F1: Button – fazer equipa com Alonso só noutro universo
Jenson Button afirmou que abandonar a McLaren para rumar à Ferrari não é uma opção, sublinhando que só seria colega de equipa de Fernando Alonso num universo paralelo.
Apesar de ter um contracto de longa duração com a formação de Woking, o piloto inglês tem sido apontado como um dos possíveis substitutos de Felipe Massa que, muito embora tenha protagonizado uma subida de forma nas últimas corridas, continua longe do seu colega de equipa no Campeonato de Pilotos, onde figura apenas no décimo quarto posto com vinte e cinco pontos, contra os cento e sessenta e quatro de Alonso, que lidera a competição.
Button, contudo, garante que não existiram qualquer tipo de negociações e que não entende por que motivo é apontado como uma possibilidade para a Scuderia. ”Bem… sempre houve contactos. Eu digo sempre ‘olá, tudo bem?’, quando vejo o Stefano Domenicali no paddock. Mas ele sabe, assim como eu, que tenho um contrato para o próximo ano. Na verdade, não compreendo o porquê de tudo isto (n.d.r.: a especulação que o dá como possibilidade para a Ferrari) se ter centrado em mim”, afirmou o Campeão do Mundo de 2009 em declarações efectuadas à publicação italiana Autosprint.
O piloto inglês admite que admira o espanhol, mas que muito dificilmente dividiria uma equipa com ele. Quando questionado se acreditava que Alonso gostaria de ver a sua estrutura modificada para acolher um novo piloto, Button respondeu: “Se lhe perguntassem, ele diria que não. Ele é muito inteligente e, talvez, num universo paralelo eu trabalhasse alegremente com ele. Seria complicado, mas é sempre interessante estar ao lado de alguém tão duro e inteligente. Admiro-o da mesma forma que admiro o Alain Prost – ele criou uma atmosfera fantástica à sua volta, com pessoas muito válidas. Tenho pena do Felipe (Massa), mas penso que o Fernando tem a equipa do seu lado”.
Muito embora tenha sido indiciado como uma opção para a Ferrari, Jenson Button também não tem tido uma temporada fácil e, depois de ter vencido a primeira corrida do ano, tem sido batido regularmente por Lewis Hamilton, estando actualmente no sétimo lugar do Campeonato de Pilotos com setenta e seis pontos, contra cento e dezassete do seu colega de equipa que está no quarto posto.
Jorge Girão