eu não faço nada disso, mas até eu sei que apos o primeiro ano estagnas, independendentemente de quanto tiveres ganho no primeiro ano...
por isso o primeiro ano deve-se atacar com força... ha quem vá devagar no primeiro ano a pensar, depois vai ser mais facil, mas isso é errado... depois só mantens porque o corpo habitua-se...
Não é bem isso...
Basicamente, existe aquilo a que na gíria lhe chamam de "beginner gains".
Basicamente, os gains iniciais para quem nunca fez nada na vida são extraordinários.
Eu lembro-me que quando comecei, no primeiro mês a diferença era abismal, isto apenas com corrida, dieta mais equilibrada e exercícios bodyweight em casa, nada de extraordinário ou que qualquer pessoa não consiga fazer.
Passei do ZERO (mesmo) a fazer 100 flexões seguidas, 100 abs seguidos, 60 squats seguidos, alguns pull ups, etc. em muito pouco tempo.
O problema é passares ao próximo patamar, as coisas tornam-se mais difíceis, mas é como tudo na vida, o esforço cresce exponencialmente mas os ganhos não, daí a malta recorrer a ajudas e outros acabarem por desistir e ficar naquele plateau.
Aquilo que tu estás a confundir é o chamado de "muscle memory", basicamente, quem já esteve em forma, consegue ficar de novo em forma muito rapidamente depois de uma paragem. Quero com isto dizer que, se tu já foste "bombado", "fit", "definido" e parares durante uns meses/anos, é relativamente fácil voltar à forma em que estavas.
Este truque é muito utilizado por aquela malta que vende "serviços" e "planos" para ficar bombado ou aquelas fake news que dizem "OMG father of 10 gets insane body transformation after training for just 3 months".
Normalmente, se olhares bem para o corpo daquela malta, mesmo gordos ou com dad bod, consegues detectar que já foram nalguma parte da sua vida, "fit", bombados ou outra coisa qualquer.