Fechados 14 restaurantes

Superfast

New member
AAutoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) ordenou, ontem, o encerramento de 14 estabelecimentos de restauração, depois de uma operação, a nível nacional, que fiscalizou 109 restaurantes de comida portuguesa e internacional.

A inspecção da ASAE, composta por 48 brigadas, decorreu nas cidades de Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Leiria, Lisboa e Setúbal, mas os encerramentos registaram-se em maior número na região da Grande Lisboa, com nove restaurantes a serem fechados ao público. No norte do país foram vetados três estabelecimentos e na região centro mais dois, de cozinha portuguesa, chinesa e italiana. Foram ainda aplicados 82 processos de contra-ordenação e dois processo-crime, numa operação em que a taxa de incumprimento rondou os 77%.

A falta ou deficiência na implementação do HACCP (Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controle) - um sistema de segurança alimentar concebido para prevenir a ocorrência de potenciais problemas durante operações com alimentos - foi a principal falha encontrada nos estabelecimentos. Muitos deles registaram ainda deficiências ao nível da higiene alimentar, condições técnico funcionais, formação profissional e qualidade dos alimentos. De notar que foram apreendidos cerca de uma tonelada de produtos alimentares que não estavam nas devidas condições para consumo.

O factor surpresa é uma das normas que a ASAE impõe neste tipo de operações e só no próprio dia é que inspectores do organismo têm conhecimento dos "alvos" das vistorias. Como tal, os estabelecimentos são visitados com grande prontidão, o que, muitas vezes, causa algum celeuma entre inspectores e proprietários. Foi isso mesmo que aconteceu num restaurante de comida típica do norte de África, na região de Lisboa, ao qual o JN se deslocou acompanhando a equipa de inspectores. A responsável insurgiu-se contra a presença dos profissionais da ASAE, exigindo-lhes identificação e um mandato. A situação acabou por ser resolvida e a proprietária esclarecida, apesar de se refugiar no desconhecimento da Lei para desculpar as faltas encontradas relacionadas com falta de higiene na conservação e confecção de alimentos .

Num dos estabelecimentos encerrados pela ASAE, o proprietário ficou incrédulo quando o informaram de todas as irregularidades que o restaurante estaria a cometer. Ao JN, desabafou mesmo "É uma desilusão. Dedicamo-nos tanto a uma coisa e depois somos obrigados a abandonar os sonhos", afirmou, enquanto os inspectores selavam as arcas frigoríficas que continham alimentos mal acondicionados e conservados. O restaurante, na cidade de Setúbal, a par de todos os outros que foram encerrados, terá agora de efectuar as diligências necessárias de modo a apresentar-se na legalidade e só nessa altura poderá reabrir ao público.

a minha mulher é tecnica do HACCP ... por vezes temos umas conversas ao sitios que vamos sobre as coisas que estao mail implementadas. o certo é que esses 14 não vao ser os unicos! esta mais que hora de a legislação funcionar!

citação:Originalmente colocada por andmiguel

deviam visitar o restaurante mais turistico de bragança.. o D. Roberto... fechava e até o mandavam abaixo! [:o)]
Outro era a ISABELINHA, em Viana do Castelo ... só falta fazerem a comida em carrinhos de mão roubados da construção civil!

citação:Originalmente colocada por Jota17

Isabelinha, já ouvi falar! Onde fica mccrow?
Junto à rotunda do acesso ao A28 e A27, perto da antiga central de autocarros.

2006524114024_isabelinha.jpg

no quadrado verde ... mais ou menos

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu acho bem que se invistam em fiscais. O problema de Portugal é a falta de fiscalização.

Visitem-nos todos
eu tb acho.

mas tb fiscalizem com o mesmo rigor quando é para abrir um restasurante e não só quando este já está em plena laboração....

Eu acho bem que se invistam em fiscais. O problema de Portugal é a falta de fiscalização.

Visitem-nos todos
mas já se nota um esforço para reduzir esse falha, as leis são para sem cumpridas, por todos e sem excepções!

PS: Sim, sou crente! ;)

O problema não é a falta de fiscalização.

O problema é a falta de educação de um povo, por um lado os proprietários que fazem da restauração um negócio a qualquer custo, mesmo que à custa da qualidade e higiene.
Dos clientes que aceitam qualquer zurrapa como boa.

Porque se fizerem apena a fiscalização, muitos, mas muitos estabelecimentos vão fechar. Ok, fechou-se e depois? Vamos ficar sem restaurantes e pastelarias? :)

eu no sabado ia com um colega meu e telefonou-lhe o tio que era inspector e por acaso disse que terça feira tinham uma coisa grande,mas que ainda não sabia o que era

citação:Originalmente colocada por 16v

E quando fecham os Mc Donalds ?!

Por mim já estão fechados á mto tempo;) não como merd@ americana.[:o)]nem alimento capitalismos da javardice.

Isso dos restaurantes serem fechadas pelas inspeções é relativo os inspectores nunca fecham os onde possam comer de borla...existe mtos "critérios" duvidosos.[:I]

Já trabalhaste num Mcdonalds? A comida pode ser má (fritos etc) mas olha que os locais sao espectacularmente limpos e eu nao como em Mcdonalds mas tenho amigos la a trabalhar e sao limpos.

Agora podiam e fazer assados etc.

Carlos, se tudo fosse feito com brio tinhamos 1 sociedade espectacular. Nem devia ser preciso haver fiscalização para ser rectificado.

As pessoas sabem quando fazem um mau serviço infelizmente e sempre preciso accoes desta para rectificar e melhorar

e nao se esqueçam que se nao comerem o arroz todo ou as batatas fritas todas o próximo cliente come-as... todo satisfeito!

deviam era divulgar o nome dos restaurantes.

sabem aqueles restaurantes chinocas que fecharam aqui há um mesito e tal? disseram-me que o muralha tinha fechado. fiquei a saber que era o restaurante de soares dos reis. no outro dia passei por lá de carro e estava gente a entrar lá. será que já estava em ordem? desgraçados dos que lá comem...

Já trabalhaste num Mcdonalds? A comida pode ser má (fritos etc) mas olha que os locais sao espectacularmente limpos e eu nao como em Mcdonalds mas tenho amigos la a trabalhar e sao limpos.

Agora podiam e fazer assados etc.

Carlos, se tudo fosse feito com brio tinhamos 1 sociedade espectacular. Nem devia ser preciso haver fiscalização para ser rectificado.

As pessoas sabem quando fazem um mau serviço infelizmente e sempre preciso accoes desta para rectificar e melhorar

Mc felizmente nunca trabalhei lá...

Já lá comi...a ultima vez fui á 1ano fui fora de horas ao MC de corroios...só o cheiro mete nojo...acabei por comprar nno MC drive e levar para casa , gastei 5.5euros comi em casa e fiquei enjoado[:o)]
Pronto era fora de horas e acabei por lá ir...mas é uma parvoice.

É uma estupidez com esses 5.5euros como ACTUALMENTE na mesma zona um jantar espectacular de comida caseira num restaurante[^]

Superfast, para mim é o problema da mentalidade das gentes.

Há pessoas que em casa não têm os hábitos de higiene que vêm recomendados pelas normas ditas oficiais.

E essas pessoas, se vão abrir um Restaurante, vão sempre fazer porcaria. Sempre. Porque ninguém lhes explica que a relação com o cliente é sagrada, em especial porque este deposita nas mãos do Restaurante a sua própria saúde.

Noutro dia, vi na TV em Fátima (terra dos milagres...) uma dona de Restaurante a reagir mal porque um fiscal lhe disse que uma das não conformidades seria guardar no congelador o resto de uma vitela assada. Ela a dizer que aquilo estava fresquíssimo e os clientes nunca se tinham queixado...

É por isso, em caso de dúvidas, vou ao McDonalds. Os ingredientes são do melhor que há e a higiene é a toda a prova.

Mas há quem goste de comer cabrito feito há 3 dias e que ache isso o melhor do mundo. Infelizmente, não é. É uma porcaria.

É por estas razões que me parece impossível que as fiscalizações só por si resultem. Deverá haver uma tomada de consciência colectiva do que é realmente preparar uma refeição dentro das normas de qualidade e de higiene.

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Superfast, para mim é o problema da mentalidade das gentes.

Há pessoas que em casa não têm os hábitos de higiene que vêm recomendados pelas normas ditas oficiais.

E essas pessoas, se vão abrir um Restaurante, vão sempre fazer porcaria. Sempre. Porque ninguém lhes explica que a relação com o cliente é sagrada, em especial porque este deposita nas mãos do Restaurante a sua própria saúde.

Noutro dia, vi na TV em Fátima (terra dos milagres...) uma dona de Restaurante a reagir mal porque um fiscal lhe disse que uma das não conformidades seria guardar no congelador o resto de uma vitela assada. Ela a dizer que aquilo estava fresquíssimo e os clientes nunca se tinham queixado...

É por isso, em caso de dúvidas, vou ao McDonalds. Os ingredientes são do melhor que há e a higiene é a toda a prova.

Mas há quem goste de comer cabrito feito há 3 dias e que ache isso o melhor do mundo. Infelizmente, não é. É uma porcaria.

É por estas razões que me parece impossível que as fiscalizações só por si resultem. Deverá haver uma tomada de consciência colectiva do que é realmente preparar uma refeição dentro das normas de qualidade e de higiene.

:D:D:D sim são ingredientes do melhor...:D:D:D porra prefiro um cabrito feito á 3 dias e congelado do que hamburgueres de carne manhosa congelados por tempo indeterminado

Voltar
Superior