F1 - 2012

Por muito que ache que o Hamilton "forçou" e não pensou, colocando-se a jeito de perder todos os pontos vs de perder pouco pontos, pois, para já, sabia que estava ali o Maldonado. Depois porque sabia que não tinha a menor hipótese com aqueles pneus (ele acaba de dizer - na Sky - que quase que parecia que tinha os pneus de trás furados).

Já o Maldonado, mesmo que tivesse o carro lado-a-lado com o Hamilton, vinha de fora. E aí...lá se vai a razão do colombiano. Aliás, ele ao passar por cima do corrector, no regresso à pista, vai a direito e não faz a corda da curva para a esquerda. Tudo isto faz com que não tenha razão e agora deixa ver o que lhe acontece.

O Kartikayen (ou lá como se escreve), na Sky, esteve a analisar isto e também defende que a culpa é do Maldonado, tanto pelas razões acima indicadas, como, ao explicar aquela curva e a especificidade do corrector, que ele devia ter ido pela esquerda e reentrado na pista uns bons metros à frente, ainda para mais sabendo que ali o Hamilton seria fácil de ultrapassar uns metros mais à frente. Ao que parece ali o corrector é suficientemente alto para, quando se passa por cima dele, ficar com a capacidade de virar comprometida e ali, em cima desse mesmo corrector, o Maldonado era um mero passageiro naquela circunstância. Se não tivesse ali outro carro, tudo bem. Estando em luta directa, ele próprio sabia que ao passar em cima desse corrector, algo iria correr mal. E nem pode afirmar que não o sabia, pois os pilotos sabem estas coisas aquando fazem o walk around na Quinta-Feira, para assinalar estes pequenos grandes pormenores.

"Engraçado" que o Hamilton disse que foi um incidente de corrida mas ali entendo-o pois ele está a tentar escudar-se de "encaixar" que foi burrice dele não "facilitar" a coisa, numa de "quem tudo quer, tudo perde", sabendo de como estavam os seus pneus e como costuma ser o Maldonado. Se assim não fosse, ele teria (e aí com toda a razão) criticado abertamento o Maldonado.

Resumindo, os dois estarão a lamentar-se a esta hora. A culpa é de um mas o outro também não pensou de forma clara. E assim ambos perderam.

És um rookie oh Visitante [:D]

Eu nos 5 minutos que meti na Sport TV apanhei o comentador a dizer que o Alonso tinha 4,2 segundos sobre o Hamilton, enquanto que no canto superior esquerdo estavam a actualizar sector a sector os tempos e já ia 3,9, 3,7, 3,6 . Foi logo "Link 1" [:D]

Epah é sempre mais conveniente ver na tv e tendo sporttv aproveitava nem nunca procurei links mas agora que vi esta tansmissão da Sky já não volto.

E depois o homenzinho que nem me recordo do nome quando lê cesto só me dá vontade de partir a tv.. Já tive para mandar um email para lá para alguém ensinar dicção ao individuo..

Epah é sempre mais conveniente ver na tv e tendo sporttv aproveitava nem nunca procurei links mas agora que vi esta tansmissão da Sky já não volto.

E depois o homenzinho que nem me recordo do nome quando lê cesto só me dá vontade de partir a tv.. Já tive para mandar um email para lá para alguém ensinar dicção ao individuo..
Tinha ideia que sexto e cesto eram palavras homófonas. Mas não tenho a certeza.

Mas já aqui alguém defendeu que a culpa não foi do Maldonado? É óbvio que estando fora da pista (independentemente de ter ido para lá sob pressão do Hamilton), devia ter levantado o pé e reentrado em condições de segurança.

O que já disse, e repito, é que o Hamilton não teve inteligência táctica, podia bem ter alargado a trajectória para dar espaço e se calhar ainda saía à frente. Na situação em que estava não pode dar azo a um acidente, para mais com um piloto atrás que não tinha nada a perder e já é conhecido por não ser propriamente prudente.

Vi a análise ao acidente e o Maldonado chega a estar de fora da pista e depois volta, mas volta e vira para a esquerda para fazer a curva (vejam bem a repetição) mas o Hamilton vinha mesmo junto a ele (estiveram sempre muito juntos) e ao sair melhor, "passa-lhe por cima". O Maldonado pode ser culpado de ter insistido na manobra depois de estar fora da pista, mas ali no calor do momento e numa luta daquelas em que tudo se passa tão depressa... O Hamilton foi culpado de não ter tido a inteligência de ter cedido um pouco de espaço para se poder manter à frente dele, pelo menos até à próxima curva. Eu concordo com o Hamilton que não se cedem posições mas tem de ser ver as circunstâncias e aqui tinha sido melhor até para ele, ter-se chegado um pouco para a direita e ter evitado o contacto. Acho que, no final de contas, foi um incidente de corrida, mas o Maldonado pode ser penalizado por ter estado fora de pista, ainda que não tivesse espaço à direita.

Mas já aqui alguém defendeu que a culpa não foi do Maldonado? É óbvio que estando fora da pista (independentemente de ter ido para lá sob pressão do Hamilton), devia ter levantado o pé e reentrado em condições de segurança.

O que já disse, e repito, é que o Hamilton não teve inteligência táctica, podia bem ter alargado a trajectória para dar espaço e se calhar ainda saía à frente. Na situação em que estava não pode dar azo a um acidente, para mais com um piloto atrás que não tinha nada a perder e já é conhecido por não ser propriamente prudente.

Hamilton e Maldonado devem ser os pilotos mais casmurros do pelotão e ainda por cima são combativos. Então quando se encontram os dois lado a lado, dá naquilo.

És um rookie oh Visitante [:D]

Eu nos 5 minutos que meti na Sport TV apanhei o comentador a dizer que o Alonso tinha 4,2 segundos sobre o Hamilton, enquanto que no canto superior esquerdo estavam a actualizar sector a sector os tempos e já ia 3,9, 3,7, 3,6 . Foi logo "Link 1" [:D]

Eu acompanhei pelo live timming e as diferenças foram relativamente estáveis, houve um par de voltas em que reduziu umas décimas mas depois nas últimas voltas o Alonso até estava melhor que o Kimi e o Hamilton.

Agora, vendo que a 10/12 voltas do fim o Webber e o Schumacher pararam e andaram 2 a 2,5s por volta mais rápido que os da frente (o que lhes permitiu subir várias posições na parte final da corrida), diria que qualquer um dos 4 ou 5 primeiros poderia ter arriscado essa táctica com bons resultados, pois as diferenças não eram superiores a 12-13 segundos.

Claro que isso poderia levar aos outros reagirem também...

Pois, há aí uns gajos a concretizar ultrapassagens fora de pista, mesmo na terra.

Pois... Uma coisa é ultrapassar por fora (principalmente quando é bloqueado de forma agressiva) e não incomodar ninguém.

Outra é vir de fora da pista armado em herói e acabar com a corrida de um candidato ao título.

A alguns pilotos o que lhes falta na vertente "gentleman drivers", têm a mais na idiotice. Também o nome dele diz tudo..

O Maldonado ate pode ter sido culpado do incidente, mas po**aaaaaa..... para que defender o "coitadinho" do Hamilton quando ele foi mais burro que uma porta??

Ahhhhhh e tal, um campeao nunca cede uma posicao... Dahhhhhhhh mais curva menos curva ele ia acabar por a perder e para que esta palhacada?[8b] O Hamilton é muito pouco inteligente e aqui se viu....
Quando entraram na curva iam os 2 lado a lado, o Hamilton forcou o Maldonado a sair de pista para defender a posicao, depois quando o Maldonado tenta entrar, mais uma vez o Hamilton fecha lhe o buraco da fechadura e o resultado esta a vista.....

Mais uma vez para mim, o Hamilton teve o que merece, é burro e sempre o sera....

O Kimi a dizer que na largada foi bloqueado pelo Maldonado e que levantou o pé para evitar um acidente.

O Maldonado, se ninguem o meter no lugar vai acabar no hospital, porque alguem vai fazer as contas com ele.

Ele não luta por nada mas está a lutar com pilotos que lutam e isso faz toda a diferença, se não o suspenderem (nem sei se assim aprende) ele ainda se vai dar mal.

Vou resumir o que achei da corrida:

Alonso, a indubitável figura, ainda que alguns o queriam negar. Fez ultrapassagens de todo o tipo, com DRS, sem DRS, por dentro, por fora, nas boxes. Para além disso teve a chama sorte de "campeão", sempre no sítio certo à hora certa.

Webber, o sabotado acabou em 4º e está à frente do companheiro de equipa no que toca a pontos. Aqui está um grande problema para a RedBull.

Schumacher, esteve execelente também.

Kimi, baaahhh.

Vettel, tinha a corrida ao gosto dele, saiu em 1º e levava a vantagem que gosta de ter. Teve azar na parte final.

Hamilton, esteve bem, azar nas boxes e no toque com o Maldonado.

Incidente Maldonado Hamilton: foi claramente culpa do Maldonado, que ultrapassou por fora da pista e tentou incorporar-se de forma errada. O meu veredicto? Foram os dois burrinhos. O Hamilton sabendo que mais cedo ou mais tarde perdia a posicão devia ter sido mais "generoso" e o Maldonado por não ter paciência.

Voltar
Superior