F1 - 2016

Esta madrugada foi a Quali da primeira corrida da Super Formula...a competição de monolugares japonesa.

O Van Não Dorme foi 4° na estreia logo no exigente circuito de Suzuka...curioso que a pole do Yamamoto foi apenas 2 segundos mais lenta que a pole do Nico o ano passado.

Este ano os F1 estarão mais rápidos mas mesmo assim é uma competição próxima da F1 em perfornance...ou parece...

Esta madrugada foi a Quali da primeira corrida da Super Formula...a competição de monolugares japonesa.

O Van Não Dorme foi 4° na estreia logo no exigente circuito de Suzuka...curioso que a pole do Yamamoto foi apenas 2 segundos mais lenta que a pole do Nico o ano passado.

Este ano os F1 estarão mais rápidos mas mesmo assim é uma competição próxima da F1 em perfornance...ou parece...

Incrível então, ainda para mais num circuito como Suzuka, onde na teoria um F1 deveria fazer ainda mais a diferença.
Isto vem dar razão a quem diz que a F1 está lenta, os tais 3 a 5 segundos de ganho cada vez são mais necessários.

Última edição:
Supostamente a honda não ter testado os seus motores num desses super formula? Vista a semelhança de performance dos chassis não sei se não terá realmente vantajoso, nunca pensei que a diferença de performance fosse tão reduzida.

:D

d69cabe720c32a04eab5e85124b9659c.jpg

Preparam-se para mais uns anos de F1 "Mercedes":

AUSENTES EM REUNIÃO DECISIVA, ADIAM DECISÕES FULCRAIS PARA O FUTURO DA F1

É este o ponto em que andam as coisas na Fórmula 1! Numa reunião decisiva para o futuro da disciplina, algumas ausências levaram a que a reunião tivesse de ser adiada para daqui a alguns dias. O Grupo Estratégico da F1 e a Comissão da F1 reuniram em Biggin Hill, tendo como intuito, finalmente, decidirem o que fazer quanto às regras de 2017, que visam fazer com que se passem a ter carros mais rápidos, até cinco segundos por volta, regras de motores e descida de custos. Depois de muito se ter falado na alteração dos carros, colocando de pé regras radicais, surgiu uma ‘frente’ contra essa mudança, encabeçada pela Mercedes, e agora a probabilidade de se terem carros mais rápidos e muito revistos aerodinâmicamente, é bastante menor. Basicamente, o que sucedeu teve a ver com o facto de não ter havido membros suficientes na Comissão de F1, que é composta pela FOM, FIA, equipas, patrocinadores e promotores, para chancelar o documento. Nos próximos dias deverão votar por mail. Três motores por época e o aumento do fluxo de combustível deverão ser das medidas aprovadas…

2 detalhes...

Se fosse a Sauber...a Force India ou a Manor eu perdoava mas o facto da Renault ter vendido um lugar nesta Fp1 para vender mais uns carros na Russia não abona à seriedade da equipa...

E em relação ao Caça Red Bull...não desgostei do efeito visual...pensei que ia ficar pior mas não... acho que é algo que facilmente se entranha...a questão é a parte da sujidade...como vão solucionar isso?

2 detalhes...

Se fosse a Sauber...a Force India ou a Manor eu perdoava mas o facto da Renault ter vendido um lugar nesta Fp1 para vender mais uns carros na Russia não abona à seriedade da equipa...

E em relação ao Caça Red Bull...não desgostei do efeito visual...pensei que ia ficar pior mas não... acho que é algo que facilmente se entranha...a questão é a parte da sujidade...como vão solucionar isso?

Por acaso não está nada feio, isto comparando com o horrível halo anteriormente testado pela Ferrari.
Vejo ali dois possíveis problemas: o já falado problema da sujidade e a interferência na entrada de ar no topo do capot motor.

Tenho alguma dificuldade em perceber alguns setups de carros que estão tão baixos que passam a vida a levantar faíscas. O simples facto de baterem no chão potencia eventuais perdas de aderência e aumentam o risco de perdas de controlo. Que de vez em quando toquem dá para perceber mas na quantidade que algumas equipas mostram ... não percebo. Nestas 2 sessões de treino viu-se muito disto. Que opinam sobre isto?

Tenho alguma dificuldade em perceber alguns setups de carros que estão tão baixos que passam a vida a levantar faíscas. O simples facto de baterem no chão potencia eventuais perdas de aderência e aumentam o risco de perdas de controlo. Que de vez em quando toquem dá para perceber mas na quantidade que algumas equipas mostram ... não percebo. Nestas 2 sessões de treino viu-se muito disto. Que opinam sobre isto?
Essas faiscas são tão "reais" como o som de um Clio Sport nas colunas. É uma placa colocada estrategicamente na parte inferior do carro para criar esse efeito. À velho do Restelo...antes sim é que era...e quiseram recriar esse efeito.

Ainda vou ver colocarem amplificadores de som no escape para aumentar os Db...

Nessas situações a carga aerodinâmica é tal que mais rapidamente se desfazia o fundo do carro, do que as rodas perderiam contacto com a pista.

É como o Semilha já disse, não são faiscas "reais", é uma placa jugo que de titânio para fazer o efeito.
Repara que a traseira dos monolugares até é bastante elevada, comparada com anos anteriores. Começou no Red-Bull e agora já quase todos utilizam esse estilo.
Mas faíscas era mais isto:

Voltar
Superior