F1 - 2012

E já agora, o que dizer de uma defesa que vai ao extremo de sair da pista? Pode ser legal mas não me convence. Basta ver os carros que vão à frente para ver qual é a trajectória normal. Permitir estes cortes a pés juntos um dia vai dar mal resultado. Resta dizer que o Hamilton devia ter sido penalizado também, andar fora da pista propositadamente só é legal se alguém se esqueceu de uma coisa óbvia nos regulamentos. Queremos ver F1 e não espectáculos de gladiadores que acabam com alguém no cemítério.

105999d1335222763-f1-2012-unt3.jpg

Unt3.jpg

Última edição:
Não, porque era o Hamilton o beneficiado além de que não estamos no campeonato anterior logo a coisa muda de figura.

Eu vi exactamente isso e decidi ficar calado a esperar por uma próxima.

Dito assim até parece inócuo. O problema é que o direito de mudar de trajectória é exercido quando o piloto que vai atrás já está a iniciar a ultrapassagem, o que significa que ou este sai de pista ou tem de travar, não tendo hipótese de alterar a trajectória para o lado inverso.

Nestas brinacadeiras que alguns louvam, um dia destes ainda temos um toque feio e vão dois para o cemitério. Mas ficamos todos contentes com o extraordinário espirito de competitividade mostrado (eu chamo-lhe outra coisa).

Corridas... Corridas não são passeios de Domingo, apesar de muitas se disputarem a um Domingo, como é o caso da F1.

Aquela só pareceu mais dramática pela combatividade do Hamilton em ir para além do alcatrão. Foi a sua opção, nada mais.

Escapatorias charruadas podem voltar!!!

Bolas, depois não chegavam 24 carros ao fim, que chatice, com tanto dinheiro que temos para ganhar.

Queremos ver F1 e não espectáculos de gladiadores que acabam com alguém no cemítério.

Tens sempre uma opção mais barata e segura:

ps1.jpg

Assim ninguém se magoa de certeza absoluta, o Hamilton até pode passar por cima (a voar), etc.

Só perde é a piada toda de ver, e praticar imagino eu que nunca guiei um F1 nem perto.

[;)]

Se gostas de sangue, aconselho-te antes as touradas. Estás no desporto errado.

Mas qual sangue? Quantos pilotos nos últimos 20-25 anos morreram num F1 por terem exagerado numa ultrapassagem? E não pergunto nos últimos 50 porque desconheço dados concretos mas duvido que seja preciso mais do que uma mão para contar esses casos. (não esquecer a segurança dos carros pré 90s)

Nos ralis tu mandas os pilotos para um troço de neve (ou gelo, ou lama, o que for), no meio de um pinhal, no topo de um monte rodeado de ribanceiras e por muito que faças nunca vais controlar a que velocidade eles passam. Uns passam a 190 Km/h, em neve, com árvores a 2m deles, outros passam a 150 Km/h ou até menos mas esses ninguém sabe quem são.

No fundo, é sempre uma decisão do piloto. Ou há coragem ou não, é simples.

E Formula 1 que mais parece um comboio a 250 Km/h já nós tivemos nos últimos 5 anos que sobre. Ultrapassagens só nas boxes e quando calhava.

Estive a ver o video e as justificações. Ponto 6 da análise:

6. Had a significant portion of car four been alongside that of car eight whilst car four still remained within the confines of the track, then the actions of car eight may not have been considered legitimate.

Parando o video no segundo 4, vê-se isto:

105998d1335222478-f1-2012-unt2.jpg

Ver anexo 105998

Sou eu que vejo mal ou deviam ter aplicado o ponto 6 tal como definido?

Conseguiste ver o frame que eu não vi. De facto, parece que à última hora, colocou um bocado do carro ao lado. Ainda assim, foi opção dele ir para a areia e concretizar lá a ultrapassagem, quando a manobra do Rosberg foi linear e previsível. Ele sabia que tinha de ir à areia se insistisse naquele lado, quando podia ter optado pela esquerda e aí o Rosberg já não podia sequer mudar a trajectória.

Isto visto frame a frame é muito bonito e fácil mas quantos décimos de segundo passaram desde que ele sai de trás e põe esse bocado de carro ao lado? Concordo com a decisão dos comissários.

Boa argumentação. Queixas-te de que há poucas ultrapassagens mas apoias manobras de bloqueio anti-desportivas que as impedem. Resolve-te.

Tu deves ter algum problema de compreensão. [;)]

Eu já disse que a atitude do Rosberg passa-me ao lado, nem apoio nem deixo de apoiar. Não penso que ele tenha feito algo de mal, normal apenas, defendeu-se porque quando mudou de direcção ainda o Hamilton estava atrás dele.

Eu aqui estou a defender sim que não vejo razão para penalizar o Hamilton pela ultrapassagem que fez, aliás seria completamente ridículo se o fizessem. (e se ele tivesse ficado à frente do Alonso bem que tinha sido penalizado)

Há aqueles que passam a vida a resmungar, protestam com o carro da frente para se arrumar, etc. Há outros que fazem pela vida, se é que percebes pelo menos isto.

Onde é que aquilo é anti-desportivo?

Esquece.... Às vezes parece que só "eu" (tu, o Manel, etc) é que gostávamos de ver mais disto na F1:

The Legendary Villeneuve - Arnoux battle at Dijon 1979 - YouTube

Kubica vs Massa - YouTube (ui tantas penalizações que esta luta dava segundo algumas opiniões. Antes do grave acidente o Massa nem andava mal..)

Mansell vs Berger - 1990 Mexican Grand Prix - YouTube

" Pure driving, Real racing. That makes me happy. "

Esquece.... Às vezes parece que só "eu" (tu, o Manel, etc) é que gostávamos de ver mais disto na F1:

Kubica vs Massa - YouTube (ui tantas penalizações que esta luta dava segundo algumas opiniões. Antes do grave acidente o Massa nem andava mal..)

Mansell vs Berger - 1990 Mexican Grand Prix - YouTube

" Pure driving, Real racing. That makes me happy. "

Esses malucos... [:D]

Já só podem fazer um movimento para defender a posição, e claro que sem atirar outros carros para fora de pista (o que não foi o caso) e mesmo assim ainda há quem exija que pilotos que disputam posições numa corrida, andem ali armados em cavalheiros.

O conceito de Gentleman Driver parece ser um bocado mais interpretado por algumas pessoas...

eu não vi o GP.
só soube destes incidentes aqui no AH e pelo video que um forista colocou

a minha opinião sobre o incidente Rosberg-Hamiton, já a dei. não há motivo para penalizar o Rosberg pois, fechou a pista com o Hamilton atrás. Hamilton passou por fora, sim, mas não cortou a trajectoria, não cortou uma curva. não sei o que os regulamentos dizem a esse respeito

não tinha visto ainda a manobra Rosberg-Alonso, e vi hoje

neste caso, creio que já haveria motivo para penalizar o Rosberg, pois o Alonso já está a iniciar a manobra de ultrapassagem quando Rosberg fecha para a direita, e não lhe deixou espaço na pista

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

aqui vê-se que Alonso não estava ainda ao lado de Rosberg. Rosberg, defendeu-se uma vez como é permitido, mas uma vez que Alonso ainda não estava lado a lado, não sei.
é no limite do aceitável

34e9uyu.jpg

Última edição:
e o que a FIA disse sobre este assunto?

In relation to the incident involving Car 8 Nico Rosberg and Car 4 Lewis Hamilton the Stewards, having
heard from both drivers and team representatives Messrs R Meadows and S Michael, and having
examined the video and telemetry evidence, unanimously decide to take no further action.
In accordance with Article 16.1 (last paragraph) the matter was investigated after the Race.
Reasons
1. The driver of Car 8 commenced his move to the right after the exit from T3 and moved to the right in a
constant and continuous straight line manner, not making any sudden movements (as evidenced by
telemetry and video evidence) and;
2. At the time he commenced his move, Car 4 was behind him and no part of his car was alongside
Car 8 and;
3. The driver of Car 8 made the move to the right prior to the driver of Car 4 making the same move and;
4. For more than half of the distance travelled by Car 8 in moving in a straight line towards the right hand
edge of the track, Car 4 remained behind Car 8 and;
5. Because the delta speed between the two cars was quite significant it was difficult for Car 8 to detect
the exact position of Car 4 in relation to his own car;
6. Had a significant portion of Car 4 been alongside that of Car 8 whilst Car 4 still remained within the
confines of the track, then the actions of Car 8 may not have been considered legitimate.
http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/bhn-document-42.pdf

In relation to the incident involving Car 8 Nico Rosberg and Car 5 Fernando Alonso the Stewards, having
heard from both drivers and team representatives Messrs R Meadows and M Rivola, and having
examined the video and telemetry evidence, unanimously decide to take no further action.
In accordance with Article 16.1 (last paragraph) the matter was investigated after the Race.
Reasons
1. The driver of Car 8 commenced his move to the right after the exit from T3 and moved to the right in a
constant and continuous straight line manner, not making any sudden movements (as evidenced by
telemetry and video evidence) and;
2. At the time he commenced his move, Car 5 was behind him and no part of his car was alongside Car
8 and;
3. The driver of Car 8 made the move to the right prior to the driver of Car 5 making the same move and;
4. For more than half of the distance travelled by Car 8 in moving in a straight line towards the right hand
edge of the track, Car 5 remained behind Car 8 and;
5. Because the delta speed between the two cars was quite significant it was difficult for Car 8 to detect
the exact position of Car 5 in relation to his own car;
6. No part of Car 5 was alongside that of Car 8.
http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/bhn-document-43.pdf

O que eu digo é que os comissários escreveram uma coisa e decidiram como se não tivesse acontecido o que está à vista na foto. Certamente que teriam meios de visualização até melhores do que estes, não decidem em tempo real como os árbitros de futebol, puderam certamente ver todas as repetições que quiseram em alta definição. O Hamilton já tinha uma parte significativa do carro ao lado do Rosberg ainda dentro da pista, e é esse o ponto central.

Última edição:
Onde é que aquilo é anti-desportivo?

Vou esperar para ver se a moda pega no atletismo. Quando alguém for a passar, o da frente faz um slide lateral para o boicotar...

Já disse que as regras o permitem dentro de certos limites, e aqui o que está em causa é apenas averiguar se esses limites foram ultrapassados.

A minha opinião não conta nesse aspecto, mas é simples: o piloto que segue à frente tem o direito de se posicionar da forma que lhe for mais favorável para a curva seguinte, mas não devia ter o direito de mudar de trajectória a meio de uma recta apenas com o objectivo de cortar a trajectória a quem o está a ultrapassar. Acho isso anti-desportivo e perigoso.

Pois, acabas de dar um excelente exemplo. Uma série de ultrapassagens mútuas sempre com total desportivismo, nunca o que vai à frente boicotando uma ultrapassagem, seguindo a sua trajectória natural para a melhor abordagem à curva seguinte.

A versão moderna disto com o Hamilton, Rosberg ou Schumacher seria a meio da recta da meta um chega para lá até ao muro das boxes, e acabava logo a discussão ali.

Voltar
Superior