Filtros de ar rendimento

Em tempo tive um Astra 2.0 Dti reprogramado, mas já estava farto e queria um pouco mais de potência.
Como o dinheiro me devia estar a fazer comichão no bolso, lá comprei um K&N para substituir o original.. [8b]

Não notas nada! Nada!!
Nem força, nem ponta, nem som... Nada! Ficas é 50euros mais pobre.

Como é obvio um filtro deste genero , nao vai trazer mais potencia por si so. A malta as vezes esquece que para notar alguma diferença que nao seja so o barulho (neste caso da admissao), é preciso muito mais.Para se tirar proveito de um filtro "desportivo" sao necessarias alteracoes a nivel de afinaçoes ou reprogramações... e claro , que para entrar mais ar, tambem a saida deve ser alterada, o escape.So assim se justifica um filtro destes ... e mesmo assim...
É como os escapes, sozinhos , é so uma questao de barulho, porque o resto é placebo, ate porque muitas vezes perde-se mais do que se ganha.
Nos meus carros sempre tive escapes desportivos, apenas porque gosto do barulho, no ax gt era uma maravilha o som, com uma afinaçaozita do carburador e do avanço do motor , vrrrruuum... mas os consumos, mas tambem se acelerava mais e a gasolina era mais barata [br:)] .Filtros de ar , sempre de origem ou equivalentes. No golf tambem meti escape "desportivo" , mas homologado , so pelo barulho tambem.

No pessoal das motas é que se ve muito... do genero; "meti um filtro/ escape e a mota tem mais 500 cv" [:D] , tretas, a unica coisa que pode acontecer é uma variaçao na entrega de potencia , porque de resto, no geral perde-se.Por exemplo na mota tambem meti um escape e principalmente em altas a mota perdeu potencia, e é um escape homologado , mas.... é assim. vale pelo som do v2, mais nada, nao anda mais, gasta mais , apenas porque se puxa mais pelo motor. Ponderei tambem um filtro desses pra mota, exclusivamente por causa do preço (De origem cerca de 80 € de 12 em 12000 klm), mas nao o coloquei.
Um filtro de " rendimento" tem tambem o inconveniente de ter um intervalo de manutençoes muito mais pequeno.

Fiquem bem!

Vocês nao pescam nada de carros. No fórum "ibiza do açu" a malta tem filtros conicos, ponteiras e ailerons matias que no mínimo dao mais 20 cv cada, e isto sem condutor...

Jä tive um conico e ganhei em som, ficou mt melhor e sò por isso valeu logo o dinheiro que dei por ele. Mas no geral é msm deitar dinheiro fora.

Levanto aqui outra questão. Vou dar o exemplo do meu carro, (106 GTi) é usado muito nestes carros a "pá da admissão" que fica na posição onde a entrada de ar original fica mas com uma entrada muito maior, e o filtro fica dentro dessa "pá".. Não sei até que ponto a receber ar fresco se possa ter alguns ganhos..
bay4.jpg

A minha experiência:

Na minha anterior "magana" comprei um K&N por 60 euros. Foi usado durante 6,5 anos (todo o tempo que tive a carrinha). Sempre que me apetecia (tipo a cada 10.000 km até porque andava em ambientes bastante poeirentos) era retirado fora, lavado com o mesmo líquido que uso para os filtros de ar da mota de TT e lubrificado com o mesmo spray...

A carrinha foi vendida com quase 200.000 km com a MAF de origem, mas antes retirei o filtro que vendi depois na net por 40 Euros em excelente estado!

Em conclusão: poupei a compra de vários filtros de ar (poupando também recursos), fiz a limpeza com muito mais regularidade (gosto de sujar as mãos, de vez em quando) e quase recuperei o investimento inicial.

Se valeu a pena? É só fazer as contas!

PS - só não uso no Duster porque não encontro para o dci!

A minha experiência:

Na minha anterior "magana" comprei um K&N por 60 euros. Foi usado durante 6,5 anos (todo o tempo que tive a carrinha). Sempre que me apetecia (tipo a cada 10.000 km até porque andava em ambientes bastante poeirentos) era retirado fora, lavado com o mesmo líquido que uso para os filtros de ar da mota de TT e lubrificado com o mesmo spray...

A carrinha foi vendida com quase 200.000 km com a MAF de origem, mas antes retirei o filtro que vendi depois na net por 40 Euros em excelente estado!

Em conclusão: poupei a compra de vários filtros de ar (poupando também recursos), fiz a limpeza com muito mais regularidade (gosto de sujar as mãos, de vez em quando) e quase recuperei o investimento inicial.

Se valeu a pena? É só fazer as contas!

PS - só não uso no Duster porque não encontro para o dci!

Tal e qual para a mota. Uso um K&N que já se pagou. Se ando em terra com motas à frente lavo-o a seguir, ainda com o kit de limpeza que comprei. A V-Strom muda o filtro de 12 em 12mil, ou menos, a quase 30€ o de origem... O K&O creio que nem chegou a 70€, portanto... E a mota ficou melhor em aceleração, de ponta tá igual.

Nas mudanças de óleo de 6 em 6 o mecanico limpa-o. O processo é este, num carro é mais fácil:

http://forum.motociclismo.pt/showthread.php?3942-Limpeza-de-Filtro-de-Ar-K-amp-N-na-V-Strom

Última edição:
Voltar
Superior