Filtro do Habitaculo

Mais uma vez as minhas desculpas pela minha falha visto as fotografias já estarem redimensionadas, mas por falha na colocação ainda não vos era possivel verificar. desde já agradeço ao "zenith" a sua descrição de um novo método de substituição.

e ao PauloFVF que me informou da falha

citação:Originalmente colocada por SkatMan

Mais uma vez as minhas desculpas pela minha falha e demora no esclarecimento, mas faça-se notar que demorei mais tempo a redimensionar as fotos e a dar-lhes luminusidade que a mudar o filtro. desde já agradeço ao "zenith" a sua descrição de um novo método de substituição.

ok!;) mas nao se vê as fotos deves ter metido mal o link!

citação:Originalmente colocada por zenith

Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
5º- voltar a montar a protecção
6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.

Tá bem assim?

Eu tenho o 156 1.8 tspark, será igual a localização e processo de mudar o filtro?!

Abraço

citação:Originalmente colocada por xterra

citação:Originalmente colocada por zenith

Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
5º- voltar a montar a protecção
6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.

Tá bem assim?

Eu tenho o 156 1.8 tspark, será igual a localização e processo de mudar o filtro?!

Abraço
É igual para todos.

Eu tinha um 1.6 de Maio de 2000 e tb era assim. ;)

a minha preocupação em colocar este tópico foi o simples facto que se uma pessoa for ao mecânico queixar-se que quando ligamos o AC este não arrefece quase nada, imediatamente ouvimos dizer que "tem de "meter" gás no AC". Isso custa perto de 50.00€, e o facto é que eu substitui o meu filtro e gastei pouco mais de 8.00€.

Pode ser mais fácil no teu.
No Rover 400 tens que desmontar o porta-luvas e uma barra em chapa que fica atrás deste.
Coisa para meia-hora.

citação:Originalmente colocada por JPR

No Rover 400 tens que desmontar o porta-luvas e uma barra em chapa que fica atrás deste.
Coisa para meia-hora.

Náh! 10m máximo e tens o filtro cá fora.[:I]

Já que estamos numa de mudança de filtro AC antes de recolocar o novo filtro, despejar lá para dentro uma lata de desinfectante, Bardhal, 1z Klima cleaner, etc. Aguardar meia hora para que a espuma actue após o que se deve ligar o AC a temperatura mínima e força máxima cerca de 1m. Montar o filtro AC novo e prontos, mais fresquinho, limpinho durante um ano. E pouparam-se alguns aérios!!!;)

Coisa para meia-hora.

Acredito que o metodo no reu Rover seja identico ao dos jipes, nomeadamente o Terrano, que tens de retirar a caixa do porta luvas.
Nesse caso, desde que saibas manusear uma chave de fendas, safas-te. Podes é demorar mais tempo visto teres de desmontar e montar mais peças.

Já agora, pedia-te que explicasses passo a passo esse método de substituição do filtro do AC. Obrigado

[quote]citação:[i]Originalmente colocada por SkatMan[/i]
[br Já agora, pedia-te que explicasses passo a passo esse método de substituição do filtro do AC. Obrigado
[/quote]

Muito bem.
Então aqui vai (não tenho fotografias porque ainda não o substituí. Há pouco tempo é que o desmontei para ver como estava e limpar mas vou comprar um novo. Depois fotografo o processo e coloco-as aqui).

1- No Rover 414/400 (falo no modelo 95-99, deverá ser igual no modelo 45) o filtro do AC está no habitáculo, situado atrás do porta-luvas, e em posição vertical.

2- Com o porta-luvas fechado desapertam-se os parafusos situados junto às dobradiças da tampa do porta-luvas. São parafusos de cabeça sextavada, um de cada lado, sendo necessário uma chave de lunetas/de caixa de tamanho 8/9 ou 10/11.

3- Reirada a portinha do porta-luvas já conseguimos ver as condutas da chaufagem. Mesmo à nossa frente, em posição vertical, existe uma tampinha preta vertical, atrás da qual está o filtro.
O problema é que é necessário retirar uma chapa para termos acesso completo e sem obstáculos ao compartimento do filtro. Esa chapa fica mesmo atrás do porta-luvas e atravessa todo esse compartimento.

4- Essa chapa (com cerca de 5 cm de altura) tem 2 parafusos em cada extremo, também eles de cabeça sextavada.

5- Retirada a chapa é necessário levantar, na zona superior, um entalhe na portinha do compartimento do filtro e, uma vez retirada, vemos finalmente o filtro e puxamo-lo.

[img]uploaded/JPR/200661823102_Image1.jpg

EDIT: Como o CL disponibilizou fotos da desmontagem do filtro (num modelo com volante à direita) aqui vão as imagens do processo:

A desmontagem da tampa do porta-luvas
19ov3.jpg

29gk1.jpg

A chapa e os componentes e condutas da chaufagem (A seta indica as resistências da chaufagem cuja durabilidade é diminuta. A do CL queimou com 5 anos e a minha com 7. No inicio da seta situa-se o compartimento do filtro).
37qb.jpg

O compartimento do filtro
res92ou3cg.jpg

O filtro novo já instalado
res109bv5wv.jpg

A diferença entre um filtro novo e o usado
68il.jpg

(As resistências da chaufagem)
48ni.jpg

JPR, excelente! Tal como a dica do "jcc" para aproveitar a descontaminar o evaporador e tubagem de ventilação. Isto é válido para os Rover e MG 200-400-25-45-ZR-ZS e para os Honda Civic 5 portas de 1995-2001, não sei se os de 3 e 4 portas também serão assim ou não.

jcc, só 10 minutos? Porra, trabalhas muito depressa. Eu cá tenho umas boas duas costelas de alentejano. :D

A seta indica as resistências da chaufagem cuja durabilidade é diminuta. A do CL queimou com 5 anos e a minha com 7. No inicio da seta situa-se o compartimento do filtro.

Eu ando permanentemente com a ventilação ligada, seja na 1ª ou 2ª velocidade (3ª só para a ventilação inicial quando o carro está a escaldar, antes de ligar o AC, a 4ª velocidade só deve ter sido ligada para testes já que a 3ª areja bem, e já faz um cagaçal suficiente :D), talvez isso justifique um pouco os meus 5 anos e 3 meses.

Que se lixe... todos os problemas fossem esses (no 111 a resistência também anda pelos 5 anos, mas essa está montada no compartimento do motor e sujeita a águas da chuva, lavagens, etc.).

Esse pack de resistências custa uns 43€ na Rover mas, para os mais jeitosos com um ferrito de soldar, pode fazer-se isso com uns 5€ e comprando as resistências individuais de 10 Watt (chega bem, mas quem quiser pode pôr de 15 W se elas lá couberem).

As resistências de fábrica têm os seguintes valores e são assim ligadas:

res70jm.jpg

Obviamente que cada um poderá aproveitar para colocar as resistências com o valor que quiser, um pouco mais ou um pouco menos em relação ao indicado, alterando assim a respectiva velocidade de acordo com a resistência utilizada, sendo certo que um valor inferior ocasionará uma velocidade superior e vice-versa (resistência "maior", velocidade menor).

As resistências serão deste tipo (10 watt é suficiente, mas 15W não fará mal desde que fisicamente lá caibam):

res84cu.jpg

Caraças jcc![8][|)] Porque é que não te lembras-te das resistências cerâmicas antes de dares 40€ por aquela mer.da o ano passado, [8][8]!

Bimbo [8][8]!

ps foi só um desabafo...

já que postaram fotos, junto ao ventilador (onde assenta o jogo de resistências) aquilo tem por lá um filtro(?!?) qualquer de esponja que com o tempo se vai desfazendo, se algum dia quando ligarem a ventilação e ouvirem o barulho de um avião dentro do carro não se assustem é a esponja a desfazer-se e a roçar nas alhetas do ventilador...desmontar e limpar.

Deixa lá, eu também só vi isto muito depois de ter comprado as resistências novas. [8)]

Já fica a informação para daqui a mais 5 ou 6 anos... sempre dá para um gajo ir comprando as resistências com calma. :D

O que raio é o filtro de pólen?

O que raio é o filtro de pólen?

è o filtro do habitáculo? do AC? o q é?

Acho estranho a marca mo ter mudado antes dos 20k Km.....

Obrigado

Para ter esse nome, de certeza que é filtro do habitáculo.
Agora mudar após 20k km, não acho esquesito. Ainda por cima se andares em cidade ;)

Voltar
Superior