(Falta de) boa fé

nogueiraribeiro

Well-known member
Pois é meus caros, embora uma coisa pequena, ontem foi a minha vez.

Carros estacionados em fila, um lugar livre a frente do meu. Estaciona um carro antigo (cujo escape é saído do parachoques), e enconsta ao meu. Desco para ver, entretanto a pessoa já tinha saído do carro (o seu carro ficou no local). Não chamei a PSP porque nesse local, embora toda a gente estacione, tem sinal de proibido (podia levar multa e por tabela todas as outras pessoas também, o que era mau).

O carro ficou com uma espécie de "meia-lua" de 2cm sem tinta no para-choques no local do toque. Portanto, com testemunhas que tenho do sucedido, decidi deixar um papel à pessoa no para-brisas da frente (porque se a pessoa agir de má fé, não assume nem perante PSP nem seguros nem pessoas...). E inclusivé acredito que nem tenha dado conta que tocou (porque foi com o escape).

A pessoa pode não ter dado conta, mas com o papel no vidro e sabendo ler (requisito para ter a carta [:D]),já sabe!

Moral: acordei hoje, carro não estava lá. Chamada também não. Vou a ver no site do ISP, o carro não tem seguro :sh)

Para evitar a PSP no assunto (para evitar eventual multa se bem que é mais barata que uma pintura!!!), vou a minha companhia dar parte do sucedido e o nome completo das testemunhas. Já que a pessoa agiu de má fé, não se vai ficar a rir. Pode não dar em nada (é no que dão estes casos), mas pelo menos há participação. E havendo queixa de carro sem seguro, pior ainda!!!

É um perigo as pessoas andarem assim na rua, mas comigo não brincam. Só tenho pena ao descer não a apanhar ou quando saiu...

a ver vamos em que dá! Sò espero que o para-choques não estale, caso contrário nem é nada demais, com 1 pincel pequeno dá-se um retoque e já está! Mas quando não há boa fé, fico mesmo fod**** da vida [8b]

Ora cá está o gajo com um dilema do caraças.

No sábado (como já descrevi), deram-me um toque no carro, num lugar onde é proibido estacionar. Para evitar que me multassem a mim e a todos os vizinhos (pois estes não têm culpa), deixei um papel no carro que me “bateu” com o meu contacto e a referir que me bateu no carro (podia não ter dado conta pois era um carocha antigo cujo escape sobresai).

A pessoa, como seria de esperar, não me ligou.

Comecei a mexer-me ontem então. No site do ISP não consta nada sobre o carro que me bateu. Solicitei à minha seguradora informações sobre este carro e referiram-me que tem a apólice anulada na Liberty Seguros, que devo ir à PSP.

Agora a pensar em ir à PSP fez-se novamente luz – se lá for, tenho que fazer queixa, vão ao local do acidente, vão-me multar provavelmente e multar os vizinhos à mesma – voltamos ao ponto de partida…

A única coisa que me resta fazer, mas sem certezas, é efectuar uma queixa por aquele carro não ter seguro, algo que eu não consigo garantir, pois a pessoa pode ter seguro temporário.

Alguém me consegue ajudar a descobrir um modo correcto de resolver isto sem ficar a chuchar no dedo (sei que é difícil ou impossível!!!)?

Pessoas como estas merecem desprezo. Se um dia vos baterem ou tocarem no carro, desde que se note, e que estejam bem estacionados, por pequeno que seja o dano, não hesitem, chamem as autoridades! Se não sabem o nº das autoridades, liguem 112 e expliquem o sucedido! Cada vez mais se fala no bom senso e nas declarações amigáveis, mas em Portugal é mesmo só e só mesmo autoridade. Não fosse proibido estacionar onde tinha o carro era logo PSP na hora e no local!!!

Claro que a PSP pode eventualmente não multar, mas na dúvida mais vale prevenir. É dever cívico cumprir a lei e acusar nestes casos, é verdade, e a minha vontade é faze-lo, mas não sem maior prejuízo meu (a somar ao toque do carro era uma multa) e dos outros, que estão no seu dia-a-dia sem culpa nenhuma, num estacionamento onde aliás eu ponho o carro frequentemente e a PSP não costuma ligar nenhuma (a PSP pode também passar a ter mais cuidado nesse aspecto, o que é mau).

Se tens testemunhas e tens os dados do carro não vejo porque é que se participares na tua companhia de seguros isso não se resolve.

São só dois carros, não há feridos, não há danos em outros carros que não os dois . . .

É só a minha opinião, o facto de aparentemente o outro não ter seguro é que pode baralhar um pouco as coisas . . . se tiveres apoio juridico, tenta falar com eles

Se tens testemunhas e tens os dados do carro não vejo porque é que se participares na tua companhia de seguros isso não se resolve.

São só dois carros, não há feridos, não há danos em outros carros que não os dois . . .

É só a minha opinião, o facto de aparentemente o outro não ter seguro é que pode baralhar um pouco as coisas . . . se tiveres apoio juridico, tenta falar com eles

O problema é precisamente a outra pessoa provavelmente não ter seguro ou ter um seguro temporário. E aí só através da PSP é que um gajo vai avante…

Hoje ao chegar ao local onde tinha deixado o carro (parque para automoveis dentro de uma instituição pública), vejo que alguém (muito burro por sinal) me bateu na parte lateral direita frontal do carro. Vai ter que levar para-choques novo e a culpa vai morrer solteira pois a pessoa bateu e fugiu.Vou ter que accionar o seguro para resolver o caso, levando ao aumento da prestação:sh):sh)Estou pior que estragado, pessoas sem escrupulos:([:vm)][:vm)]

O problema é precisamente a outra pessoa provavelmente não ter seguro ou ter um seguro temporário. E aí só através da PSP é que um gajo vai avante…

Ao efectuares a denuncia na esquadra ( secção de trânsito) só precisas de levares os dados da situação e testemunhas, a psp não se deloca ao local , por isso fica descançado.

Ao efectuares a denuncia na esquadra ( secção de trânsito) só precisas de levares os dados da situação e testemunhas, a psp não se deloca ao local , por isso fica descançado.

O problema é que na rua toda não se pode estacionar [8b]

É tipo travessa, 1 só sentido, estacionamento em espinha onde se pode estacionar, mas como estacionamento não abunda, a vizinhança estaciona também na própria rua enconstado à guia à esquerda (todos entram e saem perfeitamente)!

O problema é que na rua toda não se pode estacionar [8b]

É tipo travessa, 1 só sentido, estacionamento em espinha onde se pode estacionar, mas como estacionamento não abunda, a vizinhança estaciona também na própria rua enconstado à guia à esquerda (todos entram e saem perfeitamente)!

Na eventualidade de seres multado, o que preferes? Ser multado e "dar uma lição" ao outro gajo, que pelos vistos anda impunemente sem seguro? Ou não ser multado, ficares com o prejuízo e deixares o outro gajo a rir-se?

Na eventualidade de seres multado, o que preferes? Ser multado e "dar uma lição" ao outro gajo, que pelos vistos anda impunemente sem seguro? Ou não ser multado, ficares com o prejuízo e deixares o outro gajo a rir-se?

Prefiro ser multado e dar uma lição a outra pessoa.
Mas também prefiro por tabela não apanhar a vizinhança que lá estaciona e não tem culpa nenhuma.

Em toda a rua não se pode estacionar, a PSP para fazer o seu serviço terá que fazer o esboço, consultando o local toda a vizinhança lá estaciona (não há estacionamento quase nenhum), com sorte come tudo por tabela.

Como bonus não há confirmação se a outra pessoa tem ou não seguro. Pode andar com apólice temporária, já tive 1 carro assim também.

Contudo, ainda não desisti da ideia, estou a procura da melhor solução!

Última edição:
Toma atenção que o tempo é teu inimigo . . .

Seja como for eu fazia queixa dele, hoje foste tu amanhã pode ser outro e ele lá vai andando todo contente e os otários são os que ficam com o carro estragado

Não preciso disso !!!

Meti-me a pensar, e lembrei-me não só do seguro como também de inspecção, de selo, também de terceiros que possam ter o mesmo mal, e mesmo eventuais represálias. Portanto, ficou a queixa escrita em condições na esquadra!

Agora digam-me uma coisa quem puder ajudar.
A minha seguradora diz que o carro que bateu tem apólice anulada numa companhia e que tenho que ser eu a ir a PSP fazer queixa levantar auto.
Na PSP falei nisso e disseram que não é nada disso, que só eu posso apresentar queixa, mas que é a minha companhia que tem que ir à procura da outra pessoa, mesmo que não accione danos próprios! Ora, o auto tem custo (alguém sabe quanto é), perdi tempo a fazer queixa, agora supostamente como é que sei se o outro carro tem seguro? Ainda tenho que ir eu à procura do ISP?!?

Acho que o individuo da PSP tem razão. Um gajo paga seguro (e bem) é para chegar lá e dizer “passou-se isto”, dar dados, eventualmente fazer queixa (que acho que não é obrigatório, mas assim a PSP tem conhecimento de mais um perigo!), e a partir daí desenrasquem-se, não?!?

Ajuda neste aspecto é bem-vinda.
Obrigados.

MrsX,

A tua perspectiva das coisas é definitivamente a mais sensata e a que defendo. Acabei por ir à PSP pelos motivos que apresentei. É um dever cívico caso haja alguém sem seguro a circular.

Contudo, vou partilhar contigo a minha recepção na PSP:

Segundo eles, essa informação não serve de nada, pois têm que ser as seguradoras a entender-se. Expus que para mim, mais importante que resolver um pequeno toque ou uma questão de má fé de algumas pessoas, é divulgar que pode eventualmente estar a circular um carro nas estradas sem seguro, ou mesmo sem outros elementos como selo ou inspecção. Quanto a este aspecto foi-me sempre dada a volta na conversa. Como são dados sensíveis, não me foi revelado se a pessoa tinha seguro ou não. Mas acredito que neste aspecto a PSP deve fazer algo, creio eu! Há queixa, se eles confirmam que o carro não tem seguro, digo eu a meu ver que têm que actuar, e, pelo menos, verificar se esse carro efectivamente circula (isto é o mínimo que espero). Oxalá a pessoa tenha seguro, isto para que no meu caso haja porta onde bater, e para que haja pelo menos suporte caso haja outro acidente com outro carro ou pessoa na estrada!

Mas se a pessoa efectivamente não tem seguro, oxalá a PSP faça algo e eventualmente a apanhe. Não só vai aprender a lição como lhe vai sair caro!

No meio disto tudo eu não percebi uma coisa, já participaste à tua seguradora ?

Preenches uma declaração amigável, relatas o sucedido, colocas lá a matricula do outro carro, a certidão dava jeito para identificares o proprietário, mencionas a queixa que fizeste e a esquadra onde o fizeste.

E a tua seguradora vai tentar resolver o problema com a seguradora do outro. Caso ele não tenha seguro, isso vai dar molho do grande . . .

Acho que deves de avançar com a participação na tua seguradora indicando as testemunhas que tens

O que eu fiz foi ligar para o local onde fiz o seguro. Foram-me dando indicações, mas o que me parece que é efectivamente melhor é não perder mais tempo e dirigir-me fisicamente a uma agência da seguradora (vou faze-lo amanhã de manhã). Entrego lá a DAAA, já preenchi com tudo o que sei, e a partir de agora é com eles não? Vamos ver, não quero accionar danos próprios (é um simples toque), quero sim tentar restabelecer um bem que foi danificado. A seguradora, nestes termos, tendo participação por escrito minha (leia-se a DAAA preenchida), é obrigada a tratar do assunto a partir daí sem accionar danos próprios?

Novamente, obrigados!

Pelo que descreves isso dá para IDS logo a seguradora vai tentar resolver por aí.

A coisa pode encravar é se efectivamente o outro não tem seguro, aí eu não sei como é que a coisa se processa. . .

Amanhã logo à 1º hora vou a seguradora apertar com os gajos.

Digam-me uma coisa, a PSP, recebendo a minha queixa como recebeu, se verificar no seu sistema que há algo estranho (ex.: falta de seguro, falta de inspecção, falta de selo), é obrigada a agir de imediato? Ou não faz rigorosamente nada senão receber a queixa? Ou há averiguação, vão verificar quem era o condutor, verificar se o carro tem tudo em dia, se circula etc…?

Pela conversa do agente que me atendeu deu-me a sensação que aquilo era do género “preenche aí e tá feito”, o que me intriga, pois além de poder ter entre mãos uma pessoa sem seguro (algo que eles confirmaram ou não no seu sistema), é alguém que bateu e fugiu (na prática foi isso que aconteceu).

Pelo que o agente da minha seguradora me disse pelo telefone a pessoa tinha uma apólice anulada na Liberty. Mas agora a minha seguradora é que tem que confirmar efectivamente se a pessoa tem seguro ou não, certo, através do ISP?

Caso não tenha seguro, não pretendo ir para o fundo não sei das quantas. Ou as coisas se resolvem pelas seguradoras, ou não vale a pena (porque o dano é pequeno, o objectivo é encontrar quem o pague).

Resumindo, tendo o “culpado” seguro, é a minha seguradora que faz chegar a DAAA à outra seguradora, certo?
Se não tiver seguro, posso sempre accionar a protecção jurídica? E para isso tenho que pagar algum encargo ou sou penalizado no prémio do seguro?

Voltar
Superior