citação:Originalmente colocada por JCR
Penso eu (não tenho a certeza) que determinados óleos não aguentando o castigo de um determinado motor a partir de alguma kilometragem em que começam a perder acentuadamente as suas capacidades devem perder viscosidade o que é capaz de provocar passagem do mesmo para as câmaras de combustão através dos segmentos ou do turbo, foi a única explicação que consegui imaginar e não faço ideia se está ou não correcta, o que sei é que o motor em causa levava 9,5 litros de óleo e por norma fazia 10.000 Km entre cada mudança, nesse intervalo descia do nível máximo apenas 2 ou 3 mm.
Com o óleo com que aconteceu o fenómeno da fumarada chegou ao nível mínimo ao fim de 7,500 Km, tive que o atestar até ao máximo e salvo erro levou cerca de mais dois litros de óleo para ficar novamente no máximo, quando tinha quase os 10.000 feitos com o óleo estava novamente quase no mínimo, voltei ao óleo anterior (que por acaso era da mesma viscosidade mas de outra marca) e nunca mais aconteceu nem a fumarada nem o consumo exagerado de óleo. Por isso julgo que no meu caso o problema da fumarada era originado pelo tipo de óleo, até pode ter sido outra coisa qualquer, não faço ideia, só sei que aconteceu como disse anteriormente.