Flexivel escape...

Boas, hoje tive numa oficina da especialidade e lá tiraram o conjunto(catalisador + flexível) e aparentemente estava tudo em ordem, nada estragado nem solto, a malha do flexível parecia estar em condições, o "filtro" do catalisador também, ou seja, preferi não fazer nada nestes componentes pra já porque o problema pode não advir daqui como parece ser o caso*, para todo o caso deu-se uma limpeza com o compressor ao conjunto, já que estava fora e estava, limpou-se.:)

*Parece ser o caso porque tiveram-me a explicar que normalmente os casos em que o catalisador ou flexível estão danificados o carro não perde só ponta mas fica também com as baixas mt afectadas e irregulares, barulhos esquisitos de coisas soltas(do abanar) coisa que não acontece.

Acho que conheço(de vista) mas pelos vistos pra já não vai ser preciso mas obrigado na mesma, fica anotado.[;)]

PS: Entretanto e já um pouco de offtopic falaram-me que a perda como se trata só de velocidade de ponta deve ser o turbo carbonizado, ver se o levo à maquina para desfazer as duvidas.

cumps.

Sendo assim, também já pode ser da geometria presa (a precisar de ser limpa) ou o caudalímetro... é um 115cv?

Sim, é.

Pois...isso do caudalímetro é a MAF certo? Também já tive para lhe dar uma limpeza mas por falta de material (principalmente chaves próprias que não tinha) acabei por não fazer nada. Mas caso seja disso acusa na maquina de diagnostico? Em principio esta semana ver se me ligam o carro à maquina.

Sim, é.

Pois...isso do caudalímetro é a MAF certo? Também já tive para lhe dar uma limpeza mas por falta de material (principalmente chaves próprias que não tinha) acabei por não fazer nada. Mas caso seja disso acusa na maquina de diagnostico? Em principio esta semana ver se me ligam o carro à maquina.

Sim, acusa, em m/s a velocidade da passagem do ar.
Se os valores forem muito baixos em relação às especificações é porque funciona mal.

Ya, vamos lá ver, depos posto como isto tudo acaba.:) Também já me falaram para dar uma limpeza no 2filamento" do sensor da MAF com spray "resíduos 0", por outro, lado dizem que ela tem auto limpeza e que não é preciso, que achas?

Sem a chave própria para desapertar... o melhor é ligar à máquina, ficar c/ a certeza de que está (ou não) a funcionar mal... nesse caso limpar e voltar a medir para confirmar se a limpeza é suficiente nesse caso..
Em frente à casa de escapes que falei há uma óptima oficina para fazer o teste..
Se for o caso de o prob. estar no turbo também desmontam, vai ao torneiro para limpar ao jacto de areia e voltam a montar.
É pessoal de confiança.. até as origens lá vão quando n conseguem resolver problemas!

Última edição:
Hum...se calhar vou lá passar então, evito de ser chulado na Ford por uma simples "ligadela" à maquina e se é pessoal de confiança competente para o caso melhor ainda, mais uma vez thanks pela sugestão.

cumps.

Sim, é.

Viva
Pode ser a MAF e/ou a EGR, no caso de carro já ter uns valentes ( mais de 60.000, penso eu) KMs.
Problemas de turbo/injecção também podem dar essas perdas de potência.
Filtro de ar, está limpo?
O carro está a fazer mais fumo do que o habitual?

Última edição:
Ya, vamos lá ver, depos posto como isto tudo acaba.:) Também já me falaram para dar uma limpeza no 2filamento" do sensor da MAF com spray "resíduos 0", por outro, lado dizem que ela tem auto limpeza e que não é preciso, que achas?

Tens que tirar e pulverizar, por exemplo com spray de limpar os calços dos travões.
Atenção que a MAF é uma peça muito sensível e, se não houver cuidado, podes causar « lesões irreparaveis».

Se precisares, tenho conhecimentos no MCoutinho em Paredes.

Viva
Pode ser a MAF e/ou a EGR, no caso de carro já ter uns valentes ( mais de 60.000, penso eu) KMs.
Problemas de turbo/injecção também podem dar essas perdas de potência.
Filtro de ar, está limpo?
O carro está a fazer mais fumo do que o habitual?

Boas,

Já tem 90.000.
Da EGR penso que não porque lembro-me de ler pessoal com focus iguais que tinham problemas na EGR e os sintomas era um bocado de "fumarada" coisa que o meu praticamente não faz.

Da MAF é que já me tive a informar e pode ser mesmo ela a enviar valores incorrectos e também já li exemplos de pessoal que tinha menos 20/30km/h de ponta e depois duma limpeza à MAF com o tal "residuos 0" voltou ao normal.

O Filtro de ar está limpissimo, ainda nem 500km deve ter.:)

Tens que tirar e pulverizar, por exemplo com spray de limpar os calços dos travões.
Atenção que a MAF é uma peça muito sensível e, se não houver cuidado, podes causar « lesões irreparaveis».

Se precisares, tenho conhecimentos no MCoutinho em Paredes.

Se precisar eu digo-te alguma coisa, obrigado. [;)] Mas primeiro vou fazer o diagnostico para ver se realmente é da MAF ou do turbo ou do que seja...ou se só está a precisar de um esticão em AE. heh

cumps[]

Ok...dispõe.
Já agora, o teu motor é o 1.6 TDCI?
Se sim, aquele tubo que vem da tampa das válvulas para o tubo que trás o ar do Filtro de ar para o turbo....costuma borrifar a Maf com óleo.
Se tirares a Maf ou mesmo só a tampa do filtro de ar, podes ver as condições em que o «fio» ( a resistência da MAF) está.
Isto se o motor for o 1.6 TDCI ( é o caso do meu).

Última edição:
Não, o meu é o 1.8TDCI.

Pois, não sei se no teu é assim mas eu para ver o "fio" no meu acho que bastava lá desapertar 2 parafusos que tem na superfície e tirava o sensor apenas, o problema é que não tenho a chave(chave em estrela com um buraquinho no meio). Para tirar a MAF completa precisava tb já de uma chave própria para desconectar o tubo de admissão à MAF porque aquilo tem lá daquelas "pulseiras metálicas" de encaixe único(sem ser de parafuso) e acho que só com material próprio para conseguir apertar e desapertar.

Não, o meu é o 1.8TDCI.

Pois, não sei se no teu é assim mas eu para ver o "fio" no meu acho que bastava lá desapertar 2 parafusos que tem na superfície e tirava o sensor apenas, o problema é que não tenho a chave(chave em estrela com um buraquinho no meio). Para tirar a MAF completa precisava tb já de uma chave própria para desconectar o tubo de admissão à MAF porque aquilo tem lá daquelas "pulseiras metálicas" de encaixe único(sem ser de parafuso) e acho que só com material próprio para conseguir apertar e desapertar.

Sei do que falas pois há menos de uma semana estive a ver uma situação idêntica.
Podes tirar a tampa do filtro de ar ...mas o problema reside na tal abraçadeira.
No entanto podes tirar a abraçadeira, inspeccionar a MAF e depois fixas o tubo com uma abraçadeira das «normais».
Se houver necessidade, podes limpar a MAF com ela acopulada á tampa do filtro de ar...sem problemas.[;)]

Isso é, o problema mesmo era lá a abraçadeira porque o tubo não dá espaço nenhum de manobra e enquanto não o desconectasse não conseguía ver nada. Vou ver isso então, tenho é de ir comprar abraçadeiras daquele tamanho que eu não tenho. [:)]

Entretanto enquanto não tiver a tal chave em estrela com o buraquinho no meio nunca vou conseguir limpar o "filamento" em condições porque só com esses 2 parafusos fora é que consigo desacopular o sensor do resto do conjunto.

Isso é, o problema mesmo era lá a abraçadeira porque o tubo não dá espaço nenhum de manobra e enquanto não o desconectasse não conseguía ver nada. Vou ver isso então, tenho é de ir comprar abraçadeiras daquele tamanho que eu não tenho. [:)]

Entretanto enquanto não tiver a tal chave em estrela com o buraquinho no meio nunca vou conseguir limpar o "filamento" em condições porque só com esses 2 parafusos fora é que consigo desacopular o sensor do resto do conjunto.

Se tirares a tal abraçadeira, desapertas a tampa do filtro de ar e passas a ter na mão, a MAF acopolada á tampa do filtro de ar.
Pela tampa consegues ver o filamento da MAF e pulverizá-lo com o tal spray de limpar calços de travão .
Deixas secar e voltas a colocar tudo no sítio e...voilá.[;)]

Hum...se lhe dá para chegar bem na mesma, melhor então. Consegui achar umas imagens que apesar de ser outro motor e carro, a MAF parece ser do mesmo género.

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4

Em principio para limpar o "filamento" não era preciso muito mais que isto, bastava era ter as chaves certas.

Só uma coisa, estas MAF´s tem na mesma a tal redinha antes do sensor como as da VAG? Se tiver também pode ser daí acho eu.

Hum...se lhe dá para chegar bem na mesma, melhor então. Consegui achar umas imagens que apesar de ser outro motor e carro, a MAF parece ser do mesmo género.

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4

Em principio para limpar o "filamento" não era preciso muito mais que isto, bastava era ter as chaves certas.

Só uma coisa, estas MAF´s tem na mesma a tal redinha antes do sensor como as da VAG? Se tiver também pode ser daí acho eu.
Agora com as imagens, dá ideia que consegues desapertar os malditos parafusos com um alicate de pontas, sem ter que tirar a abraçadeira.:sh)
Quanto á redinha, não sei, a C Max não tem ( o motor é 1.6 TDCI).
De qualquer forma, o que mede o fluxo de ar são os sensores ( resistência) e não a rede.[;)]
Por pura informação, uma MAF nova deve custar muito perto de 150 a 200 Euros.:(

Última edição:
Eu sei que é o sensor que mede o fluxo, mas se a rede que está antes do sensor(como acontece nos VAG) obstruir parte do fluxo por estar "entupida" com algumas impurezas também pode ser uma das causas de perda, além que como isto fica depois do filtro seja difícil mas com o passar dos kms nunca se sabe. Mas se calhar nem tem mesmo a rede, foi só uma ideia.

Em relação ao alicate de pontas é uma questão de ver, pareceram-me mt pequeninos os parafusos para conseguir agarrar com as pontas e rodar mas é uma questão de ver.[;)]

Pois, já estou +/- por dentro dos preços mas com isto ligado à maquina desfaz-se já as duvidas e eles lá onde o levar lá me saberão dizer, caso alguma coisa esteja mal, se poderá passar por uma simples limpeza ou se mesmo uma nova.:sh)

cumps.

Eu sei que é o sensor que mede o fluxo, mas se a rede que está antes do sensor(como acontece nos VAG) obstruir parte do fluxo por estar "entupida" com algumas impurezas também pode ser uma das causas de perda, além que como isto fica depois do filtro seja difícil mas com o passar dos kms nunca se sabe. Mas se calhar nem tem mesmo a rede, foi só uma ideia.

Em relação ao alicate de pontas é uma questão de ver, pareceram-me mt pequeninos os parafusos para conseguir agarrar com as pontas e rodar mas é uma questão de ver.[;)]

Pois, já estou +/- por dentro dos preços mas com isto ligado à maquina desfaz-se já as duvidas e eles lá onde o levar lá me saberão dizer, caso alguma coisa esteja mal, se poderá passar por uma simples limpeza ou se mesmo uma nova.:sh)

cumps.
Não me parece que pelo filtro de ar passem impurezas com tamanho suficiente para «colmatar» a rede, no entanto...
Atenção que mesmo depois de limpa a MAF pode continuar a funcionar mal,pois para além da parte «mecânica » de medir o ar, há uma série de componentes electrónicos que, se avariados, não ficam melhores com um a simples limpeza.
Tanto quanto sei, avarias de MAF e EGR ficam registadas na Centralina, logo será relactivamente fácil detectá-las.
Vai dando notícias e no que eu poder ajudar, dispõe.[;)]

Voltar
Superior