F1 - 2014

Segundo eu li mesmo agora num site, o Bianchi tem "lesões muito graves a nível da cabeça". Parece fácil perceber o que aconteceu: o marussia dá a ideia de ter batido de lado na grua, se calhar se tivesse sido de frente poderia não ser tão grave. Vamos esperar que ele se aguente, mas as notícias não parecem nada animadoras [s)]

01.jpg

BzK3Oe-CAAEKezr.jpg:large

Estranho, na foto com ele no carro mostra o canal de entrada de ar completamente raspada e destruída. Na segunda mostra esse mesmo canal quase intacto.

548941_962965737051114_3987587094687962104_n.jpg

Triste notícia...não vi a corrida, e depois vejo que acabou nesta situação...

Quanto ao acidente, pelo vídeo e imagens é óbvio que ocorreu no momento em que a grua retirava o carro do Sutil da pista, e o Bianchi teve uma saída de pista semelhante.
É triste e vão começar a questionar a segurança dos carros, mas neste caso o que me parece é que é mais uma situação vítima do acaso, e que sem a grua lá não teria esta gravidade.

Acho que a FIA vai ter de pensar em alguma forma de manter SEMPRE a pista livre de obstáculos perigosos em que os pilotos possam bater. Acho que nestes casos uma grua telescópica poderia resolver o assunto, sem ser necessário entrar na chicane.
Acho também que vamos voltar às comunicações via rádio.

Ao piloto só me resta desejar as melhoras e que saia desta, mas se o caso é tão grave como pintam talvez não volte a pilotar um F1 :(
É um jovem promissor querido pelos apreciadores da modalidade, que já teve a proeza de fazer pontos com o chaço que conduz.

Este acidente deverá trazer à discussão a pertinência da utilização do safety car.
Quando e em que circunstâncias é que deve entrar.
Isto porque este acidente, era perfeitamente evitável se aquando do acidente do Sutil, o safety car tivesse entrado.
E com isto, ainda a obrigação, de apenas entrarem agentes exteriores (a grua) só após a entrada do SC.
Simples e nada disto teria acontecido.

Agora todos nós sabemos que a utilização do SC é realizada em função de diversos fatores, externos à segurança.
Em particular o espetáculo. Existem situações em que há vontade de agrupar os pilotos, por forma a promover o espetáculo.
Há outras em que o espetáculo está "quente" e não interessa degrada-lo.
A meu ver, foi esta segunda hipótese que aconteceu em Suzuka. A minha observação de alguns factos:

1 - justificava-se a entrada do SC, pois iam-se utilizar meios e equipamentos externos ao desenrolar da corrida. Estes meios comprometiam a segurança daquele local.
2 - se o SC tivesse entrado o acidente não teria acontecido.
3 - a grua só poderia entrar naquela zona, após a entrada do SC, isto porque desta forma se não se fosse a tempo de evitar o despiste do Bianchi, ele não teria embatido na grua e o mais provável teria sido nas estruturas de proteção.
4 - a entrada do SC provocou (aliás terminou...) uma degradação do espetáculo. A corrida naquele momento estava interessante e estavam a ocorrer grandes movimentações em particular a troca de pneus intermédios, por pneus de chuva.

Isto são factos, obviamente que eu dizer que havia clara intenção do SC não entrar em pista é uma especulação pessoal.
Muito triste, a organização deste evento fica muito mal e a vários níveis.

Este acidente deverá trazer à discussão a pertinência da utilização do safety car.
Quando e em que circunstâncias é que deve entrar.
Isto porque este acidente, era perfeitamente evitável se aquando do acidente do Sutil, o safety car tivesse entrado.
E com isto, ainda a obrigação, de apenas entrarem agentes exteriores (a grua) só após a entrada do SC.
Simples e nada disto teria acontecido.

Agora todos nós sabemos que a utilização do SC é realizada em função de diversos fatores, externos à segurança.
Em particular o espetáculo. Existem situações em que há vontade de agrupar os pilotos, por forma a promover o espetáculo.
Há outras em que o espetáculo está "quente" e não interessa degrada-lo.
A meu ver, foi esta segunda hipótese que aconteceu em Suzuka. A minha observação de alguns factos:

1 - justificava-se a entrada do SC, pois iam-se utilizar meios e equipamentos externos ao desenrolar da corrida. Estes meios comprometiam a segurança daquele local.
2 - se o SC tivesse entrado o acidente não teria acontecido.
3 - a grua só poderia entrar naquela zona, após a entrada do SC, isto porque desta forma se não se fosse a tempo de evitar o despiste do Bianchi, ele não teria embatido na grua e o mais provável teria sido nas estruturas de proteção.
4 - a entrada do SC provocou (aliás terminou...) uma degradação do espetáculo. A corrida naquele momento estava interessante e estavam a ocorrer grandes movimentações em particular a troca de pneus intermédios, por pneus de chuva.

Isto são factos, obviamente que eu dizer que havia clara intenção do SC não entrar em pista é uma especulação pessoal.
Muito triste, a organização deste evento fica muito mal e a vários níveis.

O que está a bold devia começar a ser norma, quantas e quantas vezes as corridas continuam e lá está a grua a retirar um monolugar, é demasiado perigoso e o risco de lesões sérias são enormes no caso de um embate numa grua.
Sou da opinião de que não serve de muito andar a planear de alguma maneira protecções na própria grua, simplesmente pode não funcionar e é perigoso na mesma, mais vale ir pelo caminho da sua utilização em segurança máxima, tanto para os pilotos como para os comissários de pista.

Uma solução simples era a de limitar a velocidade dos carros assim que entravam numa zona de bandeiras amarelas, assim evitava-se grande parte do erro humano e a entrada do SC.

Uma solução simples era a de limitar a velocidade dos carros assim que entravam numa zona de bandeiras amarelas, assim evitava-se grande parte do erro humano e a entrada do SC.

Acho que era a medida mais fácil e mais sensata, sem prejudicar muito o espectáculo. Quem não cumprisse seria fortemente castigado!

Acho que era a medida mais fácil e mais sensata, sem prejudicar muito o espectáculo. Quem não cumprisse seria fortemente castigado!

Até podiam limitar a velocidade automaticamente, assim que entravam numa zona de bandeiras amarelas entrava um limitador em acção que poderia ser predefinido para cada zona, por exemplo 100km/h ou menos.

O que está a bold devia começar a ser norma, quantas e quantas vezes as corridas continuam e lá está a grua a retirar um monolugar, é demasiado perigoso e o risco de lesões sérias são enormes no caso de um embate numa grua.
Sou da opinião de que não serve de muito andar a planear de alguma maneira protecções na própria grua, simplesmente pode não funcionar e é perigoso na mesma, mais vale ir pelo caminho da sua utilização em segurança máxima, tanto para os pilotos como para os comissários de pista.

Tal e qual!
Ou se faz com uma telescópica, sem entrar no recinto, ou espera-se que o SC entre.

Já agora falando da corrida, que até acabou por ser animada, foi realmente de lamentar o acidente do Bianchi.

Após algumas voltas atrás do SC logo no início, a largada é dada de modo lançado. Se assim não fosse queria ver a travagem dos dois Mercedes na abordagem à primeira curva... [:D]
Ainda o SC não tinha saído e já precisamente o Hamilton, equacionava os pneus intermédios... Ou seja, não compreendi, porque não foi ele o primeiro a trocar para os intermédios. Se estava em segundo, se tinha que arriscar, se até (supostamente) teve a ideia em primeiro lugar...

Acabou por não o fazer, primeiro do que o seu colega, e acaba por fazer depois... Também não entendi. Acho que os melhores tempos com os WET andavam na casa dos 1:53:2XX e com os INT conseguiu-se 1:52,6XX. Ou seja, uma diferença pequena. Tudo bem que o Button foi o primeiro a mudar e com isso estava a ganhar vantagem, mas no caso do Hamilton, fiquei com a impressão que se tivesse continuado com os WET, não perdia os 20 segundos da box, mantinha-se em primeiro e aquando da segunda troca de pneus do Rosberg, então aí sim, colocava os INT. Apesar de os tempos estarem a baixar, isso seria válido para ambos os pneus, pois a pista estava a ficar menos molhada. Na altura pareceu-me a melhor ideia... Ou ia primeiro do que o colega, ou então já não ia. Se o ritmo entre eles é muito semelhante, se o carro é o mesmo, se o risco é elevado (de colisão), então tem que se usar a inteligência. Senão estão quase sempre empatados... Nesse aspeto o Button deu show... Foi o primeiro a considerar os INT melhores e tirou (esse sim, melhor do que todos os outros) proveito dessa decisão. Podia ter corrido mal, mas nessas alturas é que se vê qual o piloto que também sabe usar a cabeça.

E assim lá se viu um MacLaren no 3º lugar, o que deve ter agradado aos responsáveis da Honda. Borraram a pintura toda na troca de pneus, pois demoraram uma eternidade a desmontar uma das rodas. O Button perde o lugar (acho que para o Vettel...) e fica no "meio das feras".

O Ricciardo já tinha feito umas ultrapassagens giras aos tipos da Williams e deve ter achado que o Button era presa fácil. Acabou por ser osso duro de roer. Gostei de ver essa luta. O colega do Button, mostra que às vezes é um bocadito destravado da cabeça, mas bate-se de igual com o colega. O Button compensa com a maior experiência.

A ultrapassagem do Hamilton ao Rosberg é perfeita para as condições da pista. Muito bem. Sem picardias, contactos ou colisões... Foi esperto, foi rápido e... Foi-se embora. O Rosberg estava a queixa-se de problemas de sobreviragem... Para mim, foi ronha, para justificar a falta de andamento! Mas isso sou eu que tenho a mania das teorias de conspiração.

Os Redbull para o fim mostraram andamento, acho que o Vettel ficou com a volta mais rápida.

Pela negativa os Williams que perderam posições face à classificação e o Ferrari, o Alonso consegue desistir em plena fase de SC, ou seja a "80 a hora" e o Raikonen pouco mais depressa andou, pois até acabou fora dos pontos.

Acho que me estou a esquecer de um ou de outro, ou de alguma situação, mas eram 7 da manhã e ainda estava com sono... [:D]

Voltar
Superior