Falha nos travões

Caros,

Estou com um problema e preciso de ajuda:

O meu carro (Ibiza 99) tem as pastilhas e os discos em boas condições (à frente) e os travões de trás também em condições. Não tem fugas de óleo nos bombitos.

De vez em quando, o carro perde a capacidade de travagem de uma forma quase total. Se for em segunda devegar e travar a fundo ainda ando 2 ou 3 metros quando o carro devia parar imediatamente. O estranho é que não acontece todas as vezes e depois de o parar durante um tempo ele volta a travar normalmente... Notem que estas alturas não são após grandes travagens, não deverá ser por fadiga dos travões por uso intenso...

O que poderá ser? Óleo com humidade? Servo freio?

Obrigado

Isso acontece-te sem teres usado o travão antes??? Ou sem o teres usado durante bastante tempo???

Sinceramente pela descrissão iria pra fadiga...

Um abraço... []'s

Ja tive esse problema

Ja tive esse problema

Eu tenho um ibiza modelo 6k de 93-99 . O meu é de 93 e também já tive um problema de falta de pressão no pedal, não sei se é o mesmo que te acontece ! No meu, quando fazia uma travagem em que mantinha o pé no pedal do travão durante alguns segundos, o pedal perdia pressão e ìa para baixo, quase até ao fundo. Isto só acontecia às vezes mas cada vez com + frequência. O carro travava sempre bem, só que o pedal batia quase no fundo, o que não era normal e por vezes assustava!

Os discos e as placas da frente eram novos.. os calços e as polis de trás tb estavam em óptimo estado.

Mudei o óleo de travão e troquei a bomba central de travão, ficou na mesma. Depois troquei o repartidor de travagem, ficou na mesma.. Depois troquei os bombitos e melhorou. O mecânico diz que agora está bom, embora eu às vezes fique com a sensação que o pedal ainda perde pressão.. mas talvez seja impressão minha, andei bastante tempo com esse problema e talvez agora tenha essa sensação por vicio !

Se o teu problema não fôr de nenhum dos componentes que referi, poderá ser do servo-freio que custa 254 eur + iva na seat ou do tubo que trás a pressão do motor para o servo-freio que custa 23 eur + iva na seat. Penso que tanto um como o outro não há da concorrência.

Eu já tive um ibiza 6k 1.0 e neste momento tenho um 6k Cupra...

No 1.0 notava-se mtas vezes o sobreaquecimento e só aí ele me falhava, mas isso é normal!

O 1.0 tem discos ventilados à frente e tambores atrás... os vossos é discos ventilados à frente também???

Sinceramente se não for fadiga, só estou mesmo a ver essas hipoteses que referiste figon...

Um abraço... []'s

1- Pode ser dos travoes mal sangrados

2- Bomba de travoes a perder alguma pressao por vedar mal interiormente

3- tal como o figon disse, ha um tubo qualquer que vem do motor, sei que ta relacionado com vacuo mas nao conheço o seu funcionamento

Eu até acharia que seria de facil solução ou identificação do problema, mas depois de ler o post do figon que trocou quase todas as raizes do problema e mesmo assim pouco mudou nao sei como te ajudar.

Se tiveres que trocar a bomba, podes ver a bomba + servo freio de um outro modelo mais potente desde que as roscas para os tubos sejam iguais, provavelmente terá que ser de um carro sem ABS, etc...

O servo freio não acredito que possa ser, portanto, tubo de vacuo (se assim for lol), bomba de travoes ou mau sangramento. Verifica tambem a linha completa de pressao do oleo aos bombitos

O meu tem discos ventilados à frente e tambores atrás.

Penso que o problema do meu não seria fadiga porque às vezes, logo de manhã, assim que punha o carro a trabalhar pela primeira vez, estando ele um pouco inclinado, assim que eu tirava o travão de mão e ao deixa-lo descair, travava e notava logo o pedal a ir a baixo.

O meu circuito foi sangrado n vezes durante o período que andei a trocar tudo o que era componentes de travagem.. e de cada vez que era sangrado verificávamos que o circuito tinha ganho ar.. (pelo menos era o que parecia) ! Os bombitos vertiam um pouco de óleo, talvez o ar entrasse pelos bombitos!

O meu mecânico trabalha numa oficina oficial da Volkswagen (marca de onde provém toda a mecânica do meu carro) e disse que nunca tinha visto nada assim.. ele já andava passado com aquilo!

Agora está muito melhor, provavelmente até já está resolvido, eu é que ando sempre a desconfiar do travão e às vezes fico com a ligeira sensação que ta a perder pressão.. mas deve ser trauma.. pelas arrelias que aquilo deu !

Ok, então não tem nada a ver com o que acontecia no Ibiza 1.0, nesse era mesmo só fadiga...

No Cupra, não tenho problemas desses felizmente!

Um abraço... []'s

Travões bons, só às vezes

Travões bons, só às vezes

No meu Peugeot XSi tenho um problema semelhante.

Do que consegui perceber:

Na maioria das vezes travava mal, mas algumas raras vezes travava bem. Substitui o tubo que vai do colector de admissão ao censor MAP e melhorou.

Anteriormente tinha substituido a valvula do servo-ao-freio que liga o tubo ao colector de admissão. O tubo também foi mudado por outro (o aspecto também não é lá muito famoso). Nos dias mais fresquinhos e de chuva trava melhor.

Notei que quando o colector está quente, os travões ficam piores. O pedal continua rijo, não vai abaixo, mas fico com menos pressão no servo-ao-freio.

Vou comprar um tubo novo e ver se resolve, senão tenho mesmo que por a hipótese de comprar um servo-ao-freio novo.

O meu tem tambores atrás. Se tinha sangrado o sistema foi durante as revisões programadas que fiz até aos 90.000, depois disso nunca tinha sangrado. Fiz isso ontem (195.000), vamos lá ver se resolve a situação ou se fica na mesma.

Obrigado

Última edição:
Olá a todos. DEpois de ter sangrado os travões o problema parecia resolvido mas.... It's BAck!!

Já percebi melhor o problema: quando faço duas ou três travagens sucessivas, mesmo a baixa velocidade e com os travões frios, o pedal fica mais duro e deixa de travar.

No fundo, é igualzinho ao que se passaria com o carro desligado! Passados uns metros (ou segundos), o travão está óptimo.

O que poderá ser?

Obrigado

Olá a todos. DEpois de ter sangrado os travões o problema parecia resolvido mas.... It's BAck!!

Já percebi melhor o problema: quando faço duas ou três travagens sucessivas, mesmo a baixa velocidade e com os travões frios, o pedal fica mais duro e deixa de travar.

No fundo, é igualzinho ao que se passaria com o carro desligado! Passados uns metros (ou segundos), o travão está óptimo.

O que poderá ser?

Obrigado

Assim de cabeça, dá-me a ideia que estás com uma deficiência no servo-freio. Deves ter uma fuga de vácuo no servo-freio ou no tubo que o liga a admissão.

Acontece-te, portanto, que esgotas o vácuo em 2 ou 3 travadelas (aquilo que te acontece com o motor desligado) e este demora muito tempo a ser reposto (deveria ser quase instantâneo).

Assim de cabeça, dá-me a ideia que estás com uma deficiência no servo-freio. Deves ter uma fuga de vácuo no servo-freio ou no tubo que o liga a admissão.

Acontece-te, portanto, que esgotas o vácuo em 2 ou 3 travadelas (aquilo que te acontece com o motor desligado) e este demora muito tempo a ser reposto (deveria ser quase instantâneo).

Sim, demora uns segundos, 5 ou 6 a repor a capacidade de travagem. Se num carro novo consigo numa descida fazer se calhar 20 travagens fortes de seguida, neste apenas consigo fazer 3...

253€ + IVA se não me engano

253€ + IVA se não me engano

Eu quando tive problemas nos travões do meu ibiza informei-me do preço do servo-freio e só havia mesmo na Seat, na concorrência não encontrei em lado nenhum, penso que só há de origem. Na Seat em Coimbra, se a memória não me falha pediram-me 253€ + IVA só pelo servo-freio, sem mão-de-obra. Felizmente que o problema não era daí !

Voltar
Superior