(Falta de) boa fé

Um "update" à situação:

Na seguradora, após consultarem o site e telefonarem inclusivé ao ISP, confirmam que de facto aquele carro não tem seguro desde Setembro!!!

Algo que a PSP poderá concerteza confirmar também no seu sistema. Agora está nas mãos da PSP pelo menos verificar o que é feito deste veículo, se circula, se tem inspecção etc... cumpri o meu dever cívico, agora se a PSP tem informação que esse carro não tem seguro e tem uma queixa que proclama que esse carro circulou, já tem informação suficiente para investigar.

Recomendo vivamente que, independentemente do grau do dano, chamem sempre a PSP e paguem a multa se for preciso. Para já não recebi nada, se recebo no futuro não sei, logo se vê. Mas se receber multa é sinal que a PSP investigou e também investigou a outra viatura, e logo aí já é suficiente para obrigar mais um carro a circular em condições nas nossas estradas ou ser apreendido caso não cumpra a lei.

Tenho uma situação parecida cujo resultado final não me parece que vá ser muito positivo para os meus lados.

Na minha rua há falta de lugares de estacionamento por isso muitos carros têm de ficar na estrada, junto aos passeios, de modo a não impedirem a circulação automóvel (que de resto é bem escassa). Nunca houve problemas nem com o meu carro nem de outros vizinhos que me tenham chegado ao conhecimento. Acontece que aqui há cerca de um mês a Rodoviária começou a fazer uma carreira passar pelo local uma vez que abriu uma escola preparatória lá ao pé. E na 2ª feira em que a carreira começou a circular apareceu o carro da minha esposa com a parte lateral da frente completamente escavacado (não foi apenas um toque, está mesmo com partes do carro levantadas sinal óbvio de que foi feito por um veículo de proporções generosas).

Pormenor: com o carro da minha esposa estacionado naquele local e outro estacionado junto à curva, é tecnicamente impossível ao autocarro passar ali. A não ser que faça a manobra como começou a fazer após alguns dias, subindo o passeio. O que ele não fazia (tenho fotos que o comprovam) nos primeiros dias.

Aqui está o link que mostra o local em causa:
Google Maps

Ora, como fui eu que vi que o carro tinha sofrido um toque e por casualidade apanhei o autocarro a fazer uma das manobras (embora o toque já pudesse ter sido dado antes), tendo estranhado a presença de um autocarro na zona, juntei 2 + 2 e fui ver se o autocarro em questão tinha ou não algum tipo de tinta ou toque na zona em que supostamente teria batido no meu. E tinha de facto, além de ter também uns fragmentos de massa de encher ou lá o que é aquilo, que também estavam no meu carro. Questionado o condutor (e aqui é que entra a má fé), este recusou ter sido ele o autor do toque e não assumiu as responsabilidades que para mim são completamente irrefutáveis.

Para mim e não para a sua seguradora como vim a saber mais tarde, pois em meados da semana passada o perito resolveu que os dados eram escassos e uma vez que não há testemunhas a seguradora não vai cobrir as despesas da reparação do automóvel.

A minha pergunta neste momento é esta, será que vale a pena ir à PSP, sabendo eu que não há testemunhas e que o condutor da outra viatura não assume a autoria da manobra?

E fazer avançar a questão para o ISP, que foi uma das soluções que a minha segurador sugeriu, valerá de alguma coisa ou será apenas perda de tempo e eventualmente dinheiro?

Quer dizer, com testemunhas e tudo e ficas a arder, o homem não tem seguro, logo a seguradora põe-se de fora :)

Por acaso, tentaram a hipótese dos danos próprios e depois o seguro tratar de ajustar contas com o "artista" que te deu o toque ?

Superman,

é deveras uma situação complicada. Não quero ser desmancha prazeres, mas prepara-te para ficar com o prejuízo.

No meu caso presenciei e participei à PSP e à seguradora (como o carro não tem seguro, a seguradora pos-se de parte).

No teu caso, dá-te algum trabalho, mas acho que deves apresentar queixa sim sr! Não tens certeza, não vai resolver o problema, mas está escrito e é do conhecimento da segurança pública. Imagina que amanhã é outro carro e também apresenta queixa, e assim sucessivamente. Rapidamente se pode monitorizar a rua e presenciar o culpado. Estas coisas não podem ficar impunes!!!

Terás certamente que apresentar queixa contra desconhecidos, foi o que fiz uma altura que me roubaram a carteira (não é a mesma coisa, mas é contra desconhecidos). Concerteza suspeitas do autocarro e sugiro que refiras isso na PSP e refiras isso também na tua declaração escrita que fizeres lá!

Caros, a justiça não funciona, é um facto, contudo, não se pode deixar de lhe injectar responsabilidade. Se ninguém se queixar, ninguém vai saber de nada!!

Como é que se sabe se nessa rua anda um perigo à solta ? [;)]

Alguém me ajuda a perceber 1 coisa:

Com queixa na PSP, esta ao verificar que o carro que me bateu não tem seguro, é obrigada a agir ou simplesmente recolhe a queixa e não faz rigorosamente nada?

Alguém me ajuda a perceber 1 coisa:

Com queixa na PSP, esta ao verificar que o carro que me bateu não tem seguro, é obrigada a agir ou simplesmente recolhe a queixa e não faz rigorosamente nada?

Regista a ocorrência, elaborando o Auto de Ocorrência e, normalmente, não faz mais nada! O custo do AO é de 12,75.

A tua seguradora só terá que fazer algo caso queiras accionar os DP. Eles peritam, reparam e depois vão junto do proprietário do outro veiculo (caso não tenha seguro) pedir o reembolso.

Caso não queiras accionar DP, terás que ser tu a mexer-te junto do ISP ou directamente com o proprietário.

Regista a ocorrência, elaborando o Auto de Ocorrência e, normalmente, não faz mais nada! O custo do AO é de 12,75.

A tua seguradora só terá que fazer algo caso queiras accionar os DP. Eles peritam, reparam e depois vão junto do proprietário do outro veiculo (caso não tenha seguro) pedir o reembolso.

Caso não queiras accionar DP, terás que ser tu a mexer-te junto do ISP ou directamente com o proprietário.

basicamente, é isto

Não podes resolver por DAAA, pq não tens a assinatura do outro condutor, e ele não tem seguro.
A solução é ligares para o ISP, a pedir para activar o FGA. Vão-te pedir o nome das testemunhas, copia do livrete, do bi, da carta e mais uma serie de copias.
Depois vão te marcar uma peritagem, que vai ser efectuada por um perito enviado pelo ISP.

E depois o melhor da historia, vais receber uma carta do ISP, a dizer que não identificaram, o condutor, e que vais ficar a arder.

Esta é a minha experiencia com o ISP, nas situações identicas á tua

Última edição:
Superman,

é deveras uma situação complicada. Não quero ser desmancha prazeres, mas prepara-te para ficar com o prejuízo.

No meu caso presenciei e participei à PSP e à seguradora (como o carro não tem seguro, a seguradora pos-se de parte).

No teu caso, dá-te algum trabalho, mas acho que deves apresentar queixa sim sr! Não tens certeza, não vai resolver o problema, mas está escrito e é do conhecimento da segurança pública. Imagina que amanhã é outro carro e também apresenta queixa, e assim sucessivamente. Rapidamente se pode monitorizar a rua e presenciar o culpado. Estas coisas não podem ficar impunes!!!

Terás certamente que apresentar queixa contra desconhecidos, foi o que fiz uma altura que me roubaram a carteira (não é a mesma coisa, mas é contra desconhecidos). Concerteza suspeitas do autocarro e sugiro que refiras isso na PSP e refiras isso também na tua declaração escrita que fizeres lá!

Caros, a justiça não funciona, é um facto, contudo, não se pode deixar de lhe injectar responsabilidade. Se ninguém se queixar, ninguém vai saber de nada!!

Como é que se sabe se nessa rua anda um perigo à solta ? [;)]

Pois, já estou mentalmente preparado para isso. Mas que dá muita raiva ver o caramelo da Rodoviária todos os dias lá na rua lá isso dá! O que vale é que eu basicamente e por princípio sou um pacifista.

A situação não vai voltar a ocorrer porque ele agora já faz a volta de outra forma, passando por cima do passeio quando estão carros estacionados junto à berma.

Já pensei foi em colocar um papel no vidro do carro a perguntar se alguém presenciou algum toque dado aqui há umas semanas naquela zona. O pior é que quanto mais tempo passa mais esta solução deixa de fazer sentido.

Ou a cobertura de apoio jurídico [;)]

basicamente, é isto

Não podes resolver por DAAA, pq não tens a assinatura do outro condutor, e ele não tem seguro.
A solução é ligares para o ISP, a pedir para activar o FGA. Vão-te pedir o nome das testeminhas, copia do livrete, do bi, da carta e mais uma serie de copias.
Depois vão te marcar uma peritagem, que vai ser efectuada por um perito enviado pelo ISP.

E depois o melhor da historia, vais receber uma carta do ISP, a dizer que não identificaram, o condutor, e que vais ficar a arder.

Esta é a minha experiencia com o ISP, nas situações identicas á tua

Pois, passou-me este "pormenor"......não havendo feridos, ardeu.:(

Ou a cobertura de apoio jurídico [;)]

Esqueço-me sempre de ti Valium! [:D][;)]

Essa cobertura não funciona apenas quando há "desentendimento" entre seguradoras?

Isto é, no meu caso, em que não fui culpado mas a outra pessoa não tem seguro, a protecção jurídica pode ser accionada?

A seguradora disse que não, mas como elas fogem sempre...

Das coberturas que eu conheço pode ser accionada desde que se verifique a existência de danos causados por um acidente de viação, pode ser ainda exigido que haja já uma reclamação.
Cumprido estes requistos, se tem seguro ou não é indiferente. É uma reclamação mas em vez de ser junto da cia. de seguros é ao FGA ou ao terceiro.

Claro que depois há outras questões, prova, exclusões, mas daquelas que conheço não estou a ver motivo para recusar.

Ps- isto considerando que pelo menos um dos veículos está a circular (neste caso a estacionar).

Última edição:
Estou é a ver aquilo que não queria ver… seguradoras é tudo a mesma treta…

Tenho simulado em outros lugares, o preço é muito mais baixo, e a treta é toda a mesma…

Nseguros é muito mau? Se um gajo precisar de accionar danos próprios para uso próprio é complicado?
E em termos de envio de documentação (ex.: DAAA), como é que um gajo faz?

Estou é a ver aquilo que não queria ver… seguradoras é tudo a mesma treta…

Tenho simulado em outros lugares, o preço é muito mais baixo, e a treta é toda a mesma…

Nseguros é muito mau? Se um gajo precisar de accionar danos próprios para uso próprio é complicado?
E em termos de envio de documentação (ex.: DAAA), como é que um gajo faz?

NSeguro até ao momento para mim tem corrido tudo bem, a documentação quando foi necessário enviei por email, só acho é que o serviço é lento em algumas situações, não atribuem o carro de substituição equivalente e pronto acho que o panorama não deve ser muito diferente do resto.

NSeguro até ao momento para mim tem corrido tudo bem, a documentação quando foi necessário enviei por email, só acho é que o serviço é lento em algumas situações, não atribuem o carro de substituição equivalente e pronto acho que o panorama não deve ser muito diferente do resto.

Mas isso é normal!

Tenho seguro na Zurich e o carro de substituição é utilitário a gasolina (Clio, Corsa…).

Fui super mal atendido.
Foi uma sra, que rapidamente me referiu que tinha que ser eu a tratar do problema com o ISP e eles não tinham nada a ver, só se fosse danos próprios. Como não foi propriamente cordial, comecei a descozer (com respeito como sempre), afinal para que é que paguei 830€ de seguro? Um familiar meu teve 1 problema semelhante e o mediador foi à procura dos dados, e o meu irmão só foi ao mediador quando este já tinha todos os dados concretos para ele preencher.

Continuando, após fazer ver o meu ponto de vista da coisa, a sra lá decide ligar ao ISP, contrariada (o argumento foi “já que o sr. Não tem outro meio de contactar o ISP…), não aguento com este tipo de palhaçadas, também não fiquei atrás. Mas no fim de contas lá se chegou onde podia chegar. Ainda falei da protecção jurídica e a sra. Disse que só se acciona quando há desentendimento entre 2 seguradoras, quando eu (cliente) não concordo com uma decisão.

De uma forma conclusiva, a sensação que me transmitiu foi que na hora de pagar é tudo muito bonito, na hora de resolver os problemas ala que se faz tarde, é fugir da seringa!!!!

Chatear por chatear ao menos um gajo paga menos… e secalhar o seguro que tenho já nem vai acabar o ano, já que foi feito em 2008, posso cancelar a qualquer momento, recebendo o estorno.

Obviamente que deve haver cordialidade acima de tudo mas as pessoas não se podem esquecer que, quando contratam um seguro estão a comprar um serviço.

Se contrata apenas RC, estão a transferir a sua responsabilidade civil perante terceiros, como quem diz, "meu amigo, eu sou proprietário deste veiculo e responsável pelo mesmo. como não me apetece gastar uma batelada de dinheiro caso aconteça algo (e por obrigação, naturalmente), quanto me levam de assumirem vocês essa responsabilidade? 200€? ok, aceito, a partir de agora isso é com vocês!"

Ou seja, neste caso, salvo excepções (já lá vamos), a unica coisa que se tem a fazer é participar eventuais sinistros e, se for caso disso, reclamar por decisões tomadas quanto aos mesmos.

Resumindo, a seguradora está lá essencialmente para responder perante terceiros. Caso haja situações a reclamar de terceiros, temos que tratar directamente com a sua seguradora, ISP, ou pessoalmente.

Caso se contrate RC + DP, passa-se o mesmo que descrevi anteriormente para RC e, ai sim, a seguradora tem que nos responder perante DP.

No caso relatado, caso vás á seguradora dizer que queres reparar o veiculo por DP, certamente que abrirão processo no momento e tudo será resolvido.

Comparando dentro do ramo, se tens um seguro da habitação e tens uma inundação em casa que causa prejuizos no vizinho de baixo, tens que participar para a tua seguradora resolver o assunto com o vizinho. Mas se a inundação for no teu vizinho de cima e tu sofreres danos, não vais fazer nada á tua seguradora, tens é que ir reclamar á seguradora do vizinho.

No entanto, ao longo dos anos as seguradoras vêm tentando criar ferramentas que permitam que os clientes tratem dos assuntos directamente com as suas seguradoras, como é o caso da convenção IDS e, mais recentemente, do seu complemente CIDS!

No entanto, para isso é preciso serem cumpridos certos pressupostos que, no caso não são, começando logo pelo facto do outro condutor não ter, aparentemente, seguro válido!

Quanto á questão de se tratar com o mediador, convém lembrar que existem escritórios das seguradoras onde se encontram funcionários que respondem perante superiores que lhes transmitem as ordens a cumprir, e existem mediadores, com ou sem escritório, que intermedeiam os contratos entre o cliente e a seguradora.

Hoje em dia, se um mediador quer ter sucesso e manter/aumentar carteira, para alem de fazer seguros, tem que ser um intermediário tambem na resolução de problemas do seu cliente, e acho muito bem que assim seja.

Dai as diferenças aqui apontadas...

Isto é com cada nenhum…

Não é que no espaço de 15 dias vem outra besta, quase no mesmo sítio, e agora é de lado, com bónus de ficar com a chapa amolachada!!!!!!

É impossível, a forma como o carro estava estacionado, não havia lugares que permitissem bater de lado naquele sítio (e tenho a certeza que não bati com o carro em sítio nenhum, porque ontem estava ok e só hoje de manhã apareceu esta “mossa”).

Tou-me a passar 1 bocado com isto, se não foi 1 morador, foi alguém que foi visitar alguém. Estou a ponderar seriamente afixar alguma coisa nas entradas do prédio (são só 3), para ver se alguém aprende, um gajo dá dinheiro pelos carros, tem estima, e aparecem estas bestas que só apetece um gajo apanha-las com as mãos na massa e resolver o problema com um ferro quente com a ponta em brasa!!!!

E o quanto eu adorava ter apanhado esta besta que me fez isto ao carro, contava-lhe uma história interessante…

Deixo 1 conselho: tenham empatia pelas outras pessoas. A forma como estimam os vossos carros ou como os conduzem é convosco, mas lembrem-se que o facto de nem sempre termos estima pelo que é nosso, os outros têm pelo que é deles. Nenhum de nós gosta que estraguem o que é nosso pois não? Então tenham empatia pelos outros, e não é assim tão difícil admitir que de vez em quando fazemos m€rd@, porque toda a gente faz ao longo da vida…

À besta que me deu cabo do carro, oxalá lhe nasça um pinheiro atravessado num sítio que cá sei, e que dê pêssegos!!!!

Voltar
Superior