Formas de dizer "Não"

Muita das vezes convido pessoas para sair,colegas meus,e eles em vez de dizerem que "nao quero" dizem:
-ah nao posso
-nao vai dar
-tenho cenas para fazer
-é me impossivel
estas desculpas esfarrapadas [8b]
e acho estranho que quando convido eles dizem sempre que nao podem
e eu sei bem que nao querem
enfim,egoismo...

Qual é o elemento comum nessas situações? [:D]

Quando não tenho (grande) afinidade com as pessoas a quem quero dar uma nega, digo simplesmente "não". Se não entender da primeira repito. Se tiver que repetir mais vezes é porque não vale a pena repetir e arranjo maneira da conversa ficar por ali.

Quando tenho estima pela pessoa pela qual sou interpelado posso dizer "não" na mesma mas dou uma explicação para a minha resposta.

A partir do momento em que te alargas em explicações implicitamente a mostrar interesse na conversa o que leva o vendedor a empenhar-se ao máximo para tentar levar a sua tarefa a bom porto.
Se disseres logo "agradeço o vosso contacto mas não estou interessado. boa tarde e continuação de bom trabalho" poupas tempo e paciência preciosos e és igualmente bem educado [;)]
Vivendo e aprendendo.

Mas neste caso em concreto, dizer simplesmente que não estava interessado seria um pouco rude pela maneira que se desenrolou a conversa, já que a senhora me perguntou se eu tinha internet móvel (daí eu ter dito que tinha no telemóvel e que ia dar ao mesmo - devia ter dito simplesmente: sim, tenho :P). E para além da falta de compreensão da senhora, havia ali realmente uma agressividade de vendas muito grande, antes de desistir perguntou-me até se tinha amigos ou familiares a quem oferecer isso! :(

Sinais da crise. Tenho observado muito disso nas mais diversas empresas e vendedores ultimamente.

Existem diversas formas de dizer não, consoante a ocasião, e deixo alguns exemplos:

-Modo simplista: "Não!"

-Modo educado: "Lamentavelmente não poderei aceder";

-Modo intermédio: "Essa não é uma hipótese que possa considerar";

-Modo irritado: "Mas é que nem que eu c*g*sse o pé todo!"

Quando de aperceberes que alguém te está a tentar convencer podes responder de muitas formas mas há algumas pequenas regras que te podem facilitar a escolher a melhor alternativa:

1º Escuta atentamente o que a outra pessoa te diz
2º Toma-o em consiferação comparando o que a outra pessoa te diz com aquilo que estavas a pensar fazer
3º Utiliza o processo dos cinco passos e devide por ti mesmo o que queres dizer
4ºActua em consciência. Se decides não fazer o que te pedem rejeita a proposta de forma clara e simples.
E por último se, apesar da tua recusa, a outra pessoa continuar a insistir, pede-lhe que respeite a tua decisão[;)]

Tópico algo filosófico, mas com uma certa pertinência.

O "não" é importante saber dar, mas também aceitar.

No outro dia ligaram-me do telemarketing da Vodafone para me vender uma pen 3G por apenas 10€ e uns pontos, os 10€ iriam reverter em saldo e não tinha carregamentos obrigatórios.

Eu expliquei que tinha internet móvel no telemóvel e que podia utilizá-la até no computador, logo, apesar do preço da pen ser baixo e reverter em saldo, seriam 10€ gastos sem necessidade e que portanto não queria.

A senhora teve uma certa dificuldade em compreender e aceitar o não, mesmo tendo eu explicado o porquê detalhada e educadamente. Por isso continuou a insistir até de forma quase agressiva.

O curioso na situação é que se calhar se eu tivesse dado outro tipo de "não" mais rude e directo, sem dar justificações pois a tal não sou obrigado, tenho a ideia que teria passado melhor e mais depressa a minha mensagem.

Ligaram para mim já há uns tempos precisamente por causa do mesmo!

Eu também expliquei educamente a situação.
Disse até que não tinha interesse porque já tinha também a internet no telemóvel, onde inclusivamente podia usar como "modem" de acesso à internet, ligando ao computador entre outras razões.

Mas continuaram sempre a insistir e ainda voltaram a ligar mais duas vezes. Eu também não disse directamente "não", tentei sempre explicar as razões.
Ainda me sugeriram que se eu não quisesse para mim podia comprar e oferecer a outra pessoa[:)]
E o mais estranho é que diziam que a oferta só era possível por telefone e que teria de dar os dados se estivesse interessado.

Quanto mais eu tentava justificar o facto de não querer, mais argumentos usavam para tentar convencer.

Só à terceira vez, quando eu disse realmente que não estava de maneira nenhuma interesssado é que deixaram de ligar novamente...

Última edição:
Muita das vezes convido pessoas para sair,colegas meus,e eles em vez de dizerem que "nao quero" dizem:
-ah nao posso
-nao vai dar
-tenho cenas para fazer
-é me impossivel
estas desculpas esfarrapadas [8b]
e acho estranho que quando convido eles dizem sempre que nao podem
e eu sei bem que nao querem
enfim,egoismo...

és estranho, se estas sempre com esse espírito como queres que tenham vontade de sair contigo?

Voltar
Superior