Fiadores

Um conselho de amigo. Nunca sejam fiadores de ninguém, nem irmãos, nem pais, nem filhos.
Não é uma questão de desconfiança, é mesmo uma questão de bom senso e segurança.
É melhor um barco afundar sozinho e ter outros que resgatem os seus tripulantes ou afundar uma armada inteira sem haver ninguém que os salve?

O que o banco faz, em último recurso, é executar a hipoteca que tem sobre o imóvel em incumprimento, depois se a venda do imóvel não chegar para cobrir a dívida, começa a fase de recuperar o capital em dívida + juros de mora + penalizações, etc aí os solicitadores de execução partem para as penhoras de bens e salários de tudo e todos até a dívida + despesas + etc estar saldada, disso não tenhas dúvidas, sempre que houver onde ir buscar, eles vão tirar até ao último cêntimo.

O que aconteceu nos anos loucos da concessão de crédito, os bancos muitas vezes concederam créditos sem as devidas garantias, sem fiadores, as casas valiam X e o banco emprestava X+Y+Z, etc e agora estão a pagar a factura, porque muitos dos incumpridores estão falidos, a casas já valem muito menos que X, na ausência de fiadores, o banco não tem onde ir buscar o restante capital, principalmente se o incumpridor entrar com um processo de insolvência pessoal.

Isto é a mesma coisa que comprar um carro a crédito, julgas se não pagares as prestações mensais, basta entregar o carro para ficares sem dívida?? Puro engano, ficas sem o carro e depois vais ter que pagar a restante dívida acrescida de juros de mora + despesas + etc

Espero que saibas a diferença entre uma hipoteca e uma penhora [;)]

Eu sei... e uma penhora não significa que percam a casa, caso não saibas. E como já disse, o banco, depois de ficar com a casa, já não pode andar mais atrás dos proponentes ou fiadores. A casa "aguenta" com a dívida. [;)]

O meu credito habitação foi aceite sem fiadores e estava eu com contrato a termo na altura.

e foi o que me fez a melhor proposta e ate hoje sem problemas.

penso que alguns bancos exigirão sempre fiadores e outros analisam caso a caso. Mas como é obvio se alguem quer um credito com uma taxa de esforço muito alta vão pedir tudo e mais alguma coisa, e se assim for, os fiadores devem ser informados disso, do risco que tambem correm.

O meu credito habitação foi aceite sem fiadores e estava eu com contrato a termo na altura.

e foi o que me fez a melhor proposta e ate hoje sem problemas.

penso que alguns bancos exigirão sempre fiadores e outros analisam caso a caso. Mas como é obvio se alguem quer um credito com uma taxa de esforço muito alta vão pedir tudo e mais alguma coisa, e se assim for, os fiadores devem ser informados disso, do risco que tambem correm.
Conheco quem tenha mais de 3 fiadores:sh)
e voces tambem devem conhecer.

Voltar
Superior