Fun Car - O que comprar...

Bem, aqui ficam os meus 5 cents

N me tinha apercebido q a conversa na 5f sobre isto era seria, senao tinha dado a minha modesta opiniao.

Cmo sabes, andei a ver alguns, e n tenho visto mais por falta de tempo e pq provavelmente vou direccionar os esforços financeiros pa outra coisa.

Embora ja tenha virado mais a minha atençao para coupes cabrios e n propriamente rodsters, deixo a minha ideia do q procurei na altura. N serão os melhores, mas dentro de uma irracionalidade, sao os mais racionais em termos de preço/fiabilidade/retoma.

SLK 230 Kompressor
+ confortavel, boa retoma, há mtos, o motor é um fascinio em força, tem a vantagem de ter tecto rigido.
- É um dos mercs (1ª geração) c mateirais piores (pele), n é um roadster hard-core( embora dps de andar num c kit amg...), o kompressor bebe 11l é uma media verdadeira.

mr2
+ optimo comportamento (talvez puro demais para mim), bom preço, fiabilidade toyota, há poucos
- há poucos, habitaculo minimo, n dá bem para passear só quer ser conduzido

Spider
+ é lindo, é lindo, motor turbo no gtv, é lindo, é lindo, preço decente
- estigma alfa, ha poucos, consumo, só há o 2.0 150 cv q dá pa brincar

S2000
+ motor, retoma, fiabilidade honda, estetica, icone como automovel, nca conduzi por isso n me alargo
- puro e duro, preços elevados, n há mtos, boa retoma

z3
+ bom preço, há mtos, tecnologia bmw, desenho roadster classico
- mto apertado, patinho feio da BMW, 6 cilindros há pcos, c hard-top fica feissimo

speedster
+ fantastico
- n há pa venda

TT
+ parecido c o slk, ha mtos, estetica exclusiva, qualidade, motor c força, retoma, sistema quattro
- n transmite um feeling desportivo menos q o slk, eu gosto mas parece-me q n é o q queres

Dos q equacionei, cheguei há cnclusao q dos parametros q para mim sao mais importantes, os melhore negocio são:

slk
z3
mr2
s2000

n necessariamente por esta ordem

cmo sabes n gosto do miata, por isso n é nem nca foi hipotese ate pq tem um preço estupidamente alto no mercado de usados especialmenbte qdo comparado c os seus concorrentes japoneses.

já agora, andei num lexus sc430, e pela 1ª vez andei num carro ao nivel do sl em luxo, conforto e sensação de q temos sorte na vida. Pena n ser tao bonito.

Para mim viráprovavelmente um dos 1ºs CLK cabrio (conforto, sobriedade, elegancia, motor solicito e segurança), caso n use o dinheiro pa outra csa mais racional, mas agora nem tempo tenho pa pensar nisso.

Até lá viva o 106 GTI, q continua a envergonhar mta gente na cril.

Última edição:
spider%20renault.jpg

Muito obrigado a todos pelas sugestões dadas até agora...muitas vão de encontro ao que pretendo...o que só baralha , mas eu decido-me rápido (ouviu sôr Nitro )

Ontem no cafézinho aproveitei para ouvir alguns dos amigalhaços e as opiniões são similares.

Divido em 4 grandes grupos:

1 - Carros mais old school, mas que pelo seu significado pelo seu carisma, e pela idade já se compram maquinões por este dinheiro -> Têm a vantagem de ser algo para manter, valorizar até quem sabe, e curtir à grande. Têm a desvatagem de serem mais dificeis de encontrar bons negócios, e principalmente de poder ter problemas de fiabilidade/idade.

Devido a esta desvantagem, e porque sou muito sensível ao descanso que é dar À chave e saber que tudo funcionará sempre (já tive um Golf IV...chega-me ) fica colocada de parte...eu quero é um fun car que não me dê por isso dores de cabeça, poder contar com ele para andar para onde me apetecer.

Infelizmente isto elimina coisas espectaculares tipo MB SL, Boxters, Z3 (gostava mas tinha de ser com um motor à séria já agora 6...), Evos, 300ZX, M3...maquinões portanto!!!

2 - Carros mais racionais, não descapotáveis, mas com muito fun e que com poucos anos de idade se arranjam bem bons...falo dos Cooper S, S3, etc. -> São um caso sério a pensar, se bem que iria colocar de lado a ideia de ser descapotável e abrir muito o leque...ou seja ia-me baralhar muito mais

É o grupo que ainda me puxa, deixo em aberto para alguma grande oportunidade. Tipo: Paulo Raposo? Olha lá o Cee'd tão jeitoso...vende lá o ATR [br:)]

Mais uma vez muito obrigado pela disponibilidade confiança de quem ama o seu carro e passa as chaves para um amigo (sei que sabes que tenho algum juízo...obrigado [:D] ) ir dar uma volta com a miúda para lhe mostrar o que é um carro à séria, que berra, que dá kicks com passagem de vtec, etc.

Só me veio dar mais vontade de ter algo deste tipo pois é bem mais polivalente que um MX-5 e já dá um gozo brutal...

3 - Descapotáveis como lhes chamo "racionais". Ou seja derivados de berlinas, com 4 lugares. Falo aqui de um que me cativa, mas que acho não dar para o preço: Série 3 (328 [:cool:] ) cabrio da série anterior. Outros???

Um tal de mégane CC que nos tentaram impingir ontem. Tou no gozo, para o que oferece é 5* e não deixa de ser um cabrio com um toque de utilização "normal"

4 - Descapotáveis que por serem mais modestos têm preços mais em conta em anos relativamente novos...não queria algo do seculo passado(não só por problemas de velhice que não tou para aturar pois para isso tou feliz com a Avensis, mas também por coisas menos "actuais" como segurança passiva, equipamento que já damos por certo tipo AC que não dispenso)

Aqui incluo o MX-5, o MR2, Z3 (será que dará algo? é muito mais carro que os anteriores), S2000 -> raios se tivesse guita não havia sequer tópico...era este e pronto!!!

PS: Está por ordem crescente de interesse

Quanto ao guito, os 20mil é já a pensar no que conseguirei pela carrinha. Não tenciono gastar 1€ a mais no carro (Salvo grandes sonhos que apareçam) pois a ideia é mesmo a troca de uma coisa que me satisfaz por algo que me pode satisfazer mais isto porque a utilização que quero fazer muda em relação ao que a Avensis serviu.
Olá Nightlord,
Eu fui dos que leu o texto até ao fim(venha de lá a jóla[:D] ).
A minha opinião é simples,para alguem que já teve um CTR,ainda não ter exprimentado um Sk2 é CRIME!!![8b]
Nem que seja combinar com algum colega aqui do forum e tentar dár uma voltinha,mesmo que seja a pendura,ou mesmo tentar fazer um test drive na Honda.[:p]
Pra quem gosta realmente do prazer de conduzir uma maquina a serio,um brinquedo que tem o motor atmosferico com maior potencia especifica do mundo(120cv-1000cc)deixa marcas,ouvir aquele motor começar a "gritar" e fazer 8000RPMs com a maior das facilidades é fabulosoapr:) ,a mim bastou-me conduzi-lo por cerca de 1/2h para ficar fan e sinceramente quanto oiço falar em fun-car e pra mais descapotavel...não me vem outra coisa á cabeça em 1º lugar.[kiss]
É verdade que o teu "budget" não dá pra grandes aventuras,mas que raio,sempre são 20.000 aerios e tenho a certeza que se não fores preconceituoso e te deres a um bocadinho de trabalho,serás capaz de arranjar um negocio muito razoavel.[;)]
Portanto...S2000,dizes que não há muitos...bem,só na Autoscout há 109!!!...tomei a liberdade de ir buscar a lista dos que poderiam ficar no teu "price target":

http://eng.autoscout24.com/home/ind...=D&radius=0&zip=&carsperpage=50&action=Search

É verdade que não estou "por dentro" das tabelas de preços das legalizações,mas como só tem 2000cc de cilindrada e se já tiver uns 5 anitos é capaz de não ser nenhuma fortuna.
De qq modo a escolha é sempre tua,mas lembra-te um carro desses não se compra todos os dias e se vais comprar algo já semi-contrariado...
Ao menos faz-me esse favôr,antes de comprares seja o que fôr exprimenta o S2000,depois dizes-me qq coisa.[;)]
Um forte abraço.

M3 (E30 de preferencia, ou em alternativa E36), 635.
GTV6.
Porsche 968.
São os meus favoritos.
Para algo mais ousado SZ.
Nota que qualquer um destes, se o negocio de compra for no minimo razoavel, podem até ser considerados "investimentos"...

My 0,02€.

EDIT: So agora li o resto do topico, so tinha lido o post inicial lol
Anyway, qualquer destes carros faz 5/10k km por ano sem problemas.

Mais recentes, dos poucos que gosto é do 156 GTA... e a importar é capaz de se fazer a festa por preços interessantes

Última edição:
Mas o que gastas nestes carros vem sempre de volta numa possível venda
Tens algum exemplo real?
Regra geral restauros nunca dão dinheiro a ninguém a não que sejam feitos às três pancadas e depois vendidos como de qualidade ou se tiveres oficina própria, de resto...

IMHO, quem quer apenas usufruir sem grandes incómodos comete um erro grave ao comprar um carro antigo.

Última edição:
Tens algum exemplo real? Regra geral restauros nunca dão dinheiro a ninguém a não que sejam feitos às três pancadas e vendidos como de qualidade ou se tiveres oficina própria, de resto...

IMHO, quem quer apenas usufruir sem grandes incómodos comete um erro grave ao comprar um carro antigo.
Frase extremamente sábiaapr:) ,quem disser o contrario percebe tanto de automoveis como eu de cultivo de cogumelos.[:p]

Tanbem são hipoteses sim sr.,mas se não me engano ouvi o Nightlord a dizer que não queria nada do sec. passado,por isso acho que pretende algo já depois do ano 2000 e não propriamente da decada de 80.:rolleyes:

Correcto, eu antes tinha falado no Boxster e por isso era apenas para por o Boxster, mas depois achei interessante os 356...

[;)]

Tens algum exemplo real?
Regra geral restauros nunca dão dinheiro a ninguém a não que sejam feitos às três pancadas e depois vendidos como de qualidade ou se tiveres oficina própria, de resto...

Essa é a tua OPINIÃO, na prática comprei o meu AE por um valor X, já está a acabar o restauro, sempre em mecânicos, pintores e estofadores competentes, com material original, gastei um valor Y no restauro. Cada vez que saio com o carro oferecem-me dinheiro por ele e deixam-me papeis no para-brisas, e nunca foi menos que o X+Y. Tenho exemplos de amigos com M3, 320iS, Alfa GTV6 e um M635, nenhum perde €€€ que já é excelente
. Quanto à questão fiabilidade, estes carros eram feitos numa altura em que se ficava com o carro na familia e passava para os filhos, etc.,... Não são carros para reciclar 5 anos depois de serem lançados.

Essa é a tua OPINIÃO, na prática comprei o meu AE por um valor X, já está a acabar o restauro, sempre em mecânicos, pintores e estofadores competentes, com material original, gastei um valor Y no restauro. Cada vez que saio com o carro oferecem-me dinheiro por ele e deixam-me papeis no para-brisas, e nunca foi menos que o X+Y. Tenho exemplos de amigos com M3, 320iS, Alfa GTV6 e um M635, nenhum perde €€€ que já é excelente
. Quanto à questão fiabilidade, estes carros eram feitos numa altura em que se ficava com o carro na familia e passava para os filhos, etc.,... Não são carros para reciclar 5 anos depois de serem lançados.
Repara que o homem diz "usufruir sem grandes incomodos",isso tudo de restauros,estofadores,materiais de origem é muito giro mas é preciso ter "aquele bichinho" e se bem percebi o que o rapaz quer é ter o carro sempre disponivel para ir dár uma volta com a namorada á marginal,estás a perceber a diferença de espirito para alguem que se dedica a restauro de classicos?...[;)]

Cogumelos só daqueles frescos ou em lata,nuns bifinhos com natas.[:p]

Deixa me ver o que te posso elucidar !

Bem, para comecar sempre fui pouco racional quando compro um carro, vou muito pelo lado emotivo ! Tinha um civic a gasolina que fazia medias de 7 litros sem problemas, o custo da gasolina a aumentar como nunca e eu , PIMBA, compro um que faz 10 Lts de média , ao contrário de todos os concelhos que ouvi, que era agora que me convertia ao DieselMania ! [;)]

Primeiro, o Mx-5 ( e mesmo nesta versao de 1,8 ) nao é um carro de corridas nem nada identico ! É um carro mítico já, muito sobre valorizado no mercado e rapidamente se percebe porque: Nao há muitos Mx5 1.8 ( o 1,8 traz o Lsd de origem ) e acrescenta 25 cvs ao 1.6 ! Depois, é tudo o restante , o acordar um belo domingo de manha, retirar a capota ( 5 seg [;)] ), sair devagarinho com o motor ainda frio, a caixa de velocidades super, super curta e precisa e apreciar o mundo com outros olhos mesmo ! Ir ate a beira mar num dia de manha sem capota e algo que ate o fazermos , nao sabemos o bem que sabe, o relaxante que é !
Depois tens a outra faceta, vens para casa por uma boa estrada de curvas , onde sim, o mx5 esta no seu "outro" Mundo, com um comportamento delicioso em curva , insercao muito rápida, uma direcção que parece que fala connosco , sabes sempre o que o carro esta a fazer , a pisar e parece que tu e o carro sao apenas um ! Simplesmente, um encanto ! [br:)]

Manuntencao, o Mx5 e considerado um dos carros mais fíaveis e ate agora, nao tenho nada a apontar ( como tambem nunca tive no Honda ) , revisoes e gasolina ! Tem uma bagageira ate simpatica para o carro que é, levando 2 malotes jeitosos, mais que suficiente para umas férias a 2 ( e nunca a mais que 2 [:D] ) !

É um carro confortavel para o comportamento que apresenta (o meu actualemente esta mais baixo uns cms , ou seja perdi um pouquinho de conforto e ganhei ainda mais comportamento ) , mas nunca é um carro duro, o meu mesmo assim mantem um nivel muito satisfatorio de conforto !

Falta a faceta diversao ao volante, onde , por exemplo, uma rotunda deserta, o Mx5 driva de traseira duma maneira que ate pareces o [SIZE=-1]Tsuchiya ! Parece tudo simplesmente, fácil, demasiado fácil ..... E entao agora quando cai as primeiras chuvas, ali estou eu , de sorriso rasgado a brincar e provocar a traseira ... Em seco é igual , so que gasta muito mais os pneus [:)] Em suma, é um carro que simplesmente, espero nunca me desfazer , espero ter saude para quando e se precisar de fazer muitos kms anuais, comprar outro qualquer acessivel e manter o meu tapete de diversao na garagem, sempre pronto para a brincadeira ! Quando nao ando com ele, passo pela garagem e acho que ale até me pisca o olho [kiss] Vamos ???

estava aqui no emprego a olhar pro forum e uns colegas de trabalho perguntaram se tinha sido eu a escrever est post ...:)

se me permites faço das tuas as minha palavras
viva o 1.8 nb sport

Repara que o homem diz "usufruir sem grandes incomodos",isso tudo de restauros,estofadores,materiais de origem é muito giro mas é preciso ter "aquele bichinho" e se bem percebi o que o rapaz quer é ter o carro sempre disponivel para ir dár uma volta com a namorada á marginal,estás a perceber a diferença de espirito para alguem que se dedica a restauro de classicos?...[;)]

Cogumelos só daqueles frescos ou em lata,nuns bifinhos com natas.[:p]

O post inicial fala em passeios de fim de semana...
Um M3, M6 não serão os mais indicados, mas mais por uma questão de temperamento do que fiabilidade. Achas que depois de ter o carro restaurado, vou ter de o estofar todos os anos!? Ou desmontar o motor ao parafuso!?
Talvez daqui a 23 anos quando ele fizer 46, faça isso de novo!!! eheheheh
Tenho um amigo que tem um AE desde 92, e anda com ele todos os dias, tem 270Kkms, e a única coisa de monta que avariou... a panela de escape!!!! O resto, é óleo e filtrose as correias da ordem...
Se há coisa que eu me fartei de rir, foi quando desmontámos o carro e foi para o pintor, voltou 6 meses depois, montamos o motor, sem mexer em nada, rodas e chave e... à primeira!!!!!

Cogumelos, só se forem daqueles que vêm da Holanda!!! Alucinogénicos, são do best!!!

O Toyota AE 86 é um carro muito interessante e fiável, mas de facto já com uns bons anos.

Para alguém poder fazer algo do género do que relatas, é importante ter alguns contactos e até perceber alguma coisa de mecânica, etc. para não ser enganado.

Eu que também tenho um ou dois carros mais antigos que gostava muito de ter, tenho a perfeita noção de que para além de ser necessário ter mil cuidados na compra, tem que se garantir uma solução de assistência viável, em termos de preço e de practibilidade.

Creio que o Daniel quer simplificar, quer um carro que seja bom para passear e divertido de conduzir que não necessite de grandes intervenções ou que dê grandes preocupações.

O MX5 que já foi vendido, se estivesse bom, seria um tiro em cheio.

O Toyota AE 86 é um carro muito interessante e fiável, mas de facto já com uns bons anos.

Para alguém poder fazer algo do género do que relatas, é importante ter alguns contactos e até perceber alguma coisa de mecânica, etc. para não ser enganado.

Eu que também tenho um ou dois carros mais antigos que gostava muito de ter, tenho a perfeita noção de que para além de ser necessário ter mil cuidados na compra, tem que se garantir uma solução de assistência viável, em termos de preço e de practibilidade.

Creio que o Daniel quer simplificar, quer um carro que seja bom para passear e divertido de conduzir que não necessite de grandes intervenções ou que dê grandes preocupações.

O MX5 que já foi vendido, se estivesse bom, seria um tiro em cheio.

Com 20K€, não estava a sugerir um AE, claro que não, era antes um M3 E30, mas percebi que não era bem a onda do Nightlord...
Se um M3 E30, tiver sido restaurado ou bem mantido, não vai haver diferenças na manutenção da maioria dos carros sugeridos. É a mesma coisa, quer dizer, não é bem mesmo a mesma coisa o M3 tem corrente, e muitos destes têm correia... Se bem que o kit corrente custem 1000€ mais IVA...
Mas já percebi, que ele está mais virado para os roadsters...
Mas vai um conselho para quem se está a virar para os oldschool, o M3 é o carro a comprar, para além do Audi quattro coupé e o Merc 190 2.5-16

http://youtube.com/watch?v=DaK7KhQADSs

Voltar
Superior