Flexibon

Mas isso é fácil de falar quando TU consegues viver dessa forma. Mas é assim tão difícil perceber que há montes de gente que não gasta dinheiro mau gasto, e que ainda assim gasta ligeiramente mais do que aquilo que recebe, e que conta apenas com os subsídios e outros extras para compensar esse défice? Que sugestão é que dás, cortar na comida dos filhos? Não pagar renda? Deixar de utilizar energia eléctrica? Ir tomar banho ao rio?

Ok, nesses casos simplesmente não façam créditos se não os podem pagar.

E não venhas com tretas. Há pessoas que vivem com menos de 300€ e também vivem. Todas as nossas despesas têm um grau de necessidade. E se há pessoas que apenas precisam de cortar o 20º grau, há outras que precisam de cortar até ao 3º, sobrando apenas a habitação e alimentação.

ahahah tá boa. Então tu é que sabes o que é ou não supérfluo na vida dos outros? E como é que se mede esse grau? tens algum aparelho? Onde está a barreira entre o que é supérfluo ou não? Não me digas que vives uma vida onde não entra nada que não seja essencial à tua sobrevivência como ser humano, e que não gastas um único cêntimo em coisas absolutamente indispensáveis. E se gastas, como podes quantificar o que é supérfluo para os outros?

Gasto, logo posso.
Não posso, logo não gasto.
Simples não ?

O LCD continua a ser dispensável para mim, pelo menos enquanto a actual TV durar. Depois logo se vê. Já para aquela familia que não conseguia pagar a renda e foi despejada o LCD era fundamental...

Se eu ganho 2.000€ posso dar-me ao luxo de gastar 500€ num spa.

Se tu ganhas 700€ não é muito inteligente gastar 500€ num spa.

Precisas de um aparelho para medir o grau de superficialidade?

As pessoas ainda não aprenderam que têm de viver com aquilo que podem e não com aquilo que gostariam de poder (e que se metem em créditos para o ter).

e onde é que isto entra nesta discussão?

Gasto, logo posso.
Não posso, logo não gasto.
Simples não ?

O LCD continua a ser dispensável para mim, pelo menos enquanto a actual TV durar. Depois logo se vê. Já para aquela familia que não conseguia pagar a renda e foi despejada o LCD era fundamental...

Tudo é relativo. Não podes quantificar o que é ou não supérfluo para os outros.
Eu também posso dizer que o teu Dacia é supérfluo, afinal podias andar de bicicleta, a pé, ou num carro usado de 500 euros.
E não estamos a falar da tal família que foi despejada, mas sim de outro caso bem diferente. E as pessoas apressaram-se a criticar a autora do tópico sem sequer saber para que era o dinheiro, o que eu acho fantástico.

por acaso eu e os primeiros intervenientes gozaram o dizer que 20% de juro não é assustador.

E até pode não ser. Depende dos valores e das condições. Se eu fosse pedir um crédito de 500 ou 600 euros a pagar em 6 meses, 20% não seria muito. Se fosse um crédito de 100.000 Euros para pagar em 20 anos, seria ridículo.

Porque esses tais que ganham 700€ e gastam tudo, quando avaria a máquina de lavar roupa e têm de comprar uma nova vão logo recorrer ao crédito (a roupa tem de ser lavada) e depois andam a pagar 50€ durante 12 meses às vezes com juros a 30%

Na worten e na media markt pode-se pagar a 12 e até a 24 meses sem juros.

e onde é que isto entra nesta discussão?

É um exemplo do que o Omega também já exemplificou.

É uma questão de saber hierarquizar as prioridades. Pegando no exemplo do despejo. Se tu concordas que alguém possas hierarquizar a compra de um lcd e de uma ps3 acima do pagamento da renda é porque também tens os teus valores trocados e precisas de ajuda. São este tipo de pessoas que estão a bater na porta da DECO a pedir ajuda cheios de dívidas (alguns nem admitem que precisam de ajuda).

E até pode não ser. Depende dos valores e das condições. Se eu fosse pedir um crédito de 500 ou 600 euros a pagar em 6 meses, 20% não seria muito. Se fosse um crédito de 100.000 Euros para pagar em 20 anos, seria ridículo.

Se pedes um crédito destes pequenos, das duas uma, ou queres comprar um objecto o que é parvo fazer porque vais pagar 20% de juros, ou estás num aperto e ai 20% de juros é muitíssimo porque se tens assim tão poucos rendimentos que precisas de pedir crédito para os teus compromissos, 50 euros apenas fazem muito mossa.
Quem pede um credito de 2000 euros não está concerteza a nadar em dinheiro, é uma pessoa para quem o ordenado nem deve dar para os dias todos do mês. Como disse, nestas condições apenas 50 euros são uma enorme quantia.

Isso é verdade até ao momento em que esses 100€ de crédito a 20% se tornam permanentes. Há pessoas que ainda não acabaram de pagar um crédito e já estão a pensar no próximo, onde é que irão gastar o dinheiro.

??? Méquié? É assim que muito boa gente se endivida. Se em 6 meses arranjas forma de ter 500€ ou 600€ para pagar um empréstimo, porque não pores esse dinheiro de lado ao longo desse tempo e evitares pagar juros?

Isso é verdade até ao momento em que esses 100€ de crédito a 20% se tornam permanentes. Há pessoas que ainda não acabaram de pagar um crédito e já estão a pensar no próximo, onde é que irão gastar o dinheiro.

Tudo é relativo. Não podes quantificar o que é ou não supérfluo para os outros.
Eu também posso dizer que o teu Dacia é supérfluo, afinal podias andar de bicicleta, a pé, ou num carro usado de 500 euros.
E não estamos a falar da tal família que foi despejada, mas sim de outro caso bem diferente. E as pessoas apressaram-se a criticar a autora do tópico sem sequer saber para que era o dinheiro, o que eu acho fantástico.

Não tenho um Dacia. Tenho 2 Fócus com quase 12 e 9 anos. [:D]
E posso! Por enquanto![:D]

??? Méquié? É assim que muito boa gente se endivida. Se em 6 meses arranjas forma de ter 500€ ou 600€ para pagar um empréstimo, porque não pores esse dinheiro de lado ao longo desse tempo e evitares pagar juros?

Às vezes não podemos esperar por esses 6 meses ! Depende do bem ou serviço que está a fazer falta.

Se pedes um crédito destes pequenos, das duas uma, ou queres comprar um objecto o que é parvo fazer porque vais pagar 20% de juros, ou estás num aperto e ai 20% de juros é muitíssimo porque se tens assim tão poucos rendimentos que precisas de pedir crédito para os teus compromissos, 50 euros apenas fazem muito mossa.
Quem pede um credito de 2000 euros não está concerteza a nadar em dinheiro, é uma pessoa para quem o ordenado nem deve dar para os dias todos do mês. Como disse, nestas condições apenas 50 euros são uma enorme quantia.

Desculpem dizer, mas a vossa visão é algo preconceituosa. Vocês apenas apresentam exemplos clássicos para fundamentar a visão redutora das coisas, e tudo o que foge ao esterótipo de "endividado" é para esquecer. Há uma série de situações em que pode ser necessário pedir um crédito de 2000 ou 3000 euros para pagar num curto espaço de tempo, com juros de 15 ou 20%. Uma delas é a apresentada pela autora do tópico, que tem de ajudar a mãe (pergunto eu quem não faria um crédito nessa situação). Então querem um caso prático? Vou dar aqui um meu. Eu trabalho por conta própria e o meu rendimento é variável. No entanto, no dia de hoje já sei o que vou receber daqui a um mês. Há cerca de 4 meses precisei de uma verba para publicidade e não tinha todo o capital disponível na altura, mas aquilo era importante para o meu negócio. optei por utilizar cerca de 5.000 Euros do plafond do Visa e durante dois meses paguei juros de quase 25%, mais comissões de cash advance. No entanto, os juros e as comissões que paguei resultaram num lucro de quase 5 vezes o que gastei. nesta altura, o que ganhei já deu para pagar os juros, as comissões e tenho quase 4 vezes mais em lucro. Ora aqui está um caso em que pagar 25% de juros compensa. E tenho a certeza mais do que absoluta de que há centenas iguais a este. Portanto, não sejam preconceituosos.

Às vezes não podemos esperar por esses 6 meses ! Depende do bem ou serviço que está a fazer falta.

Lá está, falta de planeamento.

Se precisas de algo para hoje e tens capacidade de pagar os 100€ mensais, ontem também já tinhas essa capacidade. Então porque é que não poupaste esses 100€??

Desculpem dizer, mas a vossa visão é algo preconceituosa. Vocês apenas apresentam exemplos clássicos para fundamentar a visão redutora das coisas, e tudo o que foge ao esterótipo de "endividado" é para esquecer. Há uma série de situações em que pode ser necessário pedir um crédito de 2000 ou 3000 euros para pagar num curto espaço de tempo, com juros de 15 ou 20%. Uma delas é a apresentada pela autora do tópico, que tem de ajudar a mãe (pergunto eu quem não faria um crédito nessa situação). Então querem um caso prático? Vou dar aqui um meu. Eu trabalho por conta própria e o meu rendimento é variável. No entanto, no dia de hoje já sei o que vou receber daqui a um mês. Há cerca de 4 meses precisei de uma verba para publicidade e não tinha todo o capital disponível na altura, mas aquilo era importante para o meu negócio. optei por utilizar cerca de 5.000 Euros do plafond do Visa e durante dois meses paguei juros de quase 25%, mais comissões de cash advance. No entanto, os juros e as comissões que paguei resultaram num lucro de quase 5 vezes o que gastei. nesta altura, o que ganhei já deu para pagar os juros, as comissões e tenho quase 4 vezes mais em lucro. Ora aqui está um caso em que pagar 25% de juros compensa. E tenho a certeza mais do que absoluta de que há centenas iguais a este. Portanto, não sejam preconceituosos.

Estás a falar de emprestimos para investimento e não para consumo.

O grosso dos créditos malparados são para consumo, onde não se prevê que haja retorno. Uma coisa é comprares uma máquina fotofráfica de 1.000€ para trabalhares outra é gastares isso para utilizá-la como hobby. Numa é um investimento, noutra é uma despesa.

A ajuda da mãe é relativa. Se tem de pedir dinheiro para ajudar a mãe, porque é que não pode ser a mãe a pedir o dinheiro? Se for para pedir dinheiro emprestado e entregar à mãe de cara sorridente como se não custasse nada, acredito que a mãe não ficaria muito feliz (algumas estão-se a lixar).

Última edição:
Lá está, falta de planeamento.

Se precisas de algo para hoje e tens capacidade de pagar os 100€ mensais, ontem também já tinhas essa capacidade. Então porque é que não poupaste esses 100€??

É assim tão linear?

Vais iniciar um emprego (estavas desempregado), precisas de uma viatura para te deslocar, irás ter condições para pagar 100€ mês, mas anteriormente não tinhas.

Não me venham com os moralismos do autocarro porque isso só existe no litoral e não é em todo o lado [;)]

Voltar
Superior