se que em Dezembro, Sergio Marchionne, CEO do grupo Italiano, revelava que a união com outros construtores seria o único caminho de forma a manter a Fiat competitiva no mercado mundial. A juntar a isso, os dois grupos europeus mantêm parcerias desde 1978, como a joint-venture para a produção de comerciais, entre os quais os Citroën Nemo, Fiat Fiorino e Peugeot Bipper.

Em http://www.autoportal.iol.pt/noticia.php?id=1035260&div_id=1660

:rolleyes:

A m*erda junta-se toda et voilá[:D]

a única que fica a perder é a Peugeot que até tem boa imagem.

O raio dos italianos nem sequer conseguem manter uma companhia aérea renável querem agora liderar o 3 maior constructor automóvel. Vai ser giro.

Última edição:
A m*erda junta-se toda et voilá[:D]

a única que fica a perder é a Peugeot que até tem boa imagem.

O raio dos italianos nem sequer conseguem manter uma companhia aérea renável querem agora liderar o 3 maior constructor automóvel. Vai ser giro.

Realmente da maneira como passa o tempo a dizer mal da Fiat em todos os tópicos, deve ter comprado um Fiat a um sucateiro e depois admirou-se da má experiência mas por 500Euros não consegue comprar um carro.

Agora a sério,já que não respondeu no outro tópico esclareça-nos: Vende automoveis de que marca? Chineses? Trabant? Wartburg?

Voltar
Superior