Fiat Tipo 2016

O consumir oleo é normal, não podes é deixar baixar o nivel de forma a perder a pressão de oleo no motor!
Isso é meio caminho andado para gripar o motor, essa luz vermelha de falta de pressão jamais a podes deixar acender... Em muitos bons carros significa que já anda a danificar os bronzes.

A verdade é que de facto são raros os "gasolinas". O mercado português insiste, muitas vezes sem lógica nos carros a diesel. Eu sempre tive carros a diesel mas de facto para a utilização que faço, um carro a gasolina acaba por ser mais racional e a manutenção não tem comparação. Eu comprei o 1.4 5p em Novembro e também estava em risco de o receber só dali a 3 meses. No entanto também lá se acabou por desencantar um "lounge" vindo do nada. Ainda bem. Bastante satisfeito com o carro.

Pode dizer-me que consumos faz o 1.4 a gasolina?

Obrigado

Adicionei meio litro segundo o gajo até ir a revisão, já está agendada. Ele disse que era normal do motor beber essa pequena quantidade de oleo , mas deixa-me a desejar muito, não consigo acredita, e a rodagem dele foi boa, não faz barulhos nem nada, muito silencioso.. Enfim, que seja só "normal"

Não fiques em stress, é normal beber um pouco de óleo, e se vais tendo ritmos acelerados mais normal é.[;)]

Depende de muitos fatores mas neste momento em cidade exclusivamente está a fazer 6,9. Em misto 60% cidade e 40% fora de cidade baixa para os 5,9. se fizer auto estrada e não exceder 130, faz média de 5,2.

O mesmo deste lado. O meu prai com 80℅ fora de cidade (a velocidades entre 70 e 90) e o resto cidade com algum para e arranca ronda 5.5 /5.6 no CB.

Com uma condução relativamente defensiva/cuidada não é difícil ter uns consumos aceitáveis.

Posso afirmar que esse valor é excelente para um 1.4 atmosférico.

Nunca percebi porque abandonaram o 1.4 Multiair atmosférico de 105cv...

O meu 0.9 TwinAir em 80% Urbano faz valores mais altos que isso... o que vale é que estando a GPL passa a ser um diesel dos mais económicos lol

Em 100% EN o melhor consumo que fez foi 5,3L

Por isso, excelentes consumos para um motor "algo datado".

Muito obrigado.
Bem bons esses valores, sendo atmosférico pensei que gastasse bem mais... o carro é bem interessante, com esses consumos não sei se justifica um diesel.

E o motor tem força ou é molengão? Suave deve ser... é pena é que quase não existam a gasolina disponíveis :(

Acima de tudo depende dos percursos e da forma de condução... Como tenho uma condução defensiva ( manter uma velocidade estável, evitar grandes acelerações ou travagens) lá consigo médias engraçadas. Numa condução mais despreocupada provavelmente os consumos devem ficar entre 6.5 e 7.5

Em relação ao motor não tenho grande base de comparação mas parece-me despachado qb. Ter uma caixa curta ajuda bastante a ser desenrascado.

O meu 0.9 TwinAir em 80% Urbano faz valores mais altos que isso... o que vale é que estando a GPL passa a ser um diesel dos mais económicos lol

Ainda ando a pensar num " diesel" desses. Tenho que fazer contas à vida. Devo fazer 12/13 mil km por ano, mas metade vão ser de vespa a gastar 3.5 litros.
A longo prazo o GPL irá sempre compensar, mas por outro lado, os 1500/1600 aerios da instalação GPL sempre dariam para amortizar parcialmente o financiamento e poupar algum nos juros.

Última edição:
A caixa é bastante curta ao ponto de conseguires arrancar em 2ª sem problemas e a 6ª velocidade aguenta perfeitamente lá para os 75 km/H. Evidentemente que se fizeres uma condução mais agressiva não há milagres. Mas como tem baixas muito curtas é bem desenrascado em cidade e o motor é bem "arejado" O atmosférico tem vantagem em relação a carros com turbo que entra lá para as 2000 rpm porque está disponível muito cedo. Em utilização normal é mais que suficiente. A única coisa que noto é que é um pouco ruidoso lá para as 3000 rpm.

Muito obrigado.
Bem bons esses valores, sendo atmosférico pensei que gastasse bem mais... o carro é bem interessante, com esses consumos não sei se justifica um diesel.

E o motor tem força ou é molengão? Suave deve ser... é pena é que quase não existam a gasolina disponíveis :(

O motor pode ser de facto algo datado mas parece-me que as marcas de repente voltaram a pensar que o downsizing afinal é uma grande treta: https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-nao-vai-mais-investir-no-downsizing/.
Isto parece por demais evidente. A malta acha que tem ali um canhão mas a verdade é que se não houver turbo o carro não se mexe e para ele entrar e manter o ritmo é preciso andar sempre em rotação mais elevada e como tal mais combustível. Eu tive um multijet 1.3 e o desgraçado até às 2200 rotações não existia, parecia uma arrastadeira. Depois de entrar o turbo aquilo até andava mas era preciso andar sempre a olhar para a agulha das rotações para não o deixar morrer.

Posso afirmar que esse valor é excelente para um 1.4 atmosférico.

Nunca percebi porque abandonaram o 1.4 Multiair atmosférico de 105cv...

Em 100% EN o melhor consumo que fez foi 5,3L

Por isso, excelentes consumos para um motor "algo datado".

Ainda ando a pensar num " diesel" desses. Tenho que fazer contas à vida. Devo fazer 12/13 mil km por ano, mas metade vão ser de vespa a gastar 3.5 litros.
A longo prazo o GPL irá sempre compensar, mas por outro lado, os 1500/1600 aerios da instalação GPL sempre dariam para amortizar parcialmente o financiamento e poupar algum nos juros.

Dou-te o meu exemplo... conversão €1650... média anual de 17000km... investimento pago em 35000km.

Já lá vão perto de 60000km a GPL e neste momento poupei (depois de descontar o investimento cerca de €1300).

Contas grossas são €30 de poupança a cada 400km.

O motor pode ser de facto algo datado mas parece-me que as marcas de repente voltaram a pensar que o downsizing afinal é uma grande treta: https://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-nao-vai-mais-investir-no-downsizing/.
Isto parece por demais evidente. A malta acha que tem ali um canhão mas a verdade é que se não houver turbo o carro não se mexe e para ele entrar e manter o ritmo é preciso andar sempre em rotação mais elevada e como tal mais combustível. Eu tive um multijet 1.3 e o desgraçado até às 2200 rotações não existia, parecia uma arrastadeira. Depois de entrar o turbo aquilo até andava mas era preciso andar sempre a olhar para a agulha das rotações para não o deixar morrer.

Cuidado com as generalizações... não podes comparar um turbinado diesel com um turbinado gasolina.

Só para perceberes, o 1.4 do Tipo é o mesmo motor que o 1.4 T-JET mas sem turbo...

O 1.3 Multijet se baixar das 1500rpm transforma-se numa carroça e tem uma faixa de utilização muito curta. Já um turbinado a gasolina acaba por conseguir o melhor de dois mundos... rotação e binário cedo.

Comparando o 1.4 do Tipo com o 0.9 do Panda... o 0.9 tem 145Nm logo às 1900rpm... o 1.4 tem 127Nm às 4500rpm. Essa descarga de binário cedo permite a um motor a gasolina andar com as rotação perto das 2000rpm sem grandes preocupações e sem andar com "as calças na mão". Num atmosférico, a essas rotações o motor não responde tão rápido.

Agora lá está... se a baixa rotação o turbinado é mais económico... quando sobes rotação as coisas invertem-se.

Penso que o 0.9 TwinAir de 105cv casava lindamente com o Tipo (tal como existe no 500L)... comparando as diferenças entre o 500L e o Tipo, esse motor conseguiria performances perto de 188km/h e 11,3s (contra 180km/h e 12,0s do Tipo 1.3)

Última edição:
Segundo o Carsalesbase vendeu 60.000 unidades na Europa. E segundo o Carsitaly vendeu mais 38.000 na Turquia. Deve ter vendido mais algumas unidades no México e Médio Oriente por isso deve ter ficado entre os 110-120.000.

Este ano as vendas devem disparar porque passou a ter o 1.4 120cv, a gasolina e GPL e é o primeiro ano inteiro de vendas com todos os tipos de carroçaria. Em todos os mercados deve ficar pelos 150-200.000.

Concordo contigo absolutamente. Eu não tenho experiência de um motor a gasolina turbinado da FIAT. A única que experimentei a gasolina foi com o 1.2 da Citroen e o turbo só se sentia também por volta das 2000 e qualquer coisa. De facto quando chegamos perto das 3500 rotações nota-se bem a diferença entre um turbinado e um atmosférico. O atmosférico é mais progressivo mas tem mais pulmão a rotações mais elevadas. Não discordo de forma nenhuma da tua opinião.
Acho é que por algum motivo se está a pensar desinvestir em downsizing porque como diz no artigo e facilmente se percebe em utilização mais intensiva não se atinge o objetivo desejado de menos emissões e menos consumo.

Cuidado com as generalizações... não podes comparar um turbinado diesel com um turbinado gasolina.

Só para perceberes, o 1.4 do Tipo é o mesmo motor que o 1.4 T-JET mas sem turbo...

O 1.3 Multijet se baixar das 1500rpm transforma-se numa carroça e tem uma faixa de utilização muito curta. Já um turbinado a gasolina acaba por conseguir o melhor de dois mundos... rotação e binário cedo.

Comparando o 1.4 do Tipo com o 0.9 do Panda... o 0.9 tem 145Nm logo às 1900rpm... o 1.4 tem 127Nm às 4500rpm. Essa descarga de binário cedo permite a um motor a gasolina andar com as rotação perto das 2000rpm sem grandes preocupações e sem andar com "as calças na mão". Num atmosférico, a essas rotações o motor não responde tão rápido.

Agora lá está... se a baixa rotação o turbinado é mais económico... quando sobes rotação as coisas invertem-se.

Penso que o 0.9 TwinAir de 105cv casava lindamente com o Tipo (tal como existe no 500L)... comparando as diferenças entre o 500L e o Tipo, esse motor conseguiria performances perto de 188km/h e 11,3s (contra 180km/h e 12,0s do Tipo 1.3)

Voltar
Superior