F1 - 2013

Quanto à corrida.. Tiveram mal a Red Bull, o Vettel, a Mercedes e a equipa das boxes da Lotus. A Red Bull por ter dado as ordens de equipa; o Vettel por as ter contrariado (mesmo sendo erradas); a Mercedes pela mesma razão da Red Bull; e a Lotus por fazer uma paragem por mais de 6s e outro mais de 4... Acordei eu pra isto :sh)

Estiveram mal porquê? Eu não vi ordens de equipa ilegitimas. Há uma coisa que é preciso ver, os carros têm que fazer o material durar e se o chefe de equipa decide que a corrida acabou (entre colegas) não vejo mal nenhum nisso. Não gosto como espectador, mas consigo perfeitamente racionalizar a razão de tal. Aqui as ordens não foram dadas para beneficiar um ou outro piloto, foram dadas para evitar brincadeiras parvas como a do Vettel e fazer chegar os carros direitinhos ao final. Não acho que se tenha pervertido a verdade desportiva, se bem que no caso da Mercedes é mais discutível. Há ordens de equipa, sempre houve, sempre há-de haver, faz parte do desporto. Mas é um ponto muito sensível porque os regulamentos têm dificuldade em se definir e cabe às equipas traçar os limites. O que me parece é que a FIA deixa fazer o que quiserem desde que não dêem muitos nas vistas como a Ferrari e o Vettel fizeram.

Uma corrida que prometia muito e acabou por desenvolver pouco. Esperava-se chuva/seco e muitos concorrentes ao primeiro lugar.

Começa logo com um bom arranque do Alonso que acaba por tocar no Vettel e partir a asa. E depois é incrível que com a chuva e consegue fazer uma volta completa em 2º a perder pouquíssimo tempo para o Vettel. Neste momento a equipa arriscou andar assim 5 voltas, mas de facto a asa estava muito partida e não deviam ter arriscado!

Depois uma situação estranha com o Vettel, o piloto da frente a querer entrar primeiro para meter os pneus slicks... Altura errada e que a ver-se pelas declarações do Newey parece ter sido do piloto e não da equipa! 2 voltas depois foi o momento ideal para troca dos pneus. E com isto o Vettel perde o 1º lugar.

Depois a corrida arrasta-se ali muito tempo na mesma. O Massa andou perdido lá para trás o button idem, o kimi parecia que estava a remar contra a maré e uma nota possitiva para os Force India e o Hulkenberg no Sauber! Boas corridas.

Depois os Force India devem ter demonstrado um problema qq de concepção, com a roda que mais sofre neste GP a não se possível substituir com facilidade. Será que a porca entortou Será que algo na ligação se estragou com o esforço? O mesmo em ambos os carros e que leva à desistência (parece que por motivos de segurança!) deixa dúvidas sobre o que se passou.

Depois o fim fica "manchado" por uma confusão de regras de equipas e choradinhos. Se já se sabe que todos fazem, desta vez foi demasiado notório e confuso.
O Vettel prova-se que não gosta de perder e até podia estar mais forte que o Weber, mas se já deviam estar ambos a poupar motor foi parvo. Pode-lhe vir a sair caro. Com outro piloto aquela ultrapassagem na recta da meta tinha acabado no muro. [:D]

2295107.jpg

Já sei que vou ser mal interpretado, mas ponham-se na posição do alemão: tricampeão mundial, em busca do tetra (apesar do ser ainda a 2ª corrida), estão em 2º lugar, podem usar DRS pois estão a menos de 1 segundo do piloto da frente, mas este é o vosso colega de equipa. Eu fazia exactamente o mesmo que o Vettel fez.
Primeiro de tudo a team ordem da Red Bull foi completamente (e isto na minha opinião) inexplicável: ora tem os dois pilotos na frente, com uma vantagem de vários segundos para o 3º lugar, qual o problema de lutarem pela posição mais alta do pódio? Talvez a maneira como o Vettel abordou a ultrapassagem não tenha sido a mais correcta, mas acho completamente compreensível ele querer o primeiro lugar. E para mais o Webber encostou-o bem ao muro, e podia ter acabado com a corrida dos dois.. e tenho a certeza que viu o Vettel a ultrapassá-lo pela direita.
Isto fez-me lembrar o Brasil do ano passado, em que a liderança andava a ser disputava pelo Hamilton e pelo Button.. Houveram team orders? Claro que não, não tinha muita lógica..

Já sei que vou ser mal interpretado, mas ponham-se na posição do alemão: tricampeão mundial, em busca do tetra (apesar do ser ainda a 2ª corrida), estão em 2º lugar, podem usar DRS pois estão a menos de 1 segundo do piloto da frente, mas este é o vosso colega de equipa. Eu fazia exactamente o mesmo que o Vettel fez.
Primeiro de tudo a team ordem da Red Bull foi completamente (e isto na minha opinião) inexplicável: ora tem os dois pilotos na frente, com uma vantagem de vários segundos para o 3º lugar, qual o problema de lutarem pela posição mais alta do pódio? Talvez a maneira como o Vettel abordou a ultrapassagem não tenha sido a mais correcta, mas acho completamente compreensível ele querer o primeiro lugar. E para mais o Webber encostou-o bem ao muro, e podia ter acabado com a corrida dos dois.. e tenho a certeza que viu o Vettel a ultrapassá-lo pela direita.
Isto fez-me lembrar o Brasil do ano passado, em que a liderança andava a ser disputava pelo Hamilton e pelo Button.. Houveram team orders? Claro que não, não tinha muita lógica..

Não tem a ver com isso. Não podes combinar com os pilotos que depois da última paragem já não há ultrapassagem em pista, e que como estavam com uma margem confortável para pouparem motor, caixa e pneus e depois afinal um dos pilotos não faz isso (e o outro faz) e acaba por o passar de uma maneira abusada. O Webber não encostou ninguém ao muro, o webber já tinha ido para a direita para proteger a posição e o Vettel achou que só conseguiria passar se fosse ainda mais à direita, metendo o carro no buraco da agulha metendo ambos em perigo!

Eu entendo regras de equipa, fossem elas para o vettel ficar atrás ou para o weber o deixar passar, agora não se pode dizer a um piloto para descansar pq quem está atrás (e alguns segundos atrás) é o colega de equipa e que esse não o vai passar e afinal depois isso não acontece.

O Webber não vai facilitar mais nenhuma até ao fim, e acredito que se acontecer uma próxima (muito pouco provável) que o webber o atire para fora de pista!

O problema que aconteceu com o Vettel não é de ordens de equipa, é bem mais grave e de carácter. Ele aproveitou as ordens de equipa para ganhar. O Webber tinha a corrida controlada, a equipa com os 2 primeiros destacados deu ordens para reduzirem ritmo e manterem posições, e o Vettel aproveitou-se da situação para alcançar o companheiro de equipa e o atacar. Isto é inqualificável.

Já no caso da Mercedes, sendo igualmente compreensível que a equipa não quisessem estragar um dos melhores resultados dos últimos anos, nada impedia o Hamilton de deixar passar o colega de equipa e continuarem os dois em ritmo de cruzeiro, se ele acahava que o Rosberg estava melhor como reconheceu no final.

Antes de mais só agora percebi, e deve ser um dos principais motivos pelos quais o Webber está mais lixado, é que ele já tinha diminuído o motor, preparado para as voltas calmas até à meta, em concordância não só com o que lhe diziam no rádio mas pela estratégia que ficou acordada pela equipa e pelos dois antes. O traidor do alemão viu a presa fácil, debilitada e distraida e atacou.. As repercussões de algo assim na confiança dentro da equipa deve ser grandinhas.

E o Vettel bem que se pode ter lixado, tudo bem que um ponto decide campeonatos mas ele agora tem um campeonato quase completo pela frente em que o companheiro de equipa dele quer batê-lo tanto ou mais que qualquer outro dentro de pista.

Basicamente o trabalho extra que isto põe na Red Bull a partir de agora a delinear estratégias não é fácil, e o Vettel bem que espere da próxima vez que necessitar de algo do Webber

O Webber tinha posto o carro em modo "calmo" e o Alemão sabendo perfeitamente disso atacou-o sem que ele estivesse à espera

As equipas têm compromissos e orçamentos/patrocinadores/exposição que valem dezenas de milhões de euros, ter o primeiro e segundo lugar garantidos e permitir que os pilotos batalhem além de comprometer dezenas de pontos pode levar a perder tudo, e a malta ali não anda a brincar aos feijões..

Se calhar sou só eu mas acho que estas ordens de equipa são perfeitamente justificadas

É sensação minha, ou nos últimos tempos (época passada e inicio desta) o Hamilton está a "crescer" muito melhor como homem e piloto em comparação com o Vettel?

É que isto de ganhar fãs não é só ganhar corridas e títulos, é também ter carácter....

Antes de mais só agora percebi, e deve ser um dos principais motivos pelos quais o Webber está mais lixado, é que ele já tinha diminuído o motor, preparado para as voltas calmas até à meta, em concordância não só com o que lhe diziam no rádio mas pela estratégia que ficou acordada pela equipa e pelos dois antes. O traidor do alemão viu a presa fácil, debilitada e distraida e atacou.. As repercussões de algo assim na confiança dentro da equipa deve ser grandinhas.

Também li há pouco essa parte..
Eu de certo modo entendo a posição do Vettel: com um jogo de pneus novo, um ritmo de corrida elevado, o objectivo de renovar um título (e são 7 pontos), a pressão acumulada..

O Webber tinha posto o carro em modo "calmo" e o Alemão sabendo perfeitamente disso atacou-o sem que ele estivesse à espera

As equipas têm compromissos e orçamentos/patrocinadores/exposição que valem dezenas de milhões de euros, ter o primeiro e segundo lugar garantidos e permitir que os pilotos batalhem além de comprometer dezenas de pontos pode levar a perder tudo, e a malta ali não anda a brincar aos feijões..

Se calhar sou só eu mas acho que estas ordens de equipa são perfeitamente justificadas

Neste caso acho estas team orders rídiculas.. se for feito em segurança (como a troca sistemática de posições entre Rosberg e Hamilton), porque não?

Não tem a ver com isso. Não podes combinar com os pilotos que depois da última paragem já não há ultrapassagem em pista, e que como estavam com uma margem confortável para pouparem motor, caixa e pneus e depois afinal um dos pilotos não faz isso (e o outro faz) e acaba por o passar de uma maneira abusada. O Webber não encostou ninguém ao muro, o webber já tinha ido para a direita para proteger a posição e o Vettel achou que só conseguiria passar se fosse ainda mais à direita, metendo o carro no buraco da agulha metendo ambos em perigo!

Eu entendo regras de equipa, fossem elas para o vettel ficar atrás ou para o weber o deixar passar, agora não se pode dizer a um piloto para descansar pq quem está atrás (e alguns segundos atrás) é o colega de equipa e que esse não o vai passar e afinal depois isso não acontece.

O Webber não vai facilitar mais nenhuma até ao fim, e acredito que se acontecer uma próxima (muito pouco provável) que o webber o atire para fora de pista!

A percepção que eu tenho é que assim que ele vê o Vettel a tentar passar, ele tenta encostar-se ao muro para não o deixar passar..
Quanto à última parte, não tenho a mínima dúvida disso!

Voltar
Superior