F1 - 2014

Não se deve dizer, mas com as sequelas que irá provavelmente ficar, mais valia ter ficado ali, tal como o Schumi. Só quem já teve um familiar em estado vegetativo, sabe o que é o horror de enfrentar uma situação destas.

Eu vou-te explicar como funcionam as bandeiras:
.

Para o esclarecimento, informo que faço competição automóvel, portanto sei bem o significado das bandeiras [;)] e por acaso admito que não tinha reparado que o posto 12 estava a frentw do trator, estava com uma ilusão, mas é um erro mostrar verde ainda ali com a besta, porque continua próximo da área do posto 12, por isso não se perdia nada manter amarela ali nunca situação e posição complicada :)

Para o esclarecimento, informo que faço competição automóvel, portanto sei bem o significado das bandeiras [;)] e por acaso admito que não tinha reparado que o posto 12 estava a frentw do trator, estava com uma ilusão, mas é um erro mostrar verde ainda ali com a besta, porque continua próximo da área do posto 12, por isso não se perdia nada manter amarela ali nunca situação e posição complicada :)

Para o esclarecimento, informo que faço comissariado na pista, portanto também sei bem o significado das bandeiras e quando e quais devem ser administradas. Se tens ainda dúvidas sobre a administração das bandeiras consoante a situação, por exemplo neste caso do "bisonte", aconselho tirares as dúvidas ao Director da Prova no próximo briefing que tiveres.
Saudações desportivas

Para o esclarecimento, informo que faço comissariado na pista, portanto também sei bem o significado das bandeiras e quando e quais devem ser administradas. Se tens ainda dúvidas sobre a administração das bandeiras consoante a situação, por exemplo neste caso do "bisonte", aconselho tirares as dúvidas ao Director da Prova no próximo briefing que tiveres.
Saudações desportivas

Estiveste lá este fim-de-semana?
Por falar em bandeiras.....podiam ter feito mais qualquer coisa quando o Formula Ford partiu para a grelha espalhando óleo por todo o circuito [:p]

Abraços.

Viva,

Antes de mais, para mim esta questão das máquinas desprotegidas não é uma questão de agora! Sempre tive medo delas!
Na F1, onde se gasta milhões para preencher pequenas lacunas, não entendo como nunca se colocou uma protecção à volta das máquinas para impedir a entrada dos carros por baixo delas!
Era uma solução tão simples e óbvia....

Não é assim tão raro baterem dois carros no mesmo sítio. Há centenas de acidentes em cadeia, envolvendo carros de competição e carros de assistência....
E se não aconteceu nada disto até agora, foi por sorte!

Quanto às críticas sobre não se ter mudado a hora, ou que se deveria ter dado bandeira vermelha mais cedo (ainda antes dos acidentes) também já acho um exagero!
As provas não devem ter de ser adiadas ou interrompidas quando é mais difícil de pilotas.....acho que o caminho certo é apenas tomar medidas de segurança para minimizar os danos em caso de acidente!

Última edição:
Pois havia...BANDEIRA VERDE, com a grua e comissários na escapatória! ! A F1 tem tentado eliminar os videos, para que não haja escândalo, mas o facto é que elea mantem-se e o Charlea whiting devia ser considerado culpado e levar com processo em cima, como é possivel não mandar o SC para a pista!?!? Simplesmente absurdo[8b][8b][8b]

Havia bandeira verde dali para a frente... As bandeiras não são dadas na pista toda, são dadas antes dos acidentes e são dadas bandeiras verdes logo depois do acidente para mostrar que apartir daquele ponto a pista está livre.
É exactamente o que se passa neste caso e não há escândalo nenhum!

Só devem ser dadas bandeiras amarelas em todo o circuito em casa de SC.

Não é uma questão de se perder ou não.
É uma questão de regras, as bandeiras têm regras e as regras são para cumprir. Não é por haver um acidente grave numa curva que o comissário do posto seguinte decide o que quer fazer! E ali o trabalho dele é mostrar a bandeira verde que significa que a partir daquele ponto a pista está livre, o que é verdade.
O Jules despista-se numa zona de bandeiras amarelas e o mais provável é nem ter visto a bandeira verde lá à frente.

Não sou nenhum ilumidado e outros users deram também óptimas ideias que resolveriam o problema. Não entendo conformistas que dizem que acidentes acontecem e não há nada a fazer!

Cobrires o carro pouco ou nada adiantava, se é que existe solução para esse tipo de protecção num formula.

A possível solução é elevar as paredes da célula de segurança, mas isso iria cria umas 'palas' diminuindo a visibilidade do piloto. Neste caso faria com que o carro passasse por baixo, e o 'bisonte' não tocasse na cabeça do piloto.

Cobrires o carro pouco ou nada adiantava, se é que existe solução para esse tipo de protecção num formula.

A possível solução é elevar as paredes da célula de segurança, mas isso iria cria umas 'palas' diminuindo a visibilidade do piloto. Neste caso faria com que o carro passasse por baixo, e o 'bisonte' não tocasse na cabeça do piloto.

E os pilotos passavam a poder ver apenas em frente, como as mulas e o "Zé do Boné"...

Se o carro não entrasse por baixo da grua, acho que seria um acidente normalíssimo.
E para o carro não entrar por baixo da grua, bastava que não houvesse espaço! Portanto, acho que cobrir a grua teria sido suficiente.

Daí que as soluções de segurança devam passar cada vez mais para a pista, pessoas e veículos que nela trabalham.

Completamente de acordo. Os veículos de remoção de carros de prova acidentados, não podem ser simples "tractores" de "assentar manilhas". Tem de ser modelos específicos apenas para o circuito, devidamente homologados pela FIA, e devem exclusivamente fazer parte integrante deste, desde o início da temporada.

Numa situação como se viveu no GP do Japão onde a chuva era intensa e visibilidade mínima, deveria haver um bom senso de não meter uma grua numa escapatória.

Nem a chuva nem a visibilidade implicam directamente com o acidente macabro que foi.
A grua nunca deveria ir para uma escapatória sem segurança.

Mas neste caso acredito que foi um conjunto de acasos que terminou neste acidente grave.
Porque o Sutil despistou-se no mesmo local, de modo muito mais devagar. E sem grua o mais provável era o Jules ter colhido vários comissários que estariam a empurrar o carro.

Se o carro não entrasse por baixo da grua, acho que seria um acidente normalíssimo.
E para o carro não entrar por baixo da grua, bastava que não houvesse espaço! Portanto, acho que cobrir a grua teria sido suficiente.

Nunca seria! Se embatesse lateralmente na grua sem se enfiar por baixo, teria sido uma desaceleração ainda mais brutal do que já foi.
E mesmo sem a grua lá, o carro iria bater numa zona já pouco protegida por pneus e com uma velocidade extrema! Claro que seria a situação menos gravosa de todas, mas potencialmente perigosa na mesma.

Voltar
Superior