Fritadeiras sem óleo

Que chato 😅…

O pessoal podia era começar a compartilhar as receitas, para air fryer ou forno, e em especial os temperos…

Olha, acabei de grelhar duas postas de salmão a 175° em 20min, virei as postas aos 10min.
Ficaram top, nem deu para tirar fotos [:D]

Amanhã vou arriscar nuns bifes panados

Olha, acabei de grelhar duas postas de salmão a 175° em 20min, virei as postas aos 10min.
Ficaram top, nem deu para tirar fotos [:D]

Amanhã vou arriscar nuns bifes panados
Bifes panados é algo que tenho curiosidade, normalmente fazemos sempre na frigideira com óleo, old school, suja tudo.

Depois conta como ficou sff.

PS - salmão em 20 minutos? Isso não ficou extremamente seco? Normalmente aqui são 8 a 10 minutos e nunca se vira, fica sempre com a pele para baixo.

Às vezes 8 minutos é curto e meto mais 2 minutos, mas mais que isso o salmão fica seco como uma viúva transmontana.....

A receita recomenda só 8 minutos....
f49984c64a4ea54b7e7bbf9839797ee2.jpg

Bifes panados é algo que tenho curiosidade, normalmente fazemos sempre na frigideira com óleo, old school, suja tudo.

PS - salmão em 20 minutos? Isso não ficou extremamente seco? Normalmente aqui são 8 a 10 minutos e nunca se vira, fica sempre com a pele para baixo.

Coloquei um pouco de água no fundo da cuba para não salpicar gordura (sugestão do YouTube :sh)) e coloquei no programa do peixe para 10min. No final do tempo as postas ainda estavam como que cozidas, depois foram mais 5, virei e outros 5. Ficaram com uma crosta torrada no ponto e suculentas por dentro. Acho que a água ajudou.

Quando digo postas, refiro-me a fatias assim, ficaram como na foto:

18874283_zhrzp.jpg
​​​​

• Gosto
Reações: nto
Talvez a água evite que seque, nos não metemos nada (nem água nem gordura nenhuma, só limão e tempero), e às vezes leva papel vegetal, às vezes não (evita sujar tanto). Mas mais que 10 minutos a 175º é para arruinar o peixe...

Eu uso porções de salmão, tipo isto que sendo mais grossos teoricamente ainda precisavam de mais tempo.

708a2c67986e5bd6591f44fa207890a0.jpg

Talvez a água evite que seque, nos não metemos nada (nem água nem gordura nenhuma, só limão e tempero), e às vezes leva papel vegetal, às vezes não (evita sujar tanto). Mas mais que 10 minutos a 175º é para arruinar o peixe...

Pois... Todas as receitas de salmão referem 8 a 10 minutos e foi como fiz. Mas só ao fim dos 20 é que ficaram no ponto e não ficaram secos nem queimados.

Resumindo, coloquei um pouco de água no fundo da cuba exterior, pré-aqueci (205°/5min), pulverizei a cuba interior com óleo (comprei um daqueles de dar à bomba na Pollux) e cozinhou durante 20min a 175°. O salmão foi apenas temperado com sal, limão e especiarias.

Cosori Smart 5,5l 1700W

Da próxima tento sem água e apenas 10min para ver como fica. É capaz de ficar mais seco.

A minha Cosori Dual Blaze (ou la como se chama) chegou há dois dias, mas só ontem estreei.

Como ia fazer um lombo no forno, decidi cortar batatas e experimentar as batatas fritas na Cosori. Aquilo diz para colocar óleo, mas eu decidi ser diferente e fazer sem qualquer gordura.

O programa diz 20 minutos, mas acabei por ter de por mais 5 minutos duas vezes. Ou seja, 30 minutos no total. Ficaram boas, mas não espetaculares. Ou seja, talvez um pouco secas.

Hoje vou experimentar fazer uns panados e depois conto como correu.

A minha Cosori Dual Blaze (ou la como se chama) chegou há dois dias, mas só ontem estreei.

Como ia fazer um lombo no forno, decidi cortar batatas e experimentar as batatas fritas na Cosori. Aquilo diz para colocar óleo, mas eu decidi ser diferente e fazer sem qualquer gordura.

O programa diz 20 minutos, mas acabei por ter de por mais 5 minutos duas vezes. Ou seja, 30 minutos no total. Ficaram boas, mas não espetaculares. Ou seja, talvez um pouco secas.

Por aqui as batatas foi talvez a coisa mais "normal" que comi dali, não acho que fiquem nada de especial.

Aqui o peixe é sempre 8 minutos também.

Já fiz panados, rissois, nuggets.
Quanto aos panados, ficam com um aspecto diferente de fritos, mais claros e mais secos na crosta, porque não estão banhados em gordura. Sabor, excelentes. Qualidade para a saúde - Excelente porque não levam gorduras saturadas nem processos de fritura. Não coloco uma ponta de gordura na máquina, em nada.

Quem está do contra em relação à máquina, vai dizer que os panados não prestam, são feios e secos.

Talvez tenhas deixado tempo demais. Foste enganado pelo aspecto diferente de quando são fritas em óleo. Batatas fritas são 25 minutos a 190º.

Tão cedo não volto a fazer fritos em casa. Enquanto os panados se fizeram, tomei banho, a casa não ficou a cheirar a fritos e não precisei de lavar nada, foi tudo para a máquina.
Só o que poupo em gás...

Isso tem muito bom aspecto, ficam iguais aos feitos na frigideira, quanto oleo meteste? E meteste em camadas ou cabia tudo no fundo do cesto?

São feitos na frigideira à moda antiga. A quantidade de óleo na frigideira foi apenas a de altura dos bifes.
E não ficou cheiro a fritos pois tenho uma boa chaminé e também gosto de estar a observar a química dos alimentos a serem transformados por esta para e quando eu achar que estão que estão prontos, retiro-os. Não é uma máquina qualquer que me vai dizer por apito ou por outro aviso que estão prontos!
[:D][:D]
Quanto ao consumo de gás não é significativo.(alguém disse atrás que se poupa no gás) Para cozinhar, ou gasta-se em gás ou em electricidade. Às vezes gasto em lenha na lareira ou na churrasqueira. Gastos há sempre!!

Última edição:
ohh.... isso é batota, por isso que ficaram iguais aos meus.... [:D][:D]

Pensei que era com oleo mas na air frier .... o problema não é o cheiro, nem o gás, nem a eletricidade, é mesmo ter de estar ali, a olhar para eles, a virar, a secar, a controlar, tempo esse que posso estar a fazer outra coisa qq.

ohh.... isso é batota, por isso que ficaram iguais aos meus.... [:D][:D]

Pensei que era com oleo mas na air frier .... o problema não é o cheiro, nem o gás, nem a eletricidade, é mesmo ter de estar ali, a olhar para eles, a virar, a secar, a controlar, tempo esse que posso estar a fazer outra coisa qq.
[;)]

Ou se gosta de cozinhar ou não.
Se gostamos, ficamos ali a tratar dos cozinhados e o tempo gasto dou como útil para minha satisfação. Claro que não fico a olhar para as carnes e couves quando faço um cozido à portuguesa.
Faz parte da agenda...

Voltar
Superior