Férias - Creta

E o que é que recomendas como morfes?

Restaurantes ou comidas a experimentar?

Restaurantes não me lembro do nome de nenhum, já foi há muitos anos. Comidas, é pá, eu sentava-me, lia o menu em Grego, apontava à sorte, e sempre comi bem!! [:D]

Salada grega é maravilhosa, moussaka como nunca encontrei fora da Grécia, spanakopita, gyros, hummus, é pá... acho que adorei tudo. Lembro-me de parar num restaurante em cima da praia que só tinha menu em Grego, a senhora não falava uma palavra em Inglês, apontei para uma coisa qualquer a medo e comi um dos melhores guizados de carne que já comi na vida! Nada como experimentar.

Creta não conheço, mas estive há duas semanas em mykonos e santorini.

Do que me apercebi, o all inclusive é um erro. O melhor destas ilhas está fora dos hóteis. Há restaurantes fantásticos a preços convidativos, em todo o lado se fala inglês e fui sempre atendido com uma simpatia extrema.

As ilhas merecem sem dúvida uma "road trip"... descobrir praias isoladas e vistas de sonho.

No meu entender para quem quer papo para o ar e boa praia em pensão completa não é o destino ideal... com o mesmo ou menos dinheiro vais para um resort em punta cana.

No meu caso gastei em 7 dias cerca de 900€/pax a jantar todos os dias fora e almoçar uns petiscos e umas saladas nas esplanadas... come-se verdadeiramente bem lá!

no meu caso fui de avião para atenas e depois usei ferrys! Nas ilhas aluguei scooters... nas ferias com bom tempo e em sitio que nao conheço prefiro a liberdade da mota... se me engano é subir o passeio e voltar atrás, estaciono em qualquer lado e no final ainda sai mais barato.

Creta não conheço, mas estive há duas semanas em mykonos e santorini.

Do que me apercebi, o all inclusive é um erro. O melhor destas ilhas está fora dos hóteis. Há restaurantes fantásticos a preços convidativos, em todo o lado se fala inglês e fui sempre atendido com uma simpatia extrema.

As ilhas merecem sem dúvida uma "road trip"... descobrir praias isoladas e vistas de sonho.

No meu entender para quem quer papo para o ar e boa praia em pensão completa não é o destino ideal... com o mesmo ou menos dinheiro vais para um resort em punta cana.

No meu caso gastei em 7 dias cerca de 900€/pax a jantar todos os dias fora e almoçar uns petiscos e umas saladas nas esplanadas... come-se verdadeiramente bem lá!

no meu caso fui de avião para atenas e depois usei ferrys! Nas ilhas aluguei scooters... nas ferias com bom tempo e em sitio que nao conheço prefiro a liberdade da mota... se me engano é subir o passeio e voltar atrás, estaciono em qualquer lado e no final ainda sai mais barato.

Creta é grande demais para scooters. Tudo o resto concordo a 100%.

Outra ilha espectacular (na verdade elas devem ser todas, eu é que não conheço [:D]) é Rhodes!

Concordo que para Creta já há que ter algum espírito para a scooter... mas quem está habituado a mota faz bem... claro que nao é numa 50cc :p.

Em 2010, fiquei em Gouves, perto de Heraklion...
O TI é mal pensado em Creta, mas se não havia alternativa ou a diferença de preço era irrisória, carga nisso... Há restaurantes e tasquinhas em todo o lado e abertos (disponível pra servir comida) durante todo o dia. Fiquei fã das saladas e dos gyros... Fazíamos só PA e grande parte dos jantares, o resto fomos á procura.

Eu abdiquei dos cruzeiros a Santorini, a favor de alugar o carro 6 dias dos 7 que lá estive e deu pra correr quase tudo (não tudo porque andamos na poupança de gasolina, porque devido a uma greve nos dias anteriores, não havia praticamente postos com gasolina)... Chania é espectacular, mas foi Ag. Nikolaos que ganhou a minha preferência! Entre estes locais, há "milhentas" praias a pedir um mergulho... (foi disso que mais gostei: pára o carro, mergulho, 10min pra secar, siga viagem...) A noite em Malia tb é muito boa... Heraklion não gostei... Faltou haver mais disponibilidade de tempo e de gasolina pra ir mais pro lado sul da ilha...

O trânsito: nunca tive problemas e é um pouco a "desorganização organizada", mas tudo corre bem... Nas nacionais, se vais devagar ou mais lento que os outros, usas a berma para os outros passarem (as bermas são usualmente da largura de outra via)...
A mulher grega quando bonita, é mesmo bonita! Pormenor reparado pela minha mulher: grande parte delas tinha grandes ( o )( o )... [:p]

Em 2010, fiquei em Gouves, perto de Heraklion...
O TI é mal pensado em Creta, mas se não havia alternativa ou a diferença de preço era irrisória, carga nisso... Há restaurantes e tasquinhas em todo o lado e abertos (disponível pra servir comida) durante todo o dia. Fiquei fã das saladas e dos gyros... Fazíamos só PA e grande parte dos jantares, o resto fomos á procura.

Eu abdiquei dos cruzeiros a Santorini, a favor de alugar o carro 6 dias dos 7 que lá estive e deu pra correr quase tudo (não tudo porque andamos na poupança de gasolina, porque devido a uma greve nos dias anteriores, não havia praticamente postos com gasolina)... Chania é espectacular, mas foi Ag. Nikolaos que ganhou a minha preferência! Entre estes locais, há "milhentas" praias a pedir um mergulho... (foi disso que mais gostei: pára o carro, mergulho, 10min pra secar, siga viagem...) A noite em Malia tb é muito boa... Heraklion não gostei... Faltou haver mais disponibilidade de tempo e de gasolina pra ir mais pro lado sul da ilha...

O trânsito: nunca tive problemas e é um pouco a "desorganização organizada", mas tudo corre bem... Nas nacionais, se vais devagar ou mais lento que os outros, usas a berma para os outros passarem (as bermas são usualmente da largura de outra via)...
A mulher grega quando bonita, é mesmo bonita! Pormenor reparado pela minha mulher: grande parte delas tinha grandes ( o )( o )... [:p]

Visitaste algum museu? Li que o de Heraklion é capaz de ser interessante. Bem como visitar Knosos...
As praias que referes ficam na costa Norte ou Sul da ilha?
E já agora, do que gostaste assim tanto em Ag. Nikolaos? Vou ficar lá. Algum must see/do que recomendes?

Visitaste algum museu? Li que o de Heraklion é capaz de ser interessante. Bem como visitar Knosos...
As praias que referes ficam na costa Norte ou Sul da ilha?
E já agora, do que gostaste assim tanto em Ag. Nikolaos? Vou ficar lá. Algum must see/do que recomendes?

Não visitei museus a não ser o Knossos... Isso recorda-me que levei o GPS e tinha-me esquecido de carregar o mapa da Grécia... :sh)[:D] Lá andei de GPS de papel. [:D] e deu pra encontrar tudo...
Referia-me às praias da costa norte... não fui para sul!
Ag Nikolaus é o típico postal da Grécia, muito bonito, com bom aspecto (limpeza das ruas e casas, depois percebes o que quero dizer), simpático e bem menos confuso que Heraklion que é uma cidade maior e mais metropolitana...

Tambem acabei de regressar... e basicamente é tudo o que foi dito neste post!
A ilha é fantastica, merece a pena alugar o carro e visitar a ilha! No principio metia-me confusao a tal cena de circular na berma da estrada se vais mais lento, mas tudo na descontraçao e tranquilidade da ilha!
A comida é fantastica! Come-se bem e nao muito caro, e somos servidos sempre com simpatia e um sorriso na cara! Gostava muito dos frappe's deles, e isto que nao sou de beber cafe, nem leite...
Reparei que nos supermercados havia com frequencia produtos caducados, como yogurtes e pao :sh)
Fiquei com a "base" em rethymno, mesmo em frente ao mar e com a fortaleza "ali ao lado", cada por do sol fantastico[br:)]
Visitei agios nikolaos e xania, lindas cidades, tudo pensado no turismo, mas realmente impactantes...
As praias de vai, elafonisi e balos sao fantasticas, algo realmente muito diferente ao que alguma vez vi na minha vida (nunca fui ao caraibe)
E claro, fui tambem a santorini, 2 dias, alugando depois aí um quad, e aqui nao tenho palavras para descrever a beleza desta ilha, das suas praias de areia negra e areia vermelha, ao por do sol em Oia, a linda capital de Fira... [kiss]
Forma sem duvida os melhores 15 dias de férias da minha vida! Recomendo e aconselho a todos!

Ora vamos lá ver se consigo descrever esta bela experiência.

Em termos de viagem de avião (Bruxelas-Heraklion-Bruxelas) tudo correu bem e a horas. O aeroporto de Heraklion é pequeno e estava bem confuso ontem. Depois de fazer o check-in tive que ir despachar as malas a outro guichet (nunca tinha visto :confused:).

O objectivo desta viagem era mesmo descansar, fazer praia e apanhar sol, e conseguimos. 10 dias com bom tempo, temperaturas por volta dos 33° e a água do mar a 26°.
Nunca mais quero saber de água do mar a menos de 26°, e não me venham dizer que é choca, passei a vida toda a tentar aguentar 18 ou 19° em Portugal e finalmente encontrei água como deve ser. [:D]

Dei uma volta pela ilha durante 2 dias (Getz 1.0 du açu com AC ligado e GPS em russo:sh)) e aconselho todos a fazerem o mesmo. Fui até Matala (no sul) e a Chania. Por causa dos vossos relatos ( e de outros) nem sequer me dei ao trabalho de ir a Heraklion.
A condução é como já foi descrito mas depressa entramos no estilo. As estradas são más (especialmente para o sul) e ao longo da estrada principal há bastantes radares mas os locais pareciam não ligar a isso. Para ser sincero, ainda não sei quais os limites porque as poucas placas de sinalização existentes estavam todas grafitadas.[:D]
Chania magnífica e Matala de sonho. Da próxima vez é para alugar um 4x4 e explorar toda a zona sul porque ainda está +/- intacta.
Os cretenses são simpáticos e também sofrem do espírito no worries dos povos do sul da Europa. Não tive caução para o carro, a vistoria foi feita a olho e sem assinar papel nenhum. Aluguei pela Economy Car Rentals e a entrega foi feita no hotel (101€ com booster e GPS).

No hotel onde fiquei havia uma grande variedade de comida grega e tirando os sumos que eram uma porcaria comi sempre bem (muita salada grega, muito souvlaki, e outras coisas que não me lembro enfardei eu).[br:)]
Muito russo no hotel com aquele espírito do “eu paguei portanto posso comer o que quiser, ou mais concretamente, estragar a comida que quiser”. Até o meu filho de 7 anos me perguntou porque é que eles deixavam a comida toda no prato….[8b]

Mas mesmo assim o hotel era bastante sossegado.
Quando me lembrar de mais acrescento.

Efharisto

Em que cidade ficaste instalado?
Tiveste oportunidade de fazer refeições em restaurantes? Se sim, foi fácil pedir a comida (menus em inglês)? E preços?

Tiveste oportunidade de fazer refeições em restaurantes? Se sim, foi fácil pedir a comida (menus em inglês)? E preços?

Fiquei em Heraklion. Comi fora em Matala e em Chania. Os menus estão traduzidos em várias línguas. Até me levaram à cozinha para ver a comida e poder escolher [:D]

SE para o ano não conseguir o objectivo de 3 semanas na Australia esse será o meu destino. Sabes o preço do aluguer dos 4x4?

Tenho a impressão que em época alta anda pelos 60€/dia

vê aqui

Economy Car Rentals.com Cheap Car Rental Rates.

Os menus estao em varios idiomas...
Em todos os lados encontrei gente que falava ingles, e dava para comunicar sem problemas...
Nao é caro comer fora, por exemplo encontrei muitos sitios com vista para o mar em que um menu para 2 custavam 25€, com pao de alho, salada grega, prato principal (depende do que o restaturante oferece, podem ser os pratos tipico, ou grelhada mista, etc...) sobremesa e 1/2 litro vinho ou sumos ou agua...
Ainda podes conseguir mais bararo, com menos coisas para comer...

Voltar
Superior