Fiadores

RAPZ

Banido
Boas.

Tenho uma dúvida em relação a fiadores e de certeza que existe pessoal aqui que domina isto a potes:

As mesmas pessoas (casal) podem ser fiadores de dois créditos de outros dois casais?
A) Nunca?
B) Depende dos rendimentos dos fiadores e dos dois casais?

Esclareçam-me lá isto sff.
Obrigado.
:sh)

Boas.

Tenho uma dúvida em relação a fiadores e de certeza que existe pessoal aqui que domina isto a potes:

As mesmas pessoas (casal) podem ser fiadores de dois créditos de outros dois casais?
A) Nunca?
B) Depende dos rendimentos dos fiadores e dos dois casais?

Esclareçam-me lá isto sff.
Obrigado.
:sh)

Depende das garantias dadas e para que tipo de crédito se destinam...

Depende das garantias dadas e para que tipo de crédito se destinam...

Quando dizes garantias estás a falar dos ordenados? Neste caso as taxas de esforço dos dois casais que vão pedir os emprestimos é um pouco maior que 40%...se com os ordenados dos fiadores, a taxa de esforço baixar dos 40, podem avançar como fiadores para os dois?

Quando dizes garantias estás a falar dos ordenados? Neste caso as taxas de esforço dos dois casais que vão pedir os emprestimos é um pouco maior que 40%...se com os ordenados dos fiadores, a taxa de esforço baixar dos 40, podem avançar como fiadores para os dois?

Os ordenados não são a maior garantia para eles. Para uma instituição de crédito acho que eles têm mais coisas em consideração tais como: historial dos clientes, se tiveres uma casa sem hipoteca eles podem sugerir a hipoteca... Não sou de forma nenhuma um "expert" nessa área mas aprendi e muito bem que quando pedes dinheiro a outrém eles têm que ficar a ganhar com isso.

Desde que tenham bens podem ser fiadores.

É caso de pais para filhos?

Sim.

Já são fiadores de um deles, e agora vem o outro com a mesma ideia...mas surgiu a hipótese de não aceitarem no banco...mas ainda ninguém deu garantias que sim ou que não e como ainda não foram lá...

Sim.

Já são fiadores de um deles, e agora vem o outro com a mesma ideia...mas surgiu a hipótese de não aceitarem no banco...mas ainda ninguém deu garantias que sim ou que não e como ainda não foram lá...

Pois. É um problema comum.
Depende muito dos bens dos pais.

Podemos saber quais são?

Os meus pais sao fiadores da minha irmã, basicamente a casa dos meus pais ficou como garantia.

Se eles tiverem bens que valem mais que o valor pedido, o empréstimo é quase certo, claro que depois também depende da situação financeira actual e se têm créditos ou não, mas o principal é ter bens que possam garantir ao banco a boa cobrança do credito.

Os meus pais sao fiadores da minha irmã, basicamente a casa dos meus pais ficou como garantia.

Se eles tiverem bens que valem mais que o valor pedido, o empréstimo é quase certo, claro que depois também depende da situação financeira actual e se têm créditos ou não, mas o principal é ter bens que possam garantir ao banco a boa cobrança do credito.

Então e os teus pais têm o bem hipotecado??
É que se não está penso que não terás problemas.

O banco está sempre garantido até porque são créditos para construção de moradias que depois de prontas valem muito mais do que eles vão "emprestar"...

Isso tem bom remédio: vais ao banco munido com toda a documentação dos mutuários e dos fiadores (IRS, BI e NIF de todos eles), pedes uma simulação a sério e a opinião do gestor de conta.

Os simuladores calculam de imediato as relações financiamento/garantia e as taxas de esforço para o empréstimo.
Depois, pela sua experiência comercial o gestor pode dar-te uma opinião do resultado na análise de risco.

Se os teus pais têm um bom histórico bancário, convém que seja no banco deles, por razões óbvias de confiança no cliente.
Se não forem clientes do banco onde vais, a análise de risco será obviamente mais dificil.

Teoricamente, o valor das fianças deverá ser coberto pelos rendimentos (IRS) dos teus pais, ou seja, teráo que ter rendimento disponível suficiente (rendimento-encargos) para acudir pontualmente ao serviço da dívida e património suficiente para impedir uma eventual necessidade de execução da hipoteca.
Mas claro que só com números e documentos à frente é que te respondem a essa questão.

Um casal pode ser fiador de N emprestimos, desde que o IRS deles, o permita. Se tiver patrimonio,melhor.
Isso mesmo.

Agora estas situações é preciso ter atenção.

O filho mais velho agarra-se aos pais como fiadores e parte logo para aquela casa mais Xpto... E ficam todos com a corda na garganta.

Depois vem o filho mais novo e lixa-se!

Em casos de filhos antes de se ser fiador de 1 devia-se pensar na possibilidade de vir a ser dos 2! E fazer contas para não haver surpresas!

Isso mesmo.

Agora estas situações é preciso ter atenção.

O filho mais velho agarra-se aos pais como fiadores e parte logo para aquela casa mais Xpto... E ficam todos com a corda na garganta.

Depois vem o filho mais novo e lixa-se!

Em casos de filhos antes de se ser fiador de 1 devia-se pensar na possibilidade de vir a ser dos 2! E fazer contas para não haver surpresas!

Pois, mas um dos empréstimos já está...mas também não são mansões :). Vou lá hoje tirar as dúvidas todas.

Obrigado a todos pela ajuda

Viva,

Antes de mais eu aconselho a tentar negociar não ter fiadores ou procurar outro banco.

Vou contar um pq história:

Conheço 2 pessoas que compraram cada uma o seu apartamento (no valor de 90mil euros, apartamento rigorosamente iguais) no mesmo prédio e foram aos bancos.

Num dado banco a uma das pessoas pediram-lhe o IRS, fiadores (pais), PPR, cartão de crédito, domicialização do ordenado e pagamentos periódicos (água, electricidade, etc) e penso que foi tudo, tendo conseguido um spread de 0.5%

A 2ª pessoa foi a outro banco e só lhe pediram o IRS, cartão de crédio, domicialização do ordenado e pagamento periódicos, tendo conseguido um spread de 0.5%.

Só para efeitos de comparação, a 1 pessoa ganha mais 50% do que a 2ª, a 1ª pessoa tinha (e tem) um património financeiro superior a 30000euros, a 2ª não tinha nada.

Portanto, aconselho a negociar bem com o banco e a procurar outras soluções.

Cmpt

Viva,

Antes de mais eu aconselho a tentar negociar não ter fiadores ou procurar outro banco.

Vou contar um pq história:

Conheço 2 pessoas que compraram cada uma o seu apartamento (no valor de 90mil euros, apartamento rigorosamente iguais) no mesmo prédio e foram aos bancos.

Num dado banco a uma das pessoas pediram-lhe o IRS, fiadores (pais), PPR, cartão de crédito, domicialização do ordenado e pagamentos periódicos (água, electricidade, etc) e penso que foi tudo, tendo conseguido um spread de 0.5%

A 2ª pessoa foi a outro banco e só lhe pediram o IRS, cartão de crédio, domicialização do ordenado e pagamento periódicos, tendo conseguido um spread de 0.5%.

Só para efeitos de comparação, a 1 pessoa ganha mais 50% do que a 2ª, a 1ª pessoa tinha (e tem) um património financeiro superior a 30000euros, a 2ª não tinha nada.

Portanto, aconselho a negociar bem com o banco e a procurar outras soluções.

Cmpt

Eu também queria fazer sem fiadores...mas não sei se aceitam!

Há ainda outros pormenores associados ao emprestimo nomeadamente o libertação inicial do valor (total) para a compra do terreno independentemente do valor da avaliação do mesmo...daí o número de bancos que façam isto ser menor [8b] o que limita a escolha...

Mas vou tentar arrumar com a questão até porque sou cliente há muitos anos e já tenho lá ordenados, pagamentos e não sei que mais...e não devem querer perder clientes [;)]

fiador

fiador

Pessoal,tenho uma duvida,espero k alguém me possa ajudar. O k se passa é k vou comprar carro,mas como comecei a trabalhar em Janeiro (só tenho um recibo de vencimento),o vendedor está-me a colocar a hipótese de arranjar um fiador.A questão é: se arranjar um fiador e se este quizer depois fazer um crédito em nome dele,será k não vai ter problemas,ficar limitado?

É k eu não queria msm que fosse preciso fiador...e pior,a compra é urgente.

abraço

Voltar
Superior