F1 - 2016

Corrida animada, mas não percebo como é que uns são penalizados e outros não, tal como não percebo como é que andam carros com peças a abanar e não há uma única chamada à box por parte dos comissários.
Depois andam a brincar com a treta dos 'halos' e afins.

Como tudo na F1, uma treta.

Concordo, quer com a questão dos carros a perder peças, que deviam ter sido chamados, avisados, alvo de sanção, quer com a questão do "halo", como está a ser desenhado não ser solução para tudo. Nunca haverá uma solução "zero" risco.

Vi o inicio da corrida em directo e o final mais tarde em indeferido.
Após o Ham. chegar ao 3º posto na frente ficou tudo decidido e perdeu um pouco a emoção. Daí para trás foi interessante.

Ferrari em duas corridas com dois abandonos, este do Vettel na volta de aquecimento...

Ainda há um gap entre Mercedes e Ferrari e entre estas e as seguintes.
Nestas seguintes interessante a Williams Vs RedBull e a prestação da Haas, para estreante. Os Mclaren enfim...

Tirando o motor aquilo era Honda por todos os cantos...alias o Ross conseguiu fazer a época usando dinheiro da Honda. A equipa era...a Honda...com os pilotos...Honda. Em miúdos...a Honda pagou para abandonar a F1 e NÃO ser campeã do Mundo.

Sim...no papel está e estará Brawn...correcto...mas é mais ou menos como o Benetton de 1994...um monolugar perfeitamente legal [;)]

Por isso a historia não se pode ler nos números apenas.

Há um artigo bastante completo algures por aí na net e do que me lembro o monolugar ainda sofreu algumas alterações em torno do cofre do motor para acomodar o motor mercedes. E uma das conclusões que se tirava desse artigo é que, provavelmente, com o motor Honda o resultado teria sido bem diferente (para pior...). Por isso não é bem como dizes.

Há um artigo bastante completo algures por aí na net e do que me lembro o monolugar ainda sofreu algumas alterações em torno do cofre do motor para acomodar o motor mercedes. E uma das conclusões que se tirava desse artigo é que, provavelmente, com o motor Honda o resultado teria sido bem diferente (para pior...). Por isso não é bem como dizes.

Se um F1 fosse um cofre do motor até terias razão, mas não é, o Brawn era um Honda a 90% (- o motor), foi burrice da direcção da Honda em desistirem naquele momento, tendo um carro capaz vencer o campeonato.
Ganhou por pura vantagem aerodinâmica, que tinha sido um trabalho 100% Honda.

Volto a dizer, onde é que isso está escrito em algum ponto na história da F1?
Daqui a 20 anos isso não vale de nada, e quem ficou com os louros foi a Brawn.
De que vale ter o melhor carro o melhor piloto se depois tenho uma má gestão de recursos? Foi o que a Honda fez, não geriu os bons recursos que tinha.

Se um F1 fosse um cofre do motor até terias razão, mas não é, o Brawn era um Honda a 90% (- o motor), foi burrice da direcção da Honda em desistirem naquele momento, tendo um carro capaz vencer o campeonato.

Não é bem assim, o carro mudou muito em torno do cofre do motor e devias saber que com amo fator crucial da vantagem do brawn a ser o difusor essa secção do carro era especialmente preponderante.

Não é bem assim, o carro mudou muito em torno do cofre do motor e devias saber que com amo fator crucial da vantagem do brawn a ser o difusor essa secção do carro era especialmente preponderante.

Isso não faz muito sentido.
Se foi a Honda a desenvolver o difusor, porque haveria de ficar pior com o motor com o qual foi desenvolvido? Quanto muito perdeu alguma eficácia com a alteração para o motor Mercedes, se calhar foi isso que leste.

Antes de mais acho o Ayrton Senna o melhor piloto de F1 de sempre, e posto isto vou-me desdizer ;)
No desporto não concordo com não se poder ler apenas os números.
Tu podes ser o piloto que quase ganhou o Campeonato do mundo em 2000, quase ganhou em 2001, quase ganhou em 2002, quase ganhou em 2003, etc.
E nesses anos todos ganhar sempre, ou não, um piloto diferente, Alonso, Hamilton, Vettel, Bottas, Massa, por aí fora.
Daqui a 20 anos o que é que vai estar escrito nos livros? Ninguém vai saber quem foi o segundo em todos esses anos, mas vai lá estar escrito quem foi o campeão do mundo.
É como o Benfica, já foi a 10 finais Europeias, mas na taça só aparece o campeão, e nos registos da UEFA também. :sh):sh):sh):sh)
Certo tudo bem...mas nós que gostamos deste desporto temos a obrigação de saber ler além dos números. Qualquer um que nada percebe vai a wikipedia e decora números... mas para quem segue a modalidade entende que não é só isso...

Falemos de números... Vettel é muito melhor piloto que o Senna?

Não gosto de comparações mas acho que sabemos que os 3 títulos do Senna não fazem jus ao grande piloto que foi...mas a verdade é que títulos apenas tem 3...e esses são os números... dos livros.
A Brawn ganhou pq a Honda abandonou o barco. Se isso não tivesse acontecido e com tais incompetentes a fazer asneira poderia mto bem não ter ganho, tanto mais que o Vettel terminou bem próximo.

O motor era Mercedes e dinheiro as outras equipas de ponta tb tinham.
Era difícil fazer asneira com um carro tão superior...faltou dinheiro no fim da época para evoluir o carro...safou a vantagem obtida no princípio.

Não sei porque mas burrice e Honda vão rimando bastante ultimamente. Penaram e nada fizeram da ultima vez na F1...quando abandonam o barco...o mérito é do Brawn...agora...entram a matar...e...é o que se vê...

Volto a dizer, onde é que isso está escrito em algum ponto na história da F1?
Daqui a 20 anos isso não vale de nada, e quem ficou com os louros foi a Brawn.
De que vale ter o melhor carro o melhor piloto se depois tenho uma má gestão de recursos? Foi o que a Honda fez, não geriu os bons recursos que tinha.

Tens razão... mas não podemos tirar merito à Honda. Vale de pouco...sobretudo porque andaram a financiar algo que não tiraram proveito!

Isso não faz muito sentido.
Se foi a Honda a desenvolver o difusor, porque haveria de ficar pior com o motor com o qual foi desenvolvido? Quanto muito perdeu alguma eficácia com a alteração para o motor Mercedes, se calhar foi isso que leste.

E atenção que naquela época os motores Honda não eram o ponto fraco como agora...aquele Brawn até com o motor... Mercedes...1.5 diesel de um classe A 160... era campeão....
If you really know what I mean ;)

12472633_1188050464609613_1374613239954898918_n.jpg

Yo!

O motor Honda daquela época não só era mais volumoso como bem menos potente que o Mercedes. O défice estimado era de cerca de 80 a 100cv. Acho que li sobre isto no F1technical, tinha muitas fotos a acompanhar.

Não sei porque mas burrice e Honda vão rimando bastante ultimamente. Penaram e nada fizeram da ultima vez na F1...quando abandonam o barco...o mérito é do Brawn...agora...entram a matar...e...é o que se vê...

Tens razão... mas não podemos tirar merito à Honda. Vale de pouco...sobretudo porque andaram a financiar algo que não tiraram proveito!

E atenção que naquela época os motores Honda não eram o ponto fraco como agora...aquele Brawn até com o motor... Mercedes...1.5 diesel de um classe A 160... era campeão....
If you really know what I mean ;)

Lá está, más decisões atrás de más decisões. Nem vale a pena falar de que era a Honda que ia trazer o primeiro híbrido para a F1.
Quando se mete o departamento financeiro ao barulho, tudo o resto fica em segundo plano, infelizmente não é só na Honda, parece um autismo para o que se passa fora desse departamento.
Ficou a Brawn com o mérito e merecido, foi um golpe de mestre do Brawn, que com algum conhecimento do que se estava a passar na Honda enfiou lá o pé.
E foi como dizes, aproveitar o carro da melhor forma possível no inicio da época até os rivais copiarem a solução, porque não havia dinheiro para desenvolver o carro.

O motor Honda daquela época não só era mais volumoso como bem menos potente que o Mercedes. O défice estimado era de cerca de 80 a 100cv. Acho que li sobre isto no F1technical, tinha muitas fotos a acompanhar.

Não era mais volumoso, alguma coisa se está a perder na tradução.
Era mais pequeno, níveis de potencia nunca li, mas sei que as saídas de escape estavam situadas mais à frente do que as do motor Mercedes e que em números redondos precisava de menos ~20% de superfície de arrefecimento.
Só estes 2 items já mostram vantagens sobre o motor Mercedes.

Se a vantagem fosse do motor Mercedes então terias vantagem noutras equipas Mercedes. Tal não foi o caso, até porque o segundo do campeonato foi um Renault. (RB)
Estando um Mercedes apenas em quinto. (McLaren)

Se fosse como o Semilha diz, com o motor 'Mercedes 1.5dci [;)]' tinha limpo ainda mais o campeonato.

Certo que o nome que ganhou o campeonato é Brawn, mas não se pode esquecer o que estava por trás, mérito dele de ter aproveitado muito bem a oportunidade.

Foi a ideia com que fiquei na altura mas vou voltar a ver isso com calma assim que possível. Não é para estar a retirar mérito à Honda mas sim para desmistificar a ideia de que o Brawn era um Honda, a maioria das pessoas não tem ideia de que entre a Honda ter abandonado o barco e o Brawn ir a testes houve ainda alguns importantes desenvolvimentos no projecto.

Basicamente o Honda que falam foi desenvolvido pelo Brawn...

Não me lembro bem quando ele entrou, mas era o 1.º carro da equipa a ser integralmente idealizado e executado sob a sua alçada.

Sim pq os Honda de 2007 e 2008 eram uma coisa incrível de falta de andamento, e dinheiro não faltava. Logo no inicio de 2008, como o projecto era tão mau, eles descartaram-no completamente e começaram logo a tratar do projecto de 2009 aproveitando as grandes alterações regulamentares. Foi essa a chave do sucesso, e esse plano foi idealizado, adivinhem lá....

Basicamente o Honda que falam foi desenvolvido pelo Brawn...

Não me lembro bem quando ele entrou, mas era o 1.º carro da equipa a ser integralmente idealizado e executado sob a sua alçada.

Sim pq os Honda de 2007 e 2008 eram uma coisa incrível de falta de andamento, e dinheiro não faltava. Logo no inicio de 2008, como o projecto era tão mau, eles descartaram-no completamente e começaram logo a tratar do projecto de 2009 aproveitando as grandes alterações regulamentares. Foi essa a chave do sucesso, e esse plano foi idealizado, adivinhem lá....

Pela Honda, como temos estado a falar. [;)]

Aliás, o nome do projecto passou de RA109 (Honda) e passou a chamar-se BGP001 (Brawn)

Última edição:
Voltar
Superior