fenomeno AX????

para responderes assim mais nao haver topico,pk acho que isto serve é para por duvidas. sem ter que ir ja a outro mecanico e poder ser enganado novamente,desculpa vir aqui tirar duvidas.

citação:Originalmente colocada por andrefalcao

para responderes assim mais nao haver topico,pk acho que isto serve é para por duvidas. sem ter que ir ja a outro mecanico e poder ser enganado novamente,desculpa vir aqui tirar duvidas.

:D tem calma... meeeen... tou a falar assim como? Estou a dizer-te o que acho... se ha oleo na agua acho que é obvio que é da junta... tu é que tas aí a dizer que nao... então se sabes o que é nao perguntes ;)

Até te contei um caso que se passou comigo... aquilo andou tanto que a agua do radiador ficou em pasta e provocou o motor a aquecer... experimenta continuar a andar no teu e ver se isso acontece, se tu mesmo dizes que ele está bom... se nao for da junta nao tou mesmo a ver o que é....

Eu acho que faz mais mal estar um carro parado do que a andar normalmente...

Caso disso é o meu primo que tem a mania dos clássicos de museu, quando anda com o seu R5 GTT raramente passa dos 90 km/h e o carro está muito muito tempo parado... Como é que a junta da cabeça se queimou?

No meu R5 1.9D a junta cedeu ligeiramente entre o 2.º e 3.º cilindro e isso foi o suficiente para a compressão passar para o circuito da água e rebentar com o radiador. Fiz cerca de 6000 Kms com aquilo assim e só ia controlando ao nível do líquido no vaso de expansão que foi ficando de cheio de pasta. E tenho o botãozinho para ligar e desligar a ventoinha quando quiser ;)

Veio agora da reparação e foi necessário aplainar a cabeça ou colaça e paguei 470 €. Incluido está também alguns tubos e o radiador novo. Será que o 1.4D PSA é mais caro de reparar que o 1.9D da renault?

Cumps
Mário

Limpeza do circuito de refrigeração e sangrar o circuito (retirar o ar) são coisas diferentes.
A 1.ª pode ser feita desapertando as abraçadeiras dos tubos do radiador e metendo uma mangueira no vaso de expansão fazendo sair o líq refrig pelo radiador, até sair água limpa. Isto com o motor frio, claro.
Se tem óleo no circuito torna-se difícil a limpeza, pode-se usar um líquido de limpeza de radiadores para desengordurar.
O vaso de expansão pode ser desmontado e lavado com areia para obter melhores resultados.
Se o óleo estiver presente em pouca quantidade (umas "pintas" pretas na água) não justifica reparar.
O que aconselho fazer primeiro é com o motor a trabalhar e já quente verificar se o tubo superior do radiador tem meuita pressão, se estiver mole (não houver passagem de compressão para o circuito) e o óleo presente na água não for muito, não vale a pena reparar pois meter junta de colaça nesse motor é um serviço que nem a própria marca dá garantia. Esses blocos são em alumínio e as camisas tem problemas de vedação na parte inferior pois o alumínio começa a ficar "picado" na parte inferior onde gasta umas juntas de vedação.
Só a reparação do bloco fica por 500 eur, apenas feito por casas especializadas, e só desse modo e testando a colaça se pode garantir que fica bom, pelo que são 500+500, mais a rectificação (facejamento) da colaça, e pode precisar de radiador, rad. de chauffage, termostato, válvula do motoventilador, bomba de água...
Um motor usado bom seria a opção mais económica, mas é encontrar uma agulha num palheiro, e pode estar bom e logo depois dar problema pois sofrem todos do mesmo...
Daí que há muitos a circular com o motor 1.5d, esse sim é de confiança e justifica o que custa (usado), embora já não se possa dizer o mesmo em relação ao valor do carro.
Para sangrar o circuito é nesessário um dispositivo de sangramento por gravidade, que pode ser improvisado por um recipiente plástico que encaixe bem no vaso de expansão, tapando o pequeno furo existente junto à parte superior, por ex. com fita isoladora. Depois de atestados, abre-se o sangrador em plásico num dos tubos da chauffage, o parafuso de chave 5 de um buraco na caixa do termostato voltado para a parte de trás e o sangrador no topo do radiador do lado dos tubos (se existir), deixando sair todas as bolhas de ar até sair só água (sem deixar esvaziar completamente o dispositivo de sangramento). Apertam-se todos os sangradores (sem forçar pois são frágeis) e retira-se o dispositivo e o excesso de água do vaso de expansão, que deve ser verificado em frio depois de o motor ter funcionado, por ex. no dia seguinte, completando se necassário. Convém também verificar os tubos estreitos (retorno) que encaixam no vaso de expansão pois estão entupidos por vezes.
Só depois de sangrado se pode verificar se o circuito ganha pressão ou não, depois de trabalhar e estar na temp. de funcionamento.

telmauto das tuas palavras concluo que para ja devo tentar limpar o circuito e ver o que dá, ao fazer a limpeza quando voltar a encher o circuito devo sangra-lo, e que quantidade de agua leva. por acaso não sabes?

citação: 100 contos deve ser a junta, mais recificação da cabeça e mais qualquer coisita

e desmontar, montar, comandar, sangrar...

parece facil, se fosse qualquer um fazia.

já reparas-te que a junta pode ter apodrecido e ter começado a dar passagem ao oleo?
pode não ter queimado.

por regra, quando são abertos nunca mais ficam bons. esses 1.4 eram levados da breca, avariavam a 1ª vez e pronto.

Se o tubo em quente não está como pedra e não há fugas de água visíveis enquanto andar é "lucro". E esses motores chegam a andar anos com a junta queimada... desde que não fiquem sem água...
Algumas "borras" de óleo e "papa" de óleo com água ao tirar a tampa do frasco não significam que a coisa esteja assim tão má, é comum nesses motores e não vai partir por isso. O que não pode é faltar a água nem o nível de óleo, tem pelo menos de acusar algum na vareta.
Uma lavagem ao circuito e sangramento no final convinha para ter uma ideia mais exacta do que se passa. Só então se pode ver se ganha ou não pressão na tubagem e se passa compressão para a água.

citação:Originalmente colocada por zombi.l

citação: 100 contos deve ser a junta, mais recificação da cabeça e mais qualquer coisita

e desmontar, montar, comandar, sangrar...

parece facil, se fosse qualquer um fazia.

já reparas-te que a junta pode ter apodrecido e ter começado a dar passagem ao oleo?
pode não ter queimado.

por regra, quando são abertos nunca mais ficam bons. esses 1.4 eram levados da breca, avariavam a 1ª vez e pronto.

:(:(:( desculpa lá se for bem arranjado fica como novo!!!

e bem arrajado é isto:

subtituir a junta, rectificar a cabeça do motor, e limpar o oleo do sistema de arrefecimento e retirar a agua do carter do motor.
`
100cotos pode ser mto...mas pelo trabalho e mandar rectificar nunca é menos de uns 300euros alem da junta ter de ser nova...

Isto se for a junta keimada que é o k parece pela discrição.

O problema é que há pessoal que muda a junta á pressa e esquece-se do resto...assim o carro fica condenado...até ser bem arranjado;)

Nephilim, não conheço nenhum que tenha ficado REALMENTE bom. por algum motivo disse que não era assim tão caro. mas na verdade é que toda a malta com este, motor trocava pelo 1.5.

Voltar
Superior