Fiabilidade 1.4 HDI

Julgo que os TDCi sejam mais problemáticos que os HDi e já um mecânico mo disse. O porquê? Não sei...

O que é certo é que um Fiesta TDCi que acompanhei de perto, de facto, teve o problema nas anilhas dos injectores(240 euros, salvo erro, na marca) aos 170 ou 180 mil, se não me engano, que é algo usual. Foi vendido com 240 mil com uma batida de touches e um problema num injector. Reza a lenda que arranjaram o carro, martelaram-lhe os km(Em 90 mil km, tenho a certeza absoluta) e ainda anda por aí, que já o vi...

Por outro lado, o meu 206 HDi e outro que conheço, não deram problemas nenhuns... Mas o meu é mau exemplo, tem apenas 130 mil km ainda.

Andava a procura de coisas sobre este motor e vim dar com isto, nem tinha visto a data, que desenterranço! :sh)

O 1.4 Hdi já anda a equipar escavadoras? [:D]

Problemas crónicos só conheço os das anilhas dos injectores por volta dos 100mil kms. Troquei as minhas com 120mil kms.

Podia ter uma embraiagem mais reforçada pois todos os que conheço com cerca de 140mil ou 150mil kms tiverem de trocar a embraiagem ou já estão a pedir. No meu caso troquei com 140mil kms.

Já levou também um apoio do motor do lado da distribuição mas suspeito de negligência do anterior proprietário dado que comprei a viatura com 100mil kms. De qualquer forma foi muito barato por isso não é por aí.

Tenho neste momento com 150mil kms uma touche que já martela um pouco a frio mas que passado um pouco já se cala. Vi ali atrás alguém a queixar-se do mesmo pelo que pode ser algo comum e crónico mas não é nada de grave e de dispendioso para substituir.

Em relação aos turbos, tenham paciência mas não é só este motor que os parte. Isso não é problema crónico, acontece em qualquer um seja a marca A ou B. O meu para já ainda está bom e assim espero que continuo pois nada indica o contrário.

Boas

Alguém me pode dizer se o bloco hdi 1.4 70 cv tem assim algum problema crónico a nível de fiabilidade?

Cumprimentos

O bloco em si não tenho nada a apontar, o meu já leva 197000Km, os componentes à volta é que... é preciso ter sorte!

MAF
Polie de cambota
conectores de regulação de velocidade
COM2000
...
...
...

tive um C3 com esse motor e em 5 anos fiz mais de 200000 km, e apenas troquei a massa de ar... tinha carro para oque era preciso e dava os 170 nas descidas. o unico problema eram os ruidos parasitas dos plasticos

O 1.4HDI é dos diesel de baixa cilindrada mais fiáveis (senão o mais fiável), e também provavelmente o menos performante [:D]
Tenho um 1.4HDI que é o meu carro da semana, e também não sendo em nada o melhor exemplo (porque ainda só tem 40mil km), tem sido deitar gasoleo e andar! As revisões são de 30 em 30mil ou 2 anos. Enquanto era novo consumiu um pedaço de óleo, que julgo ser normal. Actualmente se consome é pouco, porque não se nota diferença na vareta.
É um motor bastante silencioso e com pouca vibração em relação á maior parte. O único motor que o equivale a nível de ruídos e vibrações, imho, é o 1.4D4D.
É bastante economico em andamentos normais, a puxar nem por isso.
É muito agradável de conduzir em cidade, pois o motor acorda logo as 1500rpm, o que permite andar sempre a baixas rotações sem queixumes. Apartir das 3mil rpm é so barulho que não se traduz em velocidade[:D]

Acho que o elo mais fraco de um carro com este motor, é precisamente o que está a volta do mesmo. Caso dos 206, que alguns davam problemas no eixo traseiro. E acho que é por ai que alguém se possa queixar de um carro com este motor... os periféricos a volta!

Não sei se já relatei este caso aqui pelo fórum, mas tenho um cliente que faz cerca de 100 mil Kms ano, quase todos em AE a médias de 120/130. Trocou o ano passado o C3 1.4 hdi com 500 mil kms (só teve uma avaria - bomba do gasóleo) por um Fiesta 1.4 TDCi. Em comparação gosta mais do Fiesta, mas o carro gasta um pouco mais, segundo ele.

Greetings!

Um amigo já teve de trocar injectores num 1.4 hdi.
Já vai com mais de 200.000km num mazda 2.
Também houve um problema em que uma vela partiu e avariou o motor. Teve de ser bastante mexido.
Gasta mais 1lt que o 1.3 Multijet.
Lembro-me de ter lido um teste de uma revista em que se queixavam que bebia demais em cidade em relação à concorrência.

Cumprimentos

Tenho um com 180.000kms em cidade quase, quando ia a uma AE era para fazer carregado lisboa-viana e voltar 2 vezes por mes ... Nunca deu o minimo probkema , foi só fazer revisões ate hoje!

Tenho um C3 de 2002 com o 1.4 hdi e 303.000 kms...e continua a rolar quase todos os dias

Os pontos fortes são a mecânica e o consumo...mudo lhe o oleo em cada 10k...para um motor c 70cv mexe se bem..responde bem a partir das 1800+-rpm até as 3000rpm a partir dai é só barulho e estragar...

Problemas:

Injectores já levou uns quantos..e quando os mudou já deixava passar gasoleo para o bloco :/
Tudo o que seja eléctronica valha me deus lol...centralina etc já foi tudo trocado

Cumps

Vou desenterrar aqui o tópico porque ontem andei num C3 de 12/2005, equipado com o 1.4HDi que tinha a modesta quilometragem de 488260km :sh)
O motor estava super certinho e não fazia fumo nenhum...estava era todo cagado de óleo por cima da junta da cabeça...pelo que presumo que fosse alguma fuga na junta da tampa das válvulas.
Tirando isso só se nota um ligeiro barulho da injecção (é barulhenta como a do meu Dci) e quando se liga as luzes ouve-se o alternador a fazer alguma música..
O carro é de "empréstimo" a um colega meu que tem o dele em reparação...de interiores está absolutamente novo..a suspensão é que faz um cagaçal nos paralelos e buracos...(pancadas secas).

Era daqueles carros que nunca esperei algo assim..fazer quase 500000km até parece mentira.
Percebi pela etiqueta no volante que leva 10W40 de 10 em 10 mil..

No geral, os HDIs foram feitos para pancada. Embora tenha defeitos crónicos, são fáceis de arranjar. A baba de óleo que falas normalmente é pelas anilhas dos injectores.

1.4HDi que tinha a modesta quilometragem de 488260km
O motor estava super certinho e não fazia fumo nenhum..

Era daqueles carros que nunca esperei algo assim..fazer quase 500000km até parece mentira.
Percebi pela etiqueta no volante que leva 10W40 de 10 em 10 mil..
307 com o 1.4HDI tem agora de 387.950 km com as revisões na hora sempre, mas na Peugeot também me dizem é motor para mais de 500kk e existem muitos.

Problemas/avarias, motor arranque (reparado escovas 35,00€), alternador (reparado 20 ou 30€), por ultima que mais me stressou foi o filtro óleo, 100,26 € na Peugeot, 50,00€ o filtro e o restante MO. (já c/desc. 20%).

Nada mais levou além do material desgaste normal, pastilhas, distribuição, e afins...

307 com o 1.4HDI tem agora de 387.950 km com as revisões na hora sempre, mas na Peugeot também me dizem é motor para mais de 500kk e existem muitos.

Problemas/avarias, motor arranque (reparado escovas 35,00€), alternador (reparado 20 ou 30€), por ultima que mais me stressou foi o filtro óleo, 100,26 € na Peugeot, 50,00€ o filtro e o restante MO. (já c/desc. 20%).

Nada mais levou além do material desgaste normal, pastilhas, distribuição, e afins...
Deve ser o filtro de gasóleo... o de óleo é 5€..

Na empresa tivemos cerca de 20 Fiesta de 2011 com este motor e a maioria foi entregue com mais de 200.000km sem problemas a assinalar [;)]

Voltar
Superior