A ver se com a minha experiência consigo esclarecer um pouco para não se criarem boatos.
Antes de mais recomendaria:
http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_particulate_filter
E quem for mais entendido na Peugeot se me puder já agora esclarecer se não há alguum modelo de FAP na marca que em vêz de trabalhar por combustão, o faça por químicos. Recordo-me de ter visto determinado tópico aqui no fórum onde se falava desse tipo de filtro e dos seus custos...
Pois bem, relativamente ao que eu posso dizer sobre o assunto. Tenho um carro com DPF.
A partir do momento em que um carro diesel tenha filtro de partículas,
não faz fumo. E inclusivé o típico cheiro, que julgo ser enxofre, especialmente a frio e também a quente claro, é muito reduzido.
Não esquecer que há bastantes carros recentes sem filtros de partículas. E grandes nuvens de fumo geralmente acusam reprogramações, ou motores mal tratados. Ou então claro, sem alarmismos, apenas um motor preso por circular muito frequentemente em pequenos percursos.
Sobre o funcionamento do filtro. Sendo de combustão, o caso do carro que conduzo, se a pessoa for atenta (não somos todos iguais, uns conseguem ouvir o "spool" do turbo outros não por exemplo) certamente irá notor um odor diferente, como quando se liga o aquecimento do carro. Diferente contudo mas algo semelhante. Nada de exagerado e como disse, só se for perspicaz a certos detalhes. Fruto obviamente de temperaturas elevadas que são obtidas dentro do filtro das condições do vento, da velocidade a que se vai, etc's... Isto dado que o escape é estanque. Mas parado, vindo ao exterior do carro, nota-se bem.
Em relação aos consumos, não tenho nada a apontar. Normalmente via CB em relânti a indicação é de 0.5l/h. Numa situação de limpeza (não lhe chamo regeneração dado existir um outro modo para isso, pelo menos o manual assim o diz) o consumo variará entre 0.5/0.7l/h..
Sobre o comportamento da viatura. Sim, é notório na performance. O motor fica com um comportamento diferente durante alguns minutos.
O mais notório para mim, sem dúvida alguma é o som do escape. Fica muito mais roufenho a baixas rotações. Entre as 1300/1400 até às 1900 parece que passou a ter uma caixa de ressonância. Nada de alarmante nem incomodativo atenção! Não levar as minhas palavras pelo exagero. Como já disse, depende do nível de percepção
A primeira vêz que me deparei com o filtro a trabalhar até pensei que houvesse algo mal com o carro. Primeiro foi a sensação do motor, depois aliada ao ruído e por fim o odor. Entretanto encostei e sai, no exterior fruto dos materiais serem novos era bem mais perceptível aquele cheiro a quente intenso e na saída de escape dava uma ideia de se estarem a fazer pipocas, poucas mas algumas!) hoje em dia já não acontece. Fiquei relativamente assustado. Entrei com contacto com uma casa da marca na zona e aconselharam-me a chamar um reboque para o que desse e viesse. Por isso vejam por vêzes o conhecimento de mecânicos da própria marca...
Não satisfeito contactei outra pessoa da marca de confiança que me tranquilizou sendo tudo normal. Por isso, usem as coisas normalmente!
Se o carro fizer percursos mais citadinos, é mais comum efectuar limpeza. Nada que uns apertões em percurso mais aberto não ajudem. Se a luz de regeneração ligar, se fôr idêntico a este modelo, já merecerá mais cuidado a ajudar o sistema à limpeza. O manual deverá indicar como. Comigo a luz de regeneração nunca acendeu mas já procedeu à limpeza do filtro muitas vezes.
Não gosto muito é por vêzes do timing. Mas quanto a isso não se pode fazer nada. Do género estar a parar após viagem e o filtro ligar. Já pensei sobre o assunto e prefiro desligar o carro e então na proxima vez ao ligar o motor e andar ajudar o filtro a limpar do que deixar a viatura parada a aquecer imenso para o filtro limpar. Até porque ainda são uns quantos minutos...
Espero ter ajudado!