Formato para concorrer com o JPEG [microsoft]

Luimio

Banido
Depois do WMA (Windows Media Audio) e do WMV (Windows Media Video), eis que a Microsoft apresenta um formato de ficheiros para imagens fotográficas, o WMP (Windows Media Photo).

Segundo a Microsoft, o WMP apresenta um algoritmo de compressão superior ao JPEG, e pode ser utilizado para compressões com ou sem perda de dados. A empresa de Bill Gates garante que, relativamente ao JPEG, o Windows Media Photo será capaz de gerar ficheiros com metade do tamanho e melhor qualidade de imagem.
http://www.microsoft.com/whdc/xps/wmphoto.mspx
Fonte:
http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/213350.html

Mais formatos fechados por favor não.. OS standartds podem ser menos eficientes, mas a sua universalidade, independencia de plataformas/programas/empresas e compatibilidade perfeita com multiplos programas compensam largamente as possiveis menores eficiencias..

Vivemos numa época em que as normas abertas florescem e empresas como a Microsoft continuam a remar contra a maré...

Vão ter cá uma sorte... este tipo de formatos estão condenados ao fracasso...

Felizmente imagens são muito faceis de converter... muito mais do que audio ou video... portanto não há-de ser nada.

O problema é quando o Paint no futuro Windows Vista gravar as imagens por defeito em wmp, tal como o Windows Movie Maker trabalha com wmv e quando ripam um cd com o media player ele grava por defeito para wma.
Este formato, mesmo que não venha a dominar, vai concerteza ter a sua quota parte, graças aos utilizadores plug&play que nem vão dar conta em que formato estão a gravar o ficheiro.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por eu

Vivemos numa época em que as normas abertas florescem e empresas como a Microsoft continuam a remar contra a maré...

Vão ter cá uma sorte... este tipo de formatos estão condenados ao fracasso...

É algo que faz tanto sentido como o WMV, ou o WMA... Só que já se sabe como a M icrosfot funciona.

Aproveita a sua posição dominante no mundo dos Software operativos e impõe os seus formatos..

E não pensem que eles lançam o WMP porque é mais eficiente, o jpeg é suficientemente bom para quase tudo.. Eles lançam isso, porque para se usar um formato fechado tem que se pagar licenças e royalties.. Primeiro lançam o formato, tentam fazer dele um formato aceite e com grande cota, e depois rentabilizam.

Daqui a uns anos, se a Adobe quiser por suporte ao wmp da Microsoft terá que pagar royaties..

Isso aos consumidores beneficia em que? Grosso modo, em nada, são capazes de poupar 5 ou 10% no espaço das fotos, o que diga-se tem um beneficio nulo.

E em que prejudica?

O principal problema é que deixam de ter controlo total sobre os seus proprios documentos. Porque ao gravarem num formato proprietario só o poderão voltar a abrir numa aplicação que seja da microsoft, ou que tenha um acordo com eles. Ou então, em aplicações que usem hacks de qualidade duvidosa para abrir os documentos.

Para abrir uma foto dessas dependem sempre directa ou indirectamente da Microsoft.. E isso é prejudicial para a universalidade que se pretende da internet e pode ser perigoso em termos futuros. Porque se hoje em dia tentarem pro exemplo abrir um documento vosso feito com o Word for Dos, vão descobrir que não conseguem abri-lo em lado nenhum. Os formatos que são standard abertos, mesmo alguns bem mais antigos do que o Word for Dos, continuam a ser suportados por imensas aplicações.

Felizmente a MicroSoft não pode fechar o acesso de outros programas que utilizem o Windows...

Por mais que tentem, haverá sempre software que faça a conversão, ou alguém que o crie e até mesmo alguém que arranje algi melhor que as soluções da MicrSoft.

É uma questão de tempo...

Olha para os formatos do Office... Conheces algum programa que os converta para standards convenientemente?

Eu não conheço...

Ou conheces algum programa que converta os WMV 10/11 convenientemente?

citação:Originalmente colocada por mundano

Olha para os formatos do Office... Conheces algum programa que os converta para standards convenientemente?

Eu não conheço...

Ou conheces algum programa que converta os WMV 10/11 convenientemente?

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=79043 ;)

Já me aconteceu muitas vezes nao conseguir abrir determinado ficheiro, mas a verdade e que existem programas que convertem varios formatos...;)

O formato do WMP10 e superior actualmente só é possivel de abrir com os dll's do Windows Media Player..

Quer isto dizer que num PC com o WMP 10, podes abrir esses ficheiros com outro programa. Mas não os consegues abrir nem em Linux, nem em Mac's..

O formato do WMP10 e superior actualmente só é possivel de abrir com os dll's do Windows Media Player..

Quer isto dizer que num PC com o WMP 10, podes abrir esses ficheiros com outro programa. Mas não os consegues abrir nem em Linux, nem em Mac's..

Entao ao falares em programas de conversao, é para ser possivel ver noutros sistemas operativos? ;)

O que eu quero é poder abrir um documento meu onde eu quiser.

Porque se sou eu que produzo o documento, a propriedade intelectual é minha, eu quero poder usa-lo com que programa ou sistema operativo me apetecer. Não quero estar agarado a nenhuma marca, nem empresa, nem plataforma nem a nenhum sistema operativo.

Porque eu actualmente uso o Windows e o Linux, mas ando a pensar comprar um Mac quando mudar de PC. E se eu agora gravar as coisas em formatos fechados não vou poder usa-los convenientemente.

E quando há os formatos standard, é estupido não se usar esses formatos dadas as vantagens.

Gravar um video em WMV, éra quase como eu ir comprar um CD à Fnac e chegar a casa e descobrir que apesar de aquele CD ser meu, eu não o podia ler em qualquer leitor de CD's, mas apenas nos leitores de CD's da Sony, por exemplo..

O que eu quero é poder abrir um documento meu onde eu quiser.

Porque se sou eu que produzo o documento, a propriedade intelectual é minha, eu quero poder usa-lo com que programa ou sistema operativo me apetecer. Não quero estar agarado a nenhuma marca, nem empresa, nem plataforma nem a nenhum sistema operativo.

Porque eu actualmente uso o Windows e o Linux, mas ando a pensar comprar um Mac quando mudar de PC. E se eu agora gravar as coisas em formatos fechados não vou poder usa-los convenientemente.

E quando há os formatos standard, é estupido não se usar esses formatos dadas as vantagens.

Gravar um video em WMV, éra quase como eu ir comprar um CD à Fnac e chegar a casa e descobrir que apesar de aquele CD ser meu, eu não o podia ler em qualquer leitor de CD's, mas apenas nos leitores de CD's da Sony, por exemplo..
Mas têm saído componentes para o Mac OSX suportar os formatos Windows Media no quicktime... se ainda não há para WMV 10, será uma questão de tempo... e não sei até que ponto esse formato não será apenas residual por enquanto.

Por outro lado é bom que cada vez menos se confunda e misture Mac com Mac OS... se mudares para Mac vais poder perfeitamente fazer tudo que fazes no teu actual PC... afinal não seguem ambos instruções x86 e correm Windows? Tudo bem que uma licensa Windows é cara, mas se se assume que um utilizador de PC tem licensa Windows (quando têm alternativas), porquê assumir que um utilizador Mac não há-de ter também??

Fala-se muitas vezes do salto do Windows para Mac OS, mas referindo-se a ele como um salto entre PC e Mac... não é a mesma coisa.

A questão é que já se sabe que isto é o que a Microsoft faz melhor.. Cruiar formatos fechados e tentar excluir a concorrencia dos seus sistemas.

O várias novas versões do WMV foram introduzidas apenas para dificultar o acesso ao pessoal do Mac OS e do Linux. O WMV 9 neste momento é possivel de ver graças aos hacks. Mas por exemplo o WMV10 ainda não é possivel.. E há-de chegar a um ponto, especialmente agora que os DRM's estão ai, em que a Microsoft vai conseguir de vez impedir que os outros vejam o que é codificado em WMV..

Então porque usar esses formatos, quando há o MPEG, o MPEG2, MPEG4, Xvid, ... ???

A questão é que já se sabe que isto é o que a Microsoft faz melhor.. Cruiar formatos fechados e tentar excluir a concorrencia dos seus sistemas.

O várias novas versões do WMV foram introduzidas apenas para dificultar o acesso ao pessoal do Mac OS e do Linux. O WMV 9 neste momento é possivel de ver graças aos hacks. Mas por exemplo o WMV10 ainda não é possivel.. E há-de chegar a um ponto, especialmente agora que os DRM's estão ai, em que a Microsoft vai conseguir de vez impedir que os outros vejam o que é codificado em WMV..

Então porque usar esses formatos, quando há o MPEG, o MPEG2, MPEG4, Xvid, ... ???

a soluçao é n usar nada de formatos microsoft!

aqui por casa, só mp3, jpeg, gif, mpeg, avi's, etc :)

eL niNo, eu sei que a solução é usar formatos abertos... O problema é que muita gente usa o que vier no windows... Não se preocupam como aquilo funciona nem as consequencias..

Depois montes de vezes recebo por exemplo um email.. "Ah e tal.. video espetacular..".. E eu não o posso ver..

E já agora... Lendo a noticia fica bem claro o que a Microsoft quer fazer..

O WMP vai ser provavelmente o formato standard do proximo paint e do proximo Frontpage. O objectivo da Microsoft é começar a ganhar mercado na Web ao formato JPG.. No entanto apenas está prometido suporte a este formato no Vista e no Windows XP atraves da instalação de um kit de software.

A consequencia é mais que previsivel. Daqui a um ano, os maçaricos que fazem websites no Frontpage vão usar o que a Microft manda.. E vão começar a aparecer uma onda de sites que só podem ser vistos pelo IE..

É claro que depois é possivel que pelo trabalho de hacking de pessoas ao fim de algum tempo, possivelmente varios meses ou mesmo anos, o formato comece a ser suportado por outros Browsers e sistemas operativos. Mas até lá quem vai explicar a um leigo que o Firefox é melhor do que o IE, se ele com o IE ve o site daquele amigo dele e com o Firefox não consegue?

Resumindo, mais do mesmo...

Voltar
Superior