FIAT ou HCH?????????

Cidio

New member
Bom dia a todos,
tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida.
Tenho um Fiat Punto 1.2 ELX de 2001 com 80.000,
o carro em si é fantastico, nao gosto é do tamanho dele.
Gosto de carros grandes e tenho tido tambem varios sustos com este carro.

Vi recentemente um Honda Civic 1.3 IMA HYBRID de 2005 com 74.000Km a 7.950€
Link:
Honda Civic 1.3 IMA HYBRID, 7.950 EUR, Prior Velho - Standvirtual

e tambem vi este:
HondaCivic IMA HIBRIDO 1.3 de 2007 com 80.000km a 13.900€
Link:
Honda Civic IMA HIBRIDO 1.3, 13.900 EUR, LISBOA - Standvirtual

O carro é especialmente mais pra cidade e 2 viagens porto lisboa e lisboa porto por mes.

Compensa-me continuar com o Fiat?
ou compensa trocar de carro?

Cidio Costa

O Prius têm consumos ligeiramente melhores que os híbridos da Honda, em ambos os cenários, AE e urbano. Mas os preços são um pouco mais altos.

BTW: Entre os dois, no imediato compensará economicamente ficar com o Fiat. A muito longo prazo, porém, um carro de 2001 vai começar a dar problemas, e aí inverte-se a situação...

O problema do carro nem é ser pequeno e os sustos não se devem a isso.

Não comprava o Civic Hibrido, se queres mesmo trocar de carro procurava outra coisa, até porque os hibridos em AE consomem mais.

Eu não trocava e esperava um tempo até conseguir comprar algo melhor..

Para já compensa ficar com o Fiat.

Os hibridos actuais não são solução.

Mas acredito com a subida do preço dos combustiveis que possam aparecer alternativas melhores nos proximos anos.

Não comprava o Civic Hibrido, se queres mesmo trocar de carro procurava outra coisa, até porque os hibridos em AE consomem mais.

Em que é que te baseias para dizer isso?

Em relação a outros hibridos não me pronuncio, mas o Prius consome 5,5 l/100 kms nas minhas mãos com o CC ligado a 125 km/h. Fica-me mais barato neste momento andar no Prius a gasolina na AE do que andar num Volvo s40 1.6 a GPL.

O Prius além de recuperar energia, tem uma resistência ao ar relativamente baixa. Está feito para isso, está feito para gastar o mínimo possível em qualquer situação e não apenas em cidade.

Em relação à questão original do autor do tópico, se pudesses ir para um Prius era melhor, embora que um HCH já é bem melhor do que um Fiat Punto para o tu queres/gostas.

o meu hch tem uma media de 5,1L\100, a maioria dos km's é feito em AE a rondar os 120km\h. se é boa opção trocar? a opção mais barata é ficar sempre com o velho, mas isso pode não ser opção.[;)]
atenção ao hch, convem exprimentar primeiro, pois a cvt requer alguma habituação.

Em relação a outros hibridos não me pronuncio, mas o Prius consome 5,5 l/100 kms nas minhas mãos com o CC ligado a 125 km/h. Fica-me mais barato neste momento andar no Prius a gasolina na AE do que andar num Volvo s40 1.6 a GPL.

O Prius além de recuperar energia, tem uma resistência ao ar relativamente baixa. Está feito para isso, está feito para gastar o mínimo possível em qualquer situação e não apenas em cidade.

Em relação à questão original do autor do tópico, se pudesses ir para um Prius era melhor, embora que um HCH já é bem melhor do que um Fiat Punto para o tu queres/gostas.
Eu meto GPL a 0,73€, no mesmo sitio a 95 está a 1,51€. Fazendo as contas gastas por 5,5L aos 100km = 8,30€. Esses 8,30€ dão para mais de 11 litros de GPL, o Volvo gasta mais de 11 litros aos 100km?!?!? à mesma velocidade?? Ou o carro não está em condições ou eu não me acredito nisso.

Os Civic em AE deixam de compensar tanto em relação a alguns diesel.

O Prius não sei, até porque tem uma excelente aerodinamica, não sei como é a do Civic hibrido mas tambem deve ser boa.

Eu meto GPL a 0,73€, no mesmo sitio a 95 está a 1,51€. Fazendo as contas gastas por 5,5L aos 100km = 8,30€. Esses 8,30€ dão para mais de 11 litros de GPL, o Volvo gasta mais de 11 litros aos 100km?!?!? à mesma velocidade?? Ou o carro não está em condições ou eu não me acredito nisso.

No spritmonitor não encontrei nenhum V40 1.6 (não deve ter sido vendido nalguns países, como a Alemanha), mas os dois 1.8 são gulosos...

Overview: Volvo - S40 - Spritmonitor.de

Quase 11 aos cem de GPL.

O Volvo gasta 10 a GPL, com muito jeitinho gasta pouco mais de 9.
A diferença está nos preços, eu meto gasolina a 1,4 e GPL a 0,78

Prius: 5.5 * 1.4 = 7.7 € (Gasolina)
Volvo: 10 * 0,78 = 7.8 € (GPL)

Para um Diesel gastar o mesmo que os 2 exemplos de cima tem que fazer média de 6, se o litro do diesel for a 1.3€.
Ou seja, não é qualquer carro a diesel que custa, por km, neste momento menos que o Prius.

Claro que estas contas dependem dos preços a que se compra o combustível e do peso do pé, lol

Última edição:
Esta discussão é inutil... os clubistas de cada lado irão sempre puxar a brasa á sua sardinha.

Deixarei duas opiniões:
Os meus Pais têm um fiat igualzinho ao teu, e ainda anda sem problemas. Meteres-te numa compra destas com um carro bom, não é a opção mais inteligente na minha opinião.

No que toca ao comentário que o prius compensa nas AE em relação a muitos diesel.. Direi o que ja foi dito antes... Com o CC ligado nos 130, fiz lisboa - vila real e volta com 4,5l/100 no meu Focus. [;)]

Em vez de se porem aí todos ouriçados sobre se os hibridos valem alguma coisa ou nao, mais vale ajudarem o criador deste topico com as reais duvidas dele.

concordo que os hibridos em AE e com velocidades altas perdem na boa para os diesel. o seu terreno ideal é a estrada ou cidade, em AE funcionam como um vulgo otto, pois nessa situação dificilmente se recupera energia cinética.
não vi ninguem eriçado pelos hibridos, antes pelo contrário vejo informações uteis para quem criou o tópico.[;)]

No que toca ao comentário que o prius compensa nas AE em relação a muitos diesel.. Direi o que ja foi dito antes... Com o CC ligado nos 130, fiz lisboa - vila real e volta com 4,5l/100 no meu Focus. [;)]

Se isso for geral, então volto atrás e de facto o Prius não pode concorrer com isso em AE. Só que eu tenho visto vários carros a diesel com médias superiores a 6.

Se isso for geral, então volto atrás e de facto o Prius não pode concorrer com isso em AE. Só que eu tenho visto vários carros a diesel com médias superiores a 6.

Em cidade, pára arranca, pára arranca o prius da pontos aos diesel, faço 5/6 l/100... Mas em AE.. ainda ha uns tempos fiz uma viagem pelo alentejo, e ao parar numa bomba a media ía em 4.2 [;)]...

Claro depois fiquei com pressa e ao saltar para 1*0 km/h la aumentei para 5 e tal/6... [;)]

Tambem já fiz Portalegre - LX por nacional e acabei com 4.2, tal como tambem já fiquei com 5.0, mas porque na VDG puxei por ele.

Se tivesse a aerodinamica do Prius[br:)].

Claro que se for para AE a 160 a média vai ficar nos 6 e muitos.
Depois depende do vento, trajecto, peso no carro..

Em cidade, pára arranca, pára arranca o prius da pontos aos diesel, faço 5/6 l/100... Mas em AE.. ainda ha uns tempos fiz uma viagem pelo alentejo, e ao parar numa bomba a media ía em 4.2 [;)]...

Claro depois fiquei com pressa e ao saltar para 1*0 km/h la aumentei para 5 e tal/6... [;)]
Já que a Maria vai ter uma, fico feliz com esses consumos.

Vamos lá ver o que ela consegue[:p].

Fizeste-me andar um bocado no site da Ford a ver se tinha saído algum Focus novo (ou motorização especial), que me pareceu não ter acontecido.

A menos que exista alguma versão/motor que eu desconheça, isso que relatas é pura e simplesmente impossível!!!

Eu conheço particularmente bem os motores 1.6 hdi e primos, montado inclusivamente no focus, e se há algo que os caracteriza é o facto de serem proporcionalmente mais poupados em cidade/estrada do que em AE.

Eu no C4 (versão de 92cv) já fiz diversas vezes depósitos inteiros (58~60 litros) com média real de 4,8 litros, e isto falando em trajectos de dia-a-dia normais (com bastante cidade e periferia), mas com uma condução totalmente virada para consumos.

No entanto, outra coisa que acontece frequentemente, é que nesses depósitos de 4,8 litros reais de consumo, o CB marcava 4,2 litros, e um dos números é bastante mais impressionante do que o outro - o que se pode estar a passar com o teu caso.

Um Focus a fazer 4,5 litros reais a 130 km/h reais numa viagem desse tamanho e com o cruise control ligado, é algo que eu seguramente pago para ver (mas isto tudo medido minimamente como deve ser), porque isso seria um verdadeiro feito da tecnologia automóvel!!!

A minha dúvida tem apenas que ver com os meus ~120.000 km ao volante de motores 1.6 hdi (onde se inclui o Focus com o mesmo motor).

Relativamente ao autor do tópico, eu ponderaria muito facilmente essa troca.

Esse civic tem uma qualidade global que está muitos furos acima do teu Fiat.
Sem querer que isto seja mal entendido, se achas o teu Punto fantástico, um civic destes é quase um "avião" por comparação (em termos de qualidade global do carro).

Mesmo as versões não hibridas (e recordo-me do 1.6 VTEC que conheço de perto) conseguem consumos muito interessantes, com a precisão mecânica Honda que é sua característica.

A única atenção que procuraria ter nestes hibridos seria saber que custos poderás esperar deles pelo facto de serem hibridos (isto se houverem alguns), e aconselho-te ires a uma oficina Honda (ou duas) e fazeres esta mesma pergunta de forma aberta.

Podes mesmo dizer que estás a equacionar comprar um, e gostarias de saber se há algum custo adicional (baterias ou assim) na manutenção do carro, e qual o valor médio desse custo.

Se não existirem grandes custos associados, basta teres os cuidados que se tem em qualquer outro carro usado, pois dificilmente um Honda é um poço de problemas, especialmente nas versões hibridas que não serão compradas certamente pelo zé-do-boné para andar todas as noites na Vasco da Gama.

[;)]

Voltar
Superior