Belíssima corrida e merecida corrida para a Mercedes e o Rosberg. Deram a volta à hecatombe dos pneus da melhor forma possível. E se o Schumi não tem ficado parado com uma roda mal apertada, acho que seria uma dobradinha.
Daí para trás houve de tudo. Malta a passar de 2º para 14º, ultrapassagens, recuperações, toques, saídas, enfim, uma excelente corrida, em que se chegou a ter um comboio do 2º ao 11º, sempre com poucos segundos entre esta malta toda.
Os rapazes da McLaren não deslubraram mas lá continuam a marcar pontos de forma consistente e é isso que traz os campeonatos. Hoje a enorme misturada de táticas de paragem acabou por meter carros com ritmos diferentes no mesmo local da pista e isso acabou por atrasá-los. E o Button ainda ficou uns bons 10 segundos a mais no pitlane à conta de uma porca de roda manhosa. Estou para ver o que vai dar aquele ziguezaguear do Hamilton. A mim pareceu-me que o fez 2 vezes em plena reta da meta.
Bela corrida dos Red Bull, que acabaram por ter na tática a sua melhor aliada. O Webber andou ali para cima e para baixo mas salvou (em parte) os móveis. Já o Vettel acaba bem acima do que até ele esperaria, à conta das 2 paragens, da sua típica garra e de erros alheios.
Por seu lado o Grosjean acabou por fazer uma belíssima corrida, pois esteve sempre em lutas (com o Maldonado foi excelente, mostrando que ali já era mais uma conversa de faca nos dentes, talvez como resposta do que se passou na Austrália) e mesmo assim geriu os pneus (bem melhor que o Kimi). Mais uma volta e acho que ainda passava o Vettel. Já o Kimi, em quem eu colocava muita fé nesta corrida, acabou por nunca ter um ritmo muito elevado (andou ali atrás do Massa) e depois acabou por "estourar" e cair que nem uma pedra. Acho que ali a meio da corrida eles devem ter mudado a tática de 3 para 2 paragens e aquele último set de pneus acabou por ter de durar mais do que era suposto.
Os Williams estiveram bem ou até mesmo muito bem. Partiram mais atrás e mesmo assim acabaram ambos nos pontos e com corridas muito sólidas. O Senna leva novamente a melhor sobre o Maldonado, ainda que este tenha sempre o fun factor à sua volta, pois todas as manobras são vendidas muito caras. Além disso também estiveram bem na tática e mesmo não sendo brilhantes na velocidade de ponta, lá se aguentaram e cimentaram o - aguardado - regresso desta mítica escuderia. E lá estiveram sempre em lutas, ultrapassagens e toques, levando a "lata" marcada - mais uma vez - para a box. Mas sempre divertidíssimos de se verem em pista.
O Alonso fez uma belíssima corrida (por agora o seu talento é muito superior ao do carro) mas depois da 3º paragem acabou por se ver envolvido em lutas de meio de pelotão acabou por perder tempo. Além disso aquela saída de pista deixou-lhe ali os pneus sujos, tendo levado algum tempo a regressar ao ritmo. Ainda pensei que acabaria mais acima mas pronto, ainda e sempre a Ferrari anda ali em modo de limitação de dano. O Massa...pronto, esteve melhorzinho em termos de atitude de pista, mas a sua tática foi semelhante à dos Williams e ainda assim acabou bem atrás (em termos de posição, pois de tempo foi apenas 8 segs mais lento) destes.
De referir os Sauber boys, que a certo momento pareciam capazes de dar mais um bom resultado de conjunto para a equipa, mas depois acabaram por se envolver ali naquele pelotão em que tanto se estava em 2º, como depois se andava pelo 10º. O carro pareceu sempre competitivo, a gestão de pneus também mas esta deve ser daquelas corridas em que não devem ter assim nenhum problema claro a marcar a sua prestação menos conseguida. É capaz de ser mais "we just weren´t good enough". Mas foram, como têm vindo a ser, um polo de diversão e boas manobras. E aquela disputa, roda com roda, entre os dois, foi bem interessante (o Peter Sauber é que deve ter perdido o pouco cabelo que ainda tem). De qualquer modo têm um carro que parece muito competitivo e bem certinho.
Daí para trás já foi outro mundo e outro pelotão, sem grande coisa para dizer.
O que sei é que foi (mais uma) excelente corrida, plena de emoção e ultrapassagens, com muitos momentos side by side e competição aguerrida. Apesar da vantagem com que o Rosberg acabou, a realidade estará um pouco mais perto de um equilíbrio entre várias equipas, com um pelotão mais compacto do que nos últimos largos anos. A competição está super aguerrida, e cada posição pode ser disputada por vários pilotos e equipas. E ainda bem!!!
Vamos a ver se este ressurgimento dos Mercedes é para continuar. Se assim for, dada a sua vantagem técnica (com aquele sistema f-duct), são uma equipa que virá baralhar as contas dos favoritos, podendo ser um factor a levar em conta. Até ver a McLaren parece-me ter o carro mais consistente mas, daí para baixo, dependendo das corridas e circunstâncias, outras equipas têm carros muito competitivos (Red Bull, Lotus, Mercedes) e capazes de ganhar. E muito perto destes estão a Ferrari, a Sauber e a Williams.
Com ou sem polémicas, venha de lá a corrida do Bahrain!!!!