Flexibon

Desculpem dizer, mas a vossa visão é algo preconceituosa. Vocês apenas apresentam exemplos clássicos para fundamentar a visão redutora das coisas, e tudo o que foge ao esterótipo de "endividado" é para esquecer. Há uma série de situações em que pode ser necessário pedir um crédito de 2000 ou 3000 euros para pagar num curto espaço de tempo, com juros de 15 ou 20%. Uma delas é a apresentada pela autora do tópico, que tem de ajudar a mãe (pergunto eu quem não faria um crédito nessa situação). Então querem um caso prático? Vou dar aqui um meu. Eu trabalho por conta própria e o meu rendimento é variável. No entanto, no dia de hoje já sei o que vou receber daqui a um mês. Há cerca de 4 meses precisei de uma verba para publicidade e não tinha todo o capital disponível na altura, mas aquilo era importante para o meu negócio. optei por utilizar cerca de 5.000 Euros do plafond do Visa e durante dois meses paguei juros de quase 25%, mais comissões de cash advance. No entanto, os juros e as comissões que paguei resultaram num lucro de quase 5 vezes o que gastei. nesta altura, o que ganhei já deu para pagar os juros, as comissões e tenho quase 4 vezes mais em lucro. Ora aqui está um caso em que pagar 25% de juros compensa. E tenho a certeza mais do que absoluta de que há centenas iguais a este. Portanto, não sejam preconceituosos.

O meu pai também trabalha por conta própria e quando precisa de liquidez vai ao banco e não paga 25% de juros, podias ter pago juros bem mais baixos. Estas taxas de 20% são para crédito ao consumo, normalmente electrodomésticos, informática, etc. Tudo bens não-essenciais.

A mim a única coisa que me chateia em quem gasta mais do que ganha é que acaba por se estar sempre a queixar e ter de andar sempre a mendigar, muitas vezes para comer. Ainda ontem umas pessoas a almoçar comigo não paravam de se queixar e depois saem-se com "só empréstimo para o carro são 500€".

É assim tão linear?

Vais iniciar um emprego (estavas desempregado), precisas de uma viatura para te deslocar, irás ter condições para pagar 100€ mês, mas anteriormente não tinhas.

Não me venham com os moralismos do autocarro porque isso só existe no litoral e não é em todo o lado [;)]

Não, mas também é nessas situações que se vêem irresponsabilidades.

Com um pouco de sorte e com emprego precário, e só porque precisa, vai comprar um carro de 20.000€ em vez de um de 3.000€.

E já que falas do autocarro, se a pessoa não tinha carro e só precisa agora para ir trabalhar, deslocava-se como??

Com um pouco de sorte e com emprego precário, e só porque precisa, vai comprar um carro de 20.000€ em vez de um de 3.000€.

E já que falas do autocarro, se a pessoa não tinha carro e só precisa agora para ir trabalhar, deslocava-se como??

Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Podia, simplesmente, não ter e desenrascar-se com o carro de outrém. (imaginando o caso de alguém desempregado que ainda vive com os pais, p. ex.). Há muitas zonas do país (e nem precisamos de sair do litoral) onde o carro ou mota são praticamente essenciais para as deslocações.

Tu é que o estás a dizer...

Quanto ao último parágrafo, uma coisa é ir à sede de concelho 1 vez por semana de TP ou à boleia. Outra é deslocar-se diariamente para uma indústria que fica a 4 km da sede de concelho e 14 km da sua residência e ainda deixar uma criança num infantário/escola. Ou até arranjar emprego noutra localidade...

Estou a falar de casos que conheço, obviamente que também há os que tu descreveste, e desses não tenho pena.

Eu sou filha unica e neste momento a minha mãe está a precisar da minha ajuda financeira e eu tambem preciso de pagar o resto de um tratamento dentário que estou a fazer, logo este dinheiro é mesmo necessário.

Sabendo como está actualmente a situação financeira do País e até a nossa "pessoal", eu dou te a minha opnião.
Eu simplesmente borrifava-me para um crédito desse género.
Quase todos os dentistas aceitam pagamantos faseados sem a necessidade de recorrer a créditos.
Agora em relação à ajuda da tua mãe, não acredito que seja motivo de doença, porque 2.500€ não dá para nada, vê se há a possibilidade de ajudares de outra forma.

é a minha opinião.

Sinceramente colega, não te metas nisso...pedir 2000€ de empréstimo para um aperto?
Daqui a uns meses estas com outro aperto e vais fazer o quê?

Tenta outras soluções...estou a falar sem saber a vossa real situação, mas não haverá outras soluções? tipo arranjar temporariamente outro emprego, um familiar, etc?

Porque não esperar uns meses, anos e depois adquirir o que se necessita ? Assim não é preciso endividarmo-nos!

Esta sim é a posta mais inteligente que já ouvi, vou esperar 30 anos e depois compro a minha casinha, entretanto vivo debaixo da ponte ou pago balurdios por um arrendamento de uma casa que nao vale nada....

é cada cromo....

Tu é que o estás a dizer...

Quanto ao último parágrafo, uma coisa é ir à sede de concelho 1 vez por semana de TP ou à boleia. Outra é deslocar-se diariamente para uma indústria que fica a 4 km da sede de concelho e 14 km da sua residência e ainda deixar uma criança num infantário/escola. Ou até arranjar emprego noutra localidade...

Estou a falar de casos que conheço, obviamente que também há os que tu descreveste, e desses não tenho pena.

Num crédito temos sempre de pensar na perspectiva de retorno. Naturalmente comprar um carro para ir trabalhar pode-se considerar um investimento. O problema é quando o investimento é desmedido. A pessoa até pode ter um pé de meia de 5.000€, mas como vai ter emprego até considera comprar um de 20.000€ e fica a pagar 15.000€ de empréstimo. Quando 5.000€ dá perfeitamente para comprar um carro para ir trabalhar!

É óbvio que os créditos são necessários, mas com muita moderação.

Sinceramente colega, não te metas nisso...pedir 2000€ de empréstimo para um aperto?

Tenta outras soluções...estou a falar sem saber a vossa real situação, mas não haverá outras soluções? tipo arranjar temporariamente outro emprego, um familiar, etc?

Eu só espero é que não seja para pagar algum crédito que a mãe contraiu. Porque pedir dinheiro por pedir, a mãe também o pode fazer e sem intermediários...

Esta sim é a posta mais inteligente que já ouvi, vou esperar 30 anos e depois compro a minha casinha, entretanto vivo debaixo da ponte ou pago balurdios por um arrendamento de uma casa que nao vale nada....

é cada cromo....

Ele estava a falar genericamente, e obviamente há casos de excepção como é habitação. Mas estás a falar de um bem primário e que também deve ser moderado.

O problema é que muitas pessoas não conseguem esperar para comprar o tablet xpto e o telemóvel que saiu ontem, e têm de os comprar já mesmo pagando juros elevados. A maior parte das compras que se fazem a crédito poderiam claramente ser evitadas se for feito um bom planeamento.

é cada cromo....

Quanto ao insulto nem vale a pena comentar... Seguramente conheces as regras.

Apenas te aconselho a ler melhor o que eu escrevi neste tópico. Isto claro se souberes ler! Se não souberes pede a alguém que esteja aí contigo que te soletre o que eu escrevi.

PS: Para o caso de não conheceres aqui ficam:

4. São proibidos os seguintes tipos de conteúdos no fórum, incluindo links para sites do mesmo género de conteúdos:
Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer post considerado incendiário ou provocador;

Concordo.

Os bancos só emprestam dinheiro a quem prova não necessitar dele.

E as pessoas deveriam optar pela mesma estratégia:
Só deveriam pedir emprestado quando não precisam dele.

É sempre má ideia contrair um empréstimo quando se está com falta de dinheiro.
Se o dinheiro escasseia, aumentar os encargos mensais com uma prestação só vai
agravar a situação.

é cada cromo....

Lendo o post que fizeste quote e lendo o teu comentário (principalmente os insultos a bold) dá mesmo para rir! [:D]

... vou esperar 30 anos e depois compro a minha casinha, entretanto vivo debaixo da ponte ou pago balurdios por um arrendamento de uma casa que nao vale nada....

Entre arrendamentos com valores praticamente iguais, é preferivel pedir empréstimo ao banco, se tudo correr bem, pagamos nós a divida e criamos patrimonio para os nossos filhos, arrendar estamos a encher o bolso de outras pessoas, muitas vezes a fugir aos impostos.

Quanto ao insulto nem vale a pena comentar... Seguramente conheces as regras.

Apenas te aconselho a ler melhor o que eu escrevi neste tópico. Isto claro se souberes ler! Se não souberes pede a alguém que esteja aí contigo que te soletre o que eu escrevi.

PS: Para o caso de não conheceres aqui ficam:

4. São proibidos os seguintes tipos de conteúdos no fórum, incluindo links para sites do mesmo género de conteúdos:
Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer post considerado incendiário ou provocador;

Acho que a minha resposta vai perfeitamente de encontro ao post ridiculo que colocaste, sem emprestimos a economia estagnava, e muitos nunca poderiam ter uma casa na sua vida, tão simples quanto isso.

Em ralação à tua comichão, le o tom do teu último post (ou pede a um adulto para to ler) e age como um homem, ou obriga-te a isso.

Acho que a minha resposta vai perfeitamente de encontro ao post ridiculo que colocaste, sem emprestimos a economia estagnava, e muitos nunca poderiam ter uma casa na sua vida, tão simples quanto isso.

Em ralação à tua comichão, le o tom do teu último post (ou pede a um adulto para to ler) e age como um homem, ou obriga-te a isso.

attachment.php

5060213_orig.jpg

Vale a pena comentar ?

Voltar
Superior