Finalmente o Jeep Cherokee!

citação:Originalmente colocada por gonexplorer

Deixa-me eu pô-lo em condições que depois a gente logo fala[8D]

Já agora aproveito para dizer que finalmente consegui arranjar o farol a um preço decente exactamente no local que o Highlander disse. Têm lá montes de peças e jeeps acidentados. O gajo disse-me que consegue arranjar todas as peças para o jeep e muito mais barato. Ele também conseguiu identificar os problemas do meu Jeep e daqui a 2 semanas vou lá levá-lo para ele lhe mexer.
mais uma vez muito obrigado Highlander!

fico feliz em saber que conseguiste resolver o problema do farol e, de caminho, os outros ;)

não há nada que agradecer... a malta só está cá para ajudar!;)

Pessoal, vou venfer o meu Cherokee é de 97 e tem 136.000 sem problemas. Motivo - vi um Discovery que gostei muito!! Se houver interssados contactem através de pm.

Bem, cá volto ao ataque com mais dúvidas Cherokeeanas.

Ora bem, tenho lido que a Jeep utiliza óleos muito específicos, principalmente na caixa e também um líquido refrigerante que parece que é único e que não pode utilizar mais nenhum que não seja esse verde senão cai o carmo e a trindade.
Acontece que a BP na sua página aconselha os óleos a serem utilizados no Cherokee e o único óleo que não aconselham é o da direcção. De resto, travões, caixa, motor, têm lá tudo. E refrigerante aconselham o BP antifreeze.
Isto quer dizer que esses produtos aconselhados pelas próprias marcas podem ser utilizados? É que por outro lado descubri por baixo do capot um autocolante da Jeep a dizer que a Jeep recomenda Repsol! Afinal no que ficamos? Lubrificantes Jeep ou Repsol, ou até BP?

Outro ponto, ainda não lhe meti refrigerante, mas na factura da última revisão feita pelo antigo proprietário aparece lá o tal líquido refrigerante. Ora, acontece que à primeira vista, de verde o líquido não tem nada, embora eu não tenha visão RX e não consiga ter a certeza se o contentor do líquido é suficientemente transparente para ver se o que está lá dentro é verde. è como vos digo de verde não parece ter nada, mas lá que tem um cheiro esquesito tem...
Haverá alguma maneira de esvaziar aquilo? E o líquido que lhe meta tem mesmo de ser o tal milagroso da Jeep ou pode ser o BP antifreeze.

Obrigados antecipadamente!

gonexplorer..

por vezes a recomendaçao das marcas e tal de que tem que ser exclusivamente " o tal " prende-se apenas em apanhar os mais incautos para pagar a factura..

a BP como multinacional que é e implantada nos diversos mercados tem obrigação de saber e bem que lubrificantes e liquidos o carro deve levar.

se a BP recomenda, qual o problema. nao em admirava nada que o da BP custasse bem menos qu eo da Jeep que se calhar é da BP so que reembalado. a Jeep nao fabrica lubrificantes, fabrica carros e nem esses são 100% jeep, veja-se o caso desse motor que foi " comprado " a terceiros..

é a mesma coisa que por exemplo a Peugeot recomendar Total, e a Ford recomendar Castrol ou outro qualquer e a Volvo falar nos lubrificantes da marca ( sao exemplos ) nos motores 1600 HDI / TDCi / 1.6D que sao pura e exactamente o mesmo motor..

Desde que se respeite os numeros (viscusidade) indicados pela marca pode ser de qualquer marca penso eu de q. Embora eu prefira sempre marcas com "nome", por um questao de confiança. Se calhar são piores que os outros...

Pois, como eu calculava... De facto achei muito esquesito que no caso do refrigerante e mesmo do da caixa houvesse uma exclusividade de uso de apenas um produto que só a Jeep venderia, e que todos os outros fizessem com que o carro rebentasse.

Vou mas é enfiar-lhe com um produto BP ou Cepsa (a Repsol não tem nenhuma tabela de compatibilidade na sua página web).

Em relação aos lubrificantes, só tens que te preocupar com as especificações podes escolher qualquer marca.
Em relação ao anti-congelante, tb podes utilizar de qualquer marca. O que deves é garantir que tem na sua composição etilenoglicol e a sua concentração é de pelo menos 40%. Nos motores VM é mais importante escolher sempre um liquido de elevada qualidade e com estas especificações, dado que é um motor bastante sensível à corrusão e ao sobre-aquecimento. Normalmente fala-se no liquido verde da Mopar porque é caro mas muito bom, e desde que substituido a tempo e horas assegura a durabilidade do motor.

Ok, mas como é que mudo o líquido do radiador? Ou seja, como o esvazio para lhe meter liquido novo? É algo que posso eu fazer ou tem de ser o mecânico? É que eu olhando para o motor nem vejo o radiador! Vejo o contentor de plástico onde se deve por o líquido, mas radiador nem vê-lo. Suponho que deve estar escondido atrás da ventoinha gigante...

Quanto ao liquido lubrificante, se na pág da BP aparece apenas BP Antifreeze, na da Cepsa já aparece ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% -
Sistemas de arrefecimento. Utilize ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% numa concentração de 50% ou uma medida de ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% para uma medida de água.

Ou seja, fico na mesma...

Se não tens experiencia é melhor levar a um mecânico, se ficar ar dentro do circuito arranjas um lindo problema :(
Quando diz que é ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50%, quer dizer que vem diluido a 50%. No teu Jeep recomendo que utilizes assim, sem misturar àgua... O da BP deve ser vendido em várias concentrações!!!
Certifica-te que é tem na composição etilenoglicol...

citação:Originalmente colocada por gonexplorer

Ok, mas como é que mudo o líquido do radiador? Ou seja, como o esvazio para lhe meter liquido novo? É algo que posso eu fazer ou tem de ser o mecânico? É que eu olhando para o motor nem vejo o radiador! Vejo o contentor de plástico onde se deve por o líquido, mas radiador nem vê-lo. Suponho que deve estar escondido atrás da ventoinha gigante...

Quanto ao liquido lubrificante, se na pág da BP aparece apenas BP Antifreeze, na da Cepsa já aparece ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% -
Sistemas de arrefecimento. Utilize ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% numa concentração de 50% ou uma medida de ANTICONGELANTE/REFRIGERANTE 50% para uma medida de água.

Ou seja, fico na mesma...

tens ai a resposta para o aquecimento dos motores VM............NÃO TEM RADIADOR!!!!!![:p][:p][:p];);)[}:)][}:)]

"Se não tens experiencia é melhor levar a um mecânico, se ficar ar dentro do circuito arranjas um lindo problema"

Epá, como assim?!?!?!? Aquilo tem de ser fechado em vacuo ou algo do género? É que ontem abri a tampa do contentor de plástico onde se mete o líquido e depois fechei normalmente. Aquilo de facto dizia lá qualquer coisa do género, fechado sob pressão ou algo assim, mas a único pressão que fiz foi mesmo a rodar a tampa. Aquilo tem de ser fechado de alguma maneira especial?

Outra coisa, é necessário esvaziar o líquido que lá está para meter novo, ou posso ir juntando o novo à mediada que necessite (isto se não houver nenhum problema em abrir e fechar a tal tampa...).
Bolas, de facto este motor é uma florzinha de estufa, não se lhe pode espirrar para cima que o gajo ainda apanha uma pneumonia (não, eu não disse isto! Pensamenteo positivo, pensamento positivo, pensamento positivo, jeep a maior, VM é o mais fiável que há, pensamento positivo....)

Os cuidados a ter com a substituição do anticongelante são os mesmos que tens que ter em qualquer motor :)
- Colocar o selector da chaufagem no max calor;
- Drenar o liquido todo no fundo do radiador;
- Lavar o circuito e radiador com àgua corrente;
- Abrir ponto de saida do ar (sangradouro ou tubo na zona da cabeça do motor);
- Encher com liquido novo;
- Fechar o sangradouro (quando tiver saido todo o ar);
- Colocar o motor a trabalhar até a ventoinha disparar;
- Ir verificando o nível no depósito de expansão;

Normalmente os motores têm um sitio onde deves abrir o circuito para retirar o ar. Não tem a ver com o ar no depósito de expansão, estou a falar do ar no circuito... Se ficar ar nas tubagens a àgua deixa de circular e arrefecer devidamente (mesmo com o depósito de expansão cheio) o que pode causar aquecimento excessivo de alguns pontos de qualquer motor.
Por perceber que não tens experiencia te recomendei que fales com um mecanico ou peças ajuda a alguem que já tenha feito... mas não é tarefa difícil :)

Voltar
Superior