Ford Mondeo

Esses "catálogos"...Pareces o meu avô...

Quem te disse que um coupé eram 2 portas? Isso é o que a história do automóvel te mostroi até muito recentemente....Coupé é um conceito...Repara o que têm em comum um Mercedes CL, um A5, um Passat CC e um BMW X6....linhas desportivas e elegantes...nenhum outro conceito alia tão bem a desportividade e a elegância!Seja pelo pormenor das duas portas, ou das portas sem moldura, da forma das janelas cortantes, do tecto baixinho...isso é um conceito coupé!

Toma!!![:p] [:D] [;)]

Agora a sério...eu até que nem estou habituado a "rótulos",...devido à minha profissão...mas desvirtuar um conceito tão querido à história do automóvel é que me parece um exagero!
Agora chamam coupés e GT´s a tudo e mais alguma coisa!
Eu estou à vontade a dizer isto, porque até gosto bastante de um CLS, por exemplo![;)]

Coupe não é conceito, é mesmo um tipo de carroçaria, e basicamente (na sua forma mais pura) significa um carro de traseira cortada, relativamente aos sedans que lhe dão origem e nº de portas é sempre reduzido a 2.

O facto de agora andarem a vender sedans rasteirinhos ou carros 3 portas e outros pseudos-qualquer coisa, e apelidarem-nos de coupé, não significa que realmente sejam ou que de repente uma tipologia seja transformada num conceito por obra e graça dos deuses do marketing.

O facto de quererem associar os seus modelos a tipologias mais desejáveis pelo mercado, não significa que de repente se transformam nessa tipologia

Essa é a definição dos "livros"...Eu pergunto-te qual é o conceito de coupé de hoje em dia?? Era disso que eu estava a falar...

Pois é, o conceito do Coupé.

Tentem traduzir o termo (eu ajudo, é em francês) e depois vamos colocar ordem aqui na sala.

Não se enervem. [:cool:]

Uma mota é uma mota, um carro, é um carro, um carro coupé é um carro coupé, n vale a pena inventar.

Mas quem é que tá a inventar? Eu? Ou as marcas? Um X5 é um SUV...existiam SUVs à 20 ou 30 anos atrás? Pois bem, novos conceitos nascem e outros alargam o seu significado...só isso!

o X5 é um SUV e o X6 tambem é para vocês nada mais nada menos que igualmente e só um SUV?!Decidam-se

Mas quem é que tá a inventar? Eu? Ou as marcas? Um X5 é um SUV...existiam SUVs à 20 ou 30 anos atrás? Pois bem, novos conceitos nascem e outros alargam o seu significado...só isso!

o X5 é um SUV e o X6 tambem é para vocês nada mais nada menos que igualmente e só um SUV?!Decidam-se
Decido-me o q? N tenho nada q me decidir! Tu é q vieste com a conversa dos SUV para aqui! Um coupé é uma designação q corresponde a um formato bem definido de automóvel, n há q estar com histórias. Este Mondeo é um sedan com design desportivo, nada mais q isso.

Essa é a definição dos "livros"...Eu pergunto-te qual é o conceito de coupé de hoje em dia?? Era disso que eu estava a falar...

Continuo a afirmar que não é um conceito

Isto não é a mesma coisa que definir um conceito do género o que é um desportivo, ou um GT.

Estamos a falar de uma tipologia que tendo em conta a origem da palavra francesa, que significa cortar (normalmente referindo-se à traseira mais curta, como se tivesse sido cortada dos sedans originais), definiu um tipo de carroçaria distinto.

Com a evolução do styling e com a influência dos GT's anos 50,60 na competição criou-se uma associação directa entre carroçarias coupe e modelos com niveis de performance mais elevados e linhas mais atraentes do que os sedans dos quais derivavam

Já que a palavra Coupe tem essa desejável conotação, é normal que se tente colar alguns discursos de certos modelos a esta carroçaria.

Por exemplo, no caso do CLS aquilo é apenas um sedan mais baixo e com pormenores estilisticos que normalmente se encontram nos coupes, areas vidradas de menor altura e uma linha de tecto que desce de uma forma mais acentuada para a secção traseira. Mas se num coupe faz sentido, já que não existe porta de trás (entra-se pela porta da frente), num sedan, pode tornar o acesso complicado para os passageiros de trás, aumentando o risco de umas quantas cabeçadas.

Todos procuram essa colagem estética, já que costuma haver um ganho de apelo visual.
Passat CC, Opel Insignia, Jaguar XF, CLS
Sacrifica-se a acessibilidade em favor do styling.

Exemplos de verdadeiros coupés,temos o Alfa GTV e o Fiat Coupé.
Os ingleses/americanos costumam ainda diferenciar o coupe do sedan 2 portas, só considerando verdadeiros coupes, aqueles que encaixam perfeitamente naquela permissa de "rabo cortado"

Coupé não é um conceito ou um estilo. É um tipo de carroçaria tal como hatchback, sedan, sw ou cabrio.

Existem coisas comuns a todos os coupés e outras coisas que vão variando. Mas uma coisa é certa: se não tiver 2 portas, não é, garantidamente, um Coupé.

Decido-me o q? N tenho nada q me decidir! Tu é q vieste com a conversa dos SUV para aqui! Um coupé é uma designação q corresponde a um formato bem definido de automóvel, n há q estar com histórias. Este Mondeo é um sedan com design desportivo, nada mais q isso.

É a tua apreciação...eu tenho a minha...tudo certo!

Segundo linguagem da BMW o X6 é um SAC[:p]
Sports Activity Coupe

Mas isso não quer dizer nada... Depende do momento de inspiração dos departamentos de marketing das marcas.
Um SUV em termos de carroçaria não tem nada que saber. 2 volumes puro e duro e 5 portas. É a mesma coisa que um Golf ou uma V70.

Mas SUV é um conceito, tentando cruzar as capacidades de um todo-o-terreno, mas com niveis de conforto de uma berlina

O X6 demarca-se por apenas uma coisa. Em vez de ser um 2 volumes clássico, tem uma traseira do tipo "fastback", ou passou a ser um 2 volumes e meio.

Esse tipo de traseira é comum em carros com carroçaria coupé[:p], mas o facto de ter as 5 portas já não classifica o x6 como um coupé... O X6 é um "wannabe", como maior parte dos carros que vão aparecendo por aí, tentando ser coisas que não são.

Se se poderia ter um coupé com capacidades de todo-o-terreno? É claro que sim.
Basta imaginar um Audi Quattro com 3 vezes mais distância ao solo e teríamos um coupé todo-o-terreno[:D]

Continuo a afirmar que não é um conceito

Isto não é a mesma coisa que definir um conceito do género o que é um desportivo, ou um GT.

Estamos a falar de uma tipologia que tendo em conta a origem da palavra francesa, que significa cortar (normalmente referindo-se à traseira mais curta, como se tivesse sido cortada dos sedans originais), definiu um tipo de carroçaria distinto.

Com a evolução do styling e com a influência dos GT's anos 50,60 na competição criou-se uma associação directa entre carroçarias coupe e modelos com niveis de performance mais elevados e linhas mais atraentes do que os sedans dos quais derivavam

Já que a palavra Coupe tem essa desejável conotação, é normal que se tente colar alguns discursos de certos modelos a esta carroçaria.

Por exemplo, no caso do CLS aquilo é apenas um sedan mais baixo e com pormenores estilisticos que normalmente se encontram nos coupes, areas vidradas de menor altura e uma linha de tecto que desce de uma forma mais acentuada para a secção traseira. Mas se num coupe faz sentido, já que não existe porta de trás (entra-se pela porta da frente), num sedan, pode tornar o acesso complicado para os passageiros de trás, aumentando o risco de umas quantas cabeçadas.

Todos procuram essa colagem estética, já que costuma haver um ganho de apelo visual.
Passat CC, Opel Insignia, Jaguar XF, CLS
Sacrifica-se a acessibilidade em favor do styling.

Exemplos de verdadeiros coupés,temos o Alfa GTV e o Fiat Coupé.
Os ingleses/americanos costumam ainda diferenciar o coupe do sedan 2 portas, só considerando verdadeiros coupes, aqueles que encaixam perfeitamente naquela permissa de "rabo cortado"

O que queres dizer e não impor, espero eu, é que na tua opinião o que é coupé de há 50 anos atrás ainda o é nos dias de hoje...e o resto são coisas parecidas que por aí andam...é uma opinião que respeito e que gostei de ler, mas não partilho totalmente dela![;)]

Um CLS para mim não é um coupé tradicional evidente, mas tem na sua filosofia de criação o conceito implicito...e por isso não lhe deva chamar coupé mas algo como four-door coupe julgo que se aplica bem mais do que mero sedan...

Da mesma forma que os SUV de hoje em dia começaram por ser Jipes há 20 anos atrás...e hoje são "jipes urbanos" vulgo...SUV...os conceitos evoluem e desmembram-se em conceitos mais segmentados tal como os ramos da ciência...

Ford Mondeo 2.0 TDCi SW

Ford Mondeo 2.0 TDCi SW

Boas caros colegas!
Antes de mais, pretendo agradecer toda a vossa colaboração neste fantástico fórum que já muitas dúvidas me esclareceu...
Precisava de saber a vossa opinião:
Pretendo adquirir uma Ford Mondeo 2.0 TDCi Station Wagon. Opiniões sobre esta viatura?
Além disso interessava equipa-la com o pack Sport (jantes 18', estofos parcialmente em pele e suspensão desportiva). Qual a vantagem das jantas 18' e da suspensão desportiva para além do impacto visual? O carro não poderá ficar um bocado mais seco em estradas de paralelo? O que acham?
Agradeço todos os comentários que fizerem...
Abraços

A minha mulher tem exactamente uma destas, (titanium) cor champanhe, nao adicionuou nada ao que trazia , e acho-a completissima, e um excelente carro.[;)] [:cool:]
Adquire-a como vem que é mais que suficiente.

Voltar
Superior